Porto Alegre é uma cidade arrependida, por Jeferson Miola

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto Uol

Porto Alegre é uma cidade arrependida

por Jeferson Miola

Porto Alegre é uma cidade arrependida. Quem vai às ruas e conversa com as pessoas percebe o arrependimento da população porto-alegrense com a eleição de Nelson Marchezan Júnior [PSDB] para o cargo de prefeito da capital gaúcha.

Os funcionários públicos municipais, que durante os intervalos do trabalho distribuem materiais e esclarecem a comunidade sobre os desatinos do prefeito, testemunham este sentimento que se dissemina fortemente na população.

Ao arrependimento, agrega-se também a repulsa ao modo truculento, odioso e autoritário como este tucano amigo do Aécio Neves governa a cidade. Ele deflagrou uma guerra contra tudo e contra todos.

Nem mesmo durante os governos dos prefeitos nomeados pelo regime militar, de cuja ditadura o pai dele foi um expoente, a cidade conviveu com tal padrão de violência institucional e desrespeito ao Estado de Direito.

Marchezan Júnior age como um soberano: decreta territórios sob “jurisdição especial” para impedir protestos dos servidores; ataca a liberdade de expressão e se opõe à manifestação do sindicato dos trabalhadores na imprensa; mente sobre a realidade financeira da Prefeitura para parcelar os salários dos funcionários; desobedece ordem judicial e, assim, comete crime de responsabilidade; desrespeita e ofende servidores públicos, vereadores, secretários e autoridades do seu governo.

Tem temperamento desagregador – em média, sofreu quase 2 baixas do primeiro escalão por mês – e é também intolerante com pessoas que pensam diferente. Ele incita ódio e violência quando, como prefeito, teria obrigação de promover o diálogo social, a convivência democrática e a tolerância política.

Marchezan representa, em Porto Alegre, a agenda do golpe perpetrado em 2016 pela turma do Temer, Padilha, Cunha, Geddel, Aécio e FHC com o apoio ativo do capital estrangeiro e dos EUA.

Sua gestão está sintonizada com a agenda dos retrocessos civilizatórios, do racismo, do desprezo e abandono dos pobres, da privatização e geração de lucros para grupos privados, da destruição dos serviços públicos, da entrega da administração pública para as consultorias criadas pelos grandes grupos econômicos para modelar e manietar o setor público segundo seus interesses.

Nunca antes a mentira foi tão bem empregada como método de governo. A bizarrice batizada como “banco de talentos” para a seleção de CCse cargos de direção, é a maior prova disso.

Esta falácia, apresentada como “um sistema moderno de gestão estratégica de recursos humanos que prioriza os critérios técnicos e meritocráticos dos candidatos“, não passou de um truque propagandístico propagado pelo péssimo jornalismo da RBS: só foram nomeados agentes partidários da coalizão de governo e muitos militantes do MBL que ocupavam o Parcão com suas camisas verde-amarelas [na Itália do Mussolini eram os camisas negras] para bradar pelo herói Eduardo Cunha e defender a fraude do impeachment.

Porto Alegre, uma cidade que no início deste século irradiou ao mundo os valores nobres da participação, da diversidade, da pluralidade, da democracia, da paz, da inclusão social, da cidadania, da humanidade e da tolerância, está arrependida com a escolha na eleição passada.

Parte importante da minoria de eleitores que elegeu Marchezan Júnior em 2016 – 2 de cada 3 eleitores não votaram nele– já deixou de apoiá-lo e passou a criticá-lo ruidosamente.

O trabalho de esclarecimento que fazem os funcionários públicos municipais no diálogo com a população está surtindo efeito. Marchezan está ficando isolado politicamente e socialmente.

A população já entendeu que a guerra que o Marchezan desfechou contra os funcionários públicos é, na verdade, uma guerra para destruir os serviços públicos, os direitos de cidadania; uma guerra que está destruindo a economia da cidade e o futuro de Porto Alegre. Os vereadores da cidade que fecharem os olhos para esta realidade não estarão somente cometendo um equívoco, porque estarão cometendo suicídio político.
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Porto Alegre merece, assim
    Porto Alegre merece, assim como a cidades que elegeram integrantes do consórcio golpista prefeitos em 2016 merecem comer o pão que o diabo amassou.

    São cúmplices, apoiaram (e alguns ainda apoiam) essa excrescência cmada MBL.

    Se não aprendem no amor, aprendem na dor.

  2. Votaram nele, não votaram?

    Votaram nele, não votaram? Fazem manifestação contra ele como fizeram pelos 0,20 centavos? Não? Então que se danem.

  3. Ele é a nova política,

    Ele é a nova política, embasada na vaza jato, na omissão dos orgões de controle do juciciário e cópia exata do dória, prefeito virtual paulista. 

  4. O destempero…

    … parece ser uma marca registrada de gestões tucanas e de alguns gestores que estão em áreas de gestão de qualquer setor do governo.

    Já ouvi histórias sobre diretores de escola, diretores de museus, de parlamentares (estas são mais públicas), assessores.

    Também pudera.

    Se, no fundo, eu estivesse com medo de alguma coisa, faria a mesma coisa, só pra fingir.

    A propósito: só olhar o caso do Espancador do Paraná, pego com a boca na botija.

  5. Não adianta chorar

    É a classe média que bateu panelas contra Dilma e PT e agora recebe paneladas de ferro na cabeça. Aguentem paneleiros! Vocês pediram. Isso aí está acontecendo por toda parte no país. Só que agora Inês está morta. Não adianta chorar.

    1. mmmm

      Ia só dizer que é o doria II clonado.Mas acrescento que os eleitores não quisram saber a fundo quem

      era esse sujeito nem de sua ascendência, olhos, orelhas e nariz da ditadura na Câmara Feseral.

  6. O que é mais pernicioso? Um prefeito de direita ou uma …..

    O que é mais pernicioso? Um prefeito de direita ou uma ex-candidata de uma pseudo esquerda, o PSOL, que apoiando a Lava-jato por puro oportunismo eleitoral (futuro, se houver eleições!) apoia o golpe?

    Ou seja entre Marchezan e Luciana Genro não sei quem faz mais mal ao povo brasileiro, porém grande parte da pequena burguesia portoalegrense ainda apoia esta senhora. Marchezan é o que diz o que ele é, já Luciana Genro se diz de esquerda mas é mais virulenta e contagiosa do que ele.

    1. em…

      O povo do Brasil inteiro está cansado daquilo que transformaram o país, esta pseudo-esquerda da redemocratização, que construiu esta fraudulenta Constituição Cidadã, apenas para a perpetuação da Elite desta Cleptocracia Esquerdopata. Tentaram todos os nomes. Caiu neste embate coxinha-mortadela. E já perceberam que se continuar desta forma, o resultado é apenas a manutenção da medíocridade. O povo gaúcho, em especial de Porto Alegre, altamente politizado, escolarizado, com grande influência da colonização européia, que criou um estado e uma cidade acima dos padrões tupiniquins, onde a miséria humana é pano de fundo das politicas exploratórias,como sempre acontece, já atentou para o golpe destes 40 anos. Ditadura do Politiamente Correto, Salvadores da Pátria, Socialistas e AntiCapitalistas de araque, de shopping center, que vangloriam “Che” mas não saem de Miami, são um engôdo que não enganam mais ninguém. Eleições Ditatorialmente Obrigatórias e farsantes, esta escravidão imposta de cima para baixo sem ao controle da sociedade é apenas Golpe. Golpe que se perpetua, agora com biometria, cada dia mais custoso, para a manutenção de uma Elite que nunca aceitou do povo, para o povo, pelo povo. 

  7. Vivendo de ilusões

    Porto Alegre é a capital conservadora de um estado conservador que se tornou reacionário.

    Vive do passado de um Rio Grande Glorioso que, de fato nunca existiu, a começar pela Revolução Farroupilha e a sua República Piratiny que nada mais foram que um panelaço que desandou em guerra. Promovido pelos estancieiros, a sua classe empresarial à época, terminou em um grande acordão, acertado em Poncho Verde. Os barões do boi acertaram as pontas com o Império, salvando os seus. Os oifciais do exército farroupilha foram incorporados com patentes e soldos ao Exército Brasileiro e o resto teve o que massa de manobra e bucha de canhão têm sempre. Pergunte do destino dos Lanceiros Negros e do que o povo comum obteve com a guerra.

    Os últimos 50 anos mostram um estado sob liderança medíocre, carência total de um projeto e completa falta de perspectivas. Por isso é saudosita, melancólico e retrógrado.

     

     

  8. Lambe Botas dos milicos

    Seu pai foi um merda. Foi o maior lambe botas dos milicos que se tem noticias. O junior não passa de um bosta.

    Seus votos da periferia foi conseguido a peso de ouro e com promessas absurdas.

    Podemos dizer pra periferia um bem feito. Ainda acreditam em papai noel.

    Os que andam em volta do parcão nada a diezer pq são do mesmo time. Tudo uns bosta.

    O bom é que é um prefeito de apenas um mandato.

  9. Por mim que se f…..errem……………

    Eu quero mais é que a população de POA e do RS se f…..erre…..  Foram avisados, mas votaram nessa lixarada da direita, agora, que se estrepem, aguentem o tranco. Elegeram um filhote da ditadura, filhote da ARENA, um governador e dois senadores da RBS…. Mas o pior nem é isso, o pior é que não vão aprender nada, logo vão estar votando no Boçalnazo e assemelhados, Desisti, larguei de mão, não tem mais jeito, que venha o meteoro gigante logo…ç.;….

  10. O RS virou uma asnolândia

    O RS virou uma asnolândia governada pela famigerada RBS (ré na Zelotes, diga-se, mas incrivelmente isso nunca é mencionado). Elegem seus funcionários para deputados, senadores e até governadores, mostando quem manda nessa joça.

    Por sinal, neste órgão nefasto abundam os puxa-sacos e analfabetos funcionais (e políticos) e acabaram de demitir Luis Fernando Veríssimo, o único que tinha cérebro nesse juntamento de imbecis.

    Mas voltanto ao tema, bem feito para os porto-alegrenses (que elegeram esse m***) e bem feito pros gaúchos (que elegeram o Sartori). Só mostra o quanto decaiu a capacidade mental dos gaúchos, que de tão animalizados pela RBS aceitam todas suas asneiras e hoje só preocupam com Grenal e CTG.

  11. Porto Alegre merece isso e
    Porto Alegre merece isso e muito mais. Foram 12 anos de governo PMDB/PDT (Fogaça e Fortunati) que deixaram a cidade em pedaços. Praças, ruas, tudo deteriorado. E esse prefeito tucano ficou de janeiro a junho sem tapar um buraco nas ruas. 6 meses de crateras, mesmo a cidade sendo dona de 3 usinas de asfalto. E a desculpa dele é que não conseguia abrir licitação para comprar areia e brita. É muita incompetência.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador