Procuradores agora querem criar manual de “boas práticas” em delação premiada

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – O escândalo da delação da JBS agora é usado por procuradores da República como argumento para transformar em permanente uma comissão criada em 2016 para editar uma espécie de manual de “boas práticas” em delação premiada.
 
O caso JBS escancarou que procuradores da República podem ter cometido irregularidadades nas fases iniciais de negociação com o empresário Joesley Batista e outros. Há suspeita de que os delatores foram orientados a gravar inúmeras conversas, inclusive contra Michel Temer.
 
Embora seja o mais falado na imprensa atualmente, este não é o único caso envolvendo as obscuridades nos acordos de delações premiadas da Lava Jato.
 
Com pouco destaque, a Folha de S. Paulo foi o primeiro jornal a revelar que Rodrigo Tacla Duran, um réu da Lava Jato foragido na Espanha, acusa o amigo pessoal de Sergio Moro, Carlos Zucolotto, de cobrar propina para intermediar um acordo com os procuradores de Curitiba.
 
Segundo reportagem da Folha deste domingo (24), a ideia do Ministério Público Federal é estabelecer diretrizes para “nortear os acordos de delação e leniência”, principalmente. Um dos objetivos é determinar de um “número mínimo de procuradores liderando as tratativas e o prazo em que devem ocorrer. Registros das etapas do acordo devem ser exigidos para evitar possíveis irregularidades.”
 
“A ideia é que o juiz do caso possa pedir para checar as atas das reuniões e saber como foi o andamento das negociações”, acrescentou a Folha.
 
“A medida tem a intenção de garantir, por exemplo, que procuradores não sejam suspeitos de orientar possíveis colaboradores antes das tratativas serem oficializadas”, asseverou.
 
Entre os integrantes da equipe estão os procuradores da Lava Jato em Curitiba Carlos Fernando dos Santos Lima, atuante em processos contra Lula.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lorotas.

    Quando se conhece a lei, não precisa de manual.

    A não ser que seja saudade do Vade Mécum mal lido na época de faculdade.

    Ou, quem sabe?, algo entre o dolo e a culpa.

    Isto serviria para a população, por meio de um vazamento (opa, opa!) do manual para a imprensa ou assemelhado.

    Se for mal redigido (sic), quem lê fica desinformado.

    Mas poderia ser esta a intenção.

  2. Regulamentação

    Há que se incluir também quais os advogados deverão acompanhar esses réus em seus milionários acordos.

    De preferência advogados bem relacionados com as partes, pois não?

     

  3. Legislando

    A república do paraná agora vai legislar? Vae ser para todo e qualquer procurador ou os juizes estão sob jurisdição da circular interna. Submete a Receita Federal? O TCU? A AGR deve prestar contas?

  4. Quer dizer que os

    Quer dizer que os procuradores não podem e nem devem ser suspeitos de nada, mesmo que façam todo tipo de atrocidades nestas negociações. Que maravilha , poder estuprar aconstiuição todo dia e não ser punido em nadica de nada. Depois tem gente que as intituições estão funcionando perfeitamente. Mais dalagnol e santos lima, impossível. Pra um estado fascista, tá um beleza.

    E Nassif, faz um favor pra nós. Se for possível, não mostra mais a cara de procurador pilantra da foto do post. Tenho certeza que a cara dele revolta o estômago dos seus leitores. Obigado.

    1. Celso,
      Concordo contigo. Não

      Celso,

      Concordo contigo. Não suporto nem vê a cara destes procuradores de Curitiba (Dalanhol, Santos LIma, etc..) e  nem a do Sergio Moro. São todos cínicos, arrogantes, pedantes e tem um ego  enorme. 

       

  5. Conversa fiada. Procurador
    Conversa fiada. Procurador nenhum precisa de manual para cumprir o que a lei determina.
    A proposito, sobre mais essa tentativa de legislatura especial de Curitiba, agora fica claro de que fossa tiraram aquela ideia de ser valida prova obtida com “boa fé” por meio ilegal.
    Flageante armado é crime, eles sabem disso sem precisar nenhum manual e estavam/estão tentando absolvição previa

  6. Vais ser decorativo… igual o manual de jornalismo da Globo

    O máximo que vai fazer é arrancar algumas risadas do leitor ao comparar com a realidade…

    Ou talvez seja um manual com as práticas verdadeiras do MP:

    1-SOMENTE INVESTIGUE POLÍTICOS DO PT

    2-DOMÍNIO DO FATO E FORMAÇÃO DE QUADRILHA É DE USO EXCLUSIVO DO PT

    3-SEMPRE QUE HOUVER LIGAÇÃO COM O SISTEMA FINANCEIRO OU O PSDB AS INVESTIGAÇÕES SERÃO ENCERRADAS IMEDIATAMENTE

    4-JORNALISTAS DA GLOBO SERÃO O FAROL QUE NOS GUIA

    5-QUALQUER DENÚNCIA EM OUTRO CANAL SERÁ IGNORADA NÃO IMPORTA O QUANTO SEJA BEM DOCUMENTADA

    6-PARA PRENDER PETISTA NÃO É NECESSÁRIO PROVA

    7-PARA PRENDER TUCANO AINDA NÃO FORMULAMOS PROCEDIMENTOS POIS NUNCA OCORREU… EVITE AO MÁXIMO.

    8-SEJA PENTECOSTAL E MAÇON

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador