Percival Maricato
Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais
[email protected]

Perestroika no PT, por Percival Maricato

Há várias décadas atrás estive entre os que ajudaram a fundar  o PT. Entre outras funções fui desde presidente de diretório, membro da primeira comissão de ética, até fiador de locação de sede, cessão de minha residência para mais de uma dezena de festas visando arrecadar recursos ou de sítio onde puderam ser realizadas as primeiras reuniões nacionais, além de ser um dos recordistas na venda de estrelinhas de plástico.

Acreditava que o partido seria uma nova força política, inovadora e generosa, destinada não só a distribuir renda em um país tão injusto, mas também a conseguir, finalmente, a soberania e a democracia política, o crescimento e a independência econômica, a imposição da ética na política, a com o exemplo, fazer com que os demais partidos agissem como tais, cumprissem suas funções, fortalecendo a democracia, entre outras metas em vez de serem depositório de oportunistas e coronéis.

Não há dúvida que muitas foram as conquistas, especialmente a inclusão social, política e econômica de muitos milhões de brasileiros, o que mudou a face do país. Em sua trajetória, infelizmente, o partido acabou “se tornando igual aos outros”, como disse Lula recentemente. Nas últimas eleições os parlamentares eleitos pelo PT estiveram entre os que mais arrecadaram com empresas e gastaram para se eleger, alguns mais de cinco milhões de reais. O Lava Jato mostra mais um dos vícios que ele não soube evitar. Ao contrário, filiados e aliados procuraram se aproveitar.

O maior mal, porém, foi o afastamento das bases, que exceto no seu início, conseguiram participar das decisões. Após um debate entre facções, que tomou conta da vida interna, seus líderes foram se tornando parlamentares e governantes e aos poucos foram se identificando em práticas políticas e vida pessoal aos demais políticos, com honrosas exceções. Em vez de se abrir, fechou-se. Ainda há participação de alguns grupos e setores populares, mas não é nem de perto o que foi sonhado.  Destes, alguns ainda têm em seu horizonte interesses estreitos e exclusivamente corporativos.

Lembro que até cerca de dez anos após a fundação ainda tentei contribuir para que o partido voltasse ao rumo sonhado. Escrevi vários artigos, entre os quais PERESTROIKA NO PT (ver anexo) publicado na Revista Debate, em 1991 (outro na revista Debate, na mesma época). Perestroika era o movimento de abertura com que o partido comunista russo tentava livrar-se das amarras stalinistas e sobreviver. Estes artigos são importantes para se ver que os problemas começaram naquela época, com uma valorização da perseguição do poder sem observância dos princípios políticos e éticos definidos na fundação. Estes iriam ser esvaziados. Em resumo, apontavam quais as deformações que estavam acontecendo, descolamento das lideranças das bases principalmente, e fazia propostas de solução. Como nada mudava, preferi deixar o partido. Antes haviam milhares de idealistas dispostos a promovê-lo e hoje precisa pagar pessoas para segurar suas bandeiras nas ruas, nos dias de eleição.

O PT, agora isolado, desgastado pelas denúncias de corrupção em seu governo, até poderá continuar a contribuir para melhorar a situação dos de baixo, mas estará muito longe dos ideais que motivaram sua fundação. Deixa um espaço imenso para outras forças políticas e pessoas que tem ainda os mesmos ideais de seu início.

Percival Maricato

 

Percival Maricato

Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Contando-se que se mantenha esta burguesia abjeta

    Aliás nossa burguesia poderia não ser corrupta, mas sim mais  ética preocupada com a construção de um país mais justo.

    Sua imprensa poderia ser séria.

    Seus partidos poderiam ser um exemplo para os das classes debaixo.

    Poderiam defender a economia do país.

    Poderia se comprometer em não rondar os quartéis e a embixada estadunidense.

    Poderia ser não racista,não machista, não homofóbica.

    Poderia ter uma cultura humanista.

    Poderia ser mais nacionista.

    Poderia ser menos entreguista.

  2. O PT não tem só que se

    O PT não tem só que se reciclar. Tem que começar o Ministério da Defesa para prevenir a fragmentação do país desejado pelas oligarquias tucano/midiáticas de SP, SC, PR e RS que pretendem controlar sozinhas os recursos do pré-sal.

    1. 8 trilhões de reais não é uma

      8 trilhões de reais não é uma ninharia qualquer, de forma que o ódio das aves de rapina internas e externas se justificam. Fazendo uma busca achei essa monografia sobre partidos de esquerda no Brasil, parece ser bom embora ainda não tenha lido, li por alto, vou ler depois com atenção 

       

      http://www.historia.uff.br/stricto/td/903.pdf

      1. Exato. O problema é que o PT

        Exato. O problema é que o PT está dando um enquadramento errado para o que ocorreu em 15/03/2015. As oligarquias tucano/midiátias querem implodir o Brasil, controlar o pré-sal e dar um tiro mortal no coração das Forças Armadas e do Ministério da Defesa. A Guerra de 1932 recomeçou em 15/03/2015!

        1. Creio que caberia agora ao PT

          Creio que caberia agora ao PT apresentar propostas na Cãmara que tragam novamente a governabilidade e que conduzm o país ao desenvolvimento necessário. Há inúmeros pontos de convergência com o PMDB e estas questões precisam ser aprofundadas dentro de um ineresse comum, principalmente com relação à regulamentação da mídia, já que alguns dos principais líderes do PMDB foram citados na Operação Lava Jato e este fato deverá ser explorado pela Rede Globo, Veja e Folha de São Paulo no sentido de desgastar o governo. Basta cobrar destas empresas o que devem de impostos e, caso não possam quitar seus débitos, promover o arresto de seus ativos, abrindo assim espaço para que novos jornais, revistas e TVs possam ser criados. Há veículos na internet com qualidade e isençõ para preencher este espaço como Brasil 247 e Carta Maior, qu certamente ofereceriam maerial muito mais instrutivo do que hoje fazem estes lixos.

          1. O tempo da “ação

            O tempo da “ação administrativa” e da “governabilidade negociada” acabou. Com o reinício da Guerra de 1932 em 15/03/2015 o Estado tem que agir para preservar sua integridade territorial. E a única forma de fazer isto é mandar as Forças Armadas enfiarem seus fuzis nos anus dos secessionistas. Se insistirem, a Presidente deve ordenar que os soldados apertem os gatinhos. Simples assim.  

  3. Petista, para mim, é todo

    Petista, para mim, é todo àquele que ajudou a criar o partido ou o que nele se filiou. O maior erro do PT foi não compreender que, nasceu e cresceu com um discurso de oposição. E, que, embora pretendesse, não se imaginava no governo. Uma prefeitura aqui e acolá, um ou outro governo estadual lhe deram alguma tarimba mas junto, alguns vícios. Paulistas, sobretudo. Vícios esses que, se permitidos para alguns até hoje, como o roboanel, trensalão, SAbesp e outros, para o PT, uma tapioca de 7 reais, um escândalo. Mas sabemos que não são as tapiocas, e sim algumas associações que foram feitas à revelia do partido e colocadas como essenciais a governança em nível federal. A começar pela transição civilizada de FHC com a compra da reeleição já concretizada – e tolerada pela justiça – bem como os esquemas de financiamento que Roberto Jefferson tão bem conhecia e Eduardo Cunha também, qu funcionavam perfeitamente. Nem de auditoria precisavam pois, desde antes de Fernando Collor, funcionava. Para resumir, entre os ideais partidários e as práticas de governança, como em qualquer lugar, são diferentes. Como diferentes são as correntes instaladas numa burocracia estável tão ética quanto a nossa sociedade.

  4. Em primeiro lugar, o mundo

    Em primeiro lugar, o mundo mineral conhece Caixa-2, que foi a razão maior daquele mensalão nº 2. Em segundo lugar, em circunstâncias idênticas, o mensalão nº 1 deitou em berço explêndido, e assim prossegue esquecido. 

    O PT errou? Claro que errou. O PSDB errou? Claro que errou? Existia corrupção antes do PT? Claro que sim? A imprensa divulgava a corrupção antes? Claro que não. 

    Aécio Neves, com um histórico terrível de bom vivan; sempre na Zona Sul do Rio aprontando como um baita irresponsável até mesmo por dirigir melado, se recusando a usar o bafômetro, teria saído nas páginas de todos os jornais se em seu lugar fosse Lula, fosse José Dirceu, ou Genoíno. Certo? E o que dizer dos mandatos desse play boy em MG, que tanto fez de bom que o povo votou logo em quem? No PT. Isto foi ano passado, viu? Mas, se a gente tá tratando da caída, ou decaída do PT, não pode dixar de lado as forças de oposição, muito fortalecidas com ua campana difamatória, sistemática, de parte a parte, em especial pela derrota de Aécio nas urnas. 

    A Lava Jato tem alguma coisa a ver com a venda da Petrobrás? Certamente que tem, afinal ninguém jamais poderia duvidar que FHC e sua tchurma se frustou muito por não ter conseguido entregar a faxia presidencial a Lula com menos essa empresa fazendo parte do governo. Aí, surge, de repente, uma investigação poderosa, com muitas faces positivas para o nosso país, mas que nasceu, e tem se criado cheia de vícios, porque, tal como se deu no caso do mensalão nº 2, suas ações fazem até lembrar uma propaganda antiga sobre um produto denominado delicado. Uma criança brincaba com os confeitinhos delicado e dizia: “dois delicados pra mim, um delicado pra você”.

    Das investigações, os nomes dos parlamentares do PT são pouquíssimos porque realmente não há como inventar demais, afinal, Sérgio Moro tem que ter o mínimo de elgância, se não tem muita. Em compensação, jogou um bando deles, que fazem parte da base do Governo. Quando atinge nomes do PSDB, joga o nome de um morto, e depois alega algo pra deixá-lo fora. A imprensa colca João Vacari como tesoureiro do PT no período investigado porque precisa associar o homem a Delúbio, também tesoureiro quando pego lá atrás, embora já esclarecido que Vacari não era tesoureiro de nada no período investigado.

    Numa sucessão de prensa contra o PT, um nome que não sai de cena de jeito nenhum é o de José Dirceu. A imprensa quer porque quer, juntamente com os tucanos e parceiros no congresso, encontrar uma mancha grande em Dirceu – coisa que não aconteceu no mensalão – para tentar chegar a Lula e Dilma. 

    Some-se a tudo isso o fato já bem esclarecido por alguns entendidos sobre golpes politicos, que interessa mais que nunca aos Estados Unidos interferir aqui dentro, visando a mudança de governo, mas, e sobretudo, a compra da Petrobrás. 

    O PT, como todos os partidos brasileiros e mundiais, tem muitos erros e enganos. Duvido, no entanto, que se tivéssemos um imprensa digna, com jornalistas comprometidos em informar a verdade verddeira, Lula e Dilma precisariam governar nessa corda-bamba. Ele conseguiu o segundo mandato quase como um gênio poderia fazê-lo.E como um gênio, viu ganhar nas urnas a sua indicada em dois mandatos. 

    Pelo menos até as eleições do ano passado, por cima de paus e pedras, podemos dizer que o PT se superou em saber fazer política. E como política é algo indefinível, em que pesem existirem especialista para ditarem futuro dela a toda hora, podemos nos surpreender com um PT irrecuperável? Podemos. Mas podemos ver uma pedra no meio do caminho para Moros, tucanos, e imprensa? Também.

    Amanhã será um novo dia.

  5. Que perestroika nada. O maior

    Que perestroika nada. O maior discurso dos governos petistas são  os indices de  incluçao social, saude e educação. Isso é se manter fiel as bases. Eu voto no PT por causa desses dados.

    Só faltava o Pt vir a público e dizer oh! precisamos reestruturar. Quando foi que o Psdb sequer mandou investigar seus roubos? Esse aí quer ser mais realista que o rei.

    O que precisa é de uma política de comunicação, interlocução para não cassar a Dilma e Lula nos bastidores.

  6. Concordo com Percival

    Concordo com Percival Maricato.Também dei minha contribuição para o nascimento do Partido dos Trabalhadores.Sou um dinossauro,como dizem no nosso meio,mas ainda acredito que podemos mudar o rumo.

    1. Pronomes e sujeitos

      Oneide

      O egocentrismo do seu “resumo” não é muito mais que um expediente para criar caricaturas ou embalsamar espantalhos.

      Não foi nenhum eu narcísico que foi deixado de lado. Foi a alma política que a burocracia petista deixou na esquina… para rodar bolsinha.

  7. Assunto Sério, Nada a Ver Com Futebol

    Deixa ver se entendi, o Percival Maricato desistiu e agora retornou para dar pitacos sobre os que resistiram, avançaram e chegaram ao poder, estando lá há doze anos distribuindo, dentro da governabilidade estabelecida, renda aos desiguais e promovendo a cidadania, ao menos uma vez na história do Brasil, é isso?

    Será que com o Maricato, campeão em vendas de estrelinhas de plástico e cedendo o sítio para festas de arrecadação de fundos, o PT puríssimo, sem recursos para fazer campanhas, não estaria hoje um PSOL gordo e velho, a espera que o povo os descubra, como Carolina, na janela a protestar contra os homens de bens da Casa Grande, eternamente no poder graças ao manjado financiamento de campanha por empresas e com a promessa que, assim que o bolo crescer, começarão a distribui-lo aos povo, que não cansa de aguardar e votar neles, na esperança de Deus?

    Será que o Maricato nunca percebeu que a mídia monopólio, agregada hoje em estratégia única via Instituto Millenium, se diz líder da oposição, que o judiciário brasileiro é extensão da Casa Grande, através do aparelhamento garantido por seus herdeiros através dos tempos e que no congresso os eleitos à esquerda estão a léguas de deterem a maioria e que por isso a mídia acirrou o combate a partir de 2004, multiplicando-o na base do custe o que custar, o judiciário até “domínio do fato” importou para enquadrá-lo como o quarto P entre os tradicionais alvos e que o congresso faz de tudo para atrapalha-lo e desapea-lo do poder, para que as boquinhas voltem a serem facilitadas por lá, como antigamente, antes do PT?

    Maricato, melhor seria permanecer desistente, muito mais honesto, pois o assunto discutido é sério, nada a ver com futebol.   

  8. Se candidata, Percival. Acho

    Se candidata, Percival. Acho incrível essa gente que fica batendo no PT , como se o partido não tivesse conhecimento de seus próprios problemas e a situação já não estivesse suficientemente complicada. Tem certa gente que gosta quando está bom e cai fora quando fica difícil. 

    A questão é que a mídia golpista e comparsas não fazem oposição ao PT pelos nossos erros e sim pelos nossos acertos.

    1. “A questão é que a mídia

      “A questão é que a mídia golpista e comparsas não fazem oposição ao PT pelos nossos erros e sim pelos nossos acertos.”

      Exatamente. Essa é a primeira metade do problema.

      A segunda é que nós não conseguimos entender que os nossos acertos são erros, do ponto-de-vista do capital.

  9. “conquistas, especialmente a

    “conquistas, especialmente a inclusão social” Com inflação e desemprego, essa conquista vai para o buraco. A única riqueza que o Estado pode transferir e que nunca será perdida é a educação. Infelizmente nossos populistas são reacionários.

  10. “conquistas, especialmente a

    “conquistas, especialmente a inclusão social” Com inflação e desemprego, essa conquista vai para o buraco. A única riqueza que o Estado pode transferir e que nunca será perdida é a educação. Infelizmente nossos populistas são reacionários.

    1. Educação?

      Sr. Ze Borba

      A Educação (e a segurança),no Brasil, está sendo privatizada desde a Ditadura civil-militar e tem sido através dela e dos meios de comunicação social, que a cultura de massas tem aberto seus caminhos para atingir todas as metas que os detentores do poder (eu disse poder e não governos) planejam e replanejam, com um fim único de produzirem para a sua infinda sanha de acumulação.

      Portanto quando se fala em educação no nosso país deve-se ter em mente, o mais claro possível, do que é que estamos a nos referir.

      As conquistas desses 12 anos só serão afetadas e retiradas de nós exatamente pelos mesmos grupos que nos impingiram a mesma ditadura que arrasou o ensino público em nome da economia de mercado do saber!

      E a culpa será do realismo do mundo econômico será o mote (deles), como se a economia de mercado fosse apenas una indivisível e possível!

      Essa consciência histórica das conquistas de 12 anos só nos será tirada à força… Portanto este é o cuidado que temos que cultivar, a partir do que já conquistamos com a luta que fizemos.

       

       

  11. Como sempre, em momentos de

    Como sempre, em momentos de crise, a autocrítica promovida pela esquerda é sempre direta e contundente acerca de seus (supostos) erros, cada um com sua leitura sobre o momento vivido, e começa aquela dispersão sem volta, as mágoas intragrupo, fornecendo mais e mais lenha para o avanço da direita. A  solidariedade só volta a existir quando a coisa fica brava e começam as persiguições políticas, censura, tortura etc. Alguém já viu a direita fazer autocrítica (não, a feita pelo grupo “o grobo” não vale)? Em matéria de solidariedade e defesa de interesses ideológicos, ela da de 10 a 0 na esquerda. Não estou criticando, apenas dando asas à imaginação.

    1. Diferenças “invisíveis” (para alguns)

      Lalo, meu querido

      A direita joga orientada apenas pelo mais estreito pragmatismo.

      A invenção política capaz de subverter a ordem dessa pragmática é não só o que cabe à esquerda como também é o seu patrimônio mais precioso.

      Renunciar a isso é renunciar à propria alma e passar a jogar no campo de um pragmatismo cego.

      Na política e na guerra, jogar em campo inimigo é quase certeza de derrota. Nisso, os heroísmos futebolísticos não contam muito.

  12. Duvideodó se o pt seria

    Duvideodó se o pt seria governo federal se não tivesse entrado no esquema. Assim, de maneira enviezada, o partido cumpriu o seu destino, ajjudando na transformação. Resta agora, saber se as instituições cumpriram o seu papel, ou haverá retrocesso.

  13. …começou… começou a debandada

    …começou…

    começou a debandada, fuga em massa gourmet salve se quem puder, da nau dos insensatos do “fomos longe demais” no deslumbramento diabólico do poder & crime & castigo… no rastro provocante insinuante do perfume Kenzo® da Marta.

  14. Mais uma vez.

    Eu também fiquei chateado com o início do governo do Lula com  o paloci e o meireles, mas depois o Lula mostrou que estava mil anos à frente e foi aquele show.

    Agora querem atacar a Dilma, esquecendo que ela enfrentou a mais dura batalha com o pig bandido e foi em frente.

    Agora é comemorar:

    A lava jato queria pegar o pt e pegou o psdb pela jugular. Está provado que eles, psdb e outros, fizeram e fizeram e indepedente do julgamento, que sabemos vai condenar o pt porque alguem disse que ouviu que alguem disse que ouviu, e que recebeu contribuições oficiais e contabilizadas, que horror; o resultado é de 10 x 1 para o pt, que consegue aqui um certificado de honesto. O video do youssef derrota o globo e o pig bandido; a farsa caiu.

    Ela continua trabalhando , e muito, e já prometeu a meta de 6.000.000 de casa, a lei contra corrupção, a lei contra violência contra as mulheres e agora, depois de nos dar excelentes estádios, tentar limpar o futebol brasileiro com uma muito boa lei.

    Parem de convesra boba de mediocridade do governo, como disse indevidamente e horrorosamente o próprio Nassif, ao se referir a este excelente governo.

    O pt, a Dilma e o Lula acabam de receber o verdadeiro certificado de honestidade.

    1. Torcida de futebol

      Apesar da quase sempre sugestiva brincadeira das metáforas, ainda existe uma séria diferença entre reflexão política e torcida de futebol.

  15. Batendo bola

    Se o PT não corrigiu rumos no início da década de 90, imagine agora, quando se quer beatificado por uma muito duvidosa “inclusão social” e blindado pela cômoda narrativa vitimizatória da “mídia golpista”…!!!!

    Quanto ao primeiro (a duvidosa “inclusão social”), reitero aqui as observações de uma postagem minha recente: https://jornalggn.com.br/noticia/a-crise-de-representacao-e-o-esgotamento-da-opcao-bipartidista

    Quanto ao segundo, o PT tem que entender que perdeu a batalha das comunicações por W.O.!!! O partido simplesmente não colocou tropa alguma sobre o terreno para enfrentar essa batalha. Agora não venham com choramingos!

    Não. Não creio que o PT ainda se remende. A traição da Dilma sepultou as últimas esperanças. Só os petistas não se deram conta disso.

    Querer que o PT se emende e se inspire nas suas virtudes fundadoras é hoje a mesma coisa que torcer para a seleção brasileira na esperança de que ela jogue futebol-arte. Só que a Dilma é o Felipão de saia.  Nomear o Joaquim Levy para a Fazenda é a mesma coisa que chamar o Dunga de volta para o meio-campo. E por trás de tudo, a Lava Jato é apenas a mesma melodia em que dança a CBF. Acordem! ou as próximas eleições vão se mostrar um constrangedor 7 x 1.

    Se alguma reforma fosse possível, ela deveria começar nas profundezas dos corações petistas, mas coração de puta não ama ninguém a não ser aquilo por que vive: grana no caso da nossa metáfora; poder no nosso caso prático.

    Bola pra frente, a saída está em outro esquema tático, no qual o PT não joga mais. Acabou. Simplesmente isso.

    1. Ricardo,
      acho que é claro que

      Ricardo,

      acho que é claro que a crítica do Maricato não é exatamente pela esquerda.

      Basta olhar o texto dele em 1991: era uma receita para um processo de direitização ainda mais rápido e direto (e aliás uma parte das propostas dele se tornou norma, parte integrante da direitização, como a liquidação dos Encontros Democráticos).

      Não é daí que podem sair críticas pertinentes aos rumos que o PT tomou.

  16. Eu acho que esses ataques de

    Eu acho que esses ataques de gente que diz foi do PT e está decepcionada bem oportunistas. Não vejo aonde o partido se tornou igual aos demais…. Se tornou igual aos demais porque passou a fazer CAIXA 2 ?!? CAIXA 2 foi o MENSALÃO, onde sangraram o PT sem nenhuma prova !! CAIXA 2 é o que o PT está combatendo ao tentar fazer a REFORMA POLÌTICA !!

    Ah… Mas o PT gastou milhões em suas campanhas e foi cooptado pelas empresas que fizeram doações… E essas empresas agora estão sendo achacadas na LAVA-JATO, com risco de parar o país, para envolver o PT nessas lorotas !! Doações legais e registradas para outros partidos tudo bem, mas para o PT não pode, é propina ?!? PELAMOR …. 

     

    Acho que as pessoas que fazem este tipo de crítica ou são TUCANOS disfarçados de ex-petistas ou são PSOListas oportunistas e tão URUBUS quanto o PiG e a QUADRILHA TUCANALHA INIMPUTÀVEL.

     

    Arghhhhhhhhhhhh….

     

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na RED GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

    1. É mesmo, o PT é igualzinho ao

      É mesmo, o PT é igualzinho ao velho estilo populista, rouba mas faz.

      Quer mais? O governo não tem gerencias, gastam como perdularios (o FIES é um triste exemplo), sem nenhuma preocupação com as consequencia. Que aí estão : inflação, estagnação = decrescimo da renda o povão.

    2. Enquanto você reclama da má

      Enquanto você reclama da má fama que o PT adquiriu, o Vaccari, denunciado por apenas QUATRO DELATORES, continua com secretário de Finanças e Planejamento (vulgo tesoureiro) do PT. 

  17. Onde está o PT na Lava Jato,

    Onde está o PT na Lava Jato, Maricato?

    “limpinhos” como você, Marina, Chico Alencar e outros similares nunca construíram nada. Estiveram no PT, enquanto era um Partido de Oposição e quiseram louros do Poder sendo Oposição.

    Construir dá Trabalho e requer riscos. 

    Gobarchev, herói no Ocidente. Pergunte, hoje, aos russos, depois que a história andou, o que eles acham desse herói da porta do seu país para fora.

    agora, que os americanos estão na porta de entrada da Rússia, Gobarchev mudou o discurso. Eu espero não leve tanto tempo vocês mudarem o chavão imposto pelo Império. Ingenuidade tem limite.

     

  18. Perestroika no PT, ainda não.

    O Partido dos Trabalhadores perderam duas eleições, a de 1989 onde obtiveram algo em torno de 11,6 milhões de votos, a de 1994 onde obtiveram algo em torno de 17,1 milhões de votos e em 1998 onde obtiveram  algo em torno de 26% dos votos validos. De lá para cá não perderam mais e sempre obtiveram o apoio de mais de 53 milhões de votos de seus eleitores. Neste cenário ainda dá para dizer que Perestroika ainda não…

  19. “A Guerra de 1932 recomeçou

    “A Guerra de 1932 recomeçou em 15/03/2015!”

    “Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem segundo a sua livre vontade; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado. A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos. E justamente quando parecem empenhados em revolucionar-se a si e às coisas, em criar algo que jamais existiu, precisamente nesses períodos de crise revolucionária, os homens conjuram ansiosamente em seu auxilio os espíritos do passado, tomando-lhes emprestado os nomes, os gritos de guerra e as roupagens, a fim de apresentar essa nova cena da história do mundo sob a roupagem do antigo e respeitável e numa linguagem emprestada. Assim, Lutero adotou a máscara do apóstolo Paulo, a Revolução de 1789-1814 vestiu-se alternadamente como a república romana e como o império romano, e a Revolução de 1848 não soube fazer nada melhor do que parodiar ora 1789, ora a tradição revolucionária de 1793-1795.” (Karl Marx, O Dezoito Brumário de Luís Bonaparte, capítulo I)

    Evidentemente, continuamos a cometer os mesmos absurdos, mais de dois séculos depois. É por isso que a História se repete como farsa:

    “Hegel observa em uma de suas obras que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E esqueceu-se de acrescentar: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa. Caussidière por Danton, Louis Blanc por Robespierre, a Montanha de 1845-1851 pela Montanha de 1793-1795, o sobrinho pelo tio. E a mesma caricatura ocorre nas circunstâncias que acompanham a segunda edição do Dezoito Brumário!”

    E agora o 15 de março pelo 9 de julho…

    Não esqueçamos, porém, de que as piores farsas podem ser tão sangrentas quanto as melhores tragédias…

  20. “palavras são palavras, nada mais do que palavras”
    de um personagem de chico anysio. Mas, diante de tantos posts-títulos que se repetem, e se repetirão, e assim vive o blog, vivem os blogs (seja quais forem suas posições político-ideológicas):1 – O PT não morreu, nem está morrendo. Declina, e será importante que tanto decline, quanto se mantenha vivo. E primeiramente pra se unir. E pra se unir a alguns impuros.2 – Profunda renovação – como parece que diz Tarso Genro , ou limpar com soda cáustica – como euacho que diria Brizola.3 – Seu surgimento teve, e não podia deixar de ter, influência religiosa, seja consciente, sejam inconscientemente (é impossível ficarmos imune a todos , totalmente a todos os valores de uma sociedade emque se está.4 – O endeusamento leva a discípulos que acreditam e acreditarão em tudo o que o senhor rei mandou chamar e dizer. O orgulho da antiguidade de fundador, de filiação de carteirinha, e a queda em massa (ah, a massa) nos vários erros do PT (até hoje ou não querendo ser lembrados, ou sob argumento de que eram as únicas alternativas às conjunturas, às correlações de forças – não ignoro, mas que me lembra autoritarismo stalinista justamente por quem nasceu “contra tudo o que está aí”, e “de baixo pra cima”, ah, me lembra.5 – A presidente (hábito de linguagem, acho uma bsteria a conotação de simpatia ao usar o com um de dois gêneros “A” presidenta – isso tá no politicamente correto de todos os lados), digo, a presidenta achoque ficará na história. Não será lembrada por mais um ou uma que postergou, que jogou com a barriga, o barbarismo do Estado Capitalista de periferia que ficaria (e ficará, mas menos) nalgum governo futuro (quantos? Uma vidente pode dizer).6 – A presidente creio que deixou pro seu 2º mandato sua marca: o aprofundamento da democracia, a ampla liberdade dos órgãos de inteligência, de investigação, de combate à corrupção humana. de verdade, e não nas cansativas retóricas, doa a quem doer.7 – Como bem nos diz Delfim Neto, foi um estelionato, sim, como o foram todos os que se elegeram pós regime militar. Agora é seguir em frente e não tão cedo já fazer coro, direita e esquerda ou arremedo de esquerda, beatos, irmandades, carmelitas descalças, com as melores intenções, unidos, achando que há desgoverno, que a presidente é solitária (o que às vezes está justamente nisso algumas qualidades), que não chegará ao término do mandato, que se acreditem (mesmo que sejam plausíveis) nas estatísticas do momento.8 – Na véspera, aquele judeu (não se pode dizer, sem um sorriso maroto, que Israel seja um Estado Laico) berrava que jamais permitiria a criação de um Estado Palestino. Guerra é guerra, já dizia a freira da anedota. No dia seguinte, já admitia a existência de um Estado Palestino: devem ser omitidos, negados, serem documentos secretos nos vários níveis.

  21.  Eu sou filiado, não tiro

     Eu sou filiado, não tiro nunca a estrela do peito,  E nunca cobrei um centavo para agitar a bandeira do PT.  Tenho orgulho de só ter votado no PT. e admiração  e  respeito por alguns de seus inegrantes como LULA, OLIVIO DUTRA, ZÉ DIRCEU , GENOINO , TARSO GENRO  e muitos outros, claro que tem alguns oportunistas mas para esses o meu até logo.            

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador