Acadêmicos fazem abaixo-assinado em solidariedade a Lula

lula_coletiva_-_paulo_pinto_agpt.jpg
 
Foto:  Paulo Pinto/AGPT
 
Jornal GGN – Docentes de áreas como Física, Antropologia e Neurociência organizam um abaixo-assinado de solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em razão da condenação proferida pelo juiz federal Sérgio Moro.
 
Os professores afirmam que, na sentença, as “provas documentais se mostraram menos importantes que a necessidade de criar obstáculos à continuidade de sua atuação política em favor do desenvolvimento de uma nação mais justa e menos desigual”.
 
Para eles, há uma justiça “seletiva e caolha”, que decide através de um viés ideológico baseado em convicções pessoais e alimentada pela pressão da grande mídia. 
 
“A democracia brasileira sofre com isso mais um golpe, em um crescendo de arbitrariedades que visam deslegitimar o exercício da política e abertamente flerta com o autoritarismo”, diz o documento. 

 
Leia mais abaixo e confira aqui o abaixo-assinado no Avaaz.
 
13 de julho de 2017
 
Ao Excelentíssimo Senhor Presidente Luís Inácio Lula da Silva
 
Senhor Presidente,
 
É tomados da mais justa indignação cívica que nós, professores, pesquisadores e demais profissionais das áreas de educação, ciência e tecnologia, vimos prestar nossa irrestrita solidariedade a V. Excia.  por ocasião do anúncio oficial da sentença condenatória exarada pelo juiz Sérgio Moro.
 
Uma sentença já aguardada ao longo de todo o processo, como prova de que hoje em nosso País existe uma justiça seletiva e caolha, que julga antecipadamente a partir do viés ideológico de seus agentes, construído por convicções pessoais e que tem sido alimentado pela pressão da grande mídia e de redes sociais manipuladas por interesses nem sempre nacionais.
 
Na condenação de V. Excia., provas documentais se mostraram menos importantes que a necessidade de criar obstáculos à continuidade de sua atuação política em favor do desenvolvimento de uma nação mais justa e menos desigual. É ela o exemplo maior, embora infelizmente não isolado, da prevalência de uma justiça de classe, que busca o banimento e criminalização de políticas voltadas para a afirmação de uma nação independente e soberana e para a busca de um concerto social em que todos possam se beneficiar, mas com o progressivo avanço das classes economicamente menos favorecidas e a redução da pobreza extrema.
 
A democracia brasileira sofre com isso mais um golpe, em um crescendo de arbitrariedades que visam deslegitimar o exercício da política e abertamente flerta com o autoritarismo. São manifestações de quem receia a vontade popular, a ser expressa em eleições limpas e livres de qualquer subterfúgio legal. São as mesmas forças que atropelam a soberania nacional e os direitos da cidadania com a atabalhoada implementação de medidas que jamais seriam aprovadas em uma discussão legítima em que houvesse a participação aberta da sociedade.
 
São essas as razões que nos levam a nos posicionarmos em sua defesa, na certeza de que juntos, sem medo ou ódio, nossa indignação se transformará em energia cada vez maior para a construção de um Brasil mais justo.
 
Temos a certeza de que a maioria do povo brasileiro está ao nosso lado na busca da reversão dessa decisão esdrúxula. A luta política não termina aqui. Antes, a resistência ao arbítrio prosseguirá cada vez mais forte, em um desafio para o qual a presença e liderança de V. Excia continuará a se fazer essencial.   
 
Respeitosamente, 
Celso P. de Melo, Físico, Universidade Federal de Pernambuco
Sergio M. Rezende, Físico, Universidade Federal de Pernambuco
Luiz Moniz-Bandeira
Ennio Candotti, Físico, Universidade Estadual do Amazonas
Reinaldo Guimarães, Médico Sanitarista, Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Otavio Velho, Antropologista, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sidarta Ribeiro, Neurocientista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Marcos Pimenta, Físico, Universidade Federal de Minas Gerais
Alberto Passos Guimarães, Físico, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
 
Assine
 
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Excelente iniciativa
    Espero que mais pessoas da sociedade se manifestem a favor do Lula, pois se o Lula e o PT forem destruídos o país será governado pela extrema direita e a maioria das pessoas não sabe o significado disso. No

  2. MORO/GLOBO INTIMIDADOS POR LULA: “LEÃO” DE CURITIBA… MIOU

    Atualizado HOJE:

    MORO/GLOBO INTIMIDADOS POR LULA: “LEÃO” DE CURITIBA… MIOU! – DE NOVO!

    Por Romulus

    Muitos leitores vieram me perguntar o que eu achei da condenação de Lula por Sergio Moro ontem. Queriam saber “quando eu ia publicar um artigo sobre isso”.

    Confesso que, assim que saiu a notícia, além de postagem sumária nas redes sociais, não pretendia escrever sobre isso não.

    E por quê?

    Ora, porque essa “notícia” foi uma…

    – … NÃO-notícia!

    Pior: foi uma não-notícia visando, justamente, a virar a pauta do noticiário em relação a notícias de verdade.

    Ia lá eu fazer o jogo da Globo/ Moro e ajudar a pauta fake a subir?

    Tratando dela especificamente?

    Não…

    Nada disso!

    Não que o (não) acontecimento seja irrelevante…

    Não é bem isso…

    A questão é a minha “pegada” como analista…

    Como os leitores já sabem, pensando ~estrategicamente~, meu foco costuma ser muito mais no ~subtexto~ do que nos textos disparados pelos diversos atores do jogo político.

    E em “atores do jogo político” entram, evidentemente, a Globo e Sergio Moro.

    Muito mais importante do que a condenação de Lula por Moro – per se – são:

     

    (i) a sua timidez!;

    (ii) o timing;

    (iii) as limitações técnicas; e

    (iv) os movimentos casados da Globo para tentar pautar os seus desdobramentos.

     

    Passemos, pois, à análise desse subtexto.
     

    LEIA MAIS »

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador