Projeção de 17 mil mortes entre crianças está errada, diz governo de SP

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

"Esse número está errado em até 10 vezes. Na verdade, o número de mortes poderia ser, nas condições de hoje, de 1.757 no Brasil", diz secretário de Educação

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Jornal GGN – O governador João Doria (PSDB) afirmou nesta sexta (17) que a imprensa divulgou “informações desencontradas” ao repercutir um estudo de um matemático da FGV prevendo que se as escolas reabrirem em setembro, ainda no meio da pandemia de coronavírus, pelo menos 17 mil crianças de até 5 anos podem morrer no Brasil.

Rossieli Soares, secretário de Educação, disse que o matemático Eduardo Massad é um “grande especialista”, mas que seu estudo “merece ressalvas”. A primeira crítica foi ter usado dados da pandemia hoje, e não o cenário que o governo de São Paulo espera encontrar a partir de 8 de setembro, quando está prevista a retomada das escolas.

Ele contou que Massad deu à Secretaria de Educação do Estado acesso ao estudo polêmico, e admitiu que houve um “engano na hora de comunicar”.

“Esse número [17 mil mortes] está errado em até 10 vezes. Na verdade, o número de mortes poderia ser, nas condições de hoje, de 1.757 no Brasil. Aliás, agradeço muito o reconhecimento do professor na comunicação com a gente. Esse dado não é São Paulo, é Brasil. Segundo ponto, não é só para a educação infantil. É para toda a população de 1 até 19 anos.”

Segundo Rossieli, mesmo o número de 1.757 mil mortes após a reabertura das escolas é “inaceitável”. Protocolos de segurança serão estabelecidos para as escolas e sem as condições consideradas ideias, não haverá a reabertura em 8 de setembro.

Em um webnário do Instituto Butantan e da agência Fapesp, nesta semana, o matemático da FGV, Eduardo Massad, afirmou: “Absolutamente [a aula] não pode voltar em setembro”.

“Fiz a conta hoje [terça-feira, 14] sobre a volta às aulas. Nós temos, no Brasil, 500 mil crianças portadoras do vírus zanzando por aí. Se você abrir, agora em 1 de agosto, mesmo usando máscara, mesmo botando distância de dois metros, no primeiro dia de aula nós vamos ter 1.700 novas infecções, com 38 óbitos. Isso vai dobrar depois de 10 dias e quadruplicar depois de 15 dias. Então, abrir as escolas agora é genocídio.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dezessete mil sem medidas de contenção, certo?
    Se for assim, a projeção estava certa.
    Nas ruas, há pessoas sem usar máscara. Mercados fazem publicidade que estão fazendo uso de todas as medidas de segurança, mas há casos em que, além de lotados, nem mesmo funcionários fazem o distanciamento, quanto mais os consumidores.
    Populacho e governo canalha andam juntos.

  2. Conforme estudos de casos no Chile e em Israel, a questão de disseminação do vírus no ambiente escolar juvenil, afeta mais aos adultos envolvidos: pais, professores e servidores.

  3. Genocídios são os milhões de reais roubados pela Indústria da Histeria que não chegam à Sociedade Brasileira, principalmente às Crianças. 200 milhões em Hospital do Pacaembú. Vazio sem uso. Mais 200 milhões em Hospital do Anhembi. Vazio sem uso. Milhões e milhões de reais roubados por todos Secretários de Saúde que encheram os bolsos com ‘Gripezinha de Inverno’. Fotos do flagrante do assalto praticado pelo Secretário de Saúde de Witzel, já mostram toda a realidade. A proteção ao Tucanato Paulista é a mesma da Lava Jato. Não querem melindrar os parças. Sabemos. Afinal grande parte do PSDB é formada por Desembargadores e Procuradores. o MP / SP ilegalmente partidarizado. Pobre país rico. Agora nem se entendem sobre quem infla mais a histeria. Mas de muito fácil explicação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador