Procurador da Lava Jato disse que já votou em Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A uma plateia de empresários e setores de compliance, na Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham), em São Paulo, o procurador da equipe da Lava Jato, Carlos Fernando dos Santos Lima, disse que era “uma pessoa mais à esquerda”, que a Operação trouxe uma “tristeza” naqueles que acreditavam no projeto político do PT, admitiu que ele próprio já votou em Lula e que o partido teve “um ponto positivo”: garantir a independência do MPF e da PF.
 
“Tem muita gente que está triste pela falência de um projeto, que era bonito, de inclusão social. Infelizmente, veio junto de outro projeto, de poder. Não podemos permitir que o projeto venha junto com a corrupção”, disse aos empresários. A palestra foi acompanhada por repórter do Estado de S. Paulo.
 
Durante a apresentação, afirmou que antes se considerava inclinado à esquerda, chegando a votar em Leonel Brizola (PDT), em 1989, além de Luiz Inácio Lula da Silva. “Sempre fui uma pessoa mais à esquerda, depois que estudei nos Estados Unidos mudei um pouco”, disse, criticando a personalização da política que, em sua visão, tem a corrupção “entranhada” em seu campo geral, incluindo o sistema econômico e empresas. “Votei em Brizola, Lula, Fernando Henrique, a questão não são os nomes, a questão é que o sistema, que é por natureza corruptor”, afirmou.
 
“O primeiro diagnóstico que me causa muita tristeza é que a democracia brasileira nunca foi efetiva, seja pelo coronelismo da República Velha, seja pelo abuso do poder econômico na democracia atual. Temos um sistema político partidário extremamente caro, eleições que demandam muito dinheiro temos sistema partidário que permite multiplicação de partidos para obtenção de benesses”, criticou.
 
“A solução é baixar essa febre que nos acomete, diminuir o custo das campanhas, da política e, vou dizer mais, diminuir a personalização da política. Como se fazer isso, aí a discussão vai para voto distrital, distrital misto, cláusula de barreira. Precisamos de mudança, mas essa mudança ainda vai ser discutida e testada”, defendeu.
 
O procurador da Lava Jato afirmou que a “esperteza” brasileira atingiu esferas sociais que não precisariam disso para viver, e responsabilizou o sistema político de coalizão, que tem a sua governabilidade sustentada na entrega de postos a partidos. Relatou que, ao ouvir na rádio que o governo Dilma Rousseff teria agora 2 mil indicações para redistribuir após a saída do PMDB, apontou: “nosso sistema de coalizão exige essa distribuição de cargos, que é conscientemente dirigida à corrupção”.
 
Como “ponto positivo” dos governos petistas, Lima elencou a independência atual do Ministério Público Federal e da Polícia Federal. “Os governos anteriores realmente mantinham o controle das instituições, mas esperamos que isso seja superado”, disse. E deixou um recado, caso se efetive o possível impeachment da presidente Dilma Rousseff:
 
“Em um país com instituições sólidas, a troca de governo não significa absolutamente nada. Quero crer que nenhum governo no Brasil signifique alterações de rumo no Ministério Público, no Judiciário, na Polícia Federal. (…) Queremos simplesmente que as instituições continuem livres para continuar a fazer o que a lei exige delas”, afirmou.
 
Também criticou a forma como é mantida a relação política entre as grandes empresas, chamadas “campeãs nacionais”, que têm acesso privilegiado a mecanismos de financiamento do BNDES. “Na Lava Jato, verificamos que há empresas que têm políticos cativos. Isso é muito injusto com as empresas que não são campeãs nacionais. (…) Além de tudo, o mercado é muito influenciado pelas práticas corruptas, pois o grande consumidor brasileiro ainda é o Estado. Junta-se aqui a vontade de comer dos políticos com a fome das empresas”, disse.
 
Em sua palestra, Carlos Fernando Lima admitiu que os integrantes da força-tarefa da Lava Jato também estão sujeitos a erros, mas que, contudo, é importante garantir as investigações para combater a corrupção no país. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

89 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Qual a importância dessa

    Qual a importância dessa informação do título?

     

    É quase como diz gente que nunca votou em Lula ou PT: já votei nesse safado.

  2. No artigo, não li nada sobre

    No artigo, não li nada sobre o fato da senhora do procurador ser funcionária do Banestado à epoca do escândalo das contas CC5, o moço parece ter enfavetado o processo …

  3. Ah…

    Depois que a farsa caiu os caras veem com esses discursos!….

    Tanto ele como os outros procuradores e o juiz Sérgio Moro devem serem afastados da condução da Lava Jato. Eles claramente manipularam a condução do processo para tão somente criminalizar o PT e suas lideranças, sem provas consistentes, conforme revelam as informações que já dispomos.

    Preservaram os verdadeiros tubarões do PSDB, DEM, PMDB, etc, e, por razões ideológicas mesmo, elegeram o PT para ser o bode expiatório!…

    Estão desmoralizados!…

  4. Kkkkkkk
    Quase todo coxinha que conheço quando quer tocar o pau começa com o mesmo texto.

    Eu até já voltei em Lula. ..

    Certa vez respondi:

    – erro foi esse. Sair votando sem ter a mínima noção política. Trocar de partido a cada eleição procurando o super homem que nunca chega.

    São completos ignorantes em política, daí a facilidade de terem suas mentes lavadas, manipuladas e direcionadas pela grande mídia.

    Assistem a Globo e lêem a Veja e ainda acreditam que estão bem informados.

    1. Ele poderia ter completado a

      Ele poderia ter completado a frase… depois que estudei nos EUA mudei um pouco, fui recrutado pela CIA e ai voces já sabem do resto da história.

  5. Apenas uma palavra: BANESTADO

    Apenas uma palavra para o Sr. Carlos Fernando Lima: BANESTADO

    Com relação ao chamado “projeto de poder”, toda atividade política é um projeto de poder.

    Em qual universo um partido político entra na disputa para depois abdicar do exercício do poder em favor de partidos adversários (não são “inimigos”, mas “adversários”)? Isso é uma estultícia. Mais do que isso, é uma descrença na democracia.

    Essa tese deturpada parece estar impregnada na cabeça de muita gente (pior, na cabeça de muitos agentes do Estado). Não percebem que se trata da criminalização da atividade política, que é legítima. Certamente, os desvios devem ser coibidos e os culpados responsabilizados na forma da lei.

    Acompanhei ontem a palestra do procurador da LJ pelo Jota. Um dos slides descrevia a articulação política num cenário de presidencialismo de coalizão como “o verdadeiro esquema” (objeto de uma 3a. fase da LJ).

    Isso é a criminilização da atividade política. Montar uma base de apoio nomeando indicações políticas para áreas do governo acontece em toda democracia. Se o indicado (ou responsável pela indicação/nomeação) comete alguma ilegalidade, é outra história…

    1. “Isso é a criminilização da

      “Isso é a criminilização da atividade política. Montar uma base de apoio nomeando indicações políticas para áreas do governo acontece em toda democracia”:

      Nao.  O diagrama esta certo.  Infelizmente, uma investigacao tao corrupta quanto os que acusa de corrupcao nao eh o lugar certo pra se apresentar isso no meio das mentiras.

      E a LavaBunda EH SIM corrupta.

  6. Não sei se alguém está

    Não sei se alguém está sentindo a mesma coisa que eu.

    Ontem soubemos de um pedido de dsculpas de Moro dirigida a Teori, reconhecendo-se errado quanto aos grampos que tanto infelicitaram a vida de Lula e da Presidente da República.

    Hoje, esse seguidor de Moro, vem dizer que a verdade é que o Governo nunca interferiu nas investigações da PF e do MP.

    Será que eles estão sentindo que se Dilma cair, os acordos entre os novos detentores do poder, combinados com Gilmar, ente outros ministro do Supremo, e imprensa, vão questionar a Lava Jato, e até acabar com ela?

    Como diz o ditado: “Esmola grande o cego desconfia”. 

    Acho que tem um mistério rondando o nosso Brasil.

     

    1. Camisas amarelas da Dilma

      Maria, 

      ainda ontem comentava com minha mulher: os golpistas estão descarados, com tanta sede ao pote, que eu não estranharia se viesse um movimento bem forte pró-Dilma e contra o impeachment até de um ou outro que andou indo à Paulista de camiseta da CBF.

      Claro que não todos aqueles com sangue nos olhos. Mas me refiro àqueles de boa fé, realmente cansados, e que confundem impeachment com moção de desconfiança ou referendo revocatório, ou seja, que acham que o impeachment é uma boa por conta da crise, maus bocados, desencontros governamentais etc.

      O movimento a favor de Dilma vai engrossar, até por esses sinais que você bem observou.

  7. Não vi em lugar algum a

    Não vi em lugar algum a leitura que faço, então a exponho aqui.

    O golpismo está correndo contra o relógio. Depois de sucessivos ataques, quase não há mais cartuchos a queimar. O último foi a saída de quem nunca esteve, os descontentes do PMDB – que jamais se move em bloco. Apenas para dar um exemplo, não esperem a perda do apoio de um Requião (senador, eu sei) por “fidelidade partidária”. Esse sabe diferenciar os exércitos em luta.

    Enfim, o último lance será a decisão sobre Lula. Pessoalmente, não imagino possível que o STF, mesmo com certa infestação que sofre, decida conforme pediu o golpista Janot – que Lula seja ministro mas julgado em primeira instância, um monstrengo jurídico até para países em anarquia.

    Superado esse ponto, continua a frenética movimentação por apoios em Brasília. Seguindo uma máxima brizolista, a “notícia” da Folha a respeito de “interlocutores de Lula” relatando seu desânimo é por mim entendida pelo seu avesso, até como tentativa de desmobilização das manifestações do dia 31. E aí, meus amigos, o governo tem que evitar apenas que o golpismo arregimente dois terços mais um dos deputados da Câmara (conforme bem observou Rudá Ricci); é jogar em casa pelo empate, com um craque no ataque.

    Último ponto: eliminado o poder de fogo da parcialidade da Lava Jato contra o PT, até por falta de material, há dois caminhos: 1) o estrelismo da “Liga da Justiça” jogará necessariamente contra a oposição ou 2) sofrerá um “downsizing”, o que torna mais confortável para certos “ideólogos da fisiologia” apoiarem o governo.

    1. Gostaria que fosse explicado:

      Gostaria que fosse explicado: todos falam de poder do PT e da decepção com o PT; que O PT e Lula  roubaram escancaradamente e por aí vai….

       

      Eu me considero um conhecedor de política de nível médio – sou há muito frequentador deste blog, do PHA, do Azenha , do Tijolaço, do A. Borges… e aí fico pensando : será que sou petista fanático e não enxergo o que estes caras vêem? O Lula mora num apartamento simples , tem uma vida  sem luxos ….enfim é um cara de atitudes povão.

       

      Aonde em tantos roubos dos petistas – compare os corruptos e os nomes citados do PT estão lá na rabeira. PMDB,PSDB, DEM e PP são campeões e somados são responsáveis por quase 100% da roubalheira.

       

      O projeto de poder é ganhar nas urnas – quem for o mais votado leva. O PSDB em Sampa não tem projeto de poder ?

       

      Se eu sou um cego, o que pode ser possível, ou  o Lula é  um mágico incrível, pois estão tentando incriminá-lo há tempos e só desconfiam do pedalinho e um triplex do sócio da Globo..

    1. Verdade?

      Assim como você o procurador tucano aí do texto também deve ter votado no Lula em 2001, já que nesse ano não houve eleição nenhuma!

  8.  
    Que nível rasteiro o desses

     

    Que nível rasteiro o desses procuradores. PQP, quanta ignorância cabe na cabeça desse sujeito. Vá a merda. O imbecil ainda acredita que foi esquerda. Ah! Depois que foi estudar nos estados unidos se tornou essa topeira pra falar merda. Vai bode albino, comer capim na casa da PqP.

    Orlando

  9. Uma Justiça lenta e seletiva

    Nessa hora de franqueza, o procurador Lima poderia abordar e explicar porque o nosso dispendioso e lento Judiciário (e bota dispendioso e lento nisso) é seletivo. Enquanto uma ação se propõe a ser rápida e tem jato no nome, o processo em torno do mensalão tucano acontecido há 17 anos em Minas Gerais e que já tem uma condenação do ex-governador Azeredo, ainda está sem solução. Por que aquele exibicionismo todo e bem planejado no dia em que Lula sofreu a humilhante e injusta detenção coercitiva? Por que ocorrem tantos vazamaentos seletivos? POr que certos inquéritos estagnam, param no meio (Banestado)? Por que o Judiciário , em décadas, não acança o deputado Maluf, já conenado na França e com nome e figura nalista dos procurados pela Interpol? Nessa hora de frannqueza midática, seria bom um depoimento sobre a lentidão, o exibicionismo de alguns e a seletividade na Justiça.

  10. Falsos Moralistas

    A falência que notamos é exatamente a do Ministério Público, corporativista, politizado, midiático, seletivo nas denúncias, vazador e golpista. Alguns procuradores posam de heróis e, na verdade, não passam reles vilões.

  11. É por aí, o pior analfabeto é

    É por aí, o pior analfabeto é o analfabeto político: acredita ser dono da verdade e faz trovejar sua “versão” fosse a eternidade possuída. De outro lado, todo analfabeto político é, em si, calhorda, pois, na busca da “redenção” não quer nem saber dos adversários (a quem trata de inimigo). Maniqueísta até o último fio do cabelo: ou estão com ele, ou contra ele. Não distingue um rato passando pela sala. Pobre país.

  12. Por que é que todo sem

    Por que é que todo sem vergonha nesta República sempre diz que já votou no Lula? Pode até ser, mas o fato é a maioria mente com a maior cara de pau. Tenho amigos de direita, de pai e mãe de direita, que sempre desprezaram pobres e negros, sempre tiveram adoração pelos EUA e tudo que lá se faz, enfim, tiveram a vida toda uma prática avessa a qualquer tipo de distribuição de renda, e que vem me dizer que votaram em Lula, e blá blá blá, mas se decepcionaram, e blá blá blá…. Eu olho pra cara deles e não digo nada, mas se eles votaram em Lula, como se dizia na minha infância, minha avó é bicicleta…

  13. sei, mas se prestarem

    sei, mas se prestarem atenção, o discurso, virgula, por virgula é igual ao que de Gilmar Mendes deu hoje! No final, eles atacam a democracia e o sistema político. Por favor, vejam que absurdo o judiciário está fazendo e o Janot escrevendo notinhas sobre politização, blablablá!

  14. Onde já se viu, alguem querer

    Onde já se viu, alguem querer ter mais poder do que nós, cara de babaca, jeito de babaca, um perfeito babaca. Só para agrada-lo o PT deveria escrever uma carta se comprometendo em ganhar eleições e passar o poder a quem agrade esse babaca.

    E uma besta dessa recebe dinheiro dos impostos que pagamos.

    Vai te catar incompetente de merda.

    Por essas e por outras que tem que acabar com concurso público e estabilidade para o funcionalismo.

  15. Tem sido argumento corrente
    Tem sido argumento corrente entre os reacionários que tentam legitimar acusações geralmente mentirosas e de caráter preconceituoso.

  16. Normal…

    Todo racista, quando confrontado, sempre diz que não é racista e que “até tem amigos negros”.

    Direitista é a mesma coisa, não se assume de direita e sempre começa a conversa dizendo que já votou no Lula…

    1. gostei, coisas das nossas” elites feudais-viralata”

      mas a mesma miseria interior  tambem se encontra  espalhada em todos os cantos da terra.

      E um combate universal.

  17. Um retardado incompetente


    Um retardado incompetente desses, justificaria as atitudes que a direita fazia quando estava no poder, transferência para Camumu das Ostras.

  18. E desde quando o candidato no

    E desde quando o candidato no qual o promotor ou o juiz ou o policial ou o acusado votaram pode ter qualquer relevância quando se está explicando a respeito de um processo judicial ou uma operação policial?

    Se votou mesmo ou só está usando como desculpa para sua suposta “decepção”, tanto faz. Não tem relevância. O que deveria ser relevante são as provas, os fatos, a legislação, o nexo causal.

  19. Emocionante, pero no mucho

    Há uma evidente ação articulada entre os atores Globais do MPF e Moro. Moro pede desculpas ao STF, um procurador dá uma entrevista admitindo até que votou no Lula, outra dá uma entrevista assumindo alguns equívocos, e assim vai. Eles devem pensar tal qual seu comparsa Bonner, que todos os brasileiros são Homer Simpson. Felizmente nem todos são.

    1. Concordo…

      Há uma uniformidade impressionante de discursos. Nessa toada, surgem as adesões imediatas de ícones da oposição no Judiciário e Parlamento, dando o mote para reverberação contínua pelos meios de comunicação, de modo a criar o argumento de fácil repetição e difusão. 

  20. 30 minutos de glória..e de holofotes

    Num país onde morre candidato a Presidente em acidente aéreo e ninguém sabe quem era o dono do avião; onde desaparecem 500 quilos de pasta de coca e um helicóptero; onde bilhões de dólares têm sido enviados para o exterior; é quase infantil assistir aquela advogada estagiária do Reale Jr justificando o pedido de Impeachment, explicando que pedalada fiscal é crime, suficiente para depor do seu cargo à própria Presidenta da República, e colocar para governar este país uma cambada de criminosos.

    A mulher está maravilhada com os holofotes, os olhos saltam de emoção assim como os olhos da esposa do Eduardo Cunha.

    O golpe explica, explica, mas não passa nenhuma credibilidade a um expectador isento (se é que ainda há).

    1. Que nada ! 
      Eles não estão

      Que nada ! 

      Eles não estão com medo de nada.

      Isso é tática de guerra.

      Recuar, estudar a nova posição do adversário e atacar mais a frente.

      Eles irão aprontar alguma até a votação do impeachment.

  21. Será que ele realmente pensa

    Será que ele realmente pensa que todos os brasileiros são idiotas ou é tão idiota que acredita no que esta falando?

  22. Republica do c… na mao , versao MP
    Atitude defensiva significa nudança de estrategia. A cobra se contrai nao por medo, mas pra, dar o bote. A voz das ruas contra o golpe fez efeito e o protagonismo do mp parece estar com os dias contados. Sem golpe ou com ele, ninguem mais aceitara ser refem de. Incautos anonimos a procura de notoriedade.

  23. Um esquerdista pode (e

    Um esquerdista pode (e frequentemente) se tornar um direitista, o contrário nunca.

    O promotor se deixou levar seu voto pela propaganda quando era mais jovem talvez.

    Mais quem não votaria no Lula. operário pobre, lider sindical, presidente de um partido que lutava pelos pobres.

    SQN era isso era propaganda.

    1. “Um esquerdista pode (e

      “Um esquerdista pode (e frequentemente) se tornar um direitista, o contrário nunca”:

      Nossa, uma verdade acidental ou ce tomou remedinho?!

      De fato, o fenomeno da CONVERSAO eh esse mesmo e eh milenarmente documentado.

      O esquerdista eh obrigado a se tornar direitista, mas o direitista que se torna esquerdista eh SEMPRE um infiltrado.

  24. Conversinha mais chulé essa

    Conversinha mais chulé essa dele…Tem muita gente dizendo isso só para reforçar a posição pró-golpe.  Se bem que, para quem vota sem consciência, uma chancezinha de atrair holofotes pode até mudar o voto. e a ideologia…

  25. O Tio Sam comeu os neurônios

    O Tio Sam comeu os neurônios do moço que nem a zika, quero ver esses engomadinhos instaurando uma república de santos e dando de comer a 200 milhões de brasileiros

  26. Nassif
    Acho que já bateu o

    Nassif

    Acho que já bateu o arrependimento! Se por ventura Dilma cair, eles entram no ostracismo ou até em cana !!!

  27. Jura?

    Da mesma forma que Joaquim Barbosa jurou ter votado em Lula e não se arrependido disto, mas depois de assumir o cargo de ministro, passou a perseguir o PT com fúria.

    Se fosse verdade isto que o Procurador está dizendo, e ele fosse realmente um esquerdista que virou a casaca, então ele estaria se esforçando em preservar as empresas , e não em destruí-las, teria apoiado a MP da leniência. Esquerdista nenhum destrói 2 milhões de empregos, para pegar corruptos. Ex esquerdista nenhum destrói 200 bilhões do PIB para pegar 6 bnilhões em corrupção. Se fosse assim, eles prenderiam o Lula e os petistas corruptos apenas, e preservariam as empreiteiras, pois fazem parte do PIB nacional.

  28. CAIU A FICHA

    Na realidade não foi o PT que se corrompeu; quem se corrompeu foi esse procurador em troca de holofotes e de fama, aliás, todos da Lava Jato. Mas, agora que há a possibilidade de um impeachment da presidenta, a ficha do rapaz caiu. Com o Temer na presidência, a Globo não vai mais se interessar pela Lava Jato, a não ser para condená-la. Adeus holofotes, adeus fama, daí então, só ostracismo. Demorou a cair a ficha.

  29. Conversa fiada, papo furado

    Conversa fiada, papo furado desse procurador !

    Esse é coxinha nato, nasceu em berço coxinha

    Isso é para mostrar isenção,  tentando dá um toque de republicanismo nessa operação.

    Na realidade, o que querem é exterminar um partido, um governo, e um ícone mundial.

    Não confio nesses caras, eles andam muito bonzinhos ultimamente. Pedem até desculpas.

    Devem está aprontando alguma para levantar a moral dos coxinhas.

    Não devemos esquecer que a dona Mariza e o filho do Lula estão nos radares desses golpistas.

    Esses caras irão aprontar alguma para dá um gás no impeachment. Podem esperar !

    Sai fora ! Quem não conhece é que cai nesse papo de humildade !

  30. Sujeitinho Reles, Vil, Asqueroso

    Boa noite.

    … a exemplo daqueles outros “messias” togados, dentre eles os com nome de remédio para fígado.

    Quem se importa com quem este biltre votou [ou deixou de]? Tentativa vã de contemporizar seus atentados ao mais primário princípio jurídico.

  31. Despedindo-se

    Nos ultimos dias procuradores da lava jato parecem estar se despedindo. Ooutro já disse que não vão investigar a era pre lula. Este , já saudoso, pede para que os golpistas não interfiram no MP e PF.  O Moro anda pedindo desculpas, e enquanto isto o destemido Janot  e stf permitem que Cunha manipule , manipule até que o Temer passe o governo para ele.

     

  32. Ultranjante é ele dar palestra na AmCham

    Que sabemos querer sugar tudo de todos os paises até o talo, criminalizar o PT e deixar claro que é um coxinha americanizado que usou a LAVA JATO para perseguir o PT, unico partido que no poder deu combate a corrupção.

    Porque cada frase dele só comprova a investigação NADA republicano cujo objetivo é pegar a Dilma , o PT e principalmente o Lula.

    Isso só comprova aquilo que sabemso que se eles não pegarem o que querem por bem vão fazer com os processos que farão com a ajuda desses imbecis vira latas

  33. Ai, eu era esquerda. votei no

    Ai, eu era esquerda. votei no Lula.

    Depois fui aos states estudar e mudei um pouco. Aprendi que a direita e composta de serafins, tipo; josé serra.

    Agora quero arrebentar com esquerda, prender o Lula e foder o PT.

    VTNC FDP.

  34. CONTRA GOLPE

    Dilma bem que podia dar um contra-golpe.

    Podia baixar uma legislação que crie uma oportunidade premiada para todos os agentes públicos do país devolverem o dinheiro acaso desviado e colaborarem com a justiça, com garantia de não serem processados criminalmente se o fizerem expontaneamente nos próximos 180 dias; a isso se somaria a implantação das 10 medidas anti-corrupção propostas pelo MPF, mais a triplicação da estrutura da PF para auditar TODOS os contratos públicos do país nos últimos 10 anos (federais, estaduais e municipais), começando por sorteios aleatórios, e mais a criação de uma Controladogia Geral da Nação para acompanhar todos os contratos em todos os níveis de governo, por amostragem, e mais o estabelecimento de critérios objetivos e predefinidos de quais sejam os casos em que se considerará a irregularidade de despesas como indício ou prova de desvio ou prejuízo para o erário (um desdobramento da LIA).

    Ampliação do princípio da publicidade, com obrigatoriedade de divulgação na internet de todos os contratos públicos.

    Criação de remuneração/honorários, a ser paga pelos culpados, para entidades da sociedade civil (ou escritórios de advocacia) que promoverem ações que implequem em ressarcimento ao erário por parte de atos de corrupção ou desperdício.

    Controle dos gastos públicos com publicidade, por meio de legislação que crie critérios objetivos para definição do que seja o caráter de informação ou divulgação de interesse social, proibindo a contratação de marqueteiros por inexigibilidade de licitação (se a questão é informar, não há necessidade da “genialidade” da persuasão marketológica…), e limitando os gastos de empresas públicas com publicidade, para algo como 0,01% do resultado operacional ou do lucro (no caso de capital misto), exceto no caso de bancos públicos, que poderão gastar até 0,05% ou menos, limitado o gasto ao mesmo percentual que os concorrentes privados gastarem em média, sendo que “monstruosamente” o Estado intervirá na santa liberdade dos bancos particulares e os obrigará a fazer a mesma coisa, ou seja, limitar as despesas com publicidade até o percentual acima mencionado.

    Deveria ainda baixar a Selic em 50%, pra começar. Usar 30% das reservas cambiais para cobrir qualquer demanda de capitais dos títulos públicos de curto e médio prazo, tudo isso somado à proibição de aumento de despesas públicas com custeio da máquina e obrigatoriedade de que 50% da economia com redução da SELIC seja revertida em liquidação da dívida pública.

    Redução em 70% da remuneração do depósito compulsório dos bancos.

    Mais: criar regras para democratizar as telecomunicações (especialmente o spectro da TV aberta, com concessão de canais de TV a todos que atenderem a critérios mínimos).

    Também um pacote ante violência urbana: criação de centenas de APAC’s; medidas temporárias (que vigorarima enquanto os índices de violência estiverem extremos) como proibição de garupas de moto entre 18:00 e 07:00 nas cidades com mais de 40 mil habitantes; obrigatoriedade de que todos os produtos de consumo de valor considerável saim de fábrica com espaço próprio para que o adquirente nele grife seu nome a quente (sendo obrigatório o grifo por parte de órgãos públicos) somando esta medida a uma ampla conscientização da população quanto à punição a ser imposta aos receptadores; proibição de propaganda de TODAS as bebidas alcoólicas (quem quizer beber, que beba, mas propaganda é algo difícil de justificar…); criação de frentes de trabalho para os jovens, especialmente na área de tecnologia, processos industriais, e processos produtivos inovadores, com subsídio por meios de 10% dos 100bi que serão economizados no corte da Selic.

    Criação de um sistema de PPS = Parceria Público-Sociedade, por meio do qual determinadas obras (como APACs, por exemplo) possam ser concretizadas por entidades comunitárias que serão depois ressarcidas (com autorização para que haja repasse aos contribuientes respectivos) com os valores que o Estado irá comprovadamente economizar (até o limite de 80% do valor desembolsado pela entidade, valendo como referencial de valor aquele que for mais baixo entre o que for contabilmente demonstrado pela entidade e aquele que for estimado por peritos públicos) em relação ao que gastaria se não houvesse a obra (no caso das APAC’s, por exemplo, a economia corresponderá à diferença entre o valor que o Estado gastaria com os presos caso estivesse no sistema prisional comum e o valor dispendido para manutenção dos mesmos no regime APAC.

    MUITO ESPECIALMENTE: obrigatoriedade de fundamentação (divulgada pela internet juntamente com o ato/contrato respectivo) de toda e qualquer decisão da administração (e para-estatais) que impleque em gastos ou concessão de benefícios, devendo ser sempre esclarecido como foi pesquisado, inclusive com consulta pública, a possibilidade de opções mais vantajosas ou econômicas para o ente, sob pena de responsabilidade pessoal do Gestor e também de TODOS OS TÉCNICOS envolvidos no processo decisório que não tenham expressamente manifestado sua discordância quanto ao ato.

    Limitação das verbas indenizatórias e ganhos de outras espécies por parte de qualquer agente público. Eles precisam se lembrar de que ser Servidor Público é sinônimo de opção por uma vida digna e honrada, estável e com garantias vitalícias e até post mortem, sem precisar se submeter à selvageria da luta pela sobrevivênia no mercado (seja o mercado advocatício seja empresarial, por exemplo), com conforto e prestígio, mas sem poderem competir com os extremos de luxo e opulência de alguns atores sociais. O servidor que não se contentar com esse tipo de vida, poderá sempre optar por vir para a eletrizante (e pouco edificante) selva do “almoço você antes que você me jante, uhuuuu!”. Não dá para pensar no salário do Ronaldinho Gaúcho e nem nas prostitutas de luxo que aquele fiscal da Prefeitura de São Paulo diz ter contratado (e nem nas 120 viagens de jatinho governamental, a maior parte a lazer, daquele político conhecido). Não dá para um magistrado (ou qualquer outro servidor), no Brasil, querer ganhar 180 vezes o salário de um trabalhador comum, ou ganhar 3 vezes o que ganha um membro da Suprema Corte Sueca… Essa cachaça da disputa por quem compra o carro maior, ou quem compra o apartamento mais luxuoso, ou quem come mais beldades, não é compatível com o serviço público.

    Tributação das grandes fortunas e do LUCRO DISTRIBUÍDO PELAS EMPRESAS AOS SÓCIOS PESSOAS FÍSICAS, até para minorar a perplexidade que acomete os servidores públicos quando se deparam com o luxo descomunal ostentado na guerra social de vaidades, que causa distorções na percepção da realidade e dos limites de ganhos e gastos em todos os membros da sociedade (pode-se dizer: desvario e deslubramento com o luxo).

    Já que a coista tá feita, é preciso de pulso.

  35. Caro Nassif
    Joaquim Barbosa

    Caro Nassif

    Joaquim Barbosa também falou a mesma coisa, e ambos não valem nada.

    Mas devem ter o seu peso em ouro, pela traição cometida.

    Calhordas.

    Saudações

  36. Nem criativo ele consegue

    Nem criativo ele consegue ser. Há milhões de trolls tucanos na internet que dizem exatamente isso: que era petista, que votou em Lula, mas agora está decepcionado. E dizem isso enquanto protegem e abraçam o Cunha, um com os quais a direita não decepcionada nunca. 

  37. A lista não para.

    A cada dia a gente acredita menos nesses caras da Lava Jato. Perderam a oportunidade de fazer um trabalho extraordinário para o pais.

  38. Procurador da Lava Jato

    Aonde ele foi fazer a palestra? já entendi ao seus superiores. Ele mesmo disse que foi treinado no EUA assim como o Sergio Moro, note que eu disse Sergio Moro, porque o comportamento dele não é digno do cargo que ocupa.

     

  39. Sergio Titanic Moro e…

    seus asseclas canalhas, alguns até tem uma sujeirinha no Banestado, já entenderam que o Golpe não passará.

    já perceberam tambem que o Aragão vai cortar muitas cabeças.

    Daí o canalha, joga a frase, com vistas a conseguir um empreguinho na Globo.

  40. Não acredito. Todos eles

    Não acredito. Todos eles falam a mesma coisa, para dar ares de imparcialidade, exemplo o Joaquim Barbosa que falou a mesma coisa, tenho certeza é 45 na cabeça.

  41. Sabe aquele ateu ou pecador

    Sabe aquele ateu ou pecador que nunca deu pelota para o que pode existir depois da vida, mas que na hora em que está nas últimas reza e se arrepende por via das dúvidas? Então, este papo todo do barbichinha pra mim é mais um sinal de que as coisas não estão tão boas para  cunha & os golpistas como querem nos fazer crer.

  42. Ele acha que eu acredito em duendes?

    Esse procurador também já disse que é vizinho do Coelho da Páscoa e que mora no mesmo bairro de Papai Noel?

    1. Pura ideologia.

      Ideologia é igual ao Cadastro Unico. Cada um tem o seu e tem o direito de expressá-lo, desde que não seja um procurador encarregado de uma operação policial/midiática descambada para o partidarismo político, associada ao que há de mais nefasto e corrupto no país. A rede sonegadora de televisão GLOBO.

  43. “Sempre fui uma pessoa mais à

    “Sempre fui uma pessoa mais à esquerda, depois que estudei nos Estados Unidos mudei um pouco”, disse…”

    Um pouco???? De eleitor de Lula a cúmplice da tentativa de humihação pública do grande líder,  não é pouca coisa não, a diferença é abissal.

    O enfezado delegado, ao contrário de Carmen Miranda, confessa que voltou americanizado.

    A grande cantora luso/brasileira usou a canção de Luis Peixoto & Vicente Paiva* para se defender e provar sua brasilidade. Já nossos bravos “lava jato” não escondem sua subersiviência aos interesses da nação hegemônica. Estão entregando de bandeja, de mãos beijadas nossa maior empresa e nosso programa de autonomia na energia nuclear, tudo a pretexto de cooperação com os yankees. Cooperação de mão única, claro.

    *”Disseram que voltei americanizada” de Luis Peixoto & Vicente Paiva

    https://www.youtube.com/watch?v=e4WZVQAh_Hw

     

     

  44. Procurador da Lava Jato disse que já votou em Lula

    “Procurador da Lava Jato disse que já votou em Lula”.

    O procurador CARLOS FERNANDO dos SANTOS LIMA assim como qualquer OUTRO ELEITOR, tem todo o DIREITO de DIZER que votou NESTE ou NAQUELE CANDIDATO, afinal de contas o voto no BRASIL é SECRETO.

    E nós temos TODO o DIREITO de não ACREDITAR.

    Sabem por quê?

    No BRASIL o pessoal de NÍVEL SUPERIOR que tem VOTADO e APOIADO a ESQUERDA ao longo do TEMPO, são as MELHORES CABEÇAS PENSANTE deste país.

    A primeira vista OLHANDO para o PROCURADOR passa-me a impressão que ele NUNCA PENSOU na vida, na minha AVALIÇÃO VISUAL da PESSOA é que SEMPRE teve ALGUÉM FAZENDO isto por ELE.

    OBS: Qualquer PROCURADOR FEDERAL de MORAL FIRME, de BONS PRINCÍPIOS e INTELIGENTE, em qualquer CIRCUNSTÂNCIA nunca REVELARIA o seu VOTO.

  45. Lavador a jato

    Mentiroso, picareta! Fala isso para dizer que era bobo e inocente  e agora não é mais! É um intelectôlo! Se não fosse funcionario público,certamente seria um advogado sem clientes. Afinal o serviço público está abarrotado dessas porcarias! 

  46. Mau aluno

    “O primeiro diagnóstico que me causa muita tristeza é que a democracia brasileira nunca foi efetiva, seja pelo coronelismo da República Velha, seja pelo abuso do poder econômico na democracia atual. Temos um sistema político partidário extremamente caro, eleições que demandam muito dinheiro temos sistema partidário que permite multiplicação de partidos para obtenção de benesses”, criticou.

    Esse cara estudou nos EUA e nunca percebeu que esse modelo vem de lá? Não sabe quanto custa uma eleição lá e nem de onde vem o dinheiro?

    Pergunte ao Bernie Sanders!

    Além dele e de Moro, quantos outros são ex-bolsistas americanos na “Car Wash”?

  47. Não sei se é bom ou ruim, mas

    Não sei se é bom ou ruim, mas primeiro foi o delegado chefe, agora é o procurador que diz que no governo do PT o ministério público, a justiça, a PF tiveram pela primeira vez uma autonômia e financiamento para fazer as investigações.

    Pode ser que já estão preparando terreno para em caso da derrubada da Dilma as investigações não sejam paralisadas…

    Só que o tempo esta correndo contra os golpistas, aí incluidos o pessoal do MP e PF de Curitiba. Aliás Paraná formalmente denunciado por corrupção. Apesar do MP de Londrina querer invalidar uma delação que denúnciou o esquema de corrupção na receita estadural que só em Londrina deu um prejuízo de mais de R$ 600 milhões ao cofre do Estado.

    A dita república de Curitiba não faz nem o dever de casa… O golpe não encontra mais nenhum porto seguro.

    Na área política a maioria senão todos os líderes estão mais enrolados em processos que o governo, é Aécio, Cunha, Temer, Romero Jucá, Renan, Agripino Maia,

    Na área juridica Moro, Gilmar Mendes, os procuradores estão mais que provados que são partidários e principalmente contra o PT. Só resta a Globo fazer de tudo para tentar esconder o óbvio.

  48. Haja saco!

    Esse viradinho procurador da lavajato falando?

    Esse crápula, com atuação criminosa na “investigação” do roubo do Banestado, ainda  tem a ousadia de falar mentiras!

     

     

  49. voto de maria vai com as outras

    Tambem deve ter votado no Collor. Pois de democracia, ele é analfabeto de pai e mãe. Faz o jogo da elite que ele sugere ter ido contra, ao votar em Lula. Na verdade, foi o voto maria vai com as outras. Pois, entender o que é votar no Lula e Dilma, ele nunca entendeu. 

  50. A Catequese do Golpe
    Já ouvi muito esta conversa de catequese do golpe que contém estas frases. ” … votei no Lula… …fui da esquerda… …virou projeto de poder… … a corrupção… ” Tudo papo furado de catequese. O que prova que este pessoal foi treinado para isto.

  51. Quando os “heróis” perdem a arrogância

    De toda essa entrevista do Procurador Carlos Lima, ficou, para mim, apenas a confirmação de um fato: a Operação Lava Jato saiu dos trilhos. O combinado – cassar/caçar Lula – não foi/não está sendo possível. A arrogância desses novos Intocáveis deixou de funcionar. Aí é hora de simular alguma humildade. É como penso.

  52. Direita Golpista é Altamente Previsível

    As frases e a ladanhinha são as mesmas. A direita é altamente prevísivel. “Investigar todos…”, “Todos são corruptos…”,…. Mas na hora do “vamos ver”, aí são bem seletivos para reinvidicar, criticar e investigar. Cansamos de ser enganados!

  53. filho da ….

    Que bom que existe os EUA para abrir nossos olhos contra a tendência de achar que encara-lo se tornando “esquerdista” é algo errado e que só eles podem nos purificar. Oh, meu! vai tomar naquele lugar , pode ser lá nos EUA e fique por lá. Por outro lado, todo coxinha diz já ter votado no lula um dia. É dor de corno. A traição que o FHC cometeu com eles após a reeleição, doeu mais do que aquilo que ele fez com seu filho com a Miriam Dutra. Mas agora fizeram as pazes e o chifre não dói mais. Que Amor!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador