Presidente da Sabesp diz a vereador tucano que CPI é “teatrinho”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo), Dilma Pena, nomeada para o posto pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), disse ao vereador tucano Andrea Matarazzo [à direita na foto], durante a CPI da Sabesp, que a investigação dos vereadores sobre a falta de água na Região Metropolitana não passa de um “teatrinho”.

A fala foi gravada durante a sessão da CPI da Sabesp na Câmara de São Paulo, no dia 8 de outubro. Na ocasião, Matarazzo, que presidente a CPI, tentava acalmar Dilma Pena. Ele disse à dirigente que ela não precisava se preocupar porque, no final das contas, a investigação não teria “consequência zero”, ou seja, ninguém seria punido caso se comprove erros na gestão hídrica praticada pela estatal. “Dilma, vai por mim, não se impressione. Esquece”, diz o tucano. “A consequência é zero, nada”, emendou.

Na sessão desta quarta (15), Dilma Pena se disse constrangida com a repercussão de sua fala. “Estou pessoalmente bastante constrangida. Sempre defendi a ética na política pública e resultados para sociedade. A conversa que tive particular e fora do período institucional desta casa com um amigo de longa data me constrange profundamente. Foi um comentário infeliz. Em nenhum momento eu quis ou tive a intenção de macular a missão desta casa e muito menos a pessoa institucional e pessoal de cada um, manifesto aqui o meu constrangimento com essa matéria”, afirmou.

No dia 8, Matarazzo enumerou para Dilma os parlamentares que fazem parte da comissão. Um deles é o ex-tucano José Police Neto (PSD), que virou alvo de críticas de Dilma. “Ele [Police Neto] é muito sem-vergonha, a gente ajudou ele tanto e ele jogou os pés no nosso peito”, comentou a presidente da Sabesp.

Depois, Dilma tentou remendar a fala, e afirmou que a gravação de sua conversa particular com Matarazzo é ilegal. Segundo ela, frases pinçadas “distorcem a análise e a informalidade da conversa”. Em seguida, elogiou Police Neto, que “atuou altivamente na elaboração do contrato entre a prefeitura, o Estado e a Sabesp”.

Police Neto, por sua vez, disse que pretende abrir um processo contra Dilma. “Dilma Pena sofre de racionamento ético e moral. A CPI fica pequena frente à agressão. Difamação é arma dos que têm baixa reputação”, afirmou, de acordo com informações da Folha.

Hoje, durante a sessão da CPI, Neto contou que jamais, em 42 anos, passou um momento tão constrangedor. “Tudo o que é falado aqui é público e temos que atribuir as responsabilidades. Faz parte da nossa democracia. As conversas que podem diminuir não vão deixar de existir. Quem teve a reputação abalada não fui eu. Me preocupo com a CPI, com a Casa, com a repercussão negativa que este episódio pode trazer. Ele deve servir de reflexão do que são nossas CPIs e o que devem ser, promover. Discutíamos o problema da água e passamos a discutir racionamento ético, e esse não se esgota com a chuva”, completou, de acordo com o portal Terra.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Chegamos a esse ponto. O

      Chegamos a esse ponto. O presidente da CPI diz à investigada que a sua investigação é teatro e que ela pode ficar tranquila, que nada acontecera a ela e ao governador responsavel (alias, essa historia ja começa com um problema ético. A CPI é presidida por alguém do mesmo partido dos responsaveis). E qual foi a manchete dos jornais paulistas ? No JN, tão preocupado com a moralidade publica ? E dos paulistanos, que dizem ter horror à corrupção ? Nada. Niente. Nothing.

  1. ””Teatrinho”. Enloiqueceu?

    ””Teatrinho”. Enloiqueceu? Em que planeta a sra, vive?

        No meu entender estão segurando o rodízio de água ,ou desabastecimento temporário,típico do tucanês,pra depois do segundo turno)

              Não é porque sou antipetista que não enxergo a barbaridade que nosso governador está fazendo com a água, com segurança pública, com profe4ssores e etc etc.

                Ele parece um boneco que vai pra cá e pra lá sem nenhuma direção.

                   Não tenho a menor ideia como foi reeleito com tanta expressão.

                   Dando um chute: O antipetismo em sp e o tal de Scaf não transmite nada além de ”negociatas”.

                         Deve ser isso ou próximo.

                               Eu não votei no picolé de xuxu,

  2. Tudo haver para diferenciar as Dilmas.

    Enquanto São Paulo votar no PSDB-Aecio mais  mais a “natureza” irá se manifestar contraria  Pena pois só os mais pobres todos sofrerão mais

  3. “Teatrinho”?  Que gracinha

    “Teatrinho”?  Que gracinha saber que o proprio Alkmin esta do seu lado, ne?  Impunidade garantida.

    Ainda mais CPI…

  4. O paulista não está sem água: … é teatrinho!

    Agora, teatrÃÃÃoo mesmo foi  a dos Correios, digo, mensalão, digo AP470.

    Com direito a aanastrões profissionais!

  5. Água

    Culpar o calor e ao aumento do consumo é demais…  Ninguém sabe, lá pelas bandas de SP, que na primavera e no verão o consumo aumenta?  Ninguém sabia há dois, três, cinco anos que o sistema estava em franca deterioração?  Sabiam, mas isso não interessa publicar e ainda por cima atrapalha a reeleição, então é melhor esconder, abafar …   Fica a pergunta: estelionato eleitoral? Será que o governador reeleito ‘não sabia’ de nada?  Avisado, muitas vezes e por vários órgãos, ele foi!  Será que estão, todos, em São Paulo, carregando baldes de água para o banho e a limpeza de casa?  Estão todos sem tomar banho? Todos sem cozinhar?  Todos com a louça suja acumulando na pia e o ambiente degradando com o calor? Todos em situação de risco sanitário?  Pessoas há nove dias sem água em casa …  Apagão elétrico, apagão hídrico …   Vamos ver a quem será imputada esta responsabiidade …    🙁

     

  6. Precisa ser agora

    De qualquer modo, e infelizmente, o Alkmin já foi eleito.

    Este assunto precisa ser amplamente explorado para demonstrar o modo de gestão dos tucanos antes que ocorra o pior no segundo turno da eleição presidencial. É preciso haver mobilização para mostrar como este evento sintetiza o modo de gestão do PSDB e as consequências para o Brasil.

    A entrevista do Lula para Carta Capital é simplesmente memorável. Estamos de fato escolhendo qual o modelo de Brasil que queremos.

    Enquanto isto, um dos caras mais decentes deste país continua na cadeia.

    A hora é agora para evitarmos o pior

    Francisco

     

  7. Mude o partido…

    Mude o partido, apenas a sigla e coloque PT, imagina como não estaria sendo noticiado hoje, no mínimo a Presidente da Sabesp iria cair.

  8. Chupa que é de uva!!!

    Tem que chupar!

    Chupa que é de uva, chupa até ficar roxo.

    2016 Serra vem para Prefeito de SP. Para colocar a casa em ordem.

  9. Se ela tivesse vergonha na cara

    estaria constrangida com a imensa falta de água cada vez mais real – cuja razão principal foi garantir a reeleição do picolé de chuchu e o lucro dos acionistas da sabesp – e que vai ter um impacto gigante na vida das pessoas, e não com o fato de ter vazado para mídia todo o desprezo que ela sente ao ser cobrada sobre suas responsabilidades. Também deveria ter vergonha de culpar tanto São Pedro, santo nenhum livra esse governo do sucateamento da sabesp. Deixa o santo em paz e vai trabalhar direito minha filha.

  10. Enquanto esses canalhas

    Enquanto esses canalhas tiverem a mídia para falar por eles, eles nunca vão se importar com qualquer melhoria. A única mlehoria que esses mafiosos fazem, é nas suas contas com o dinheiro público, ainda bem que de sp e paraná de sp..

  11. todos mandraques.
    reis do

    todos mandraques.

    reis do ilusionismo.

    imorais por telepatia.

    police, tucano disse: há racionamento moral ético.

    é do dna tucano.

     

    1. esse aí?

      esse aí? não é o vereador envolvido nas mutretas do metro? dias atrás estava com Lobinho (que coisa) pagando de honestinho perante uma platéia de bocós… os pessoal do “caviar” tem medo… medo do povo…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador