PSDB na Câmara vai pedir impeachment de Dilma na próxima semana

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A bancada do PSDB na Câmara decidiu enfrentar a opinião dos senadores tucanos e prometeu entregar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na próxima semana. Segundo o líder do partido na Casa, deputado Carlos Sampaio, não é necessário esperar o parecer jurídico encomendado pelo presidente nacional da legenda, Aécio Neves, para embasar a ação contra Dilma. Para ele, os casos envolvendo a Petrobras e as chamadas “pedaladas fiscais” são suficiente.

“O que vou dizer ao Aécio é que na visão da bancada não tem mais o que aguardar. A Câmara é quem decide sobre a abertura do impeachment, então o protagonismo tem que ser da bancada da Câmara. Ela tem que tomar uma decisão e a decisão já foi tomada: o impeachment é cabível e não temos que aguardar mais nenhum parecer”, afirmou Sampaio, nesta sexta-feira (24).

O ex-presidenciável tucano, nos últimos dias, subiu o tom contra Dilma e afirmou que o PSDB seria o primeiro partido a ostentar a bandeira do impeachment da presidente, mesmo que o ato não seja consenso entre os correligionários. Mas o senador acabou recuando após o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador José Serra, entre outros, manifestarem opinião contrária ao impedimento neste momento.

Nesta sexta-feira, FHC viajou a Brasília para promover uma palestra sobre gestão estratégica. No dia anterior, a expectativa era de que o ex-presidente discutisse o impeachment de Dilma com os demais correligionários, oportunidade em que os deputados tentariam convencê-lo a abandonar o discurso cauteloso e abraçar a causa publicamente.

O presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB) já deu declarações afirmando que não irá tocar o pedido de impeachment na Casa. Carlos Sampaio prometeu recorrer ao plenário se isso acontecer. Caso Cunha ou o plenário da Câmara autorize o desenrolar do impeachment, o processo será instaurado apenas se o mínimo de dois terços (342) dos 513 deputados federais derem sinal verde. Nesse cenário, Dilma seria afastada e o julgamento seria feito pelo Senado.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

61 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aécio Neves não cansa de

    Aécio Neves não cansa de enriquecer o folclore político do país, perdeu nas urnas e quer ganhar no tapetão, eta sujeito sem noção.

  2. Explicado o porque da

    Explicado o porque da construção dos aecioportos: o cara parece uma biruta de um. Tudo a ver.

    Uma hora ouve um apoio e sai pedindo o impeachment. Outra hora ouve uma reprimenda e recolhe o time.

    E ainda queria ser presidente. Deus é brasileiro! Agora, que bela foto! A democracia ao alcance de todos!

  3. Eduardo Cunha de novo!!!

    Vão fazer a luz do deputado Eduardo Cunha brilhar! Ele que sabe ‘negociar’ como poucos dentro daquela casa, vai tentar ganhar alguma coisa em troca de não deixar fluir o pedido de impeachment da Presidenta. A grande verdade é que com os bons ventos que começam a silvar em Brasília e as chamadas da mídia cada vez mais repetitivas, o PSDB (leia-se Aécio) teme perder a vez como oposição e ser esquecido pelo povão. A massa cheirosa deve estar achando isso tudo uma beleza!!

    1. Braga

      Será que o nobre deputado Cunha vai querer a presidência em troca ? Ele pode exigir tanto da presidente Dilma, quanto do Ilmo ex governador de MG – Estado  que abriu os olhos -, o Dr. Aécio Neves ou Aécio Cunha (alguma coisa eles têm em comum, né), não só a cara de páu.

  4. Ele ganhou muito nas urnas!

    Aquele sujeito de baixa qualificação levou quase 50 milhões de votos de anti-petistas, que tamparam o nariz ao apertar o nome dele na urna.

    Hoje é “líder” de uma oposição raivosa que ele mesmo inventou.

    1. Seja dita a verdade.

      Aliás, verdade seja dita: só chegou aonde chegou por obra e graça da criminosa Veja e da igualmente criminosa seletividade nos vazamentos da Vaza a Jato. Quantos milhões votos não foram surrupiados ali?

  5. Receita de impeachment

    Algumas crianças até os quatro, cinco anos acreditam na história de que se pode pegar passarinhos jogando-lhes uma pitada de sal no rabo. Basta, é claro, chegar perto o suficiente sem que a ave voe…

    Desconfio – apenas desconfio – que Carlos Sampaio ainda tenta pegar passarinho por esse método…

  6. Vamos pensar

    professores em greve com manifestações de 30000 na paulista e não sai em lugar nenhum, zelote sumiu de tudo quanto é lugar, hsbc ninguém mais se lembra, balanço ou diagnóstico do governo Pimentel sobre o tão aclamado choque de gestão (badalado até aqui nesse site como um novo modelo) pouca atenção é dada.

    AGORA OS 3 PATETAS ANUNCIANDO UM PEDIDO DE IMPEACHMENT PRA SEMANA QUE VEM E UMA PASSEATA DE 28 MIDIOTAS SÃO MAIS REVERBERADOS AQUI QUE NOS JORNALÕES E SITES DO PIG (VIDE TAMANHO DO ENUNCIADO NA PAGINA PRINCIPAL DO UOL PARA OS 3 PATETAS E VEJA SE ACHA A NOTÍCIA DOS 28 MIDIOTAS).

    Conclusão: por isso que eles fazem o que querem, pois acham espaço até mesmo aonde não deviam ter mais do que uma analise crítica já na chamada.

    Acorda midia alternativa.

  7. Vai pegar mal para o PSDB

    Alguns caciques desse partido já se posicionaram contra, pois seria um enorme irresponsabilidade e sabe das consequências. disto. Entre elas, aproximar mais ainda a esquerda, fortalecer o PT e o PMDB.

    Qual o projeto da oposição? Ninguém sabe, eu pergunto e enrolam nas respostas.

    Na verdade, o projeto é tirar o PT do poder, isso não é um projeto.

    Se preocupam com o futuro do país? Claro que não. Aliás, danem-se os brasileiros, dentro dessa visão oportunista.

    Pra eles, quanto pior melhor. 

    1. Entao…
      …concordo com este ponto de vista…
      Quanto pior, melhor… E tambem tem outra coisa…, esses caras sao espertos, ja calcularam os ganhos e perdas dese movimento e decidiram jogar…

      Pena é nosso povo menos imbecil e mais educado (escolarizado), nao ver isso… Midiotizsdos…

    2. “Qual o projeto da oposição?

      “Qual o projeto da oposição? Ninguém sabe, eu pergunto e enrolam nas respostas.”

      ____________________________

      Boa pergunta. Aliás, imprescindível. Devia ser repetida um milhão de vezes por dia.

      Já o enrolar nas respostas é questão de natureza bastante distinta. Não que sejam incompetentes. Não. De fato, não são incompetentes. Na realidade são incapazes (será por isso que têm sido [desde sempre] tão inimputáveis?)

      Sim, eventualmente e circunstancialmente, a exemplo dos que tomaram o “poder” em 64, são até capazes de fazer algum bolo crescer para jamais o dividir; porém são incapazes de um projeto de nação, incapazes de projetos desenvolvimento nacional. E por quê? Apenas por serem incompetentes?  Creio que não. É que essa claúsula foi expressamente banida do contrato.

      Sabe aquele contrato onde eles abrem mão de qualquer exercício político e assumem não irem um passo além de meros agentes e golpistas a serviço do neoliberalismo?

      Pois é. É isso o que são.

  8. Uma coisa eu tenho certeza: o

    Uma coisa eu tenho certeza: o preguiçoso vagabundo corrupto sem vergonha do mensaleiro de Furnas não vai andar nem 1 km na marcha dos coxinhas sem noção.

  9. esses dois estão precisando

    esses dois estão precisando ir pro cantinho do pensamento. se não der certo, uma medida sócio-educativa, até compeltarem 18 anos. 

  10. Conta prá nós é você não é Oneide?

    Descobrimos o troll Oneide

     

    Idosa é condenada a quatro anos de prisão por insultos racistas em SP

    20

    Do UOL, em São Paulo

    24/04/201518h00 > Atualizada 24/04/201518p3  Ouvir texto  0:00 Imprimir Comunicar erro

    Reprodução

    23.abr.2015 - Davina Aparecida Castelli foi condenada por ter xingado e gritado com três negros em São Paulo

    23.abr.2015 – Davina Aparecida Castelli foi condenada por ter xingado e gritado com três negros em São Paulo

    Davina Aparecida Castelli, 73, foi condenada a quatro anos de prisão em regime aberto por ter xingado três negros em um shopping center na avenida Paulista, em São Paulo. O caso ocorreu em 2012 e foi encerrado neste mês no Tribunal de Justiça. Não há mais possibilidade de recurso.

    O processo criminal foi movido por Karina Chiaretti, que na ocasião estava fazendo compras na farmácia do shopping Top Center com a filha de nove anos. Foi quando ouviu Davina se dirigir à vendedora Suelen Meirelles, pedindo para “ser atendida por alguém da minha cor”.

    Na portaria do seu prédio, na avenida Paulista, o supervisor predial Alex Marques da Silva diz ter ouvido dela: “Macaco! Volta para a selva!”. Suelen e Alex são citados no processo de Karina como injuriados.

    Outros insultos proferidos por Davina naquele momento foram “Macaca, eu não gosto de negro; negro é imundo; a entrada de negros no shopping deveria ser proibida; odeio negros, negros são favelados”.

    A idosa foi condenada em primeira instância em fevereiro de 2014 a quatro anos de prisão em regime semiaberto, além de indenizar em R$ 28.960 para cada um dos ofendidos por danos morais.

    No entanto, a Defensoria Pública, que representava Davina, recorreu e conseguiu modificar a pena de regime semiaberto para aberto [onde o preso cumpre a pena em casa] e retirar a obrigação de indenização. A condenação final saiu em novembro de 2014, e o prazo pra recursos findou-se no dia 12 de abril deste ano.

    A aposentada é conhecida dos frequentadores da avenida Paulista por seus insultos a minorias. Em 2011, xingou um deficiente físico e chamou policiais de“idiotas e vagabundos”. Em fevereiro deste ano, ofendeu uma descendente de orientais em uma livraria de Curitiba.

    “Em se tratando de Brasil, o processo ocorreu num período até rápido. Mas foi uma vitória, claro, independente de ser aberto ou semiaberto. Ela não é louca, ela é má, independente da idade. É um pequeno passo diante do que tem que ser feito, isso no Brasil não pode mais acontecer”, disse Karina.

    A reportagem do UOL não conseguiu entrar em contato com Davina. Já a Defensoria Pública de SP emitiu a seguinte resposta:

    “A Defensoria Pública exerceu a defesa criminal da ré e buscou todos os esforços para que o caso na Justiça ocorresse de acordo com o devido processo legal, respeitado o contraditório e a ampla defesa, tal como determina a Constituição Federal a todas as pessoas processadas criminalmente. Após o acompanhamento do caso em primeira instância, a Defensoria Pública ingressou com recurso de apelação no Tribunal de Justiça de SP. A decisão foi reformada em novembro de 2014”.

     

  11. Hienas, oposição e a imprensa

    Na savana, as hienas só conseguem sobreviver se fizerem parte em um grupo. Sozinhas, estão fadadas à morte por inanição, pois não são eficientes caçando sem apoio de outros membros da espécie. Adicione-se que, estando em bando, poucas vezes elas se esforçam para conseguir uma caça, preferindo aguardar um guepardo ou um leão solitário abater uma presa para depois, em bando, expulsar o predador e ficar com a o fruto da caça alheia.

    Os leões, ocupantes do topo da cadeia alimentar, iInstintivamente, matam frequentemente as hienas adultas, chegando a dizimar em torno da metade de sua população em certas regiões. Sem contar a matança das hienas filhotes, mortas ainda na fase de amamentação.

    Ora, não raro ouvimos que na natureza mata-se apenas para o sustento, e, diante desse comportamento destoante, os leões seriam sádicos e brutais assassinos.

    Ocorre que, em termos gerais, o modo como os leões procedem terminam por controlar o crescimento populacional das hienas, que, caso contrário, acarretaria em uma concorrência desigual por alimento. Os felinos, destarte, contribuem para o equilíbrio na cadeia alimentar da savana. Resultado: em bandos menores, as hienas perdem seu poder de ataque e passam a somente se contentar em consumir ossos, couro e partes menos nobres do animal abatido.

    Ocorre que por cá em terras brasileiras as hienas cresceram, se multiplicaram, e arrebanharam mais e mais membros, descontentes com as parcas carcaças que lhe restaram. Ora querem destituir os grandes felinos, por vias sorrateiras, muito pela inação destes em expôr e eliminar os seus adversários. Tal que agora as carniceiras aspiram o que não obtiveram pelos modos lícitos.

  12. Pronto, agora vão oficializar

    Pronto, agora vão oficializar o achaque de Cunha. O sujeito vai manter a faca no pescoço do governo por quatro longos anos. 

  13. ridículos mesmo…

    querem assegurar a legitimidade com o mau comportamento de cada um deles

    ou seja, acreditam que o senso comum pode vir do fato de não aceitarem, os três, qualquer tipo de contra-argumentação

  14. Será esquecido!

    Se esse “candidato perdedor/inconformado” não participar desse tipo de “iniciativa” será esquecido pela mídia.

    Afinal, ele cumpre com suas atribuições “senatoriais” ou passa o tempo todo só pensando em revanche?

    1. boa pergunta…

      vendo como ele deixou MG, fácil perceber que ele nunca participou de política;

      participou mais por promoção pessoal e interesses comerciais

      políticos assim se servem do caminho, algo completamente diferente do que espalhou em propagandas

      políticos de verdade, não são aqueles que apenas se servem do caminho, são os que realizam o caminho

  15. Hummm!!!!

    Ao contrário de muitos penso que a atitude desses imbecis, por si só, irá denunciá-los.  

    Mesmo os “midotas” mais idiotas chegarão a essa conclusão.

    …..

    Será mesmo?

    Algum exagero nisso?

    O “midiota” é tão irrecuperável assim?

    ….

    A história já contou a história dos três imbecis (aí… a história da história…) sem o “D’Artagnan”?

  16. CADÊ A CAPIVARA DO CAMPINEIRO?

    Incrível o Teflon Tucano em Sampa… Cadê a ficha do homi… Recebeu grana do esquema. E ninguém fala nada?

    Como diz o Datena: “olha a capivara do cara”

  17. Na minha opinião;

    O PSDB briga internamente pelo poder dentro do partido; Aécio é o cara a ser batido, e ele esta usando toda as suas formas e forças, ele está ficando isolado, por isso o uso desse incompreensivo   Impitimam; tadim…

  18. Faltam Estadistas, sobram Facistas…

    Eles apostam que uma vez dentro da Câmara, um conhecido balcão de negócios, não haverá quem impeça o prosseguimento da bandalheira. Vai que existam mais oportunistas do que supõe nossa vâ filosofia…

    Este é o perigo!  E eles apostam nisso. Patetas que não se envorgonham da própria canalhice.

     

  19. O caos como alternativa

    Quem tem aturar uma oposição que procura o caos como teoria e mote tem que ter muita paciência com o quadro político atual, o negocio degringolou tanto que o pacto das massas e da classe média já ta saindo através das ruas… Eduardo Cunha com sua cara de beatlemaníacos evangélico de tendências totalitárias é de doer, sendo pautados por um legislativo cabisbaixo que aceita que ala medíocre do congresso nacional dê as cartas… Vamos admitir Joaquim era uma boa bisca, porém, bem melhor que Sergio com suas tendências suicidas que quer bota fogo em Roma(falindo as empreiteiras e o Brasil) em nome da moralidade do pau oco. TEMPOS DIFÍCEIS.

  20. É evidentemente que o PSDB
    É evidentemente que o PSDB não quer o Impedimento de Dilma em virtude de uma acusação específica e plausível contra a presidente. O que o PSDB quer é fabricar a impunidade para os tucanos graúdos que estão na alça de mira da Justiça transformado o país num hospício em que os criminosos comandam o show e gerenciam as investigações contra seus adversários inocentes e em favor dos culpados. O que o PT está esperando para pedir a cassação do registro eleitoral desta quadrilha política, deste bando de ladrões, traficantes de cocaína, terroristas e de agitadores mesquinhos?

  21. Ufa! Foi só um susto!

    Navegando pelos artigos do blog, de repente, olhando esta página cheguei a pensar estar de volta ao laboratório de biologia da escola olhando ao microscópio uma lâmina com células de câncer, daqueles bravos, fulminante.

    Mas qual o quê, devem ser meus óculos já vencidos, contudo me refiz do susto bebendo um antiácido e colocando na vitrola um disco do Chico Buarque cantando o tema da Ópera do Malandro, um grande disco esse!

     

     

  22. Deixe que fale.

    Qual a pior coisa para um imbecil?

    É deixá-lo falar, porque assim todo mundo saberá que ele é um imbecil.

    Deem corda que se enrola só.

  23. Cláudio Lembo

    O político e professor acredita que não há mais possibilidade de
    impeachment (“Passou a moda”) e vê a democracia consolidada, sem risco
    institucional – especialmente partindo dos militares. “Eles foram
    humilhados pela burguesia brasileira.” Claúdio Lembo, professor e ex-governador de SP

    ________________________________

    Pegando da última frase: “Eles foram humilhados pela burguesia brasileira.”
    ______________________________________
    Concordo. E com certeza é essa uma das melhores observações feitas nos últimos tempos.

    Fonte: http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2015/04/debate-avalia-nova-frente-politica-aponta-fascismo-e-fala-em-reforma-7853.html

  24. Os tucanos (PSDB) sabem que

    Os tucanos (PSDB) sabem que se houver Impeachman não serão eles que ocuparão a vaga.

    Sabem que num eventual impeachman, quem sairá ganhando será a ultra direita, com risco de elegerem até um doidivanas de coturno e aí, adeus PSDB…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador