Pessoas como FHC, Joaquim Barbosa e Gilmar surpreendem mais pelo que são

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Marcio Valley

Comentário referente ao post. FHC, Serra, a democracia e a síndrome de Macunaíma

Perfeito, perfeito e perfeito! Algumas inclinações humanas simplesmente me deixam perplexos. Por que alguém, após ficar multimilionário, continua a desejar dinheiro? O que o move, se sua segurança familiar, por várias gerações, já foi conquistada? Por que uma pessoa, após conseguir várias titulações acadêmicas importantes na área de Humanas, continua insensível à questões sociais importantíssimas, como a fome, a educação e a miséria, optando pelo capital, mesmo após a História ter demonstrado, por milênios, que a miséria de muitos é o custo da riqueza de pouquíssimos? Como é possível que pessoas ricas e poderosas, ou seja, livres de todas as amarras existenciais, não tenham apreço pela biografia, optando pelo casuísmo em vida e não pelo visionarismo? 

Espero que FHC leia artigos como esse do Nassif e core. Pessoas como FHC, Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes, pelo potencial decorrente da erudição e da intelectualidade, me surpreendem muito mais pelo que são e menos pelo que poderiam ser. Bem mais do que um José Serra ou um Dias Toffoli, mais limitados mesmo em suas capacidades de visão. Alguém me disse que isso decorre do caráter, formado antes da erudição e impossível de ser modificado pelo conhecimento pós-adquirido. Começo a acreditar.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que fazer?

    Nassif, há alguns dias não consigo postar. Quando clico em Pré-visualizar para conferir, está tudo desconfigurado.

    Fica um extenso parágrafo único.

    Já tentei até com o Internet Explorer (uso o Chrome).

    Interessante, digitei agora direto no blog e “apareceu” normal no Pré-visualizar.

    Mas são textos que tenho que copiar e colar. E aí ocorre o problema.

    O que fazer?

    1. (“Nassif, há alguns dias não

      (“Nassif, há alguns dias não consigo postar. Quando clico em Pré-visualizar para conferir, está tudo desconfigurado”:

      Verifique se seu character encoding esta certo ou se foi trocado acidentalmente.  No “view”, aperte “character encoding”, tem que estar no unicode.)

  2. Acho que é exatamente por

    Acho que é exatamente por serem/terem isso tudo que ficam indignados com a patuleia que tá nem aí pra eles. O sujeito é tudo, tem tudo, sabe tudo e a turma que é nada, tem nada e sabe nada espera eles manifestarem sua infinita sabedoria para seguir na direção oposta… Isso aí é o desespero da vaidade e frustração. Não vamos esquecer que essa turma foi criada acreditando que lideraria a nação de ignorantes. Agora, vai explicar pra eles que os cabeções preferem arriscar os pescoços a seguir suas orientações. Essa é a maior raiva que as elites tem do PT.

  3. Reflexões de Eliana Rezende:

    – “Tens a certeza?”

    Vejam, não se trata aqui de duvidar por duvidar ou criar um celeuma de qualquer ordem: seja político, ideológico, científico ou religioso. É mesmo procurar trazer à baila a importância e o valor que o pensamento crítico propicia. E este só encontra terreno fértil ante à dúvida. É preciso questionar sempre para que as respostas venham não por mera osmose, mas a partir de um trabalho sério de crítica e reflexão.

    Vejo como sendo “natural” ao humano a busca de crer antes até de entender.

    A História está repleta de exemplos aonde a credulidade conduziu povos e nações inteiras a confrontar-se com suas piores partes e vaticínios. Tudo em nome de uma pretensa verdade absoluta.

    A dúvida, portanto seria um caminho mais sábio que favoreceria a possibilidade de compreender não de um ponto de vista meramente crédulo, mas estruturado e embasado.

    As crenças, tais como as doutrinas não têm em seu horizonte a dúvida e o questionamento. São passivamente consumidas. E talvez daí o imobilismo e a acomodação que propicia. Toma-se o dado como fato absoluto, e sem questionamentos simplesmente assume-se tal como a única via possível.

    Talvez o maior problema da credulidade sejam as “verdades interiores” que se pautam sobre nossas crenças pessoais e estas muitas vezes não possuem qualquer lógica. Daí a importância da passagem dos anos. O caminho do amadurecimento é exatamente encontrar crítica num universo que é o pessoal e com ele compreender o que está em volta. 

    Caminho difícil este de amadurecer, não é?

    Interessante adotarmos a dúvida e pensarmos em sua atualidade contemporânea, quando é uma prática que teve seus primórdios na filosofia de Platão, Santo Agostinho e, posteriormente a duvida metódica de Descartes.

    Extremamente relevante se pensarmos que estamos no século XXI e que o humano continua sendo humano. Que as questões que inquietam e fazem crescer são as mesmas e que as formas de buscá-las estão sempre à nossa volta.

    Como disse Nietzsche: “o conhecimento não é o termo de uma caminhada, mas o princípio de um questionamento”. Tal como era concebida, a filosofia buscava preencher os espaços vazios do conhecimento. Em última instância o conhecimento assenta-se na dúvida.

    Todas as ações que praticamos e movimentos que fazemos necessitam ter um sentido.

    A crítica pela crítica torna-se vazia se não soubermos o quê perguntamos e nem para o quê. Se assim o fizermos, seremos apenas amargos expectadores e incompreensíveis interlocutores.

    A dúvida posta neste sentido específico é a dúvida que busca a compreensão e o entendimento. É a dúvida feita como crítica assertiva, atenta e perspicaz. Visa antes de tudo o crescimento pessoal e de todos os que são impactados pelo que questionamos. Quando fazemos isto galgamos vários degraus e melhoramos muito nossa perspectiva e, quem sabe, até as alheias!

    Sócrates resumia a extensão do seu conhecimento com a célebre frase “Só sei que nada sei”. Assim, por maior que seja o nosso “saber”, teremos sempre infinitas possibilidades de aprendizado ao nosso redor. Daí a importância da dialética, de questionar com lógica e método, de interagir de forma consciente, para efetivamente construir Conhecimento. Vale para o ser humano, vale para as empresas, bem como para o inter-relacionamento destes dois no universo social.

    Vejam, aqui fala uma humanista e que considera que por em pauta a dúvida é também não achar-se possuidor de verdades. Quando temos a humildade de reconhecer que nada sabemos e que nossas verdades podem não bastar ao mundo e aos outros, acho que ganhamos muito.

    Duvidar antes de tudo é um caminho curto de buscar alternativas criativas e inovadoras para velhas questões, tanto nossas quanto de outros. Por isto tão válida!

    Duvidar é também um modo criativo de descobrir que há sempre muitas respostas e que talvez a nossa nem seja a melhor, a primeira e muito menos a última.

    O questionamento é sempre um bom começo para o desenvolvimento de um espírito crítico, inquieto e que busca ir além da acomodação ao que é dado.

    Vejo este movimento como proativo e capaz de auxiliar na trilha de novos caminhos e outras possibilidades.

    Manter este espírito significa, entre outras coisas, também duvidar de que se possua as “verdades e todas as respostas”. Talvez aí esteja a maior de todas as lições: descobrir que pouco ou nada sabemos! E que todo o tempo temos que nos dar chances para descobrir, aprender e questionar o já sabido, aprendido ou visto.

    A dúvida é de fato o grande elemento impulsionador, e o questionamento até de si próprio e nossas crenças, dá-nos o sentido de nossa finitude e do quanto ainda temos que avançar. É aí que se encontra o qualitativo de todo o processo.

    Em alguns casos, as pessoas consideram que “ser do contra” é ser este espírito crítico, quando na realidade essa atitude irrefletida é vazia de posicionamento crítico.

    Em geral, fica na superfície e na obviedade do dado. O espírito crítico, ao contrário, busca compreender seu interlocutor e com ele avançar um pouco além, dando consistência ao proposto e pensado.

    Tarefa dura essa interlocução, pois muitas vezes não são pares e sim pessoas que estão em lados opostos e díspares de um mesmo ponto de origem.

    Mas aí, creio que vem o senso crítico e que não deixa de ser o bom senso: tirar até do diferente algo que lhe acrescente e ser capaz também de acrescentar.

    Pensar criticamente também é compartilhar…é preciso buscar eco às suas vozes interiores e isso só vem na ágora da existência.

    Por fim a pergunta, como historiadora, que deixo a todos é: como a dúvida pode ser ferramenta de gestão no século XXI?

    Portanto, vamos fazer o mundo girar?

    http://assisprocura.blogspot.com.br/2014/08/duvidar-e-pensar.html

  4. Balanço
    A pobreza do eua

    Balanço

    A pobreza do eu
    a opulência do mundo
    A opulência do eu
    a pobreza do mundo
    A pobreza de tudo
    a opulência de tudo
    A incerteza de tudo
    na certeza de nada.

    Carlos Drummond de Andrade

  5. SEM SURPRESA: GILMAR VAI REJEITAR CONTAS DE DILMA

    Ministro Gilmar Mendes já tem elementos para fazer o que tanto o PT quanto a oposição esperavam dele; técnicos do Tribunal Superior Eleitoral argumentam que 13% das saídas dos recursos da campanha da presidente Dilma foram irregulares, assim como 5% das entradas, e se manifestaram pela rejeição das contas; relatório será enviado ao ministro, que cuida do caso; voto de Gilmar será levado a plenário; rejeição das contas não impede a diplomação de Dilma, mas dá mais gás à oposição na estratégia para um eventual impeachment.

    O ministro Gilmar Mendes já tem armas para fazer o que tanto o PT quanto a oposição já esperavam que ele fizesse: rejeitar as contas de campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição.

    Nesta segunda-feira 8, técnicos do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) se manifestaram pela rejeição das contas de Dilma, do PT e do Comitê do partido. O relatório será enviado a Gilmar, que é relator do caso.

    O argumento dos técnicos é que 13% das saídas dos recursos da campanha desse ano e 5% das entradas foram irregulares. Gilmar pode ou não acatar a posição dos técnicos em seu voto, que será submetido ao plenário do TSE.

    A rejeição das contas não impede a diplomação da presidente Dilma ao segundo mandato em janeiro, mas dá mais gás à oposição na estratégia para um eventual impeachment, uma vez que abrirá portas para o pedido de investigações contra a presidente.

    O jornalista Paulo Moreira Leite, diretor do 247 em Brasília, afirmou em artigo em seu blog que o voto de Gilmar pela rejeição das contas de Dilma não é uma surpresa. “A dúvida, junto a profissionais de Direito envolvidos no caso, é saber a reação dos demais ministros”, diz ele. PML alerta para “a necessidade de impedir que o Judiciário seja arrastado numa aventura delirante, capaz de comprometer o destino do país e o elemento mais valioso dos regimes democráticos — a soberania popular” (leia aqui).

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/163014/Sem-surpresa-Gilmar-vai-rejeitar-contas-de-Dilma.htm

     

     

    1. balão de ensaio

      A farsa Gilmar Dantas e Toffoli está na fase conclusiva, acredita no resultado o ingênuo e o profissional da má-fé.

      As auditorias fiscais nas empresas seguem normas contábeis conhecidas e das quais as empresas tem todo conhecimento e seguindo as regras.

      A dupla de dois, Gilmar do psdb do stf e o fiel (pelo medo) poodle Toffoli, provavelmente está inovando nas regras. Devem certamente saber que todos os candidatos deste Brasil respeitaram as regras ora definidas pela dupla dos dois acima mencionados e os únicos desavisados e desonestos foram os contabilistas do PT. Os abnegas  especialistas fiscais selecionados a dedo, desvendar em poucos dias contas e NFs de mais de 300 milhões de reais, cruzaram informações etc etc etc. e agora vamos parar para rir e chorar.

      Vejo mais uma desmoralização deste senhor sem moral.

    2. balão de ensaio 2

      Os percentuais mencionados podem ser amendoinsinhos nos R$ totais. Os calculos dos especialistas direcionados pelo Gilmat do psdb do stf, podem numa NF rejeitar por um erro decimal.

      O pressa é amiga do golpista Gilmar.

  6. Gregório de Matos

    Quem sobe ao alto lugar, que não merece,
    Homem sobe, asno vai, burro parece,
    Que o subir é desgraça muitas vezes.

    A fortunilha, autora de entremezes
    Transpõe em burro o herói que indigno cresce:
    Desanda a roda, e logo homem parece,
    Que é discreta a fortuna em seus reveses.

    Homem sei eu que foi vossenhoria,
    Quando o pisava da fortuna a roda,
    Burro foi ao subir tão alto clima.

    Pois, alto! Vá descendo onde jazia,
    Verá quanto melhor se lhe acomoda
    Ser homem embaixo do que burro em cima.

  7. Enquanto não estou aqui no

    Enquanto não estou aqui no blog, passo a maior parte do meu tempo conversando com várias pessoas (muitas pessoas com niveis sociais, financeiros etcc, diversificados) , e posso garantir que quase todos detestam este judiciário .

    O que já deveríamos ter feito seria uma ocupação pacifica em frente ao prédio do judiciário exigindo uma ampla reforma .A pressão popular é a única saída .

    Basta 300 , 400 ou 600 mil pessoas lá em Brasília , exigindo uma reforma geral para que as coisas modifiquem .

     

  8. Sabe por que eles necessitam

    Sabe por que eles necessitam de muito dinheiro? Porque sem ele, $,  não pasam de m…E a mídia, que necessita de muita grana, os deixaria permanecer m…Só não o são aparentemente, porque a mídia os idolatra enquanto o $ for a cara, o pescoço, o cérebro, o coração, o pulmão, as pernas desses que só o $ os salva, mas estão sempre de joelhos para a que manda neles e cobra muito,´máfia midiáica. Imaginem essas criaturas sem mídia? Imaginem essas criaturas sem $? Imaginem essas criaturas sem emprego público?

  9. Assim caminha a humanidade

    Marcio, arrisco dizer que o que faz as pessoas perseguirem dinheiro, poder e reconhecimento pode ser porque para essas pessoas se elas não forem as as primeiras, as melhores, não esta bom. Muita coisa mal resolvida na infância. Castrações, punições e frustrações.

    Aécio ja tem tudo, poderia viver tranquilo com o que tem financeiramente. Mas percebe-se que emocionalmente falta muito e espera o reconhecimento que nunca teve, através da politica.

    FHC ambicioso e rancoroso. Não suporta a ideia de que Lula e o PT o suplantaram. Por isso qualquer derrota de Lula o impulsiona até o limite do golpe. Mais uma “irresponsabildiade” a imputar-lhe.

    E Gilmar Mendes, muito além de qualquer ideologia é um mercador. E o lado dele, o lado dos mais fortes, poderosos desde sempre.

    Lembra da fabula de La Fontaine do sapo que queria ser tão grande quando um boi? Tem muitos por ai, não ?!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador