Perfil de Sininho

Da Zero Hora

Quem é Sininho, a ativista que virou personagem nos protestos dos black bloc do Rio

Cineasta intensificou militância após se aproximar de grupos anarquistas em 2012  Quem é Sininho, a ativista que virou personagem nos protestos dos black bloc do Rio Fernando Frazão/ABRA jovem porto-alegrense deixou o Estado com a mãe, aos 11 anos Foto: Fernando Frazão / ABRCarlos Etchichury | Enviado Especial, Rio de Janeiro

[email protected]

Personagem nos protestos violentos ocorridos no Rio de Janeiro (um deles, resultou na morte docinegrafista da Band Santiago Andrade, atingido por um rojão lançado por um black bloc), a ativista Elisa Quadros Pinto Sanzi, a Sininho, 28 anos, é de uma família de militantes.

A jovem porto-alegrense, que deixou o Estado com a mãe, aos 11 anos, tem uma história de classe média: frequentou boas escolas, fez política estudantil e mora em Copacabana, um dos metros quadrados mais caros do país.

Sininho é filha de Antônio Sanzi, dirigente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, no início dos anos 80, e da psicóloga e professora Rosoleta Moreira Pinto Stadtlander. Na adolescência, ela morou com a mãe e com o padrasto, geólogo da Petrobras, em Macaé, um dos maiores PIB per capita do Rio em função da exploração de petróleo.

E foi em Macaé, como aluna do tradicional Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG)/Castelo, onde cursou o Ensino Fundamental, que Sininho militou pela primeira vez. Como não havia grêmio estudantil na instituição salesiana, coube a ela, nos anos 90, organizar alunos para atuar em manifestações com outras entidades estudantis.

— Vim de uma família de petistas — costuma falar ao justificar o engajamento.

Aos 16 anos, quando passou um ano com o pai, em Porto Alegre, Sininho tornou-se presidente do grêmio estudantil do colégio Dom Bosco. A dedicação à causa teve um custo: foi reprovada no primeiro ano do Ensino Médio.

— Sempre estive ao lado dos movimentos sociais e dos professores. Mas como sou muito intensa, acabei descuidando com os estudos — confidencia a amigos.

De volta a Macaé, cursou supletivo para concluir o Ensino Médio. Em 2006, ingressou no Curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá. Afastou-se do centro acadêmicos, e mergulhou nos estudos no apartamento locado pela família em Rio Comprido – mesmo bairro da Estácio.

— Na faculdade, ela era uma menina espevitada, posicionada politicamente, muito doce e querida. Era superintensa com as experiências práticas do curso. Não lembro da Elisa como militante de alguma organização — recorda a amiga Raquel Corrêa, 27 anos, que chegou a viajar com Sininho para Macaé e Buzios.

Após a formatura, Sininho trabalhou com pelo menos quatro produtoras de filmes e de comerciais. E passou a viver um dilema:

— Eu não me sentia feliz fazendo propaganda para o capitalismo.

Sócio de uma produtora ouvido por Zero Hora lembra que, após dois meses de trabalho auxiliando na locação de cena para comerciais, ela pediu demissão, há dois anos:

— Ela estava visivelmente incomodada. Não tinha o perfil que buscávamos.

Em 2012, a família adquire um apartamento em Copacabana, e Sininho se muda para a Zona Sul. É o período que coincide com a transformação do comportamento dela.

Aproxima-se de ativistas da Frente Independente Popular e da Organização Anarquista Terra e Liberdade (grupos de orientação anarquistas, ultrarradicais, que defendem o emprego de métodos violentos de luta). Torna-se voz ativa em assembleias populares, realizadas em quatro bairros do Rio. Com a explosão dos protestos, em junho, assume a liderança não oficial em manifestações. De rosto limpo, mas sempre próxima de radicais mascarados, vocifera contra a imprensa e os policiais.

— Ela se destacava porque era articulada, mas só ganhou importância no Ocupa Câmara — diz uma advogada ativista dos direitos humanos ouvida por Zero Hora.

O Ocupa Câmara foi uma invasão à Câmara de Vereadores do Rio, em agosto. Durante o período, iniciado na CPI dos Ônibus, Sininho postou vídeos em redes sociais denunciando ameaças que ela e o namorado vinham sofrendo.

— Ela tem uma condição social boa, que a permite ficar sem emprego fixo. Com tempo livre, acabou aparecendo mais — complementa a mesma advogada.

O apelido Sininho surgiu durante a ocupação. Como todos os invasores tinham apelidos, coube a Elisa, cabelos curtos, aparência frágil, a alcunha de Sininho (ou Tinker Bell) – nome da travessa, irritadiça e solidária fadinha amiga de Peter Pan, na Terra do Nunca. Elisa gostou.

— É bonito o carinho que tiveram comigo — diz aos amigos.

Mas repete:

— Só não vivo na Terra do Nunca.

A ativista diz lutar por um “país livre”, garante que não é anarquista (mas prega o apartidarismo) e assegura que vai a protestos “de cara limpa” (verdade), e de “forma pacífica”. Embora não agrida ninguém, está sempre com mascarados que praticam táticas black bloc.

Se o reconhecimento entre os militantes estava garantido, faltava visibilidade. E ela veio com uma confusão entre PMs e mascarados, apoiados por Sininho, após uma passeata pacífica de professores no Centro do Rio, em outubro. Ao todo, 64 adultos – Sininho entre eles – foram presos e 20 adolescentes apreendidos.

Nos quatro dias que esteve em um presídio, no complexo prisional de Bangu, a jovem, primeiro, dividiu uma cela com oito criminosas. Num segundo momento, permaneceu com outras duas militantes, que ela define como “presas políticas”. Apesar dos direitos democráticos assegurados, do funcionamento pleno da Justiça, da liberdade de expressão garantida e de quase 30 anos de manutenção da democracia no Brasil, a ativista chama os detidos, envolvidos em atos de vandalismo, de presos políticos. São 81 no Rio desde julho.

Ao sair da prisão, viajou para Porto Alegre e participou de assembleia do Bloco de Luta pelo Transporte Público.

— A luta de Porto Alegre nos inspira. É uma cidade muito politizada. Até escolas particulares têm grêmio estudantil — costuma repetir.

A partir daqueles episódios, passou a brilhar em assembleias populares (eventos públicos que reúnem ativistas).

— Quando você vê as classes se mobilizarem, já é uma vitória. Não vamos fazer uma revolução em seis meses, mas colocamos uma plantinha e, aos poucos, com luta…

Mas revolução para implantar o que no Brasil? Socialismo? Anarquismo? Sininho tem dificuldades em expressar o que defende. Não há em todo o planeta um só país que sirva de inspiração para ela.

— É complicado de falar nisso. Não sei definir bem. Só escrevendo.

Entre advogados voluntários, integrantes do movimento Habeas Corpus, a credibilidade de Sininho foi arranhada recentemente. Em janeiro, os profissionais, que se dispõem a defender manifestantes detidos pela polícia em protestos, foram mobilizados pela ativista detida por chamar um policial de “macaco”. O PM havia prendido um jovem, supostamente manifestante, que estava fumando maconha.

Agora, a mais nova enrascada na qual Sininho está metida é a suspeita de que esteja arrecadando dinheiro para financiar protestos violentos. Uma tabela, distribuída por Sininho pelo Facebook, foi divulgada pela revista Veja com o nome de doadores (entre eles, dois vereadores do PSOL, um magistrado e um delegado da Polícia Civil) e o respectivo valor pago por eles. Pelo Facebook, Sininho, que atualmente trabalha com o jornal alternativo Nova Democracia, confirmou as contribuições, mas diz que o dinheiro não foi usado nos protestos. Os recursos teriam sido empregados num evento social.

Para a psicóloga Rosoleta, mãe de Sininho, a filha está fazendo “história” e abusos são cometidos “pela polícia”.

— Sempre teve na história brasileira, de todo o mundo, estudantes lutando por melhores condições de saúde, de educação. Sempre teve. Eu sei que a minha filha participa, como tantos outros jovens, de movimentos legítimos pela educação, pela saúde. Só posso dizer que, às vezes, a polícia vem para cima e muitas pessoas de bem, como professores, médicos e os próprios jornalistas, apanharam da polícia. A polícia parece despreparada para este tipo de movimentos. Ela não pertence a partidos políticos. Ela não quer. Como um grupo de jovens de classe média que não estão querendo mais os partidos políticos como se apresentam. Ela é uma pessoa de paz. Está sentindo imensamente esta morte do cinegrafista (Santiago Andrade). Eu sou solidária e estou triste com tudo o que aconteceu.

Luis Nassif

66 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É complicado!

    Isso me deixa pensativo…

    “Mas revolução para implantar o que no Brasil? Socialismo? Anarquismo? Sininho tem dificuldades em expressar o que defende. Não há em todo o planeta um só país que sirva de inspiração para ela.

    — É complicado de falar nisso. Não sei definir bem. Só escrevendo.”

    É a luta pela luta? É hay gobierno soy contra? É niilismo? É a aproximação aos pobres sem nenhum envolvimento e desejo sincero de erradicar as desigualdades sociais? É estar do contra pelo contra? É o esgotamento do caminho da esquerda, de conquistas passo a passo?  São jovens burgueses brincando de revolução até a página 2? 

    Intrigante!

    1. Verdade, ela e seu pessoal

      Verdade, ela e seu pessoal param na página 2, na página três as consequência da porra loquice  desabam sobre a democracia e sobre as classes populares, na militância política conheci vários desses personagens que se julgam detentores da pureza revolucionária e anticapitalista e que hoje são neoliberais e estão no mercado financeiro.

      Não acho justo que ela seja demonizada como estão fazendo os que a usaram, mas se ela quer contribuir com a luta do povo brasileiro por soberania e justiça social, que ela acrescente ao seu voluntarismo um pouco mais de conhecimento de história, entre outras coisas.

      1. Excelente análise Paulo,
        e cá

        Excelente análise Paulo,

        e cá para nós, triste cenário da revolucionária! Não sabe relativizar, não se compromete de fato, e, portanto, está muito distante de contribuir para a democracia e justica do País. Que seja exemplo para ninguém! 

        1. gaia..

          gaia, essa turma a qual a Sininho  integra é autoreferente e seguem aquele ditado: ” que me importa se a mula manque o que eu quero é rosetar”..o que mais impressiona é que a maioria deles está com 30 anos ou chegando perto e ainda agem como se fosse adolescentes..ao mesmo tempo nem tudo está perdido, o exemplo daquele jovem de 25 anos que ontem deu uma resposta ao Gilmar nos faz crer num futuro promissor..

      2. O Rio de Janeiro invadido por “estrangeiros”: não ao vandalismo

        Sei que, nasci no Rio de Janeiro, estudei por aqui, escolhi não mudar para outro local, e sempre assisto este estado ser invadido por estrangeiros. Cininhos da vida encontra eco e resolve se juntar à vândalos para quebrar tudo. Pago imposto e fico assistindo de camarote meu dinheiro indo para o ralo para quitar a destruição. Manifestar é ir contra o que está errado, reclamar, procurar a imprensa, acionar as leis. Mas quebrar uma cidade construída com dinheiro do povo é ódio. E acredito que para isso deva ter alguma lei mais severa. Fora Cininho e demais vândalos e seus apoiadores. Não vamos construir uma cidade bacana, menos corrupta com estas ações.

    2. Nao tao diferente assim dos jovens de 68…

      Vou levar pedradas por dizer isso, mas há sim semelhança na irresponsabilidade e no voluntarismo, na ilusao de poder um pequeno grupo fazer revoluçao pela força da sua vontade. O que, em 68, provocou um endurecimento ainda maior da Ditadura… Que os céus nao queiram que isso se repita agora. 

      A grande diferença é o nível de informaçao e politizaçao.  Em 68 estudávamos para fazer movimento estudantil, líamos Marx, Mao, Debray, e depois (para mim, ao menos) Althusser e Débord. Esses jovens nao têm discurso nenhum. Vi um vídeo no Azenha sobre um movimento deles na Cinelândia. Cantando jingle de propaganda da Globo! (levemente modificado: onde o jingle dizia “Hoje a noite é sua, hoje a noite é nossa” eles cantavam “hoje a praça é sua/ hoje a praça é nossa). Haja alienaçao! 

      1. Anarquista..

        sou da geração de 68 e corroboro com seu comentário, eu já havia comentado aqui as semelhanças entre as “sininhos” de hoje e os de ontem com a mesma ressalva sua: eram politizados, conheciam o processo histórico, tinham uma grau de cultura bem mais elevado lutavam contra um ditadura enquanto eles lutam por nem saberem o que..mas a porraloquice era a mesma..

        1. Se conhecíamos o processo histórico nao sei… Pelos resultados

          Nao parece que conhecíamos tanto assim. Mas jovens sabem de tudo mesmo. Quando a gente envelhece é que percebe que os buracos costumam ser mais em baixo, rs, rs. 

          1. ah eu acho que sim..

            eu acho que sim, conhecíamos o processo histórico das leituras e dos debates bem mais que esses de hoje tanto que alguns mesmo conhecendo tentaram subvertê_lo, com a pressa e onipotência típica dos jovens,,os “buracos” sempre serão mais embaixo..a cada dia constato isso..rs

          2. Conhecíamos algumas TEORIAS sobre como ele seria…

            Nao parece que elas se revelaram muito verdadeiras nao. Na verdade, nao é bem isso; as teorias podem ser verdadeiras no essencial, mas cada situaçao história é diferente, e as teorias nunca estao completas…. Por isso os buracos se mostram quase sempre mais em baixo…  

      2. “TUDO A VER”

        Sob qualquer aspecto, o movimento de 68 tem a ver com o movimento de 13, tanto quanto o governo Costa e Silva e da Junta Militar, tem a ver com o governo Dilma Roussef. 

        1. Bom, essa é a sua opiniao. Nao a “verdade declarada”…

          Você fala como um oráculo. Sua opiniao é respeitável, como a minha e do Celso também é. O resto é presunçao da sua parte. 

  2. Desamor

    Outro dia li aqui o perfil traçado por ela mesma no facebook, bem diferente desta reportagem produzida por terceiros:

    ela declarava SEM NAMORADO, BRIGADA COM OS PAIS, DESEMPREGADA, SENDO DESPEJADA (aqui o redator diz que o apartamento é próprio; prefiro acreditar na confissão dela).

    É o típico anti-social: sem auto-estima, sem nada de sério para se ocupar, sem nenhum propósito nem projeto e nem esperança, se junta a sociopatas para se sentir “querida”.

    Vejam os demais detidos em atos de vandalismo – como os dois envolvidos na morte do jornalista – e é tudo igual: falta alguém que os ame.

  3. E de noite, ao voltar para

    E de noite, ao voltar para casa, depois de se preocupar com os pobres e oprimidos, ela deita na cama com um lençol de linho egípcio e mamãe prepara um toddynho para nanar…

  4. “É complicado de falar nisso.

    “É complicado de falar nisso. Não sei definir bem. Só escrevendo.”

    Se ela/eles não têm argumentos para definir o que são ou querem, não vão ter na escrita. 

    Um grupo que nao quer ser “nem isto nem aquilo”, acaba, cedo ou tarde, sendo intrumentalizado ou usado pelos extremos ou pela direita, essa mesma que conduz o mundo desde sempre, do qual estamos, nos também, lutando contra. 

    Acho – isso claro é so um conselho – que a moça poderia procurar fazer Ciência Politicas e se engajar institucionalmente. Eles parecem carecer de muita teoria para dar sustento às suas lutas e ideias. 

     

  5. Mirem-se no Egito

     Pelo Facebook, Sininho, que atualmente trabalha com o jornal alternativo Nova Democracia, confirmou as contribuições, mas diz que o dinheiro não foi usado nos protestos. Os recursos teriam sido empregados num evento social.

    O Jornal A Nova Democracia tem ligação com os black blocs egipicios que, no momento, estão de braços cruzados já que conseguiram o que queriam: Os milicos no poder. Mal estes extremistas sabem que, numa ditadura, eles ou vão prá debaixo da saia da mãe ou vão pro xilindró. 

    1. “O Jornal A Nova Democracia

      “O Jornal A Nova Democracia tem ligação com os black blocs egipicios”:

      Como eh que eh?!?!  Isso ta documentado aonde?

      1. Com os BBs egípcios nao sei, Ivan, mas o jornal é estranho mesmo

        Vi 2 vídeos deles, um sobre a Sininho e outro sobre o quebra-quebra em junho na ALERJ. Nesse da ALERJ eu juraria que os manifestantes filmados eram do tráfico: o mesmo tipo de roupas e linguagem, tom debochado. No final de ambos os vídeos uma gozaçao sobre “postar no Facebook”. Muito esquisito. 

        1. Ninguem do trafico faria

          Ninguem do trafico faria piada a respeito de “postar no Facebook”, Analu.  Eles eram white trash.  Nao tem nome em portugues.  (nao vi o video e nao preciso ver)

          Uh…  eles nao sao estranhos.  Eles sao radicais mesmo, eh outra teoria de mente.  Como ja dizia o colunista de Nova York, por mais gluteocefalicos que sejam, eles ainda sao radicais (outra characteristica de white trash).

          Agora, que o video com Sininho foi a melhor coisa que eles poderiam ter feito, foi.  Desabou varias coisas, inclusive as manipulacoes da rede golpe com ela e com os BB’s.  A unica coisa que ficou no ar foi se ela MENCIONOU OU NAO MENCIONOU FREITA praquele safado na chamada telefonica.

          Eu nao tolero radicais, evidente -todo radical devia ser decapitado.

          (ta incompleto, mas… indo pegar a muieh na estacao de trem a qualquer minuto, sem tempo de organizah e ispaiah ideias.  Beijao.)

          1. Nao sei o que é white trash. Mas q parecia gente do tráfico, sim

            E a parte sobre postar no Facebook era um deboche. 

      2. Calma, Ivan!

        Ele já, já, vai mostrar as provas.

        O Manoel, que parece saído de alguma anedota sobre lusitanos, na verdade despertou há pouco de um sarcófago numa tumba egípcia.

        Ele tem um papiro e uma lápide reunindo as provas. Está tentando a postar os documentos na rede; mas não está conseguindo com o papiro; e com a lápide, ele sempre quebra o teclado quando bate com ela na tecla enter.

  6. Só sei que ela e dois

    Só sei que ela e dois amiguinhos, após agredirem um cinegrafista, dizendo que ele seria o próximo, o profissional pegou a câmera e enfiou-a na cabeça de um dos caras, perguntando quem seria o próximo; depois, deixou a câmera com os colegas e parti pra cima dos três. Sem palavras, com medo de mais uma agressão, os três sairam de cabeça baixa. 

    Não achei certa a agressão do cinegragrafista. Penso que ele agiu por emoção, em razão do que ocorrera ao colega morto. 

    O fato é que essa mulher parece estar disposta a tudo, até mesmo a morrer por sua causas(?). Na verdade, nem a mãe dela, pelo que está no post, foi capaz de dizer, ao certo, que causas sua filha defende. Ela, como tantos, estão nas ruas pra depredar o patrimõnio público e privado, e para matar, se possível. Não entendi que essa mulher sentiu a morte do cinegrafista. Pelas entrevistas dadas, ela demonstrou quase uma satisfação pelo ocorido, E nãod eve estar nenhum pouco incomodada com sua visibilidade na imprensa. Deve sentir-se garantida por advogados de peso, – é rica – enquanto duvida da justiça, que é mesmo uma porcaria de alto a baixo.

     

  7. O oposto das jovens de nosso país.

    As jovens de nosso país atualmente, são umas guerreiras, estudam visando sua independência. E a maioria, acumula o trabalho de dia e o estudo à noite. Essa tal de “sininho”, chegando aos trinta anos sem trabalhar, vivendo uma aventura que não demonstra qual o objetivo, e ainda tem a mamãe para passa a mão na cabecinha!  VAI TRABALHAR! VAI LUTAR PELA SOBREVIVÊNCIA, como a maioria dos brasileiros! Se não for caso para psiquiatra, cabe aqui um pensamento de minha saudosa avozinha:  Um bom tanque de roupas a lavar para a mocinha, que está se tornando “coroa”, pois está chegando aos 30!    

    1. Que horror decomentário,

      Que horror decomentário, Marly. Classista, sexista, machista, preconceituoso, vazio e sobretudo nada inteligente, se é que você me entende.

      A menina parece, de fato, um tanto desorientada, mas isso não é causado pela falta de um tanque de roupa pra lavar, como diria sua avó.

      1. As manifestações:

        Não sou contra as manifestações, mas não compactuo com pessoas que defendem aqueles que portam rojões assassinos, para irresponsavelmente , matar inocentes que são obrigados de alguma forma, a estar por perto, por ocasião dessas desordens. 

         

  8. Já que a moça confessadamente

    Já que a moça confessadamente não tem a menor idéia do que quer, o mais provável é que saia às ruas simplesmente porque aquela agitação toda é muito divertida. Um dia ela terá que decidir entre direita e esquerda e aí, considerando o enorme poder corruptor da direita, o mais provável é que ela se torne mais uma ardorosa marchadeira pela tradição, família e propriedade.

    1. Mais um comentário machista.

      Se estivesse em foco uma personagem masculina? Você diria que “daqui a pouco, vai receber uma proposta para pousar pelado”?

       

      Realmente, isso aqui parece virou blog da Veja.

  9. Mais uma vez, repito: vamos

    Mais uma vez, repito: vamos pegar leve no apedrajamento? O texto é cheio de paráfrases, opiniões pessoais e outras tantas coisas que diminuem a qualidade de um texto jornalístico – chegaria até a dizer que parece coisa digna da Veja.

     

     

     

    Jurei que, por um instante, estava lendo o blog do Reinaldo Azevedo.

  10. Noutro contexto, o da

    Noutro contexto, o da ditadura nos anos 60 e início dos 70, sobre a jovem militante Dilma Rousseff, a grande mídia e seus apoiadores poderiam ter falado muita coisa parecida com que os colegas falam aqui, corroborando o que a Globo divulga, com a pior das intenções: o governo federal e o PT seriam responsáveis pelo “caos” e pela violência de grupos políticos minoritários, além de criado a corrupção no Brasil. Aliás, notem acima que no âmbito microcósmico a narrativa da RBS já aponta isso: “— Vim de uma família de petistas — costuma falar ao justificar o engajamento.” Os colegas deveriam desconfiar mais da grande mídia do que de Sininho, que por mais equivocada que seja é honesta, generosa e combativa. Espero que ela e alguns de seus companheiros mais lúcidos aprendam algo com a trágica morte de Santiago. E que nós que apoiamos o PT e o governo Dilma aprendamos também com nossos equívocos: as mudanças nas fundamentais políticas culturais iniciadas nos governos Lula e a falta de políticas de juventude no governo Dilma deram nisso aí: black blocs e anarquistas, mais o oportunismo de partidos de esquerda mesmo minoritários, contra o PT. Enquanto isso, a direita midiática, partidária e judiciária torce, às escondidas, para o circo pegar fogo. Já viram isso antes como “justificativa” para a ditadura, não é? Felizmente, hoje o contexto é outro, mas é bom ficar ligado, não fazer o jogo da direita e principalmente fazer a nossa parte. Quais são as políticas de cultura e juventude que faltam ao nosso projeto de nação?

    1. Dilma enfrentou a ditadura,

      Dilma enfrentou a ditadura, não queria derrubar governos legitimamente eleitos, muitos companheiros que participaram da luta armada fizeram auto crítica da estratégia pela qual optaram e sofreram duramente as consequências.

      Dilma participou da luta armada contra uma ditadura tirânica que torturava, matava e esmagava o povo brasileiro, ela não brincava de revolucionária pretenciosa querendo derrubar governos em plena democracia e que a noite vai para a casa tomar o seu todynho

      1. Paulo,

        Conforme começo meu comentário: “Noutro contexto, o da ditadura nos anos 60 e início dos 70…” Sabemos disso tudo aí. Portanto, o foco, sob a luz do passado, é o agora, e o processo político no Brasil. Noves foras essa desqualificação de Sininho, bastante similar também à que sofreu Dilma na época das eleições, como “ex-terrorista” e “ex-filhinha de papai”, pela grande mídia e pelos comentaristas das redes, o que você achou do restante do meu comentário – e que é o principal?

    2. Jair, q bom ler seu comentário, q destoa tanto do tom dos outros

      Tô horrorizada com o pessoal do Blog. A moça é alienada e equivocada? É. Mas transformá-la em bode expiatório, fazendo o jogo da Globo e jogando -a na lama? Que vergonha alheia! 

      Além do mais as pessoas se traem ao pretender denegri-la. Só fazem imputar motivos torpes e interesseiros. O que diz mais de quem os imputa do que de quem recebe a imputaçao… 

       

      1. Palmatória moral

        Deixe que cada um que fale por si, Analu. Mas me diz uma coisa: vocês agora vão passar a mãozinha na cabeça dessa idiota? Também não gosto de achincalhe público, mas a mulher está envolvida até o pescoço nessa história, é maior de idade e responde pelos seus atos, publicamente. Vamos ser realistas, esses facebuqueiros não capitalizaram a visibilidade na mídia? Então agora aguentem. Não tenho pena nenhuma. Se a pessoa escolhe a violência como instrumento de luta, ela tem que estar preparada para aguentar as consequências. Essa mania de que o PT tenha que se penalizar até pelos erros dos adversários. O PT é poder, e poder é para ser exercido. Gosto de você e lhe respeito, mas você não é a palmatória moral do blog. Abraço.

        1. Nao pretendo ser palmatória. Mas tenho direito de me expressar

          E estou sentindo vergonha alheia, tanto no que toca à conduta de muitos aqui para com essa moça, quanto no que diz respeito à sanha contra o PSol, fazendo, com os papéis trocados, o que sempre criticaram — com razao — o Psol de fazer (ou seja, se aliar ao PIG contra o PT). 

          E essa moça pode estar equivocada, mas, até provas em contrário, de que ela realmente faça parte de alguma conspiraçao DE DIREITA para bagunçar o governo, nao é minha adversária nao, é apenas uma jovem sem juízo e meio oca de idéias, querendo ser revolucionária na marra. Uma sonhática inconsequente, só isso. 

          E poder tem que ser exercido? Passando por cima de tudo, inclusive do que sempre defendemos? Nao acho tb nao. 

          Abraço

          1. Pollyanna

            Desculpe, mas “só isso”, Analu? Você realmente acha pouco o que está acontecendo? Afinal essa mulher faz parte da FIP ou não faz? Ah, tá bom, ela estava de bobeira, e assim, como quem não quer nada, resolveu “apenas” liderar manifestações, assim, só para brincar de revolucionária… Ora, francamente! Se os anarquistas são burros o bastante para abrirem caminho para a Direita, eles que paguem por seu erro tático. E a propósito da atitude do Lindberg em relação ao Freixo, isso é vontade de poder, já dizia o tio Nietzsche. Batalha campal, golpe judiciário, que tal? O jogo é bruto, não vamos dar uma de Pollyanna.

          2. Só isso sim, o q vc quer? Sangue? Vingança? Arre!

            Se ela participa concientemente de uma conspiraçao de Direita (Anonymous, Black Blockers, Change Brazil, etc) é minha adversária. Mas se é só inocente útil, é apenas uma jovem desmiolada. 

            Nao tenho nada de Polyana, se tivesse estaria no Psol (rs, rs). Tenho pés no chao, sei a diferença entre o Ideal e a realidade, entre a “Revoluçao” desejada e as melhoras possíveis de que o país precisa, e está tendo, embora em grau menor do que eu poderia desejar. Mas acho normal que jovens nao sejam assim, pombas, já fui jovem e ainda lembro um pouco disso. 

            Tenho dois bons amigos no Psol. Sao bem mais intelectualizados e inteligentes do que essa moça, mas é o mesmo discurso “revolucionário”, que nega a mudança que o Brasil tem tido (ambos sao bem mais jovens que eu, e nao tem como realmente comparar com o antes), discurso purista, etc. Nao tenho muita paciência com isso nao, mas sao ótimas pessoas, e sao sinceras. Por que nao posso supor que isso se aplique a essa moça, ainda mais que ela tem menos “armas” intelectuais do que eles? Por que só atribuir o pior? Isso é pequeno. Ainda acreditar um pouco nas pessoas, pelo menos até prova em contrário, nao é ser Polyana, é ainda nao ter desistido de tudo. 

            E ficar nessa de querer puniçoes, leis anti-terrorristas etc é BURRICE, vai acabar sobrando para os movimentos sociais em geral. É exatamente o que a mídia quer. E nao sei vc, mas eu detesto fazer o jogo do inimigo (a mídia sim é o inimigo…)

          3. Isso não é pessoal, não misture as coisas

            Lei antiterrorismo é fazer o jogo da Direita, mas enquadrar quem promove violência é questão de Segurança Pública. Você goste ou não, o aparato policial tem o seu papel, e aliás se tivesse sido competente a coisa não teria chegado a esse ponto. Não tem essa de inocente útil, todo mundo é movido pelo desejo. Se a pessoa é desmiolada então que aprenda com a vida. Caramba, mas que mania de tratar burros velhos como crianças! Um moleque da periferia que faça merda não tem ninguém pra passar a mãozinha na cabeça, a diferença aí é que se trata de uma jovem de classe média alta. Se você quer mimá-la, isso é um assunto seu, mas a política de um país não pode ser conduzida com base em simpatias pessoais. Isso não é pessoal, Analu, não misture as coisas.

          4. OK p/ quem for pego EM FLAGRANTE fazendo depredaçoes

            Nao para pessoas que tenham sido escolhidas pela Globo para bode expiatório. Essa moça é apenas uma ativista, como milhares de outras. Nao estou passando mao na cabeça de ninguém, apenas tenho senso de justiça. 

            E páre de me tratar como criança, tá? Nao estou misturando nada, tenho 66 anos, muito provavelmente mais experiência do que você. 

            Aliás, pelos seus critérios, os ativistas de 68/72 tinham mesmo que pegar a cana firme a que a Ditadura os condenou. Mesmo pelas leis anteriores à Ditadura, eles eram criminosos, assaltaram bancos, fizeram açoes armadas…

            Estavam lutando contra uma Ditadura, claro, o que faz muita diferença. Mas, para esses jovens de hoje, que nao viveram nem a Ditadura nem mesmo os governos da pós-democratizaçao anteriores a Lula (deviam ser crianças de 8, 10 anos quando ele assumiu, nao se esqueça disso) esse país de agora, com toda a desigualdade e injustiça que ainda vigoram, tb deve parecer algo a ser derrubado… Tente ver pelos olhos deles, talvez isso te dê uma perspectiva melhor de análise (nao que eles tenham razao, mas poder ver o que eles vêem te ajudaria a entendê-los). 

          5. Você já ouviu falar em Estado de Direito?

            Integrar ou manter associação, partido, comitê, entidade de classe ou grupamento que tenha por objetivo a mudança do regime vigente ou do Estado de Direito por meios violentos ou com o emprego de grave ameaça. Pena: 1 a 5 anos de prisão.  Artigo 16 da Lei 7.170. Não é “meu” critério, Analu, é o Estado de Direito. Lamento mas se eles moleques não sabem a diferença entre uma ditadura e um governo democraticamente eleito, a lei é a mesma para todos, para os que têm razão e para os que não têm. A ignorância de meia dúzia de palhaços não pode se sobrepor ao legítimo interesse da imensa maioria da população. Ponto.

            Isto dito, basicamente todo protesto de movimento social adota alguma forma de desobediência civil, quando invadem prédios públicos, por exemplo, e aí a diferença entre “legal” e “legítimo”. E tanto existe legitimidade nesses casos que o governo do PT respeita protestos, e não poderia ser diferente, afinal é um partido que tem os pés nos movimentos sociais. Você deve ter acompanhado a recente manifestação do MST em Brasília, quando eles cercaram o prédio do STF e o Lewandowski encerrou a sessão com medo de invasão. Pois é, desobediência civil. Todo governo está sujeito a ser tensionado, faz parte da democracia.

            No entanto, a grande, enorme, IMENSA DIFERENÇA é que movimentos sociais de verdade têm demandas CLARAMENTE colocadas, como reforma agrária, direito à moradia, salário etc. Pressionam mas também sabem se sentar à mesa para dialogar. Seu objetivo NÃO é a violência, e é sintomático quando o clima esquentou lá na manifestação do MST, os líderes da manifestação fizeram um cordão para PROTEGER a integridade física dos policiais. Quanta diferença! A anos-luz de distância da postura dessa patricinha pernóstica. Esses black blocs não buscam nenhuma reinvindicação. Só otário para acreditar na balela do Movimento Passe Livre, tanto que a passagem aumentou em São Paulo e os caras agora estão caladinhos. Esses moleques pegam qualquer demanda apenas como pretexto, é a tática como fim em si mesma, a violência pela violência. A violência estetizada de promover quebra-quebra para sair na televisão, de preferência com transmissão ao vivo, que lindo. Violência, expressão de jovens egoístas que jogam Call of Duty mas nunca ouviram falar em Thoreau. Mas ao contrário de você, Analu, eu não sou moralista, cada um é livre para fazer as próprias escolhas. Portanto se querem brincar de derrubar o governo democraticamente eleito,  vão em frente. E aguentem as consequências. E o PSOL que se cuide para não sobrar para ele também. Críticas em blogs é o mínimo para eles se preocuparem.

          6. Nao estou defendendo as posiçs da moça; mas ela nao é o inimigo

            Vc só está indo na marola da Globo. E mostrando uma insensibilidade total. 

            E é muita presunçao sua achar que pode me ensinar o que é Estado de Direito. 

            Passe bem, tá? Essa discussao nao está levando a nada. 

          7. Raciocínio binário

            Eu sei muito bem que a Globo joga sujo, mas ela não é a única canalha nessa história. O seu problema não é falta de conhecimento, é raciocínio binário. Abraços.

          8. Raciocínio binário tem você. Além de dificuldades cognitivas

            Nao consegue se colocar no lugar do outro, e tudo que imputa é apriori. PASSE BEM! 

          9. Há indícios suficientes que ligam o PSOL aos black blocs

            A priori uma cebola, há indícios suficientes que ligam o PSOL aos black blocs, quem está demonstrando dificuldades cognitivas é você. O que é lamentável, porque eu sei que você tem qualidade intelectual. 

            Não é tentando desqualificar o interlocutor que você vai conseguir fazer valer o seu ponto de vista. Não adianta dar piti em público.

            Eu não tenho a menor simpatia por esse pessoal, não sou obrigado a ter, apenas respeite isso. Sinceramente, o que me parece é que você está sendo movida por cegueira ideológica. 

            Respeito a sua participação no blog, mas entenda que ninguém aqui é seu aluno de escolinha. 

          10. Passe bem 2! aliás, já q vc preferiu engrossar, VÁ CATAR COQUINH

            Vc nao se importa de fazer acusaçoes levianas, faça-as. Mas nao me amole a paciência. 

  11. Comentário

    Pergunta um: por qual motivo colocar um perfil puramente individual, se, a todo momento, ela coloca-se ao lado do coletivo? Ela mesma diz que a vida dela está um caos… Mas convenhamos, ela é um rostinho bonito e de classe média, o que fica bem para os jornais. Opção de classe às favas na hora de comentar…

    Segundo, que ela possui um perfil muito comum, a da construção da política pela prática política, não tanto pelo discurso e pela análise.

    Comentário à parte. Não custa nada lembrar que, tanto à esquerda quanto à direita, pelos motivos mais diversos, o uso da violência é prática política. O que está acontecendo juridicamente com o Dirceu é violência ou não? Não parece, mas é violência… e muito bem institucionalizada., sob um silêncio acabrunhante.

     

  12. mocada muita calma nessa

    mocada muita calma nessa hora

    uma coisa é concordar com a militante cininho, outra negar que ela é uma militante com ideais de mudancas por sociedade mais justa, certa, errada ou iludida, pouco importa, OUTRA BEM DIFERENTE é uso que GLOBO vem fazendo da CININHO para criminalizar todo movimento social

    vale lembrar que nas manifestacoes de junho, quando globo incentivou os chamados “COXINHAS” a derrubar o governo, regular atividade do MP (pec 37) e botou pauta a direita,  contra ponto foi exatamente os movimentos sociais, mais politizados e a esquerda.

    nao precisa ser simpatizante do freixo ou do pstu para ver a manipulacao que globo esta fazendo e tambem os criminalizando ou os afastando do movimento as vesperas do movimento chamado pela globo/bandeirantes “nao vai ter copa”

    so um exemplo, um membro da executiva da rede da marina, invadiu e depredou predio do itamaraty (seria por ser contra a politica externa desse governo, deveria ser mais pro eua?), uma materia semelhante a da cininho no fantastico seria suficiente para acabar com carreira da marina, de sobra inviabilizaar a frente ampla do eduardo campos para 2018 anti pt, no entanto, globo so tem elogios a tal rede

    vejamos, sem entrar no merito da pauta, se certa ou errada, os movimentos sociais mais radicais pedem mais saude, educacao, passe livre, etc,,, traduzindo, mais intervencao, mais despesas  MAIS ESTADO na economia.

    coxinhas, menos impostos (aliquota de 40/50% sobre grandes ganhos como europa, canada, etc,,,imposto sobre grandes fortunas, etc, esquecam,,,), diminuir pra quem, se diminuir imposto consumo de bens populares atinge um setor, se corta CMPF mais os mais ricos,  combate a corrupcao, sempre atraves do que esta ai, do MP sem definicao ou regulamentacao de funcao, pec 37, traduzindo eles escolhem quem deve ser fiscalizados, vide caso mensalao tucano e petista ou livro do amaury sobre privatizacao, mp investiga o autor do livro e nao as denuncias, empreguismo dos “companheiros” nas estatais, ou seja, 1º passo para entregar ao capital estrangeiros, etc etc etc

    em junho passado, o embate dessas duas correntes nao teve vencedor, entao ficou definido como grandes manifestacoes sem um objetivo claro definido, criminalizando e expulsando os mvimentos sociais a esquerda, sobra os coxinhas cantando hino da globo, seguindo sua pauta, sem contar que, um embate entre os extremos, a esquerda e a direita, grande beneficiario é o centro ou seja, o pt de dima e lula, 

    vale lembrar, as cininhos podem nao ser aliada da maioria aqui, ja elas estarem em outro campo ou ser inimigas, tem grande diferenca, ja para globo nao se pode fazer mesma afirmacao,

  13. Eu sou virei fá dessa

    Eu sou virei fá dessa sininho. Bonita e corajosa…esses tiozinhos e tiazinhas desse forum prerdera o trem da historia e ainda nao sabem…tristesa ler isso aqui.

  14. SenhoresQual a diferença

    Senhores

    Qual a diferença entre: Manifestante, Militante e Ativista….???….

    Quando houver entendimento, separa-se o joio do trigo.

    A maioria dessas pessoas não possuem a menor ideia do que esta fazendo nesses “movimentos”

    Verdadeira massa de manobra….

  15. Estah bem proximo o dia em

    Estah bem proximo o dia em que esta moca, sininho, descobrirah q estah rodeada de militantes malacos, bem  mais proximos de torcidas organizadas do que ideias politicas. Eh soh ver o tal que assassinou o cinegrafista’ Tipico boy de vila malaco.E covarde.

  16. Perfil Zero Hora? Só bobo acredita.

    Isso tá cada vez pior.

    Quem, em sã consciência, leva a sério um perfil desenvolvido pelo Zero Hora?

    Quem foi o produtor que deu a declaração sobre sua “infelicidade profissional”?

    Quem é a advogada de direitos humanos que comentou sobre sua condição “rebelde sem causa”? Aliás, providencialmente uma advogada de direitos humanos, seja lá o que for isso, comenta sobre sua atuação.

    Quem são estas pessoas?

    Quem traça perfil através de respostas de uma linha, como é o caso da maoria das apresentadas no artigo?

    Mas segue o bonde.

    O Zero Hora não faz parte do PIG. Não quando é pra seguir a manada.

  17. Não cabe o linchamento

    Não cabe o linchamento público da moça. E também tem a questão que o Brasol precisa de uma oposição à esquerda, que seja mais presente do que a meia-dúzia costumeira do PSTU e PCO.

    O problema é: Como é essa “esquerda” e como ela se faz presente? Se os “novos tempos” como diz o Nassif, dispensa o discurso político dos manuais do velho marxismo-leninismo, precisa de um discurso minimamente coerente.

    Posso esperar a Sininho escrever, mas desde já questiono o que ela colocou aqui como uma das bandeiras do “movimento”, o apartidarismo. Começaria respondendo que o antônimo de partidarismo é totalitarismo, e não anarquismo. Se voce nega que a sociedade é composta de interesses conflitantes, o que é a origem dos partidos, voce prega o totalistarismo. 

    Voce pode questionar o atual sistema partidário, a burocratização dos partidos e etc. Mas se voce não reconhece que eles são uma decorrência natural da democracia, voce não sabe o que é uma democracia de fato, real e viável.

    Não me parce que ela e sua turma tenha consciência disso, que eles flertam com o facismo. Que não foi por acaso que quando eles estavam gritando “sem partido” tenham aparecido os pitboys para rasgar com os dentes as bandeiras vermelhas. Gritar “sem violência” no caso foi patético e ingênuo.

    O que me parece é que essa nova geração “das ruas” é fruto do pior lado da cultura da internet, que é a velocidade superficial, a dispersão provocada por avalanches de links, e os poucos toques exigido pelo twitter. A geração dos fenômenos virais, dos memes e que ao sair as ruas são bons de slogans espertos e fotogênicos, mas que “não sabem definir direito”

    Essa geração definitivamente não frequenta o Nassif. Talvez quando acha que precisa se “aprofundar um pouco” vai a debates com os tais “professores” de que fala o Miguel do Rosário e o Wanderley Guilherme. Aí se vê isso aí que estamos vendo

  18. A ESTRIDÊNCIA DA SININHO OU O BARULHENTO SILÊNCIO DOS OMISSOS?

    Mais vale uma Sininho, mesmo se desavisada, movimentando-se e fazendo barulho, que muitos badalos situados, porém inertes e obsequiosamente silenciosos, em relação ao que a mídia e a justiça andam a aprontar no Brasil.  

    A vida é sonho, alerta-nos sempre o poeta espanhol. 

  19. Sou mais a Sininho que Gilmar

    Sou mais a Sininho que Gilmar Mendes, Joaquim Barbosa, Aécio Neves, Roberto Freire……….

    Sério! Divirjo dela e de seus alidos unicamente por uma coisa(a mais importante, reconheço): a utilização da violência como instrumento para os embates políticos. Ou, dito de outra forma, desconhecer o regime democrático que, merce suas falhas, é o único que acolhe todos os tipos de manifestações, incluindo até mesmo as que conspiram contra ela.

    Nós, mais maduro(a)s, temos a mania de sempre acharmos que as nossas gerações, sim, foram exemplares. Nossos embates foram mais sublimes; nossas reivindicações mais pertinentes. A juventude de hoje? Geração “todiho”, alienados, niilistas, e por aí segue a cantilena. 

    Eu vos pergunto: quem faz história sabe disso? Se periodicamente movimentos e convulsões não brotassem do seio da sociedade, na maioria das vezes impulsionadas pelo fervor juvenil, aonde estaríamos hoje? 

    Repudiar o apelo a violência e ao depredação é uma coisa. Outra bem diferente é negarmos o direito e a oportunidade de expressarem seus inconformismos, de resto um viés de todo jovem. 

    Vos pergunto também: quem está satisfeito com o sistema atual? O que nos oferece os ideários disponíveis, seja de que lado for do espectro político, se não o mesmo do mesmo? Nada mais enfadonho e falso do que essa dicotomia entre Esquerda e Direita. Não porque sejam indistintas, mas porque apegadas ainda ao passado, a um mundo que mudou substancialmente. Menos nas mentalidades ossificadas por dogmas vencidos ou necessitando de contextualização.

    Nesse sentido, que surjam mais “Sininhos”. Desde que, é claro, abdiquem da “violência estética” , seja lá que diabo venha a ser isso.  

     

    1. Direita/Esquerda

      Muito lúcido,  JB! Só faria uma observação quanto à dicotomia Direita/Esquerda. Fico tentada a superá-la, mas quando ouço um daqueles reconhecidos conservadores falando que não é de Direita nem de Esquerda, retomo o conceito – mesmo porque nunca vi nenhum progressista renegar a Esquerda.

       

       

  20. Vai ter perfil do Batman do leblon ?

       Quem procura acha, não tem que passar a mão na cabeça de inconsequentes, essa moça andava por aí desfilando com os mesmos trogloditas que mataram o cinegrafista e defendendo eles, agora aguente as consequências, aliás parece estar adorando, a cineasta é do estilo Jorge Fernando, adora está na frente e não atrás das câmeras, agora ela acha que vai acabar com as eleições na porrada, e tem gente que dá corda à esses delírios achando tudo muito lindo, quero ver acharam lindo se um dia acabarem mesmo com eleições no Brasil.

       A falsidade desses tipinhos é inacreditável, odeiam políticos e o estado mas pegam doação de vereador , deputado, delegado e juíz., odeiam a globo e o resto do PIG mas repetem o discurso deles inteirinho, dizem defender o povo mas colocam a vida de quem estiver na rua em perigo, têm uma atuação pública, saem gritando palavras de ordem e depois fingem reclamar da atenção que conseguem, xingam todo mundo mas não querem ser criticados.

        Parece que abriram foi a porta do hospício, no meio da rua o batman dança com a sininho cantando a vinheta da emissora que eles odeiam.

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=gskYZCnV7F0%5D

    deve ser uma montagem do shrek escrita pelo lobão.

  21. Sofre de comunistopatia, um

    Sofre de comunistopatia, um mal que é atingido a partir da pós adolescência.

    Na sua idade (acho que 28), já não depende de vontade própria, necessitando de cuidados psiquiátricos/terápicos.

    Também não pode contar com a ajudados pais, visto serem igualmente vitimados.

    Inteligente e bonita, torçamos pela sua recuperação.

  22. 1979,Porto Alegre,greve dos

    1979,Porto Alegre,greve dos bancarios. Sr, Antonio Sanzi,pai da criatura. Olivio Dutra ,Felipe Nogueira,Ana Santa Cruz(mãe de Felipe da OAB Rio),presa, e outros dirigentes da greve, PRESOS.

    Sr. Sanzi,se infiltra no comando de greve. Não tinha sido eleito,não fazia parte. Brizola retornando ao Brasil. Sr. Sanzi,infiltrado no comando,propoe: vamos procurar a EMBAIXADA DOS EUA. Crise na greve. Dirigentes presos.

    Fim da ditadura,movimentos sociais em embulição. Sr. Sanzi insiste em procurar os EUA. É escorraçado pelos militantes presentes.

    Fim da greve,anos 80: Olivio volta ao sindicato e vida que segue. Fim dos 80 inicio dos 90,Sr, Sanzi,sei lá como, vira nome SINDICAL e é eleito PRESIDENTE dos BANCARIOS- Porto Alegre,um dos mais combativos sindicatos do novo sindicalismo. Uma tragédia.

    Este é um pequeno perfil deste,para mim,arrivista. Desafio ele a me enfrentar politicamente,pois ele sabe quem fui eu naquela greve, no mov. sindical de Porto Alegre nos 90. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador