Pesquisadores usam realidade virtual para tratar usuários de drogas

Jornal GGN – Pesquisadores da Universidade de Huston, no Texas, estão usando métodos de realidade virtual para auxiliar a recuperação de pessoas que sofrem de dependência de drogas. O sistema funciona por meio de um mundo virtual com alto grau de realismo para recriar situações que favoreceriam o uso de drogas recreativas como nicotina e álcool, e de substâncias mais pesadas, como heroína.

Nas simulações, os usuários seriam submetidos a estratégias para superarem a dependência a algumas das substâncias, de forma a evitar o consumo em situações sociais. O equipamento consiste em visores e fones de ouvido, e a simulação se passa em, por exemplo, uma festa. Uma vez imergidos, os voluntários passarão por situações de convite ao uso das substâncias.

A ideia é que, em um ambiente realista – porém controlado e sem acesso de fato à substância –, os usuários possam aprender a evitar o consumo. O pesquisador Patrick Bordnick, diretor do laboratório responsável, o realismo é fundamental para o sucesso do projeto. Os pesquisadores estão utilizando aromas artificiais, como fumaça de cigarros de nicotina, para tornar mais realista o ambiente virtual. Em breve, as simulações vão abarcar situações de uso de heroína.

A Universidade divulgou vídeos de algumas das simulações:

https://www.youtube.com/watch?v=OTuBT0Dsvvo width:700 height:395

Com informações do Canaltech.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador