PGR recebe comunicação oficial do pedido de prisão de Ricardo Teixeira

ricardo_teixeira_-_jose_cruz_abr_0.jpg
 
Foto: José Cruz/Agência Brasil
 
Jornal GGN – Nesta quarta-feira (19), a Procuradoria-Geral da República recebeu um comunicado oficial das autoridades da Espanha a respeito do pedido de prisão do ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira. O cartola também teve ordem de prisão emitida nos EUA em 2015. 
 
No país europeu, Teixeira é acusado de lavar dinheiro de comissões ilícitas obtidas com a venda de amistosos de seleção brasileira de futebol. As autoridades espanholas afirmam que ele montou uma organização criminosa com Sandro Rossel, ex-presidente do Barcelona que está preso há quase dois meses. 
 
Já nos Estados Unidos, o ex-presidente da CBF é acusado de fraude, lavagem de dinheiro e de recebimento de propina para beneficiar empresas de marketing esportivo, dentro do ‘caso Fifa’.

 
Após a comunicação oficial, a PGR quer agilizar a solicitação de compartilhamento do processo para investigar Teixeira. De acordo com o correspondente Jamil Chade, do Estadão, a procuradoria considera solicitar às Justiças estrangeiras que transfiram os casos para o Brasil, se comprometendo a investigar e processar o cartola. 
 
Caso isso aconteça, será semelhante ao que ocorreu com o ex-deputado Eduardo Cunha. A PGR conseguiu convencer a Suíça, que investigava o ex-presidente da Câmara, a entregar as provas sobre as contas secretas.
 
Com uma eventual investigação, Teixeira poderá ser denunciado, processado e condenado no Brasil. Mesmo se for condenado na Espanha, as autoridades estrangeiras teriam de convencer o país a entregar Teixeira, mas, pela lei, o Brasil não extradita seus cidadãos.
 
Ao noticiar o caso sobre o ex-presidente da CBF, a Folha de S. Paulo utilizou uma foto de Teixeira junto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a campanha pela sede da Copa do Mundo de 2014, ao contrário dos outros veículos de imprensa. Teixeira ficou no comando da CBF entre os anos de 1989 e 2012. Ele foi substituído por José Maria Marin, que foi preso em 2015 no escândalo de corrupção da Fifa. 
 
Assine
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pode vir a ser como o caso Alstom, por exemplo

    Papeladas da Suiça comprovando pagamentos de propinas chegou a São Paulo faz um tempão. Algum processo andou? Alguém foi preso, condenado, devolveu dinheiro?

    – Nada. E segundo dizem, foi muita grana. Mas, também disseram que era para gente do PSDB. 

  2. “a Folha de S. Paulo utilizou

    “a Folha de S. Paulo utilizou uma foto de Teixeira junto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

    O Nassif disse que a Folha pretendia voltar a fazer jornalismo…..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador