Por que votei em Dilma Rousseff, por Rogério Cezar de Cerqueira Leite

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Da Folha

Rogério Cezar de Cerqueira Leite

Por que votei em Dilma Rousseff

Votar em Aécio seria optar pela prevalência do princípio da desigualdade, da contenção da ascensão social e pela manutenção do “status quo”

Sociedades, tanto as primitivas como as modernas, adotam um de dois possíveis princípios organizacionais, paradoxalmente antagônicos: ou o preceito da igualdade ou o da desigualdade.

Nas sociedades modernas e em algumas ditas primitivas, o princípio da igualdade prevalece, se não na prática, pelo menos como utopia. Exceção clamorosa é a Índia, onde castas estabelecem desigualdades intransponíveis.

Os dois princípios organizacionais buscam reduzir conflitos entre membros individuais ou grupos no seio da própria sociedade. E ambos podem ser eficientes, embora divirjam decisivamente quanto à compatibilidade com um valor também essencial, tal seja, a justiça social.

Enquanto o princípio da desigualdade privilegia a busca da eficiência e da meritocracia, o seu antagônico, o da igualdade, rejeita esses objetivos. Apesar disso, esses dois princípios fundamentalmente irreconciliáveis convivem na sociedade moderna, encontrando em diferentes países ou regiões diferentes pontos de equilíbrio.

A chamada igualdade de oportunidades é um exemplo desse compromisso. A busca de um contrato social aceitável é frequentemente não mais que a construção de uma conciliação entre esses dois princípios, embora Jean-Jacques Rousseau não tenha percebido isso.

Escolher PSDB-Aécio Neves para a Presidência da República seria, consciente ou inconscientemente, uma opção pela prevalência do princípio da desigualdade, pela manutenção da imensa disparidade de renda, pela contenção da ascensão social, enfim, pela manutenção do “status quo”. É a história de Aécio Neves, a sua ascendência, a sua cultura e a daqueles que o circundam, a do PSDB. Ninguém foge à própria natureza.

Não há comentarista ou estudioso da sociedade brasileira, seja de esquerda ou de direita, que não reconheça que o grande mal social brasileiro é a disparidade de renda (uma Bélgica inserida em uma Índia, dizem).

Votei no projeto PT-Dilma Rousseff porque reconheço, como todo cidadão pensante, que essa era a opção capaz de melhor equilibrar os dois princípios antagônicos, reservando espaço adequado para a justiça social.

O contraste entre as administrações PSDB nacional (Fernando Henrique Cardoso) e de Minas Gerais (Aécio Neves, Antonio Anastasia) e a nacional do PT (Lula-Dilma) é revelador, tanto com relação ao esforço para dirimir diferenças de renda como à criação de oportunidades de ascensão social.

Enquanto nos governos do PSDB não houve qualquer esforço para reduzir a disparidade de renda nem o nível de pobreza, durante a administração do PT não somente houve um aumento do salário mínimo de 80% em seu valor real como também foram criados e expandidos inúmeros programas sociais.

O que melhor revela a importância dada pelos governos Lula-Dilma à justiça social, todavia, foi a absoluta prioridade dada à oportunidade de ascensão social que só é legitimamente conquistada por meio da educação e, principalmente, do ensino superior. Pois foi quadruplicado o número de alunos nesse nível durante estes últimos 12 anos.

Portanto votei em Dilma porque é degradante a condição nacional de país com uma das mais injustas disparidades de renda de toda a Terra. Porque ela, Dilma, e somente ela me traz a esperança de ser cidadão de um país civilizado.

ROGÉRIO CEZAR DE CERQUEIRA LEITE, 83, físico, é professor emérito da Unicamp e membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e do Conselho Editorial da Folha

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

53 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. repetitas juvant

      Sem meias palavras, te rotular como desinformado é um elogio à ignorância, portanto não se orgulhe por este tipo de tratamento. Má-fé tampouco te pertence, pois é das pessoas muito perversas, aquelas que podem, tem um plano e uma finalidade, as que têm o verdadeiro poder.

      Para falar, escrever e divulgar bobagens os argumentos invocados devem ser apresentados como algo que na duvida possa despertar duvidas para o leitor, quase uma verdade a ser avaliada em seguida. Agora como troll de direita morta(n)dela, um goebbel caricato o efeito é: quais os idiotas que pagam este coiso?

    1. Eu votei na DILMA acreditando

      Eu votei na DILMA acreditando nas mentiras dela.

      Nem bem encerrou a eleição comecei a me arrepender. Ela esta construindo um ministério digno do PSDB, em quem não votei, mas pelo jeito ELEGI.

      TRAÍRA.

      1. Os motivos…

        Um comandante de um avião pode não ter empatia por funcionários de terra. Mas não poderá nunca prescindir de um bom “balanceador”. Será esse funcionário, embora antipático ao comandante e funcionários de bordo, que cuidará do importante documento chamado balanceamento, onde todo o peso de carga, bagagens e passageiros, será distrubuído corretamente nos porões e cabines de passageiros. Sem balanceamento correto o avião não decola.  

        1. Ué, mas o Brasil não tava uma

          Ué, mas o Brasil não tava uma maravilha????

          O Brasil precisava de ajustes? Se sim, por que o debate foi interditado?

          O Brasil não ia ter o superavit anunciado?

          As contas não estavam em dia?

          O país não iria crescer??

          A inflação não estava sob controle???

          e Blá Blá Blá Blá …

      2. Que tal esperar, pelo menos,

        Que tal esperar, pelo menos, ela começar o novo mandato? Ou prefere comer cru e se arrepender depois pela indigestão provocada?

        1. O novo mandato já

          O novo mandato já começou…

          Os juros já subiram e deram a tônica do que serão as próximas reuniões do BC.

          A gasolina já subiu.

          A CIDE vai voltar.

          Os latifundiários terão seu ministro da Agricultura.

          O Mercado será agraciado com um ministro também.

          Em breve o BC vai parar de controlar o câmbio …

          Será mudado a forma de cálculo de alguns beneficios previdenciarios …

          Só falta nomear um dos filhos do Roberto Marinho como ministro das comunicações ….

          Um dono de banco para o Tesouro Nacional. E pelo jeito que andam os boatos deve ser a NECA SETUBAL.

      3. Troll novo aqui Só isso Votou na Dilma tanto qto eu no cacareco

        Já notaram que a maioria dos “novos comentaristas” está com esse mesmo discurso? Tentando desestimular a militância. Passem fora! 

      4. Ministério
        Não me lembro de, durante a campanha, Dilma ter feito pesquisa entre os eleitores sobre suas preferências para o Ministério. Prerrogativa e responsabilidade dela diante não somente dos objetivos do Governo mas também das circunstâncias. Um professor me disse uma vez: estar fortalecido economicamente é importante, a rentabilidade deixa o acionista feliz, mas para chegar a ela precisamos ter liquidez, pois só chegando ao mês seguinte , sobrevivendo, será possível continuar produzindo e ganhando até o balanço fechar e apurarmos o resultado para reparti-lo. Acho que a idéia geral é esta – se é que eu entendi; rs -não sou muito boa em finanças. Está nos faltando calma. Heráclito de Éfeso: nada há de mais permanente do que a mudança.

  1. Programas sociais criados ao apagar das luzes de um governo

    Programas sociais criados em meados de 2001 penúltimo ano do segundo mandato…não são para dar certo e sim para passar uma “batata quente” ao próximo governante!

    Sim, e o seguinte pegou e transformou toda uma realidade social! É isso aí…

  2. E a Dilma junto

    Continuando… E a Dilma, obviamente junto o tempo todo, ajudando a efetivar outra formas de melhoria social… luz para todos, etc. E sempre fiel a um projeto importante, ela com seus defeitos e qualidades, mas para mim, a escolha muito acertada de Lula para a sua sucessão

  3. Emérito
    Sem grande esforço, o Professor nos lava a alma com a clareza e tranquilidade dos em paz com suas consciências. Longa a estrada para a lucidez – luz – e simples compartilhar: acreditar. Oxalá possa Dilma Rousseff dar concretude – no que lhe compete e seja possível – a este que é o sonho, a vontade de muitos: estar o Brasil, não no 1o. Mundo, não lambendo botas por aí, mas abrigando gente pacífica em busca de melhores dias, trabalhando e construindo seu futuro em Paz.

  4. O PROFESSOR só errou de

    O PROFESSOR só errou de nome.Tudo isso que éscreveu chama-se Lula.

      Dilma é completamente despreparada pro cargo que ocupa.

       Há uma diferença enorme em ser antepetista e realista.

        Antipatista não é diferente do fanático petista.Os dois lados são cegos.

         Discordam ou concordam com tudo o que o PT faz,

    Reconheço que há petistas brilhantes no partido.

             Mas Dilma não é uma delas.

              

     

         

         

      1. Partindo do seu vasto

        Partindo do seu vasto conhecimento político e literário, sinto-me envaidecido por ser chamado de cretino por vc.

                        É uma honra que enriquece minha biografia,

              Muito obrigado!

    1. O Anarquista (mais ou menos)

      O Anarquista (mais ou menos) sério é um admirador do Lula agora? Quem diria. 

      Se alguém se der o trabalho de pesquisar os comentários do galhoufeiro de plantão do blog antes de 2010, vai se espantar com a mudança

      1. Eu não sou fã de Lula que

        Eu não sou fã de Lula que promoveu o bolsa família pela incapacidade de criar empregos.

          Mas comparando Lula com Dilma é covardia.

              Lula é carismático.Dilma é sizuda;

                  Lula delega poderes.Dilma concentra.

                   Lula tem jogo de cintura,A cintura de Dilma é quadrada,

                      Lula ouve. Dilma escuta mas não ouve,

                         Lula é experiente sindicalista e sabe osa anseios do povo.Dilma foi torturada ,mas isso nãoignifica aprendizado com os desejos do povo.

                       A diferença entre Lula e Dilma pra governar o país é abismal.

                           Nestes dias saiu um matéria que Dilma não conversa com uns 25 ministros de seu incrível numérico ministros há 13me.está em todos jornais e revistas do país e do EXTERIOR tbm.

                         Parece piada mas não é:De bate pronto, Dilma saberia responder qual é o nome de seuis 39 ministros?

                              Pois é….

                                 É um governo aonde só ela domina tudo e os ministros são apenas capacho.

                               Como pode dar certo?

  5. Rogério Bonaparte

    Interessante o artigo do Rogério. E acho também curioso o seu pensamento atual, dado o seu passado e sua ascendência, dos quais qual, segundo ele próprio, ninguém escapa. Oriundo de família abastada, desde a juventude Rogério foi um elitista. Trazido pelo governo militar dos Laboratórios Bell, da AT&T, em 1968 ou 1969, Rogério assumiu com mãos de ferro a direção do Instituto de Física da Unicamp. Sua condução do instituto era tão democrática que na época ele era conhecido como Rogério Bonaparte. O então ministro Reis Velloso dava-lhe tanto dinheiro, sem os usuais julgamentos abertos de mérito, que ele pôde equipar o instituto de forma verdaderamente luxuosa. Em alguns anos, o Instituto era apontado como a instituição universitária onde havia mais lasers para pesquisa em todo o mundo. Homem brilhante, Rogério transformou o UF numa instituição de grande mérito. Sua visão do resto do país era clara e explícita. Era jogar dinheiro fora destinar dinheiro para universidades de pesquisa fora de SP, principalmente no Nordeste. O mais eficiente seria trazer os bons estudantes nordestinos para fazer pós-graduação na Unicamp. Por traz dele havia Zeferino Vaz, um reitor autocrático e, assim como Rogério, prestigiado pelo governo militar. Sua vida particular, até hoje, revela o seu pensamento prático sobre uma sociedade mais igualitária. Em terreno de 30 mil metros quadrados, com belíssima vista para Campinas, construiu uma enorme mansão. No terreno, fez moradias para algumas famílias que prestavam o trabalho doméstico. Na festa de comemoração de seus 60 anos, vi seus amigos americanos comentarem sobre a bizarrice de tal ostentação. Acho notáveis os seus bons conselhos, o seu “façam o que eu falo”, desde que ninguém queira fazer o que ele fez e faz.  

    1. Muito interessante tb o seu

      Muito interessante tb o seu bláblábla´. Não foi o sr. que, dias atrás “resmungava” contra as medidas adotadas pelos governos do PT p/ implementação de indústrias e melhorias no Norte/nordeste? E agora vem falar da quantidade de dinheiro repassada ao IF da Unicamp para o sr.Rogério, pelo Ministro Reis Velloso ?  Símplesmente pq ele abriu seu voto em Dilma? E são os petistas os seguidores de uma seita? A sua seita é a tucanóide ?

      1. Abriu o voto?

        Rogério é petista declarado há muito tempo. E ministros, como por exemplo o Mercadante, vão à sua casa em Campinas para se aconselharem.

        Seu comentário sobre o que eu disse de indústrias no Nordeste e em Manaus revelam sua incapacidade de entender o que lê. Meu ponto era que a região continua sendo muito pouco atrativa para as indústrias, que só se instalam lá em decorrência de incentivos fiscais que acabam onerando todo o país e reduzindo a sua eficiência  A única solução para o Nordeste é a educação do povo, e a educação no local continua avançando a passos de tartaruga. Lutei muito por isso, tenho documentos entregues ao governo, sempre elogiados e também sempre ignorados.   

  6. O cara não entendeu nada do

    O cara não entendeu nada do que está acontecendo.

    A Dilma está optando justamente em aumentar a desigualdade.

    Ela vai com certeza, pela equipe que está montando:

    1 – privelegiar o latifundio.

    2 – agravar a questão indigena;

    3 – aumentar o BOLSA RENTISTA;

    4 – vai mudar a política de valorização do salário minimo;

    5 – e já não duvido mais que não promova a privatização da Petrobras, BB e CEF.

    6 – dar a independência ao Banco Central, que tanto criticou.

    7 – apertar os cintos para baixar a inflação;

    8 – aumentar o arrocho fiscal para ter o superavit que o mercado quiser;

    9 – se der tempo, acabar com o ENEM, PROUNI, PRONATEC, também já não duvido mais.

    Traiu quem a elegeu na maior cara-de-pau. Um verdadeiro estelionato eleitoral.

     

      1. Não, não acredito em papai

        Não, não acredito em papai Noel. Muito pelo contrário me parece que você sim.

        Meu voto foi nos TRAIRA 13. Sim votei, como sempre votei no PT, e pela segunda vez votei na DILMA.

        Daí minha revolta com a trairagem dela.

        Se é para ter um governo neo-liberal, que pelo menos seje um autêntico. Não um governo que mente no horário eleitoral e depois vira as costas a quem votou nele.

         

        1. Acha q somos otários para acreditar nisso

          Está aqui para formatar percepçoes. Nesse caso, de que os militantes foram traídos e blablablá. Sai fora, palhaço. 

          1. Se te confortas …
            Se te

            Se te confortas …

            Se te confortas rebater criticas com ofensas, o problema é teu. Ao agir assim mostras quem és o verdadeiro (a) palhaço (a) da história.

            Ao que pareces o teu lado anarquista é somente o de agredir tudo e todos, porém és um saco cheio de idéias vazias.

            E outro ponto se os militantes que militam aqui és como tu, que não conseguem formatar uma opinião própria e se deixam levar por outros comentaristas, realmente a militância do PT, ao qual te encaixas, chegou ao fundo do poço.

            Eu faço parte de outro tipo de militância: NÃO SOU TAPADO.

    1. Cama companheiro

      O governo nem se reiniciou ainda. A Dilma esta sob pressão da direita brasileira que não admite mais 4 anos fora do poder e de toda mamata derivada dela. Pré-sal, 400 bi de poupança e todo o desempenho da máquina que embora detrate como herança maldita apresenta recorde de investimentos estrangeiros, menor taxa de desemprego da história e aumento de salários. A mídia não sobrevive mais 4 anos sem as tetas publicas federais. O apoio agora só do estado de SP é apenas uma glicose emergencial para não entrar em coma. Falar em estelionato agora só esquerda burra ou direita esperta. Onde tu enquadra?

      1. Blá blá blá blá
        Para teu

        Blá blá blá blá

        Para teu governo o governo já começou sim.

        Já houve aumento da taxa SELIC, que alimenta o BOLSA BANQUEIRO e BOLSA RENTISTA. Os combustíveis já subiram …

        A equipe anunciada, nem precisa anunciar seu programa, pois as medidas seguirão a risca a cartilha neo-liberal:

        (aumento de juros, busca incansável por uma meta de inflação irrealista, arrocho fiscal …).

        Então, sim houve estelionato eleitoral, ao criticar medidas que os outros, pelo menos tiveram coragem de dizer que fariam, e em seguida ao ser eleita adotá-las.

        Em 1998 quem votou em FHC, foi vitima de estelionato eleitoral, quando ele afirmou que o LULA iria promover a maxi-desvalorização (não entro no mérito se era certo ou errado) e após se eleger em pouco tempo ele próprio adotar a medida. Se bem que ele teve a decência (e olha que não gosto do sujeito nem um pouco) de pelo menos o segundo mandato se iniciar efetivamete.

        1. Só faltou dizer que conheceu

          Só faltou dizer que conheceu o Lula no passado, que militou

          e outras “besteiras” mais dos ressentidos perdendo o chão.

          Achando que alguem ainda cai nessa..só lendo  a Veja mesmo.

          1. É dificil manter o dialogo

            É dificil manter o dialogo …

            É dificil manter o dialogo com gente alienada sem argumentos e superficial.

            Não, não precisaria conhecer o Lula, também não precisaria ter militado. 

            Também não preciso provar minha história para ninguém.

            Também não estou esperando que pessoas vazias acreditem em mim.

            E nada disto muda as circustâncias: DILMA está traindo em quem votou. Não tem como negar este fato.

            Por mais que pessoas mediocres como você tente reduzir as coisas babacas que escreve.

             

        2. Ou será que o contrário?
          Tu

          Ou será que o contrário?

          Tu um tucano disfarçado de petista, defendento uma presidenta tucana disfarçada de petista.

          O fato é que ela esta traindo milhões de pessoas ao presentear os rentistas preguiçosos que ora a defendem.]

          Se eu fosse tucano estaria dando pulo de alegrias pois já tariam faturando um monte de dinheiro com titulos do 

          governo (basta ver o histórico dos últimos meses, isto se tua leniência e preguiça permitir).

           

          1. Não sou PSOL nem PSDB

            Sou PT e filiado ao PT. E não sou trouxa ou experto como tu. Tenho 50 anos e sei a safadeza que a direita fez e pode fazer para voltar ao poder. Sou professor e sei o saco de maldades que a direita pode carreguar no lombo da gente novamente. Já carreguei demais. Se tu é infantil ou se faz problema seu. Caldo de galinha e paciência não faz mal a ninguem, 

          2. As tuas credenciais não te

            As tuas credenciais não te beneficiam.

            Tua idade não te credencia a nada e muito menos o fato de ser “professor”. 

            Ninguém aqui esta questionando o que significa a direita. Todos da esquerda sabem o que são.

            O risco é estar do lado de uma esquerda, que as vezes esquece que é de esquerda e flerta com a direita.

             

  7. Um bom e lúcido texto!

    Também votei em Dilma por tudo isso e ainda muito mais!

    Gosto do Brasil e dos meus irmãos brasileiros. Todos temos direitos e obrigações e precisamos de oportunidades para o nosso crescimento, e para tal, devemos ser tratados igualmente e às vezes desigualmente pelo Estado na medida de nossas desigualdades, para que haja justiça social.

    A implementação de programas governamentais devem ser caminhos para se chegar ao objetivo, que é a construção de uma sociedade justa, evoluida, harmoniosa e em paz!

     

  8. Brilhante Reflexão!

    As diferenças sociais estão caindo há mais de uma década. E de tal forma que hoje já somos um país de classe média. Por isso os olhos do governo devem, agora, voltar-se também para aqueles que já ascenderam mas que ainda estão na base da Classe Média. Refiro-me à Classe C. O Governo deve agir para reconquistar a Classe C, especialmente do Centro-Sul, com políticas que atendam este setor assim como os programas sociais atendem a base da pirâmide. O governo precisa realizar ações para garantir e ampliar as conquistas da Classe C. Reconquistando a Classe C, especialmente a do Centro-Sul, o apoio popular será tão forte que acaba esse golpismo que está no ar e a base política reduz as cobranças estridentes. Na série de textos abaixo há uma reflexão neste sentido. O que a Classe C precisa? Recomendo a leitura.

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR3.html

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR2.html

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR.html

     

  9. Belo texto!
    Mas

    Belo texto!

    Mas “coitado”…

    Acabou de ser “alçado” à categoria “dos DESPREPARADOS, desinformados, e bolsa-famíliaDOS” 🙂

     

  10. O “dutor” tem 83 anos e pelo

    O “dutor” tem 83 anos e pelo jeito não parendeu nada com a vida…..visão míope…

    Dilma terá que tomar atutudes duras, que ela escondeu na campanha, para ajustar a barbeiragem que fez na economia…sacrificando alguns projetos sociais…..

    E se o tal “dutor”ainda tivesse um pouco de memória iria lembrar que durante o governo FHC foram feitos diversos ajustes, para quando o PT assumiu, e teve mériots, criar esse grande colchão assistencial para os mais necessitados….

    O problema serámanter isso….né “dutor”

     

  11. menos mal, doutor cerqueira

    menos mal, 

    doutor cerqueira cezar ao fazer indiscrição e bazófia – na palavra-chave: políticagem populista – com seu voto quatrocentão de antemão, destila, logo cedo, um arrazoado teológico-sofístico sofisticado, pero si, denunciado no gesto demagogo de certa elite intelectual, aquela flagrada nos altos salários das sinecuras acadêmicas, de vir à opinião pública mediática fazer média café com leite requentada com o andar sai de baixo!

    pior seria se,

    perdidaço nas suas razões de estado bipolar, tivesse respondido a sua enxerida pergunta de foro íntimo e discreto e elegante com um cínico hipócrita malufista cara de pau…

    – votei (com o indefectível modismo do selfie eleitoreiro) em Dilma por causa do Bolsa Família!

    hipocrisia e cinismo, até nas academias estupradoras da moral sem vergonha, não tem limites… nestes tempos escatológicos fim dos tempos…

  12. Por que votei em Dilma Rousseff

    Sr. Rogério,

    Me permito apenas um comentário acerca de sua afirmação de que os que valorizam a igualdade ” rejeitam ” a meritocracia e a eficiência. Nós não as rejeitamos, nós nos empenhamos em entender as causas das desigualdades para tentar combatê-las. Nós não aceitamos como irreversível que uma pessoa bem nascida que teve as melhores oportunidades de estudo se apresente como o mais preparado ( o que de fato é, no retrato da situação ) mas desconheça que teve todas as facilidades para desenvolver o seu potencial. O que defendemos é que aquele que o destino não o fez nascer em um ambiente assim também tenha a oportunidade de desenvolver as suas potencialidades. Isto não é caridade, é o justo! Mais que justo, é inteligente pois não podemos concordar que inteligência e competência seja uma árvore que só cresça nos estratos mais elevados da sociedade. Uma sociedade igualitária é aquela de consegue desenvolver as potencialidades de todos os membros, e não apenas a de uma parte dela.

  13. bom é ver participantes q acompanham a história do Rogério,p.ex.

    e sabermos de seu passado(p/menos numa apreciação imparcial – ou não?).O passado explica muita coisa,mas não tudo. Mas o melhor,ainda,é se dar conta de q pessos podem mudar.E os avaliadores,juízes,comentaristas,bem q poderiam se lembrar disso,se puderem…Ou tb.ficarão no passado,”consciente ou inconscientemente” (sic. Rogério).Mudanças acon- tecem quanto mais pessoas forem mudando de visão,de idéias,e não serem convencidos quase à força,e não as apedre- jando p/um passado ou trajetória,desdenhando,menosprezando,até ridicularizando sua mudanças,achando-as pouco sin- ceras.Agir assim é nos colocarmos em pedestais,fomos puros,desde criancinhas somos progressista,etc.

    1. ode ao reacionarismo

      É a ode ao reacionarismo disfarçado de criticismo intelectual,político,bem informado,ensimesmado. Ó, vaidades humanas, a que ninguém escapa.

  14. um conservador histórico

    um conservador histórico declarar voto na inlusão social é gratificante.

    acho que a ciencia e a idade ensinam tb.

    conservador inteligente quer manter a civilização, não a barbárie.

    1. Conservador
      Ser conservador não é demérito. Demérito é ser intolerante, mal intencionado, insensível às necessidades de quem está desassistido. Sabemos de vanguardistas que não valem o que pesam…

  15. Por que votei em Dilma

    1) Em primeiríssimo lugar, nao por nada que ele fez ou fará, mas pelo que NAO FARÁ. Para nao perdermos o pré-sal, nossa última grande chance de ter subsídios para educaçao e saúde. Para nao perdermos os bancos públicos e a Petrobrás. 

    2) Em segundo lugar, pela política externa. Para nao assinarmos os acordos que tanto Aécio quanto Marina queriam, e que têm condiçoes extras às da OMC, e que sao nocivas ao país. Para continuarmos tentando ter um lugar ao sol no mundo. 

    3) Em terceiro lugar pela continuidade das políticas sociais (nao sou insensível: vem em terceiro porque creio que já está pelo menos garantida no essencial; seria difícil até para Aécio voltar muito atrás). 

    4) E em quarto lugar porque acredito que virao melhoras na Saúde (já na Educaçao nao creio que venham em curto prazo, por motivos independentes da açao dos governantes). 

    Gostaria que viesse algum combate à mídia, mas acho que nisso nao serei atendida. Em 1 e 2 já fui, pelo simples fato de Aécio nao ganhar, e creio firmemente que serei também em 3 e 4 (em 3 basta nao haver volta atrás, e já estou razoavelmente satisfeita). 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador