Policiais legislativos que ajudavam políticos a fugir da Lava Jato são presos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 

Jornal GGN – A Polícia Federal, com apoio do Ministério Público Federal no Distrito Federal, deflagrou na manhã desta sexta (21) a Operação Métis, para desarticular uma “associação criminosa” responsável por obstruir a Lava Jato em favor de senadores e ex-senadores, informou a corporação.

Com autorização do juiz da 10ª Vara Federal, de Brasília, foram cumpridos nove mandados, sendo quatro de prisão temporária e cinco de busca e apreensão, um deles nas dependências da Polícia do Senado, contra o chefe do departamento, Pedro Ricardo Araújo Carvalho. Os quatro presos também serão afastados de suas funções.

De acordo com a PF, foram obtidas provas de que o grupo, liderado pelo diretor da Polícia do Senado, tinha a finalidade de criar embaraços às ações investigativas da Polícia Federal em face de senadores e ex-senadores, utilizando-se de equipamentos de inteligência.

“Em um dos eventos, o diretor da Polícia do Senado ordenou a prática de atos de intimidação à Polícia Federal, no cumprimento de mandado expedido pelo Supremo Tribunal Federal em apartamento funcional de senador”, diz uma nota da PF.

O episódio aconteceu em julho de 2015, quando policiais do Senado tentaram impedir o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no apartamento do senador Fernando Collor (PTC-AL).

O grupo também fazia, por exemplo, varreduras nos apartamentos funcionais para identificar e remover grampos da Polícia Federal no âmbito da Lava Jato.

Os investigados responderão por associação criminosa armada, corrupção privilegiada e embaraço à investigação de infração penal que envolva organização criminosa (art. 2º, §1º, da Lei 12.850/2013). Somadas, as penas podem chegar a 14 anos e seis meses de prisão, além de multa.

O nome da operação faz referência à Deusa da proteção, com a capacidade de antever acontecimentos.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

47 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.  
    A Polícia Legislativa do

     

    A Polícia Legislativa do Senado Federal pagou o maior mico e cometeu o maior erro de sua História: interferiu numa investigação policial-judicial federal e retirou escutas instaladas na casa de pelo menos quatro senadores. em’PF instalou escutas na casa de quatro senadores; Legislativa retirou’ Por jornalista Leandro Mazzini 21/10/2016  (…) FONTE, pasme: http://colunaesplanada.blogosfera.uol.com.br/2016/10/21/pf-instalou-escutas-na-casa-de-quatro-senadores-legislativa-retirou/

  2. Uma dúvida

    Pelo que li, em notícia na FSP Online, os policiais o Senado fizeram varreduras anti-escutas em apartamentos de Senadores, por ordem do Presidente do Senado.

    Esses policiais foram presos pela PF sob a alegação de obstrução a lava Jato.

    Pergunto aos juristas e advogados do blog:

    É permitida a instalação de escutas pele PF em residência ou Gabinete de qualquer autoridade legislativa?

    O STF tem autoridade constitucional para permitir a instalação de escutas na casa de autoridades legislativas?

    Não é preciso que o STF abra um processo contra a autoridade legislativa para que se permita a escuta? O STF pode abrir um processo contra qualquer autoridade, com foro especial, sigilosamente?

    Os policiais do senado, pelo que li, cumpriam ordens a mando da Presidência do Senado.

    1. Em outras palavras

       João

      Como gosta de dizer um certo juiz: “Ninguẽm está acima da lei, menos eu. “

      Afinal de contas juizes podem fazer o que quiserem? Também me pergunto a Polícia não mais investiga, apenas grampeia? O grampo não era, devido a sua invasão de privacidade, o último instrumento a ser utilizado? Qualquer suspeita pode justificar um grampo?  Se eu não sei se estão ou não me grampeando ( afinal de contas acho que ninguém sabe), e se eu descobrir um grampo em casa,  cuja origem eu não sei, será que eu não posso desgrampear? Onde esta o crime? Mais do que isso, como justificar a invasão de dependências do congresso e prisão de policiais sem antes convocá-los para esclarecimentos.?

      1. E

        E acrresceno, como fica Presidência do Senado que determinou que a sua polícia fizesse a varredura, acho que aí cabe bem o famigerado “domínio do fato”.

    2. Ia perguntar isso, caro

      Ia perguntar isso, caro Saboia. E mais, se para fazer operação nas dependências do Senado não precisa de autorização do STF. Ah, esqueci que “o precisa ou não precisa” é atualmente bem relativo no Brasil, depois que a constituição de 88 foi jogada no lixo.

      É ou não mais um passo na consolidação da ditadura judicial midiática no país em que o “manda quem pode e obedece quem tem juizo” é a unica cláusula pétrea da “constituição” que substituiu a finada do dr. Ulisses?

      Sim mas claro, nada disso importa porque no “Congresso só tem ladrão”. O povo vai aplaudir e gritar lincha!

  3. Grampos

    Peraí.

    Os caras da Polícia legislativa são pagos para proteger o legislativo. Se encontram um grampo na casa de Senador ou Deputado, onde fazem varredura regularmente, eles tem que retirar, ou no grampo estava escrito “Polícia Federal, não mexa”. Eles não foram avisados de quem era o grampo e cumpriram a sua função.

    Tem muita gente grampeando muita gente, não é só a PF.

    1. Eles são pagos para proteger

      Eles são pagos para proteger o patrimônio do Senado, e não as casas particulares dos senadores.

      Se um Senador quiser se proteger em sua residência particular, contrate uma firma privada.

  4. Preocupante o conflito entre polícias.

    Juizes dando ordens de invasão  e ou grampos em dependências do Senado. Policia Federal invadindo. Senadores e ou deputados dando ordens para policiais legislativos para encobrir mal feitos, e ou se defender  de mal feitos. Policiais legislativos desgrampeando .  E a notícia mostra claramente que há uma banalização total dos grampos, das invasões e também dos desmandos de uma câmara. Mostra também que o judiciário não respeita a câmara que por sua vez não respeita  mas teme o judiciário, e ambos sequer prestam conta a quem os paga: nós.

    Afinal de contas o que é que está acontencendo em Brasilia? Que Brasília é esta??

  5. Alguém na pf se seu o
    Alguém na PF se deu o trabalho de comprar um livro de mitologia grega. Polícia culta é outra coisa. Os deuses gregos têm sido inspiração para várias operações. É bom pra alimentar as manchetes.

  6. Me permita um sonoro “Puta que Pariu …”

    Eu nem sabia que existia essa coisa chamada “Policia do Senado”. Me explique: pra que o Senado quer uma  “policia” só sua? Pra se proteger do que??? A que ponto chegou essa republica.  Não seria mais justo chamar de “milicia do senado”?? Ou, como se diz lá no nordeste, “jagunçada do senado”??? Eu também quero uma policia só pra mim 

  7. Mais um absuso

    Mais um abuso de poder que futuramente a PF e a PGR vão pagar, e muito caro. Dúvida? Deixa alguém com habilidade o suficiente assumir o poder e unir a classe política.

  8. Não estou vendo com bons

    Não estou vendo com bons olhos esta ação. A polícia legislativa pode e deve fazer varredura anti escuta quando requerido.

    A polícia legislativa não é braço do poder judiciário / mp e sim de proteção aos legisladores.

    Se eu fosse Senador/a requeriria sempre e quero ver quem tiraria este meu direito. 

    Somente caberia tal ação caso a policia legislativa tivesse adentrado em casa de senador/a em prisão domiciliar ou que tivesse com seus direitos judicialmente restritos.

  9. Rapaz, o bagulho tá doido.
    Os
    Rapaz, o bagulho tá doido.
    Os caras acham um grampo e deveriam saber que é da PF ?
    Pode a PF grampear senadores sem autorização do parlamento ou a presidência do senado foi avisada ?
    Na academia da PF só são ministradas duas matérias, espionagem e deduragem ?

    1. Você está correto, só pode

      Você está correto, só pode haver escutas com autorização da Justiça. Os seguranças do Senado vasculharam imóveis PARTICULARES com o objetivo de rastrear essas escutas. Para isso, usaram passagens pagas com dinheiro público, além de um equipamento comprado também com dinheiro público. Ficou configurado, portanto, o crime de obstrução de justiça.

      1. Chupa!
        Muita cara de pau vim

        Chupa!

        Muita cara de pau vim falar de dinheiro público! 

        Meus impostos, paga PF ,MPF , PGR que deixa cheirador assaltante de furnas solto, e todos os golpistas.

      2. Obrigado por informar que
        Obrigado por informar que escutas só com autorização judicial. E eu achando que grampos encontrados na cela do Youssef, no mictório e fumodromo na PF em Curitiba contituiam crimes.

        1. Este seu comentário poderia

          Este seu comentário poderia ser um exemplo no livro “Como vencer um debate sem ter razão”, do Arthur Schopemhauer.

          Você comentou sobre o grampo do Senado (assunto X). Eu refutei sem comentário com fundamentação. Aí vc comenta sobre…..grampo na cela do Youssef (assunto Y). E por aí vai.

          Olha só: qualquer grampo sem autorização judicial é crime. Se houve grampo na cela do Youssef sem autorização judicial, houve crime. E isso não isenta os policiais legislativos do crime de obstrução de justiça no caso dos grampos com autorizações judiciais.

          1. Para você, seu comentário foi

            Para você, seu comentário foi fundamentado, para mim, não. Vejamos:

            – Imóveis particulares: pelo que se sabe a ação da Polícia do Senado apenas se deu em gabinetes e apartamentos funcionais.

            – Passagens: Os policiais pegaram vôos para ir até os apartamentos funcionais?

            – Seguranças: Não são “seguranças” e sim policiais.

          2. Oi, Álvaro.
             
            Eles viajaram

            Oi, Álvaro.

             

            Eles viajaram pra São Luís, com o nosso dinheiro, pra fazer buscas na residência particular do Sarney.

          3. Na boa. Desculpe até se fui
            Na boa. Desculpe até se fui desrespeitoso na resposta querendo ser apenas ser irônico.
            O que eu quis dizer é: como o coitado do policial do Senado poderia saber se o grampo tinha autorização do STF ou era um grampo do Carlinhos Cachoeira, por exemplo ?

          4. Com certeza, a ciência – ou

            Com certeza, a ciência – ou não – de que eram escutas da PF está sendo levado em consideração na investigação policial e na ordem do juiz.

      3. Eles não são seguranças, são

        Eles não são seguranças, são policiais da polícia do poder legislativo. Pelo menos a princípio, o que eles fizeram está dentro das atribuições legais de seus cargos. 

        1. A Constituição, no artigo

          A Constituição, no artigo 144, diz que a segurança pública deve ser exercida por meio das polícias Federal, Rodoviária Federal, Ferroviária Federal, civis e militares, além de corpos de bombeiros militares.

          Essas são as polícias. O resto é mera segurança patrimonial.

           

  10. Será que as “escutas”

    Será que as “escutas” continham um aviso “Escuta autorizada pelo STF número xxx, não remover”?  Se não, como saber quem colocou a escuta? Poderia ser o Carlinhos Cachoeira, vai saber.

    Ah! E quer dizer que os agentes da PF, que posam de toucas ninja e metralhadoras ao lado do Eduardo Cunha se sentiram “intimidados” pela polícia do senado? Hummm….que meda!

  11. Será que as “escutas”

    Será que as “escutas” continham um aviso “Escuta autorizada pelo STF número xxx, não remover”?  Se não, como saber quem colocou a escuta? Poderia ser o Carlinhos Cachoeira, vai saber.

    Ah! E quer dizer que os agentes da PF, que posam de toucas ninja e metralhadoras ao lado do Eduardo Cunha se sentiram “intimidados” pela polícia do senado? Hummm….que meda!

  12. Quer dizer q a PF, virou a
    Quer dizer q a PF, virou a Getaspo? Está acima da lei e dos poderes?
    Cd aquele.bando de advs do Senado para entrar com mandato de segurança e intervir nesta policia política?

  13. Nota Pública da Presidência

    Nota Pública da Presidência do Senado

      

    Da Redação | 21/10/2016, 12p9 – ATUALIZADO EM 21/10/2016, 12p2

    O Presidente do Senado Federal emitiu nota pública. Eis a íntegra da nota:

    A direção do Senado Federal tomou conhecimento na manhã desta sexta-feira (21) das diligências no âmbito da Polícia Legislativa. O Senado designou advogados do próprio órgão para acompanhar todos os procedimentos até a conclusão das investigações.

    Convém reiterar que Polícia Legislativa exerce suas atividades dentro do que preceitua a Constituição, as normas legais e o regulamento administrativo do Senado Federal.

    Atividades como varredura de escutas ambientais restringem-se a detecção de grampos ilegais (Regulamento administrativo do Senado Federal Parte II Parágrafo 3, inciso IV), sendo impossível, por falta de previsão legal e impossibilidades técnicas, diagnosticar quaisquer outros tipos de monitoramentos que, como se sabe, são feitos nas operadoras telefônicas.

    Como de hábito, o Senado Federal manterá postura colaborativa e aguardará as investigações para quaisquer providências futuras.

    As instituições, assim como o Senado Federal, devem guardar os limites de suas atribuições legais. Valores absolutos e sagrados do estado democrático de direito, como a independência dos poderes, as garantias individuais e coletivas, liberdade de expressão e a presunção da inocência precisam ser reiterados.

    Renan Calheiros
    Presidente do Senado

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

  14. No MSN, estão falando que as

    No MSN, estão falando que as escutas estavam no apartamento da Gleice Hoffman e Lobão.

    Gilmarzão vai fazer algum escandalo? Estado policialesco?

    E os grampos ilegais do paraná alguma novidade?

     

  15. Estado de exceção pleno. Se
    Estado de exceção pleno. Se os senadores não tomarem atitude energica contra a PF e o poder judiciário, estarão todos parlamentares condenados.

  16.  1. Por que Cunha foi preso?

     1. Por que Cunha foi preso? (a) para legitimar a prisão de Lula; (b) é um conflito dentro dos grupos golpistas. As duas hipóteses não são excludentes, muito antes pelo contrário. Mas acho que a segunda permite melhor compreender o que está acontecendo.

    2. O poder da Lava Jato, ao arrepio da própria constituição, é tremendamente prejudicial aos acordos políticos dos golpistas e à economia. Ela gerou, na verdade, uma enorme insegurança jurídica e econômica. Não soube separar pessoas físicas e jurídicas, inviabilizou investimentos, inclusive estrangeiros, e contribuiu para o agravamento da recessão. No encontro de Temer com os lideres do Japão isso ficou muito claro. Nenhum poder político pode se consolidar na presença de um estado dentro de um estado.

    3. Folha e outros passaram a criticar a atuação do Moro e dos procuradores.

    4. A Lava Jato reage prendendo Cunha, o grande arquivo do golpe. A ameaça é clara; na verdade, é mais do que uma ameaça.

    5. Juízes criticam Gilmar Mendes.

    6. A confiança de setores do mercado no governo Temer começa a cair. Ou seja, ao invés do tal de choque de confiança (uma bobagem), aumenta a percepção que o quadro econômico tende a se agravar.

    7. Economistas porta-vozes do mercado tentam manter o discurso do ajuste neoliberal, mas os temores dos empresários aumentam. O BC não reduz significativamente os juros. Reduzir juros é a única política anticíclica no horizonte golpista (na verdade, sua eficácia é altamente duvidosa, mas já seria alguma coisa), já que a política eficaz, a fiscal, foi inviabilizada pelo próprio discurso golpista.

    8. O governo Temer não tem nenhuma política econômica minimamente razoável. O BC, sob controle do mercado financeiro, é um obstáculo ao combate à crise. O mito da excelência da equipe econômica vai se desfazer rapidamente. Nem Meirelles nem Goldfajn têm a estatura que o momento exige

    9. Em suma: no plano econômico as contradições e insuficiências da agenda golpista ficam cada vez mais evidentes; no plano político e jurídico há um conflito de terá de ter alguma solução.

  17. Esse é o tipo de abuso que deveria ser contido pelo STF…

    Esse é o tipo de abuso que deveria ser contido pelo STF. Todos as arbitrariedades e ilegalidades que estão conduzindo o país para um estado policial ocorrem na exata medida que o STF se omite da sua função de guardião da Constituição. Se existem responsáveis por tudo o que está ocorrendo, eles são os Ministros do Supremo. E isso precisa ficar bem claro! 

  18. AI AI AI AI ESTÁ CHEGANDO A HORA, O DIA JÁ VEM RAIANDO MEU BEM.

    Já está chegando a hora, o dia já vem raiando e o LULA tem que ir embora. Agora já estamos no estado policial completo, não tem mais volta. Só faltava acuar o STF e o senado, agora imaginem o que acontecerá nos rincoes com policiais com recentimento dos cidadões que com eles convivem, só imaginem isso, que loucura será essa transformação do Brasil em uma Líbia.

  19. a mesa diretora do senado tem

    a mesa diretora do senado tem autonomia nas suas decisões. os poderes são independentes. não é o cidadão, por acaso senador, que está sendo espionado. é o membro do legislativo que está, e o congresso tem o dever (nem é direito, é dever) de zelar pela incolumidade dos parlamentares. não é para o bem deles, representantes (bons ou não) do povo, mas para garantia nossa, povo brasileiro, que os colocamos lá como nossos legítimos representantes. um juizinho medíocre que toma uma medida truculenta destas está se revelando um servidor da ditadura.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador