PF estuda inquéritos contra cartolas investigados pelo FBI, diz ministro da Justiça

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Da Agência Brasil

Um dia após dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) serem presos, na Suíça, por suspeita de corrupção, entres eles o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse hoje (28) que a Polícia Federal já está analisando os fatos investigados pelas autoridades norte-americanas para identificar onde há indícios de crimes cometidos por dirigentes esportivos também tipificados na legislação brasileira.

“Só podemos investigar delitos que são tipificados na legislação brasileira. Vamos investigar e identificar, pois é provável que tenha. Solicitei que a Polícia Federal analisasse os fatos para verificar se eles são qualificados como ilícitos [no Brasil]. Temos que nos apropriar dos fatos para que possamos, se configurado crime, fazer uma apuração por meio de inquéritos que, sem sombra de dúvida, serão abertos”.

Cardozo disse ainda que o governo brasileiro colaborará “no que for necessário” com as investigações. “Daremos total colaboração para tudo aquilo que for necessário”.

O ministro pretende conversar com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para “unificar” o entendimento do Ministério Público Federal e da Polícia Federal no caso. “Farei contato com o [Procurador-geral da República, Rodrigo] Janot, para que possamos unificar o entendimento sobre essa questão. Ter a Polícia Federal e o Ministério Público alinhados para verificar em que plano existe a necessidade e o dever de apurar”, disse Cardozo.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito esquisito…O G1 fala

    Muito esquisito…

    O G1 fala em suborno de UM SÓCIO DA GLOBO!

    Como se fosse um troço longe…

    Por que estão acusando o camarada?

    1 – Se o camarada cobrou propina da GLOBO, ELA DEVERIA RESCINDIR O CONTRATO E ACUSÁ-LO DE CORRUPÇÃO!

    2 – Se ele SUPERFATUROU EM CIMA DO SÓCIO que é a globo, ela deveria acusá-lo e buscar seus direitos e ressarcimentos!

    Por que somente a globo transmite a copa, copa do Brasil e copa américa?

    Ela se beneficiou da corrupção?

    Por que ela aceitou isso?

    Vai continuar aceitando?

    Estória MUITO MAL CONTADA…

  2. Polícia/Judiciário

    Polícia/Judiciário Brasileiro. O sistema corno internacional.

    Sempre o último a saber, mesmo que todo dia alguem (romário, por exemplo) diga que o chifre ta crescendo…

  3. Eu quero é saber quando

    a Globo vai entrar nessa roda. Praticamente impossível uma empresa que monopolizou o futebol e a seleção brasileira durante tanto tempo , fez o que quis com os campeonatos e o futebol brasileiro(que hoje se transformou num futebolzinho de quinta categoria) , não ter a ver com essa lama que veio à tona.

    Espero que realmente se investigue tudo dessa tramóia.

  4. Paralelamente a essa

    Paralelamente a essa uniformização de entendimento entre PF e MPF ver se existe a possibilidade de serem as denúncias providas junto as nossas instâncias judiciais. Pois, improváveis aos implicados, suas filiações ao partido que “implantou a corrupção no Brasil” e passou a usar sistematicamente o instituto da reeleição comprado para uso exclusivo do Príncipe, a 200 mil cada voto sem ser, até hoje, considerado crime . Por mim deixaria que o FBI continue sozinho essas investigações pois imagino seus agentes não se reportarem ao PIG a cada investigação ou orientação sobre quem e como serão os julgamentos.

  5. Por que investigar só aqueles

    Por que investigar só aqueles que o FBI investiga? Estes já estão sendo investigados e não tem como a PF não fazer uma investigação própria ou em colaboração com o FBI.

    E os outros? Tem que passar a limpo as federações estaduais. São estas que sustentam o esquema político da CBF e suas relações com a globo.

  6. “verificar em que plano

    “verificar em que plano existe a necessidade e o dever de apurar”

    Para um governo “choxo” um ministro inerte.

     

    1. Ele nao esta saindo da

      Ele nao esta saindo da inercia.

      Ele ta puxando saco dos Estados Unidos pra fingir uma “coordenacao” que so existe nas fantasias e sonhos dele.

  7. Cardoso, moroso, doloso, horroroso, pioso, malandroso, ….

    Quando a Dilma vai tirar este cidadão da pasta da Justiça, é a pergunta que não quer se calar,

    O que este cidadão tem ou sabe, que faz com que fique no cargo apesar da sua inexistencia como ministro?

    Tem que ter alguma coisa que nos não sabemos mas ele sabe o que é.

    Assim vamos, nós os brasileiros, com Cunha, Aecio, Serra, Moro, Beto Richa, Malafaia, Bolsonaro, Gilmau, Daniel “Mendes” o ungido pelo juiz, Willian Bonner, Waack, rede globo, CDF, Marin, Del Nero, Maluf, Alckmin “Falta d’agua” , Ronalducho e mais alguns milhares, pendurados nas nossas costa e nós a carregá-los bovinamente.

     O CARDOSO FAZ PARTE DO TIME QUE NOS OBRIGA  CARREGA-LOS!

    NADA FAZ PARA TIRAR ESTE PESO DAS NOSSAS COSTAS, MESMO SENDO PAGO PARA FAZÊ-LO.

  8. A sede da FIFA é na Suiça

    É preciso não deixar de lado nesta questão a estranha interferência do Deptº de Estado estadunidense que botou o FBI investigando um caso de grande corrupção mas que não envolve norte-americanos sendo que a sede da FIFA não é nos EUA e sim na Suiça. E, além de querer impor suas próprias leis fora do país, ainda teem o atrevimento de pedir a extradição dos envolvidos que devem ser presos, julgados e condenados na Suiça onde é a sede da FIFA. Pelo que ando lendo nos noticiários de outros países a intenção do governo norte-americano seria evitar a reeleição do atual presidente da entidade (que parece não estar envolvido) e assim cancelar a próxima Copa que será na Rússia em 2018, transferindo-a para um país submisso aos interesses estadunidenses.

  9. PF – CBF – FBI – FIFA

    Só tenho uma certeza: Quatro entidades corruptas, vão querer incriminar o PT de alguma forma, com cobertura da “grobo”, então; isso tá com cheiro de armação pra cima do PT. ainda não sei que voltas vão dar,  mas vai-se chagar a algum tipo de “conclusão” , “evidências”, “teses”. A imagem do PT fora do Brasil é muito melhor, pois sem a “grobo’ e a “in”veja, ficam só os resltado bons do campo econômico e social, então agora começa a destrição da reputação internacional do partido, do Lula. Vai aparecer algm delator, um caseiro, uma ex mulher, uma filha descontente no exterior? Tudo no mesmo “modus operandi’ do episódio D_S_K e a camareira.Então têm-se que usar algo queseja muito ligado ao Brasil no imaginário coletivo mundial para começar a destruição da reputação. Fica rovaod algo que tenho dito em alguns comentários meus, que os PIG’s são na verdade uma instituição internacional, articulada com CIA , sempre À serviço dos patrões dos EUA.

    Colocando-me sempre à disposição, desde já, agradeço;

    João Teodoro

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador