Petrobras pretende ampliar parceria com Statoil em áreas de exploração

Jornal GGN Hoje (30), a Petrobras anunciou a assinatura de um memorando de entedimento com a Statoil, estatal da Noruega, no qual as duas empresas se comprometem a analisar oportunidades para ampliar parceiras.

De acordo com a estatal brasileira, o objetivo é trabalhar junto com a Statoil em futuras licitações na área de exploração. As duas petrolíferas já são parceiras no Brasil e no exterior, e estão consorciadas em 13 blocos, 10 deles no Brasil, em fase de exploração ou de produção.

O documento também fala em um esforço conjunto para melhorar as competências de ambas as empresas, para aumentar os volumes de óleo em campos que já operam nas bacias de Campos e Santos.

“A Statoil tem índices bastante elevados de recuperação de óleo em seus campos em produção, por exemplo, e nós teremos acesso a essa tecnologia por meio de um parceiro, com ganhos evidentes para os dois lados”, disse Pedro Parente, presidente da Petrobras.

Em julho, a empresa da Noruega comprou participação de 66% da Petrobras no campo de Carcará, na Bacia de Santos. O negócio teve o valor de US$ 2,5 bilhões e foi um dos maiores do ano no país. Na época, o presidente da Statoil disse que tem interesse em participar do próximo leilão do pré-sal, que está previsto para ocorrer no ano que vem.

 
Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Interessante. A Statoil vai

    Interessante. A Statoil vai nos transferir tecnologia de recuperaçao a troco de quê? Transferência da melhor tecnologia de exploração em águas profundas? Ou seja, algo que podemos obter por algo que eles nem começaram a trabalhar. Com uanto eles vão entrar em dinheiro no negócio? Qual será o nível de controle deles sobre os campos prospectados? São apenas as primeiras indagações. Ou tras vão surgir…

    1. Vc leu mesmo o que foi dito?
      E quem disse que ela vai transferir. Assim fica difícil se vc ficar inventando coisa para rebater.

      Ela pretende usar a tecnologia e cobrar por isso. Ou vc acha que estão fazendo favor porque são gente boa?

      Cada um que me aparece….

    2. interessante….

      Não é só petroleo que se vai. É a força empresarial fomentadora de tecnologias e capital. Milhares e milhares de empregos e profissões de alto conhecimento cientifico, remunerados por salários altissimos, que ficavam com brasileiros. Fora o poder politico com a produção de tal riqueza e as opções de negociações internacionais. Abrimos mão de Petrobrás, mas já haviamos feito com outra gigante a Vale do Rio Doce. E com as maiores hidreletricas do planeta e suas distribuidoras, uma das maiores extensões ferroviarias, as maiores redes aeronauticas e portuárias, a malha rofoviária Estamos fazendo isto com nosso territótro e a maior possibilidade agropecuária do planeta. Pensamos pequeno. Não enxergamos. Nos comparamos a paises menores que bairros de São Paulo, como Nicaragua, Guatemala, Grécia. A visão limitada é traço da personalidade nacional.   

  2. E nosso complexo de

    E nosso complexo de vira-latas

     

    Vamos entrar na “parceria” na posição de circunflexo, cedendo partes de nossas riquezas para contribuir com o bem estar do povo sofrido noruegues.

    Nosso governo interino é realmente um governo de esquerda e socialista, sempre pensando no bem da população … só que como sempre população de outro pais.

    Raul Seixas já dizia, se bem que em tom sarcástico, que  a solução é alugar o Brasil. Coisa que nossos políticos entreguistas levam ao pé da letra.

     

  3. Apenas 66%

    A statoil ganhou apenas 66% de carcará. Um dos filés mingnon’s do pre´-sal. Só isso, custou para ela U$1,38 um barril de óleo que custa quase 50 vezes mais. Realmente um excelente negócio.

    Para a statoil obviamente

  4. Ontem

      Neste mesmo blog foi publicado que ” Petrobrás poderá utilizar plataformas menores “, sendo a 1a delas a FPSO Primeira de Libra ( bandeira de Bermudas ), então este aprofundamento da parceria já existente entre a PBR e Statoil, tambem terá um outro “ator”, os armadores deste navio e de varios outras FPSO que operam tanto aqui, como no Mar do Norte, e poderão ser enviados para cá, a Teekay Shipping Norway AS , uma parceira da Statoil desde 1975, lider na reforma de navios em parceria com a Jurong ( Cingapura ), e uma das mais importantes locadoras de equipamentos para area de offshore.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador