PT apresenta Chinaglia para presidência da Câmara

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O PT apresenta hoje (17) a candidatura do deputado Arlindo Chinaglia para a presidência da Câmara e já costurou apoio com PDT, Pros e PCdoB. Outros partidos na mira da aliança são o PHS e PEN, e o PSD, do ex-prefeito de São paulo Gilberto Kassab – que poderá ser indicado pelo partido de Dilma ao Ministério das Cidades.
 
A formação do bloco dos partidos enfrenta dificuldades e busca a atuação do Planalto na candidatura da Câmara, na negociata com os postulantes aos Ministérios e indicações para o segundo escalão. A troca é planejada, uma vez que o governo tem resistências a Eduardo Cunha (RJ), líder do PMDB, e atual favorito na disputa da Câmara.
 
O líder do PT, deputado Vicentinho, anunciou Chinaglia nesta terça-feira. Os quatro partidos que formam hoje o bloco terão 109 deputados na nova composição da Casa no próximo ano: 69 do PT, 19 do PDT, 11 do Pros e 10 do PCdoB. 
 
“Isso é bom porque põe por terra qualquer comentário de que haveria um acordo [com a candidatura de Eduardo Cunha]. Não tem nada disso. O Arlindo não é o candidato do Partido dos Trabalhadores apenas, ele é o candidato de vários partidos, de vários grupos. E vamos fazer um lançamento com esperança da vitória”, disse Vicentinho.
 
Chinaglia foi a escolha procurada pelo PDT e pelo PROS e, por isso, possível de abrir conversas em busca de novos apoios, a partir da união com o PT. A definição durante o almoço partiu de sete partidos, mas sem apoio oficial, uma vez que não contou com a presença de todos os líderes.
 
“A questão de bloco ainda pode acontecer, ok? É uma discussão natural, possível e regimental no período em que se discute uma nova composição para a Mesa Diretora, mas não tem nada definido ainda”, afirmou o líder do PT.
 
Eduardo Cunha já escalou parlamentares do PMDB e do Solidariedade. Juntos, a aliança conta com 81 deputados na Câmara no início da próxima legislatura. A eleição para a presidência está marcada para o dia 1° de fevereiro de 2015. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador