Pela primeira vez, Lula admite que pode ser candidato a presidente em 2018

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 

https://www.youtube.com/watch?v=xKMKT-r0Phw width:700 height:394

Jornal GGN – O ex-presidente Lula disse em entrevista exclusiva à Rádio Itatiaia, nesta sexta-feira (28), que a oposição à presidente Dilma Rousseff, capitaneada pelo PSDB de Aécio Neves, deveria ter “paciência” e se preparar para disputar a eleição de 2018, ao invés de ficar “resmungando” e “xingando” a mandatária petista. Ele ainda disse que não acredita em impeachment e que as dificuldades do governo serão superadas conforme os resultados do ajuste fiscal e das políticas criadas pela presidente reeleita forem aparecendo.

“A oposição tem que ter paciência. Eu perdi a eleição três vezes. Eu ia para casa e não ficava xingando as pessoas. Eu ia para a casa e me preparava para ganhar. A oposição precisa parar de resmungar e xingar a presidente. Tem que torcer para o País melhorar, e não pensar em golpe. Quem quiser ser presidente da República, que espere 2018.”

Questionado se pode ser considerado candidato para 2018, Lula respondeu: “Não posso dizer que sou, nem que não sou (candidato). Sinceramente, espero que tenha outras pessoas para serem candidatas. Agora, uma coisa pode ficar certa. Se a oposição pensa que vai que vai ganhar, que não vai ter disputa e que o PT está acabado, ela pode ficar certa do seguinte: se for necessário, eu vou para a disputa e vou trabalhar para que a oposição não ganhe as eleições”, disparou.

Durante a entrevista, Lula rebateu a tese de Frei Betto sobre seu governo ter pecado em promover a Inclusão econômica, mas sem inclusão política. O resultado teria sido a criação de uma sociedade mais consumista que cidadã. “Eu não sei qual é o conceito de cidadania de Frei Betto”, rebateu Lula. “Respeito, mas o papel do presidente é governar. Politizar a sociedade é papel da sociedade. O presidente da República não pode viajar o País tentando politizar a sociedade. Ele governa, e governar significa atender a população. E acho que fizemos isso.”

O petista, no entanto, apontou que seu governo pode ter errado em No mundo inteiro, todo partido que chega ao governo comete algum erro, porque leva seus principais dirigentes ao governo e fica fragilizado. Eu acho que o PT poderia ter feito mais no Brasil, América Latina, África, ter crescido mais e formado muito mais gente. Nós temos culpa. Chegamos ao governo, cooptamos os melhores quadros e deixamos o partido meio órfão. De qualquer forma, acho que Frei Betto pode ajudar na politização da sociedade.”

Lava Jato

O ex-presidente voltou a afirmar que jamais teve conhecimento sobre o enorme esquema de corrupção na Petrobras, revelado pela Operação Lava Jato. “Eu até gostaria de ter sabido antes. Eu não sabia, a Polícia Federal não sabia, a imprensa não sabia, o Ministério Público não sabia, a direção da Petrobras não sabia. Só se ficou sabendo depois que houve um grampeamento e pegou o tal do Youssef (Alberto), que já tinha muitas passagens pela polícia, falando com outros caras”, enfatizou.

Ouça a entrevista completa clicando aqui.

Com informações da Rádio Itatiaia

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mano, na boa… se um

    Mano, na boa… se um “cachorro sarnento petista” disputar com um candidato tucano em 2018 o tucano perde. A rejeição dos tucanos é um fato eleitoral que beneficiará qualquer candidato do PT. Mas não creio que haja mérito no retorno de Lula. Um partido que não se renova acaba como o PSDB (dependente de um velho gagá incensado pela mídia e de um Ministro do STF que só abre a boca para vomitar ódio jurídico). Esta deveria ser a maior preocupação do PT neste momento. Lula deveria fazer a campanha de um jovem candidato e depois ir pescar. Se voltar ao poder ele acabará exatamente como FHC. Mas neste caso a culpa não será de FHC e sim dele mesmo.

    Não me agrada muito esta notícia. O companheiro Lula, que já admitiu publicamente várias vezes não ser de esquerda, já fez o que devia. Agora precisa passar o bastão a um camarada mais jovem e ousado do que ele. Se não fizer isto acaba como FHC, mas não por mérito de FHC (que, aliás, não tem mérito algum exceto o de ter enriquecido os amigos dele). Pierce Brosnan quer um novo 007, um que seja gay ou negro. Lula devia levar o desejo de renovação em consideração. Se o velho Lula insistir em ser um novo “007 do PT em 2018” ele ganhará a eleição, mas pode acabar com os burros n’água. Renovação… esta é a chave para preservar o regime constitucional. A transformação da nossa democracia em gerontrocracia é um mal a ser combatido em 2018.

     

  2. A oposição empurra Lula para eleição

    O Lula já deveria ser aposentar, mas acontece que, do jeito que está, o Brasil infelizmente precisa do ex-presidente, haja vista que a oposição transformou-se num estorvo e quer retroceder o país para a época dos militares, todos já viram e perceberam isso; e ainda primam pela ânsia de entregar nossas riquezas para o estrangeiro. 

    Então, estamos desperados, não podemos entregar o país para essa oposição, deve ser esse o mesmo sentimento do ex-presidente Lula.

  3. Lula deve processar os

    Lula deve processar os palhaços que andam levando aquele boneco inflável de um lado para outro. Se o Presidente não tomar uma atitude, alguém vai acabar perdendo a cabeça e a coisa vai acabar mal. Os fascistas não tem nada a perder, por isto estão provocando.

    1. O que estes baderneiros

      O que estes baderneiros fascistas estão fazendo é um crime contra a honra do presidente Lula. Em qualquer outro lugar do mundo eses insufladores da ordem pública já estariam na cadeia!

  4. Vai la agora e ja pra

    Vai la agora e ja pra presidencia, Botijao de Gas, digo, Eterno Presidente do Brasil!

    Regularizo minha documentacao brasileira so pra votar nele nesse minuto, se for o caso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    LULA FOREVER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Só sobrou ele

    Após 30 anos de PT o único candidato que sobrou com condições de ganhar uma eleição é o Lula.

    E a opsição está pior ainda, não tem nenhum. Que país vivemos!

     

  6. Essa dependência do Lula não é saudável.

    Essa dependência do Lula não é saudável. Acho que o PT não devia ser cabeça de chave nas próximas eleições. Talvez uma saída seria lançar o Ciro Gomes como presidente pelo PDT e o PT lançar um nome como vice e assim tentar formar uma plataforma de centro esquerda com outras legendas como PCdoB, PROS e talvez o que restou do PSB.

    Admiro o Lula, mas acho que a luta política eleitoral se resume a discutir o seu papel na política. Caso ele apóie um candidato de centro esquerda e saia da disputa todo o argumento da direita perde eficácia. Assim, o debate político ficaria mais racional e menos viceral.

    1. Concordo. Porém e entretanto…

      Ao Judiciário: o texto seguinte é patriótico-homurístico.

      Wilton: concordo com sua coloação. Porém, seria preciso considerar que até o próprio Lula não gostaria de “voltar”, como se manifestou por diversas vezes e que eu acreditei serem sinceras as declarações. Entretanto, este seria a alternativa mais viável, para evitar o avanço destes reacionários e terrorístas políticos entrincheirados, agora, na chamada oposição. O governo, na mão deles representaria um retrocesso aos “anos de chumbo”, com todos os modernos requintes de crueldade moral, social e econômica de que disporiam. Uma das primeiras medidas seria a de tirar do Brasil o pré-sal e entregá-la para a supervisão e administração Chevron e outras estrangeiras.  Os Bancos reinarão sem qualquer fiscalização. Haveria de se criar umas “Agências” fajutas, que não fiscalizariam coisa alguma. Não é atoa que as instituições financeiras do exterior têm boicotado e plantado boatos alarmantes nos investidores, especialmente nos nacionais. Isto sem falar do PiG, este maldito Quarto Poder, comandado pela grande mídia.

      Quanto a Ciro, tenho ainda reservas sobre um projeto governamental com ambos os irmãos, apesar de gostar deles. Haveriam se ser preparados para 2022, já que o PMDB, inteligente como é, não gostaria de ocupar o centro, preferindo apenas fazer pressão sobre ele e receber os benefícios de tal apoio.

      Portanto, acho a atitude de Lula válide e oportuna. Que aquele pseudo indetelectual também diga que vai botar o bloco na rua (Hygienópolis).

      Meu grande receio é que Lula disse que “vai voar pelo Pais”. Não podemos esquecer (e até os norteamericanos sabem disto) que a CIA e expert em abater aeronaves em pleno voo. Já fizeram isto, como suspeitam muitos. Corre até o boato que o avião do Campos estava “preparado”, tanto quanto o do Marechal Castelo Branco. Mas isto é coisa para a polícia do Zé. Se for normal, vai ser uma lavada nesses nazi-facistas.

      Finalmente, não esqueça que a esquerda no Brasil só se reune na cadeia! 

      Abraço.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador