PGR quer proibir críticas de Dilma ao BC independente de Marina

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Em geral regrado, o Procurador Geral da República Rodrigo Janot avançou além das chinelas ao deduzir que a crítica à proposta de Marina Silva, de Banco Central independente, configuraria alguma forma de terrorismo.
 
A independência do BC é uma discussão mundial, diretamente ligada à questão da apropriação da política econômica pelo mercado – que está na raiz da grande crise de 2008. A questão da apropriação das agências reguladoras pelo mercado é tema recorrente na literatura econômica mundial.
 
A campanha de Marina poderá alegar que, com Lula, o mercado tomou conta do BC. E, com Dilma, nenhum dos dogmas de mercado foi arranhado. Há amplo espaço para críticas recíprocas que ajudem a trazer mais luz sobre um dos temas centrais da discussão política e econômia mundiais.
 
Impedir a discussão sobre independência de BC mata uma oportunidade única de dar visibilidade ao tema.
 
Do Estado de S. Paulo
 
 
Por Ricardo Brito
 
Foco do procurador-geral Eleitoral são inserções com ataques à proposta de autonomia do Banco Central defendida pela candidata do PSB
 
O procurador-geral Eleitoral, Rodrigo Janot, defendeu a suspensão das propagandas veiculadas pela campanha da presidente Dilma Rousseff que criticam a proposta da adversária Marina Silva de conceder autonomia operacional ao Banco Central (BC). Em parecer encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira, Janot considerou as peças irregulares ao reconhecer que eles pretendem criar “artificialmente na opinião pública estados mentais, emocionais ou passionais”. Tal conduta é proibida pelo Código Eleitoral. A manifestação de Janot pode ser acatada pelo TSE no julgamento do mérito das três ações da campanha de Marina que questionaram a propaganda. O caso deve ser analisado nos próximos dias.
 
Os advogados da candidata do PSB recorreram na semana passada ao tribunal contra a campanha sob a alegação de que a chapa de Dilma pratica “verdadeiro estelionato eleitoral” ao distorcer a proposta da adversária, uma vez que induz à percepção de que os bancos seriam os responsáveis pela condução da política de controle de juros e de inflação. Os advogados da candidata do PSB sustentam que a propaganda cria uma “cenário de horror” com a implantação da autonomia do BC ao chegar ao “absurdo terrorismo” de que a medida esvaziaria os poderes do presidente da República e do Congresso.
 
A propaganda, que foi ao ar nos dias 9, 11 e 12 de setembro e também em inserções durante o dia, mostra uma família sentada ao redor de uma mesa de refeição e mostra a comida sendo retirada aos poucos dos comensais à medida que um narrador fala das supostas consequências da autonomia do BC. Na semana passada, o TSE negou três pedidos de liminares apresentados pela defesa de Marina para suspender a propaganda. Contudo, Rodrigo Janot é a favor que o tribunal impeça a veiculação da campanha no julgamento do mérito.
 
“A cena criada na propaganda impugnada é forte e controvertida, ao promover, de forma dramática, elo entre a proposta de autonomia ao Banco Central e quadro aparente de grande recessão, com graves perdas econômicas para as famílias”, afirmam os pareceres de Janot. Para ele, é inquestionável que a crítica meramente política é inerente à campanha eleitoral e constitui típico discurso de embate. “Seus limites, entretanto, não podem ser ultrapassados, a ponto de criar um cenário ad terrorem ou tendencioso, apto a gerar estados emocionais desapegados de experiência real”, completaram.
 
Rodrigo Janot, que também é procurador-geral da República, manifestou-se contrariamente a outro pedido da chapa de Marina: conceder direitos de resposta à candidata do PSB no horário eleitoral reservado à campanha de Dilma. Para Janot, as peças não prejudicaram a candidatura de Marina. Ele disse que “a afirmação, ainda que controvertida, se insere no contexto de opinião pessoal acerca de um plano de governo” e que a visão de que a autonomia do BC signifique a entrega aos banqueiros de um grande poder de decisão sobre a vida das pessoas “não constitui inverdade flagrante, apta a ensejar direito de resposta”.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

65 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sei lá, como diria Raulzito

    Sei lá, como diria Raulzito “é pena eu naõ ser burro, eu não sofria tanto”: quer dizer que o terrorismo de um grupo financeiro contra a Dilma afirmando que o Brasil vai acabar pode, o proprio governo e candidatos discutirem se o bc vai ser independente ou não e quais as implicações disso não pode? E o que o pgr tem a ver com isso? È da competencia dele? Sabe as vezes dá vontade de gritar um palavrão daqueles bem feios.

  2. Janot redefiniu o conceito de

    Janot redefiniu o conceito de babaca. O janota que comanda o MPF demonstrou óbvio comprometimento pessoal com a candidatura de Marina Silva. Sendo assim ele é SUSPEITO para opinar em qualquer processo envolvendo as candidatas do PSB e PT.

  3. as eleições -logo, a

    as eleições -logo, a democracia –

    existe para que a

    sociedade possa saber das coisas com mais clareza.

    o resto é obscurantismo.

    inacreditável…

  4. Um atentado à democracia

    Isso é um atentado à democracia no mesmo nível do AI-5.

    Se a campanha eleitoral não pode discutir questões de política pública como essa vai discutir o quê? O filme ou livro preferido dos candidatos?

    ESSA PORRA É CONCURSO DE MISS BRASIL AGORA?

    Não acredito que um procurador geral da República possa ter proferido uma ASNEIRA desse quilate.

    Se for verdade esse procurador fica completamente desmoralizado.

    Nem um rábula falaria um absurdo desses..

  5. Bem, de  minha parte, acho

    Bem, de  minha parte, acho mais honesto o velho estilo do golpe de estado. Esse da nova política tem muita conversa fiada pro mesmo resultado.

    Vai lá, Marina. Pega logo a faixa. E começa logo o “serviço”. O mercado tem pressa.

  6. CENSURA ANTI DEMOCRÁTICA

    Esta atitude do PGR de proibir a crítica à pretensão de tornar o BC independente constitui uma absurda agressão aos princípios básicos da liberdade democrática. É um acinte que alguém que ocupa um cargo público de tal importância tenha uma postura de tal modo antidemocrática e tendenciosa. Afinal, a que deve servir a PGR? Deveria ser à defesa dos direitos de toda a população e à ampla preservação das garantias do estado democrático de direito. Mas o que evidencia a inaceitável censura que o PGR pretende impor é uma violação da liberdade de expressão e um grave favorecimento ilícito da candidatura fúnebre estribada no PSB e financiada pelo capital financeiro.

  7. Direita volver1

    Esse Janot é um censor autoritário. Está no programa da Marina Banco Central independente e não pode ser criticado? O MPF endireitou e está a serviço da direita do Brasil. Direita volver janot!

  8. É sério?

    É sério? Esse parecer foi encaminhado, nesses termos, pelo atual PGR, ao TSE?

    Em qual Faculdade de Direito esse sujeito graduou-se?

    Tem que exibir o Diploma!

  9. Esta campanha de terrorismo

    Esta campanha de terrorismo político foi deflagrada pela oposição e jornalões ao final de 2012.

    De lá para cá era terrorismo em tudo no país, num catastrofismo nunca visto anteriormente.

    Para a oposição e jornalões  estávamos a beira do caos em absolutamente tudo ….. até que veio a copa do mundo e jornalistas e turistas verificaram não ser nada do que se falava ou escrevia.

    E isto não era caracterizado de terrorismo. Era “normal” jogar tudo contra o governo, por dois anos antes das eleições..

    Agora querem considerar terrorismo a discussão  da independência de Banco central?

    Até tu, Janot??? 

     

      

  10. Abuso de Autoridade

    Um senhor que parecia mais sensato que a maioria dos seus pares do poder judiciário escorregou de vez na maionese!

    Discutir políticas de governo agora deve ser proíbido? Faça-me o favor.

    Criar artificialmente na opinião pública estados mentais de que tudo vai mal na economia brasileira é o que a mídia tradicional vem fazendo há anos e nem por isso este Senhor se abalou. Agora não se pode mais mostrar a apinião de um partido que se fere a lei? Que papelão Sr. Janot!

     

  11. Toda eleição presidencial é a

    Toda eleição presidencial é a mesma coisa, parece praga.

    Se antes tinha a Dra. Sandra Cureau, sempre atenta a qualquer espirro do candidato Lula para ameaçar sua impugnação, depois veio o tal Gurgel, sempre fazendo o joguinho rasteiro da direita.

    Pois agora a partidarização vem do procurador geral janot, com essa opinião estapafúrdia sobre o programa eleitoral do PT a respeito da tal independencia do banco central, claramente afirmado pela Neca Setubal e que está no tal programa da Marina.

    O programa da Dilma não inventou nada, as consequencias de um banco central independente num governo de natureza neoliberal como o que prega o programa da candidata Marina é claríssimo: choque fiscal, aumento de juros e controle draconiano da inflação, e quem paga essa conta são sempre os pobres e assalariados, isso é história.

    O tal Gianete, assessor economicoda Marina  já falou: nos 3 primeiros anos do governo Marina haverá as tais medidas impopulares, com arrocho fiscal, aumento dos juros e redução do papél dos bancos públicos no mercado de crédito e isso só tem um resultado: retração da atividade economica do país e desemprego em massa, é disso que estamos falando.

    Agora então ninguém pode criticar as baboseiras do programa de governo da abraçadora de árvores  Marina, virou uma deidade a criatura, acima do bem e do  mal.

     

    Esse janot perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado, falou a maior besteira da vida dele.

  12. ela tem algo para dizer? ela conhece o que?

    E no primeiro dia de governo toc. toc. toc. da Marina ela será colocada no trono dos bons, discutirá o que realmente interessa: salvação da alma, de como Deus a escolheu etc. etc.. Os demais assuntos, banco cental para o itaú, pré-sal para as sete irmãs, bolsa famíla para wal mart, e todas as outra miudeza para as boas raposas.

  13. HOLOFOTES

    Esse povo do mp/judiciário como o joaquinzão quer é holofote…….aparecer na mídia direitosa……se vai ou não ferrar com alguém …..é mero detalhe……..

  14. BACÊNicas

    Deu no Estadão em 10 de maio de 2010:

    “Indagada sobre se pretende manter a autonomia do BC, a pré-candidata do PT [na tradução hašekiana: Partido do Progresso Moderado Dentro dos Limites da Lei] disse que “acho importantíssima a autonomia que o Banco Central teve no governo do presidente Lula. Sempre tivemos uma relação muito tranquila com o BC.”

    [http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,autonomia-do-banco-central-e-importantissima-afirma-dilma,549670]

    Colocar o tucano Henrique Meirelles na presidência do Banco Central fez parte daquele acordo do Lula com os “detentores dos meios de produção” para se qualificar a morador do  Alvorada.

    Na língua franca de Pindorama, o acordo foi assim: “(Lula)- ‘Eu finjo que mando, você finge que me obedece. Fechou?’”

    Agora a autonomia do BC ameaça tirar o feijão-com-arroz da mesa tupiniquim…      

    …Fala sério.             

    A presidente Lula já assumiu: “podemos fazer o diabo quando é hora de eleição”.

    [http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed816_os_boletins_do_vale_tudo]

  15. Morrer na Praia

    Cada vez mais se fecha o cerco contra a incipiente democracia brasileira. Os oligarcas de punhos de renda,os oligarcas das finanças , de alguns setotres empresariais representados na sua maioria pela FIESP/FIERJ etc, da imprensa e dos politicos de direita¨, procuram fazer regredir a nossa republica para a ¨Republica Velha¨dos primordios do século XX,quando as orligarquias rurais dominavam todo o país.Será que vamos morrer na praia?

  16. Insisto, não dá para o

    Insisto, não dá para o presidente ser republicano e indicar procurador de lista tríplice, não dá para confiar em controle remoto e ter de enfrentar diariamente esta imprensa suja. Poxa, será que não percebem isso?

  17. Mais uma mariposa

    Ô sr. janot,porque o senhor não vai cuidar do que interessa à sua pasta  e deixa as questões referentes as eleições à cargo do TSE? Se é para intrometer nas vidas dos candidatos à Presidência da República,porque o senhor não está preocupado com os fatos envolvendo o avião que vitimou o candidato Eduardo Campos?Porque o senhor não está preocupado com o  “terrorismo” do senhor aécio neves que acusa a  Presidenta Dilma de ser conivente com o mentirão que vc e sua turma chamam de mensalão? Quer aparecer senhor janot?

  18. Caro Nassif e

    Caro Nassif e demais

    Meusdeusinhos.

    A TV globo interferindo nas propagandas do Padilha, Janot não quer discussão,sobre o BC. 

    Quequissominhagentem.

    Não acabou a tal lei Falcão?!

    Saudações

  19. PQP, que vergonha dessa PGR.

    PQP, que vergonha dessa PGR. Eh como se chororo tivesse comovido o Janot.

    Quer dizer que quem chora mais pode levar a eleicao?

  20. Todos contra o PT até tu brutus

    Tem mais gente que quer tirar o PT da presidência.

    Se até as pedras nesta eleição já tem lado.

    Imagina quem advoga em causa própria  pelos 36 mil reais mensais. Im salário equivalente ao de 50 trabalhadores, uma 

    vergonha.

    Mariposas adoram uma lamparina.

    Mídia, MPF, e sistema judiciário no Brasil se tornaram temas indigestos.

    Esta vez  nossa burguesia e seus aparelhos não está para brincadeira.

     

     

     

     

     

  21. Realmente essa campanha está

    Realmente essa campanha está me ensinando muita coisa. Domingo eu aprendi que a Rainha da Inglaterra é uma velhinha comunista. Hoje eu estou aprendendo que o Joseph Stiglitz é um petralha terrorista.

    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/stiglitz-independencia-banco-central-e-desnecessaria-e-impossivel.html

    publicado em 15 de setembro de 2014 às 10:13

    joseph-stiglitz

    Stiglitz: Independência do Banco Central é desnecessária e impossível

    por LUCAS KAWA, no Business Insider

    de 3 de janeiro de 2013

    Joseph Stiglitz, duas vezes vencedor do Prêmio Nobel e um dos economistas mais famosos de nossa época, disparou uma barragem verbal contra a independência do Banco Central hoje na C D Deshmukh Memorial Lecture, na Índia,  segundo o The Times of India.

    Ironicamente, ele falou logo depois de Duvvuri Subbaro, que governa o Reserve Bank, que apresentou Stiglitz depois de argumentar pelo aumento da autonomia do banco central da Índia.

    De acordo com Stiglitz, a autonomia do banco central é superestimada — já que não se correlaciona necessariamente com melhor performance econômica — e impraticável:

    “[A crise] demonstrou que um dos princípios centrais defendidos pelos banqueiros ocidentais — o desejo de independência do banco central — é no mínimo questionável. Na crise, países com menor independência do banco central — China, Índia e Brasil — se deram muito, muito melhor que países com bancos centrais independentes, na Europa e nos Estados Unidos. Não existem instituições verdadeiramente independentes. Todas as instituições públicas respondem a alguém e a verdadeira pergunta é a quem”.

    Ele acredita que, antes da crise financeira [de 2008], o Federal Reserve [Banco Central dos Estados Unidos] respondia apenas a Wall Street, e reservou ao presidente do Fed em Nova York, William Dudley, críticas especialmente duras. Stiglitz alega que Dudley foi “um modelo de governança ruim” por causa de um conflito de interesses inerente: ele salvou os mesmos bancos que deveria ter regulamentado e fiscalizado — os mesmos bancos que permitiram a Dudley conquistar seu cargo.

    Segundo a agência de notícias Reuters, a ideia de independência do banco central está sob cerco em todo o mundo. A tendência é sem dúvida liderada pelo recém-eleito primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, que tem pressionado fortemente o Banco do Japão no sentido de promover  o chamado Quantitative Easing para combater a deflação, desvalorizar o yen e acelerar o crescimento econômico.

  22. Assim fica difícil, né? Se o

    Assim fica difícil, né? Se o senhor Janot não quer que se discuta a independência do BC, amanhã pode não querer também discussão sobre o pré-sal e outros temas relevantes e fundamentais para que se escolha um candidato. Então vamos reduzir as discuções à vida pregressa e a sexualidade da perereca de barriga amarela? A cena a que ele se refere é apenas uma linguagem que todos entendem sobre as consequências nefastas de decisões erradas tomadas por políticos. Se ao invez da cena colocassem alguém falando economes, falando palavras de difícil entendimento para quem não é versado nesses assuntos, assim ficaria bom para o senhor Janot? Acho que a irritação é porque as pessoas mais simples entenderam o que aconteceria no caso. Talvez, para os reclamantes está bom assim como a Osmarina vem fazendo: fala uma coisa para o povo e para os empresários outra totalmente diferente.

  23. Terrorismo é dizer que “não podem quebrar”… e o resto qc pho#@

    “pretendem criar “artificialmente na opinião pública estados mentais, emocionais ou passionais”

    Isso é o que a míRdia faz 24h por dia, 7 dias por semana, contra o governo desde sempre, principalmente desde 2005.

    “Dilma pratica “verdadeiro estelionato eleitoral” ao distorcer a proposta da adversária, uma vez que induz à percepção de que os bancos seriam os responsáveis pela condução da política de controle de juros e de inflação”

    A verdadeira distorção está em tentar confundir autnomia com independência, onde há um sutil oceano de diferença. Se a proposta feita (de independência) for efetivada, é óbvio que eles serão os responsáveis INDEPENDENTEMENTE do governo, ou o que ele queira. Nem o “poderoso” (que mentira que lorota boa) presidente americano atualmente consegue enfrentar a banca, vide crise (causada por eles mesmos) e a ação submissa de Bush e Obama.

    Este sim é o verdadeiro terrorismo! Explodir a sociedade a despeito de uma mesa com 2 dúzias de banqueiros definindo o que será feito para os seus próprios interesses.

    Dentre os diversos tabus terroristas por eles criados, um é de que eles “não podem quebrar”.

    Qem não pode quebrar é a sociedade, que os sustenta.

      1. Quem está mentindo

        Quem está mentindo então?

        Dilma-Lula, que somente fizeram críticas ao modelo de BC e Pre Sal que tua candidata propõe, e de uma economia que vai levar para o buraco milhões de brasileiros em questão de meses?

        Ou Marina, que a cada 12 horas muda de opinião conforme um tic-tac de um marketeiro ou tuitada de um “gigante moral” como Malafaia?

  24. Justiça?!!!

      É evidente a tendencia anti-Dilma no Judiciário.Gilmar,Barbosa,Aurélio,o ex e agora o atual Procurador Janot. Seja por preferencia,opção e até incompetência a tendencia é notória.

    1. Exclui o comentário acima

      Exclui o comentário acima depois de uma terceira análise. Agora estou convencido que o pedido do Comitê de Campanha da Marina e a iniciativa do PGR não tem cabimento. 

      Se vista isoladamente, realmente a peça de propaganda pesa a mão. Entretanto, depois que vi os programas eleitorais dos demais candidatos há, sim, coisa piores., a exemplo da exploração do Caso Petrobrás.

      Se tem que existir rigor deve ser para todos. 

  25. Estamos bem. O golpe

    Estamos bem. O golpe continua, desta vez e novamente por instancias judiciais.

    Denúncias

    Globo questiona conteúdo de propaganda eleitoral de Alexandre Padilha; TRE diz que emissora não tem poder para decidir

    publicado em 15 de setembro de 2014 às 20:29

    Captura de Tela 2014-09-13 às 17.37.11

    Escapou por um triz

    Da Redação

    A Rede Globo de Televisão se recusou esta tarde a exibir o programa do candidato do Governo de São Paulo, Alexandre Padilha, no horário eleitoral gratuito da segunda-feira, segundo fontes ligadas à campanha do petista.

    A emissora dos irmãos Marinho alegava que o tema escolhido (bilhete BOM) estava vetado pela Justiça Eleitoral, por força de uma liminar que deu à campanha de Geraldo Alckmin direito de resposta.

    O veto teria partido de uma advogada da emissora, no Rio, que, quando questionada, se recusou a dar seu nome inteiro, com medo do potencial explosivo que o caso poderia ter.

    O clima ficou tenso durante toda a tarde no comitê de campanha de Padilha. Havia o risco da produtora que faz o programa do horário eleitoral ter que editar outra versão da propaganda em tempo recorde.

    A decisão final sobre a exibição só saiu pouco antes das sete da noite. A Justiça entendeu que a TV Globo não tinha motivo para questionar a exibição de um programa inédito: poderia configurar censura prévia.

    A cada semana uma emissora coordena o pool de transmissão. Nesta, a Globo detém “os direitos de transmissão”.

    Os Descontos

    A liminar que deu direito de resposta à campanha de Alckmin foi obtida depois que um dos programas do petista divulgou, na semana passada, que o Bilhete Metropolitano, o BOM (versão estadual do Bilhete Único) não dava desconto nas passagens.

    Segundo a campanha tucana, o desconto entrou em vigor no dia 30 de agosto. Quando Alckmin fez o anúncio, no dia 18 de agosto, num quebra-queixo com repórteres, o governador falou numa economia de até 25,7% (número que vem repetindo em sua campanha). Mas, considerando-se a maioria das linhas, o desconto médio será de 15%, dizem os petistas.

    Padilha propõe a criação do Bilhete Único Metropolitano, que dará 25% de desconto em todas as viagens.

    O Programa

    No programa eleitoral que acabou indo ao ar, colado ao direito de resposta de Alckmin, os petistas ouviram usuários que — quinze dias depois depois da decisão do governador — ignoram a existência do desconto de R$ 1,35 por viagem integrada, dizem que o desconto às vésperas da eleição é uma medida eleitoreira e criticam o bilhete BOM.

    O bilhete, que faz integração com os municípios da grande São Paulo, não serve para migrar de ônibus intermunicipal para ônibus comum, dentro da cidade de São Paulo. Na linha 4 (amarela), que liga o Butantã à Luz, por exemplo, há estações cujas catracas não validam a passagem, obrigando os usuários a enfrentar filas nas bilheterias para trocar créditos do bilhete BOM por uma passagem do modelo tradicional, de papel.

    A Linha Amarela

    A linha amarela foi a primeira construída em regime de PPP, Parceria Público-Privada. A obra, prevista para ser concluída em 2010, está atrasada quatro anos. Foi nela que, em 2007, uma cratera se abriu durante a construção da estação Pinheiros, causando a morte de sete pessoas e ocasionando danos estruturais a sessenta e seis casas do entorno. Sete anos depois, os doze acusados por homicídio culposo — em que não há intenção de matar — não foram a julgamento e as penas podem prescrever em 2015.

    Bom x Bilhete Único

    A criação do bilhete BOM dos tucanos foi anunciada em 2004, quando a então prefeita Marta Suplicy, do PT, sob forte pressão dos adversários, lançou o Bilhete Único Municipal, transformando o sistema de cobrança do transporte público paulistano.

    Recentemente o atual prefeito, Fernando Haddad, criou o Bilhete Único Mensal. Esta nova modalidade é mais econômica porque, com uma carga mínima de R$ 140,00, o passageiro pode usar o bilhete por 31 dias, mesmo que o número de viagens exceda o valor dos créditos.

    O projeto-piloto do bilhete BOM, de Alckmin, foi implantado em 2005, primeiro em Osasco, em 300 ônibus. No fim de 2006 a EMTU, Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, estendeu o sistema a todos os municípios da região metropolitana, mas o bilhete só foi integrado ao Metrô e à CPTM em 2011, primeiro no terminal Barra Funda, experimentalmente. Só depois, em 2012, foi permitida a interligação das 157 estações então existentes.

    Abaixo, o direito de resposta com “direito de resposta” que gerou polêmica:

     

     

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/globo-questiona-conteudo-da-propaganda-de-padilha-tre-diz-que-emissora-nao-tem-poder-para-decidir.html

    1.  
      Cara Nilva esta é a

       

      Cara Nilva esta é a primeira vez que a globo se assume como paftido. Assumiu ser o PIG. Seria engraçado não fosse trágico.

  26. Tudo pelos 36 mil

    O Janot exala o seu corporativismo.

    Todo togado, semi-togado e anexos estão pendurados nesta decisão de aumento de salário.

    Isso é chantagem ao executivo. 

  27. O aparato midiatico-penal vem com tudo para derrubar Dilma

    Se não conseguiram derrubar Dilma com as manifestações de junho 2013 tenta agora, a direita tá vindo com tudo e, o pior, ancorada nas Instiuições que deveiram defender a democracia e o jogo eleitoral. Será que o Rodrigo Janot, da PGR, vai tomar alguma medida contra Feldman para proteger Marina uma vez que ele(Feldman) defende hoje na Folha a “privatização” do pré-sal…A propria Marina defende a automima do BC, e agora a PGR vem querer probir que se comente sobre o assunto. Nem na ditadura militar chegamos a tamanho disparate, coisa de louco

    https://jornalggn.com.br/noticia/porta-voz-de-marina-volta-a-criticar-politica-do-pre-sal

  28. Isso aí só pode ser zoeira.

    Isso aí só pode ser zoeira. Se já chegamos num ponto em que presidenciáveis não podem debater projetos para a Nação, resta pouco a fazer… Cabe as duas principais candidatas, denunciarem nos debates e no horário eleitoral, o sequestro do Estado brasileiro por grupos que ocuparam postos-chave. Se, de fato, isso aconteceu, TODOS os candidatos tem obrigação de denunciar; nem adianta seguir com o processo eleitoral. Duas representantes da sociedade brasileira, debatendo política econômica é terrorismo; e o que os grupos de comunicação tem feito no país é o que, PGR? O MPF, que não enxergar terrorismo midiático, 24h/dia, em cadeia nacional, revistas, jornais, rádios, etc… consegue vislumbrá-lo num debate entre candidatos à Presidência da República. É muita ousadia… Se for isso mesmo, é desconsiderar o MPF e tocar o debate; o cerco tá fechando… E, D. Marina, a donzela em apuros, que trate de se lembrar que um dia já fez parte da raça que seu atual correligionário, Bornhausen, pretendia exterminar. Não tem nem 10 minutos colada em d. Neca e já tá achando que é princesa… Até agora, a única coisa que a Marina aprendeu com essa gente, foi na hora da luta, jogar o lencinho e abrir a boca a chorar… Tão meigo… Olha aí o príncipe chegando montado num cavalo branco, empunhando a espada da verdade e o escudo da virtude… a ” zelite” manda em seu socorro, ninguém menos que o PGR… Tá lindo isso. O Amor nos Tempo do Golpe! Já tô até vendo a pregação acerca da união dos reinos no próximo programa eleitoral do PSB. Ah Janot, fala sério…

    1. ESTE PONTO DEVE SER MUITO DISCUTIDO

      O sequestro do Estado brasileiro por grupos que ocuparam postos-chave.

      Esse acima talvez seja o maior perigo que cai sobre a nação. Esses poderes sem voto, por trás dos panos, limitam o espaço democrático de 200 milhões de brasileiros. O poder destes grupos fica mais conflitante, enquanto mais queremos aprofundar nas políticas sociais, de boa vizinhança na América Latina, e de desenvolvimento autônomo e planejado, como nação. Itamaraty, Forças Armadas, Judiciário (em geral), STF (em particular), Banco Central, Procuradoria Geral, Policia Federal, Controladoria Geral, etc., são apenas alguns organismos ou instituições onde o corporativismo e/ou a influencia de poderes globais, agem semi-independente dos desejos do povo brasileiro. 

  29. O Troco

    Alguem na campanha da Dilma precisa levantar a bandeira da verdaderia independencia da BC  (a independencia com relação ao poder dos bancos privados).

    E propor que o CMN, passe a contar com representantes da Industria, da Agricultura, do Comércio e dos Trabalhadores, a verdadeira classe produtiva do pais.

    Que o sentimento do mercado pesquisado pelo BC semanalmente não seja feito apenas junto às instituições financeiras, mas igualmente junto ao conjunto dos setores produtivos da economia.

    O BC é poderoso demais para ficar nas mãos dos bancos apenas. Ele deve representar as necessidades de toda a economia, não apenas dos bancos.

  30. e a cartilha do Gurgel…?

    aquela que ensinava o vistante do site a identicar quadrilheiros petistas

    Serrá que Janot considerou que também tinham força de alterar estados emocionais?

    está lá ainda ou já retiraram? ou acrescentaram algo mais?

    1. E as propagandas cotidianas

      E as propagandas cotidianas que induzem o eleitor a crer que o PT é o único e mais corrupto partido da história do Brasil? Que tudo está perdido etc? Pode?

  31. Toda vez que o Reinaldo

    Toda vez que o Reinaldo Azevedo escreve “petralha”, ele cria em mim, artificialmente, um estados mental, emocional ou passional, motivo pelo qual eu proponho que a coluna dele seja suspensa até o dia da eleição…

    Talvez fosse melhor proibir logo toda campanha eleitoral.

    1. não leio este senhor, mas

      não leio este senhor, mas concordo que devria ter seus artigos suspensos até o fim das eleições. quem sabe podendo prorrogar ad infinitum? Essa “justificativa” do Janot já peca desde o início ao nos tomar como imbecis, que não sabemos avaliar o que é dito. Deve ser leitor daquela professora de semiótica da USP, que disse que a cor das faixas das ciclovias em SP (vermelha, lógico) traz transtornos ao sistema nervoso central (dos moradores dos jardins, claro). É cada uma!

  32. Dois pesos.

    E porque não proibe a imprensa canalha de chamar a AP 470 de mensalão, que nada mais é que um termo midiático pejorativo e mentiroso comprovadamente pois,  ficou provada  a não periodicidade de pagamentos. E porque não apurar o vazamento das informações da delação do Paulo Roberto Costa, O Janot sabe quem teve acesso ao depoimento, investigue todos,  processe todos, tem como descobrir facilmente, é só querer, publique os nomes dos trairas que estavam presentes no depoimento. Na  PGR e  PF  são todos tucanos. (Paulista)

    1.  
      Caro JB lhe pergunto apenas

       

      Caro JB lhe pergunto apenas quando uma campanha difamatória contra o PT, QUE NÃO FORAM POUCAS, foi representada pelo PGR?

    2. Exclui o comentário acima

      Exclui o comentário acima depois de uma terceira análise. Agora estou convencido que o pedido do Comitê de Campanha da Marina e a iniciativa do PGR não tem cabimento. 

      Se vista isoladamente, realmente a peça de propaganda pesa a mão. Entretanto, depois que vi os programas eleitorais dos demais candidatos há, sim, coisa piores., a exemplo da exploração do Caso Petrobrás.

      Se tem que existir rigor deve ser para todos. 

  33. O golpe via judiciário

    O golpe via judiciário continua em andamento. Essa infeliz e cínica declaração é baseada em que? Marina pode “acusar” Lula, como fez (não sei o que ele pode fazer comigo. tadinha)? Está caolho? Não tenho a solução, óbvio, mas é urgente uma reforma no judiciário, porque eles estão simplesmente impossíves.

  34. Justiça partidarizada com

    Justiça partidarizada com viés de direita, comprada, elitista.

    Que podemos esperar dos de punho de renda?

    Não demora e ele vai dizer também que o combate a homofobia, outra das bandeiras de Dilma, é também terrorismo eleitoral… agora dona marina (minúscula mesmo) dizer que o “PT, Lula e Dilma colocaram gente pra roubar a Petrobrás durante 12 anos”… ai não… deve ser do jogo democrático pra esse senhor.

  35. Justo agora que o Janot tava

    Justo agora que o Janot tava virando o queridinho da pelegada ele me vem com essa?

    Assim vai entrar para o clube das  ” Genis ” da esquerda burra…rs

  36. ESTA DISPUTA ELEITORAL É UM EMBUSTE !!

    Estamos sob um ataque externo invisível, as candidaturas de Aécio e de Marina são apenas instrumentos deste poderoso ataque do império norte-americano .

    Creio que exista interferências pesadas do império neste processo eleitoral .

    Daqui a 30 ou 40 anos saberemos como foi engendrado toda esta campanha anti-petista na mídia e aparelho judiciário, como a CIA atuou na tentativa de destruição do PT e detalhes esclarecedores sobre o providencial acidente aéreo tendo Eduardo Campos como vítima .

    A poderosa máquina do Pentágono está torrando bilhões de dólares para o desmonte do BRIC´s com a destruição do projeto político iniciado no Brasil em 2003, bem como, com a tentativa de frear o renascimento da Rússia como superpotência e a tentativa de frear a influência chinesa no mundo .

    Não importa a destruição econômica e a paz social da frágil democracia no Brasil .

    Se não puderem recolocar a coleira no governo brasileiro, como existia até 2002, então que se transforme o Brasil numa nova Ucrânia .

    Com a provável derrota de Marina, eles tentarão provocar um acirramento ideológico com possíveis conflitos violentos aqui no Brasil a partir de 2015 .

    Coleira no pescoço ou conflitos sociais, se possível, até com violência armada, como acontece na Ucrânia, Síria, Venezuela etc…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador