Petrobras amplia liquidação de ativos para atingir balanço positivo

rlam.jpg

Refinaria atende ao mercado de combustíveis do nordeste e registrou produção recorde em dezembro (Foto:Divulgação)

Da Rede Brasil Atual

Petrobras amplia liquidação de ativos para atingir balanço positivo
 
Venda da Refinaria Landulpho Alves, na Bahia, a primeira do país, é mais um passo na estratégia deliberada de encolhimento da empresa

A Petrobras comemorou balanço positivo para o primeiro trimestre de 2017, com lucro de R$ 4,449 bilhões. Contudo, os números no azul foram conseguidos por fatores que estão fora da governabilidade da sua direção, que continua a apostar em plano de desinvestimento que inclui a venda de importantes ativos. 

Mesmo com queda nas vendas e na receita, o que permitiu à empresa registrar números positivos foi a valorização do preço do barril do petróleo, e a redução das despesas devido ao aumento da produtividade dos campos do pré-sal, além de variações cambiais, conforme aponta William Nozaki, professor de Economia e membro do Grupo de Estudos Estratégicos e Propostas para o Setor de Petróleo e Energia (GEEP-FUP), ao Jornal GGN.

Tudo isso é posto em risco pelo de desinvestimento anunciado pela empresa, que inclui a refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, e a Petrobras África, que compromete a sustentabilidade das atividades da Petrobras, devido a uma perspectiva curto-prazista, que busca beneficiar os investidores com resultados positivos imediatos. 

“A empresa está apresentando resultados positivos à custa de opções curto-prazistas, da redução do número de trabalhadores e do enxugamento dos investimentos, o que significa, por um lado, perder fluxo de caixa futuro no médio e longo prazo com a venda de ativos operacionais lucrativos (refinaria, distribuidora, participação no pré-sal etc.); e, por outro, diminuir o papel da Petrobrás no projeto de desenvolvimento econômico e industrial do país, tratando a empresa não como patrimônio nacional, mas apenas como ativo para seus acionistas”, afirma Nozaki, em artigo. 

Mais uma etapa desse processo é venda de 70% da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), localizada no município baiano de São Francisco do Conde, para uma empresa petrolífera estrangeira, conforme denuncia o Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA). 

A transferência de ativos, que inclui também o sistema de distribuição da Rlam, composto pelo Terminal Marítimo Madre de Deus e pelos dutos que o conectam à refinaria, teria se dado em sistema de parceria, ficando a estatal com participação minoritária de 30%. A informação, recebida de “fontes seguras”, deve ser confirmada até o fim do mês pela Petrobras, estima o coordenador do Sindipetro-BA, Deyvid Bacelar.

Questionada pela RBA, a Petrobras não confirma nem desmente informação sobre a venda da refinaria. “Conforme já comunicado ao mercado, os projetos de desinvestimentos e parcerias estão sendo submetidos individualmente à Diretoria Executiva e, se aprovados, serão divulgados ao mercado”, respondeu a assessoria. 

A Rlam é a primeira refinaria de petróleo construída no país, em 1950, impulsionada pela descoberta de petróleo no território baiano, em meio à campanha O Petróleo é Nosso, que culmina com a fundação da Petrobras. Também serviu de base para o desenvolvimento do Polo Petroquímico de Camaçari, ainda hoje identificado pela estatal como o maior complexo industrial do hemisfério sul. A refinaria atende o mercado de combustíveis da região nordeste, e exporta 25% da sua produção. Em dezembro, registrou recorde na produção de diesel e gasolina.

A nova proprietária (aventa-se que seja a francesa Total ou a anglo-holandesa Shell) já estaria, inclusive, realizando levantamento do quadro de funcionários que operam na refinaria e no terminal, bem como os benefícios que recebem, tipos de contratos existentes e quantidade de terceirizados. 

Com a mudança do controle acionário, os trabalhadores receiam pela perda de direitos adquiridos, caso sejam recontratados pela nova empresa, e também temem a extinção de postos de trabalho, acarretando desemprego. Bacelar compara a situação atual de desmonte da Petrobras com a gestão realizada durante a década de 1990, que também se dedicou à venda de ativos. 

“Aconteceu com diversos ativos na década de 1990, como a Petromisa (Petrobras Mineração S/A), Petroquisa (subsidiária responsável pela petroquímica de Suape), Nitrofértil (fertilizantes) e inúmeras empresas que eram do sistema que foram vendidas, com os empregados sumariamente demitidos”, afirma Bacelar à RBA.

Para se contrapor à privatização da refinaria, o Sindipetro-BA avalia medidas jurídicas, políticas e de mobilização dos trabalhadores. Advogados contratados pelo sindicato devem impetrar ações contestando a decisão da venda, bem como a falta de transparência em todo o processo.

Politicamente os trabalhadores pressionam pela formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, na Câmara dos Deputados, e também consideram a realização de uma greve geral da categoria como forma de tentar conter o desmonte. “A greve é o último instrumento que a gente tem em mãos e, sem dúvida alguma, a gente vai usar”, diz Bacelar.

Assine

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olha ou tiramos Temer e

    Olha ou tiramos Temer e Parente do poder agora ou vamos virar todos escravos do mercado!

    Greve geral total já.

  2. Sem qualquer “partidarismo”,

    Sem qualquer “partidarismo”, sem qualquer visão apaixonada sobre o team, quando alguém observa como agem os quadros da direita (PMDB, PSDB e outros), nota-se, claramente, como eles têm como objetivo, invariavelmente, diminuir tudo que possa ser brasileiro, tudo que possa minimamente nos lembrar de nossa própria capacidade criadora, tudo que possa servir, mesmo que marginalmente, ao desenvolvimento da nação. Notem como a direita não fala de apoiar empresas nacionais, mesmo privadas. Vejam como eles não falam em programas de investimento. Vejam como, em última instância, tudo deles se limita a “cortes” e “vendas”, a desidratar o Brasil e entregar ativos nacionais para estrangeiros. Em suma, passados mais de 500 anos da invasão da América do Sul pelos Portugueses e Espanhois, a elite aqui do Brasil limita-se a manter seu típico comportamento de abrutre, de hiena. Ela não é uma elite-leão, uma elite com voltade e força para puxar a construção de uma nova nação. Ela, a direita/elite, é um peso que carregamos e contra a qual devemos lutar e nos rebelar. Nosso problema, portanto, é antropológico, ou seja, enquanto houver vestígios deste pensamento de direita e desta elite aqui, não nos será possível alcançar nosso destino de grande nação. 

  3. Que putaria de merda de PORRA

    Que putaria de merda de PORRA eh essa de ” balanco positivo”????????

    Ate 2 anos atraz, a Petrobras NUNCA teve tanto dinheiro e tanta alavancagem a nivel mundial!!!!!!!!!!!!!!!

    Que porra eh essa?!?!?!

  4. Eh exatamente pra “vender” a

    Eh exatamente pra “vender” a preco da banana uma Pasadina  CA RIS SI MA  e pra piorar NOS ESTADOS UNIDOS que a Petrobras desse “governo” de merda querer vai clamar “ai de nois, a geinte nunca teim balanco positivo em Sao Paulinho de merda”?!?!?!?!?!

  5. Perguntar não ofende.

    A Shell, que estava até há algum tempo numa situação muito pior que a Petrobras, fez também essa manobra deslavada, quero dizer, fez uso da liquidação de ativos?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador