Pressão da Lava Jato para obter delações precisa de limites, por Kennedy Alencar

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O vazamento de depoimento de Leo Pinheiro (OAS) à Lava Jato acumula duas reações: primeiro, o procurador-geral Rodrigo Janot suspendeu as tratativas, após o vazamento ter levado apenas constrangimento ao ministro Dias Toffoli. Depois, Gilmar Mendes saiu em defesa do colega, sugerindo que a Lava Jato precisa de limites. Para críticos, o episódio revelou uma pressão descabida em cima de investigados para citar pessoas ou fatos que interessam como arma política.

“É fundamental que haja uma medida entre a pressão dos investigadores para descobrir fatos e a real responsabilidade dos acusados. Carregar nas tintas poderá manchar a Lava Jato e estimular comportamentos autoritários de quem deveria agir sob o império da lei, o que produziria injustiça”, defendeu o jornalista Kennedy Alencar, ensta terça (23).

Por Kennedy Alencar

Janot sinaliza limites a procuradores e advogados

Há claramente uma disputa de poder entre procuradores da força-tarefa da Lava Jato e ministros do Supremo Tribunal Federal, como Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Reportagem recente da revista “Veja” é inconsistente para sustentar eventual crime de Dias Toffoli.

Pelo que foi publicado, no máximo, há exposição de uma relação de amizade entre o ministro do STF e o presidente da OAS, Leo Pinheiro, que seria, no limite, inadequada para um magistrado. No entanto, não aponta crime ou indício de delito cometido por Dias Toffoli.

Logo, se isso realmente faz parte de pré-acordo de delação, é injusto com Dias Toffoli. Também é preocupante, porque revelaria a aceitação por parte da Procuradoria Geral da República de uma informação com valor apenas para criar constrangimento a um ministro do Supremo.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, reagiu rompendo a negociação da delação de Leo Pinheiro, o que sugere que o comandante do Ministério Público Federal considera que advogados da OAS tenham vazado essa informação para criar um fato consumado ou que tenha havido algum abuso de sua equipe.

Estão em curso duras negociações entre o Ministério Público e as empreiteiras OAS e Odebrecht. Há relatos de que investigados se queixam de que são pressionados a carregar nas tintas. Do lado dos investigadores, existem suspeitas de que delatores procuram esconder fatos graves.

A suspensão da delação de Leo Pinheiro não significa que ela não possa ser retomada, mas sinaliza um cuidado de Janot em colocar limites para a sua tropa e para advogados.

Quando Dias Toffoli libertou o ex-ministro Paulo Bernardo, procuradores o criticaram publicamente. O ministro Teori Zavascki já fez reparos a decisões de Sérgio Moro que considerou indevidas. É natural que haja conflitos, mas é importante separar o joio do trigo.

É fundamental que haja uma medida entre a pressão dos investigadores para descobrir fatos e a real responsabilidade dos acusados. Carregar nas tintas poderá manchar a Lava Jato e estimular comportamentos autoritários de quem deveria agir sob o império da lei, o que produziria injustiça.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. moralista e jurista levemente bêbado

    Kennedy de boas intenções até o….. stf está cheio.

    Manchar o que na lava jato onde tudo está sujo de m#$%@ e com cheiro de esgoto?

    O limite seu Kennedy é o Lula, a presidenta Dilma?

    Seu Kennedy, neste altura qualquer poeta deve ficar calado.

  2. “Reportagem recente da

    “Reportagem recente da revista “Veja” é inconsistente para sustentar eventual crime de Dias Toffoli.”

    o kennedy começou a achar que reportagens da vela eram inconsistentes desde quando?

    ele começou a ler a veja essa semana?

    desde quando ele passou a achar que a lava-jato precisava de limites?

    ele não viu que nas outras delações tiveram vazamentos?

    Ps: os chamados blogs progressistas precisam realmente de textos do kennedy allencar?

     

     

    1. Prezada Arimateia13, suas

      Prezada Arimateia13, suas ponderações não se sustentam. Se você realmente avaliar com calma, verá que Kennedy Alencar é um dos poucos jornalistas imparciais que temos no Brasil. O que ele fala tem credibilidade.

      Já discordei de algumas colocações dele (poucas vezes), mas simplesmente por questão de ponto de vista mesmo, o que é perfeitamente normal, mas tenho visto ele fazer um jornalismo sério desde que o acompanho.

    2. O estilo de Kenedy é esse:

      O estilo de Kenedy é esse: uma no cravo e outra na ferradura. Agradar e desagradar todas as partes envolvidas, para se mostrar imparcial e equilibrado.

  3. Se “Caguetar” o Lula,

    Se “Caguetar” o Lula, pode……mas se passar perto do Serra e do Aécio, aí o Pau vai cantar…..

  4. Eu, particularmente, tô

    Eu, particularmente, tô gostando muito dessa briga de cachorro grande. Ela só vem a revelar o que já sabíamos. E, pra melhorar a situação dos petistas, o maior anti-petista de todos os tempos, tão silencioso em casos idênticos, subiu nas trouxas contra o Procuragor-Geral, que, por seu turno, quer porque quer ter mais visibilidade do que Moro. É briga feiz mesmo.

     

  5. Só com o povo na rua iremos
    Só com o povo na rua iremos esse golpe. A exemplo da Turquia. Inclusive prenderam os golpistas e traidores. Esses golpistas estão contra o Brasil. Mesmo nos EUA quando um processo de corrupção pune se os culpados e não a empresa . Esses procuradores e juizes estão arruinando o país . Serra e um pai mandato das multinacionais. Veja como agiu diante da OEA não respeita como os eu não respeitam . Somente as forças populares poderemos barrar este golpe e coloca los na cadeia como na Turquia. Falei.

  6. É óbvio.

    É óbvio chegou perto de  Serra  e Aécio a delação caiu. Pode contar outra a Lava Jato sempre vazou se constituiu a sim, agora por uma citação ridícula a Tofoli caiu? Só dá esperto nessa trama. O Kennedy Alencar não pode falar a verdade aí fica em cima do muro, se falar a verdade vai pra rua.

  7. K Alencar

    pseudo jornalista, tucano até o talo. Há MUITOS anos que não engana mais niguém. Desde a subversiva AP470, que acabou com o Direto neste páis. (Como nunca antes).

    E continua com este circo deprê da VazaJato.

     

    Um puteiro (todo respeito às trabalhadoras putas).

     

    Triste país!

     

    🙁

  8. Eufemismos isentoes

    Esses textos “isentões” do Kennedy Alencar sao de doer.

    Haja ginásticas e eufemismos.

    “Carregar nas tintas poderá manchar a Lava Jato e estimular comportamentos autoritários de quem deveria agir sob o império da lei, o que produziria injustiça”

    Aff…

    Esse ai vai ter que pagar para sempre a “macula” de ter trabalhado pro PT.

    1. Realmente

      é de doer nos ossos ler um texto desse.

      Ora, macular a lava a jato?

      Qualquer pessoa, até se conhecimento de causa, reconhece as injustiças da operação.

  9. Cumprido o primeiro objetivo

    Cumprido o primeiro objetivo estratégico, derrubar Dilma, e com o segundo em vias de execução, prender e condenar o Lula, agora vamos assistir aos nossos gloriosos colunistas do “mainstream” sairem da posição de algozes para a de “turma do deixa disso”, vazamentos tem que parar, temos que deixar de ser um estado policialesco, os abusos da lava jato tem que ser coibidos, e por ai iremos, tudo em nome da implantação da mediocracia no reino do Bananistão.

  10. Mas a farsajato já tem

    Mas a farsajato já tem limites, investigar e condenar (não necessariamente nessa ordem) o Partido dos Trabalhadores, seus membros e aqueles que não queiram participar da farsa (como Marcelo Odebretch). O que não tem limites é a cara de pau dos jornalistas e agregados políticos do PIG.

  11. Mais um texto patético do

    Mais um texto patético do kennedy, aquele que morre de medo de ser chamado dee petista. e o foi. logo pelo vampiro que ele mais temi.

    Não passa de um covarde!!!!

    Mais um…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador