Programa de Freixo não impede voto católico, mas Igreja recebeu compromisso de Crivella, por Marcelo Auler

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

No blog do NUPPEC a análise comparativa da manifestação dos padres pró-Freixo com a Nota Oficial da Arquidiocese e a informação da convocação dos padres à Cúria.

No blog do NUPPEC a análise comparativa da manifestação dos padres pró-Freixo com a Nota Oficial da Arquidiocese e a informação da convocação dos padres à Cúria.

 

Programa de Freixo não impede voto católico, mas Igreja recebeu compromisso de Crivella

por Marcelo Auler
 

Os onze padres que assinaram um manifesto a favor da candidatura de Marcelo Freixo à prefeitura do Rio de Janeiro – como noticiamos em Seguindo orientação do Papa, padres cariocas optam por Freixo e Luciana – foram convocados à Mitra Arquidiocesana. A reunião, iniciada por volta de 15hs, com o bispo-auxiliar, dom Luis Henrique, Vigário da Cúria, terminou no início da noite. A preocupação demonstrada pelo Núcleo Político do Pensamento Católico –  NUPPEC era de possíveis sanções aos religiosos. No final do encontro, porém, constatou-se que não houve nada nesse sentido, embora ainda não se saiba detalhes das conversas.

A notícia da convocação dos padres à Cúria surgiu na nota do NUPPEC, um grupo formado por “12 professores, historiadores e psicólogos católicos, de esquerda”. Eles se dedicam “à análise do contexto político e social com base na doutrina da igreja e na práxis política e social do Brasil e da América Latina”, como explicou um deles. O grupo analisou os dois programas de governo e chegou a uma conclusão que contradiz tudo o que vem sendo alardeado para impedir o voto católico em Freixo:

“Não encontramos no programa de governo dos dois candidatos à prefeitura do Rio indícios de ações para viabilizar o aborto, a poligamia, o uso de drogas, a violência nem o terrorismo. Dessa forma, estariam os dois candidatos habilitados para receber o consciente voto dos católicos. óbices colocados pela Arquidiocese para o voto dos católicos em Freixo – defesa da eutanásia, do aborto, a poligamia, o uso de drogas, a violência nem o terrorismo. Dessa forma, estariam os dois candidatos habilitados para receber o consciente voto dos católicos”. 

Também foi feita uma “análise discursiva da nota da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro – que noticiamos em O Papa Francisco, dom Orani e a eleição no Rio -, em resposta ao manifesto de padres em apoio à Freixo. A conclusão foi de que “a nota da Cúria Arquidiocesana demonstra uma parcialidade política ímpar”, ao compararem a reação ao grupo pró-Freixo com a que ocorreu junto aos padres pró-Crivella.

Todo este debate acabou por revelar que, no último dia 21 de outubro, o bispo licenciado da Igreja Universal assinou documento assumindo compromissos com os católicos. Estranhamente, apesar de Crivella, ainda no primeiro turno, ter apelado até para a divulgação, sem autorização, da foto feita com dom Orani, sobre a Carta Compromisso com o Povo Carioca sua campanha praticamente nada falou.

Na carta, o candidato do PRB se compromete a “respeitar todas as crenças e a diversidade religiosa desta cidade; defender e promover o direito pleno à vida e combater a ideologia de gênero”, justamente os pontos ressaltados pela Nota Oficial da Arquidiocese que impediriam o voto em Freixo.

 

A carta compromisso de Crivella com a Igreja Católica estranhamente não ganhou a mesma diuvulgação que o candidato deu, no primeiro turno, à foto dele com Dom Orani, no que foi repreendido pelo cardeal.

A carta compromisso de Crivella com a Igreja Católica estranhamente não ganhou a mesma divulgação que o candidato deu, no primeiro turno, à foto dele com Dom Orani, no que foi repreendido pelo cardeal.

“Crivella se emendou” – O compromisso de Crivella quase não foi divulgado. Saiu no JB On Line e foi reproduzida em algumas postagens do Face book. Mas, na quarta-feira, ela apareceu na página do Padre Augusto Bezerra. Ali, ele confessa que a Arquidiocese viveu dias difíceis até que “Marcelo Crivella decidiu de modo público firmar a carta compromisso com a Igreja Católica”. Para ele, o bispo licenciado da Universal fez isso

“procurando se emendar para estabelecer um canal de diálogo“.

Segundo o padre, “desde esse momento numerosos católicos começaram a correr para o lado do candidato do PRB e muitos dispensaram a posição anterior de anulação do voto”.

Bezerra ainda acusa seus colegas religiosos pró Freixo de terem falsificado as declarações do Papa Francisco: “um pequeno grupo de padres, aliado a alguns que se autodenominam católicos de esquerda, como se isso pudesse ser coerente, resolve declarar apoio oficial a candidatura do Marcelo Freixo com direito a citações falsificadas a pessoa do Papa Francisco, ao Magistério da Igreja e usurpando a autoridade católica para si”.

Ele é um dos que têm se manifestado nas redes sociais pregando abertamente o voto no bispo licenciado da Igreja Universal e condenando o voto em Freixo com base em teorias que o estudo dos acadêmicos católicos derrubou de vez.

Continue lendo…

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. RJ: Política de 3a categoria

    1. Não se discute a nação e a sua autonomia, em relação ao neoliberalismo global. A venda do patrimônio.

    2. Não se discute ideologia de esquerda ou direita

    3. Apenas discutem-se assuntos do cotidiano, a visão comportamental das pessoas, incluindo religião, conceitos de família e de sexo.

    O Crivela é conservador em relação às suas ovelhas. O Freixo é modernoso. Mas ambos parecem nem estar preocupados sobre a linha ideológica/social do seu governo ou se irão receber ordens de Brasília ou de Washington.

    Mas, paradoxalmente, o mundo global neoliberal e consumista prefere o Freixo, pois é exatamente o tipo de esquerda que a direita gosta: modernosa, consumista, atomizadora do mercado, divisora de interesses comunitários, com bandeiras sem fronteiras nem limites.

    A política é muito estranha. Por isso o PT continua sendo a melhor opção, pois consegue enxergar e trabalhar nos três segmentos de uma verdadeira esquerda que almeja governar uma nação soberana.

  2. Sou carioca, mas infelizmente

    Sou carioca, mas infelizmente na segunda feira o Crivela vai mudar o nome do cidade do RJ.

    Será chamada agora de: Cidade do Bispo Macedo da Universal do Rio de Janeiro. Crivella irá tirar o nome de Cidade de São Sebastião do RJ.

    Esses caras são fanáticos. O principal templo da Universal no RJ fica na AV Dom Hélder Câmara. Na sua programação para convocar os fiéis para irem à Igreja, ele dizem: Antiga Suburbana, e omitem o nome do Don Helder Câmara.

    A Universal já tentou mudar o nome da avenida naquela perímetro da Igreja, mas não conseguiu, agora ficará mais fácil

    ////

    Na minha opinião o Freixo não deslanchou. Dizem que ele não aceitava opinião dos aliados como o PC do B e PT.

    Inclusive criticou o PT durante a campanha, dizendo que não cometeria os erros do PT. Está certo a crítica, mas o momento foi errado. A declaração da Luciana Genro sobre a lava jato deixou alguns petista que conheço p da vida, e dizem que vão anular o voto. 

    O mal do PSOL é achar que vai substitui o PT na esquerda, não vai. Para isso acontecer vão ter que ralar muito, por pelos menos uns vinte anos e criarem uma militância aguerrida.

    Acho que se fosse a Jandira no segundo turno empolgaria mais, acredito que o jogo nesse momento estaria empatado. A Jandira teria apoio da classe artística e intelectual da cidade, o que não vi muito na campanha do Freixo. Nem um grande comício na Cinelândia. O Freixo optou por fazer comício pontuais

    Na minha opinião, o Crivella fará um bom governo na cidade, principalmente na área assistencialista, pois trará a experiência da Igreja. Como pretendem governar o estado e depois o país, sabem que não podem errar.

    Voto no Freixo por ideologia de esquerda, mas sem nenhuma empolgação no candidato e partido

    1. Vencer?

      Tenho duvidas se o candidato Freixo e o PSOL queria vencer a eleição. Ser executivo exigiria ter negociar com os partidos de direita e fisiológicos. Teria que lidar com um TCM contrário e a Globo. 

  3. …“desde esse momento

    …“desde esse momento numerosos católicos começaram a correr para o lado do candidato do PRB e muitos dispensaram a posição anterior de anulação do voto…”.

    A ovelhas católicas conservadoras em direção a uma “Noite de São Bartolomeu” ao contrário. Lá, as vítimas foram os protestantes…

    Ninguém, em sã consciência, pode acreditar em compromissos firmados por Marcelo Crivella. É impressionante a falsidade e a falta de compromisso do candidato.Mente com uma cara de pau impressionante.

    A campanha para a prefeitura do Rio 2016 está sendo a pior de todos os tempos. Crivella está apelando para tudo desde  anticomunismo primário até a exibição de opiniões e momentos do candidato adversário fora do contexto. Freixo tem um histórico importante na área dos direitos humanos.Um camarada com presença marcante na defesa dos direitos do presidiário e sua ressocialização, então, é normal que apareça em fotos  ao lado de algumas das mais execradas figuras do crime no Rio. Fotos tiradas num contexto diverso ao que a campanha de Crivella mostra. Este é só um exemplo do processo de satanização de Freixo pela campanha do bispo.

    E Freixo? Infelizmente, caiu na “pilha” do adversário. Montou uma campanha escandalosa baseada em dossies, escritos antigos do candidato da Universal, além, de ter surfado na acusação Veja/Globo. Para começar, o PSOL entra nas eleições e não se esforça para ganhá-las. Se escoram numa pretensa pureza. Na primeira declaração após o primeiro turno, Freixo declarou de cara que não queria o apoio do PMDB, como se houvesse esta possibilidade. Deve ter afastado grande parte do eleitorado de P. Paulo. Foi um tiro na urna.

    Para se afirmar como candidato laico, colocou um vídeo em que Crivella aposta em candidaturas futuras que beneficiariam igrejas evangélicas. A igreja católica, as empreiteiras, os funcionários públicos, os pobres, os ricos, os bancos…todos gostariam de ter candidatos que defendessem seus interesses. Foi um tiro na urna.

    Não tenho a mínima noção de como montar um marketing político, mas acho que o candidato poderia ter apostado mais no afirmativo, no positivo. A campanha está de baixo nível, mas teve um ponto alto. Foi no dia em que a mãe de Freixo, Wagner Moura, Luis Eduardo Soares e Julita Lengruber deram seus depoimentos. Foi bacana Moura contando o primeiro encontro entre os dois. Julita, na época diretora do sistema penitenciário do estado, falando do jovem militante dos direitos humanos… Deviam deixar o bispo de boca mole imprecando sozinho.

    Enfim, vivemos uma época de inacreditáveis retrocessos. Parece que estamos num tunel do tempo nos levando para passados que acreditávamos superados, que pertenciam as páginas dos livros.Mas é isso que está posto, e é o que devemos combater.

    Ah! Depois de Jandira, vou de Freixo.

     

    1. Espanto!

      Apesar de todo respeito que tenho ao senhor, Luiz Gonzada da Silva, não posso deixar de respondê-lo.

      Muito me espanta alguém que condene a apelação na política usando argumentos como os que o senhor apresenta aqui sem nenhuma prova. 

      “E Freixo? Infelizmente, caiu na “pilha” do adversário. Montou uma campanha escandalosa baseada em dossies, escritos antigos do candidato da Universal, além, de ter surfado na acusação Veja/Globo. Para começar, o PSOL entra nas eleições e não se esforça para ganhá-las. Se escoram numa pretensa pureza. “

      Posso estar enganada, mas não vi nada disso, muito pelo contrário. Peço humildemente, então, que o senhor nos mostre onde e quando suas acusações foram manifestadas pelo candidato Freixo em sua campanha (que por sinal está a todo vapor para quem supostamente não deseja ganhar as eleições. Se o senhor desejar, posso enviar o crognograma passado, presente e o que resta ainda até domingo. São eventos diários em vários bairros do Rio).

      Aos outros eu não respondi e não tenho a menor vontade de fazê-lo, pois deles nada espero mesmo. Mas, em sinal do respeito e consideração que tenho ao senhor, peço que comprove as acusações que o senhor tão enfaticamente propalou. Assim poderei voltar a apreciá-lo.

      Um abraço

  4. É hora de cerrarmos fileira em defesa do Rio, por Graça Lago

    Em seu facebook

    Às companheiras e aos companheiros petistas que ainda pensam em votar nulo, venho propor o voto crítico em Freixo. Ofereço a vocês os mesmo argumentos que ele usou em 2014, quando, deputado estadual mais votado do Rio, não vacilou em declarar prontamente o voto em Dilma Rousseff, no segundo turno, mesmo contrariando uma orientação do PSOL.

    A ameaça de crivella ao Rio não está restrita à manutenção do quadro atual; é muito pior. O risco é de imenso retrocesso, o risco é de servirmos de incubadora de um projeto nacional religioso fundamentalista, de concentração dos investimentos sociais nas mãos de igrejas evangélicas retrógradas, da submissão da Educação e da Cultura aos falsos moralistas defensores do pensamento único, da subordinação da Segurança aos conceitos mais reacionários e excludentes.

    É hora de cerrarmos fileira em defesa da cidade. É hora de #FREIXO50 !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador