PT já conta com impeachment e Lula na oposição até 2018, diz colunista

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – É destaque na coluna da jornalista Mônica Bergamo (Folha), nesta sexta-feira (11), que ministros, deputados e senadores do PT já foram abatidos pelo clima de desânimo em relação ao governo Dilma Rousseff e não só acham o impeachment da presidente “possível”, mas “provável” de acontecer até o final do ano. O caminho seria o mesmo percorrido até a derrubada de Fernando Collor em 1992, com direito à movimentação das massas.

Tudo começaria com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), analisando os pedidos de afastamento de Dilma que foram protolados na Câmara. Um deles, apresentado pelo fundador do PT, Hélio Bicudo. Mesmo que Eduardo Cunha rejeite o documento, basta que partidos de oposição se reúnam e entre com um recurso para que o texto seja apreciado pelo plenário. Por maioria simples (ou seja, 257 votos), a Casa decidiria que o impeachment é “admissível”. Segundo a coluna, os deputados que formam a frente suprapartidária pró-impeachment lançada ontem somam 280 votos.

“Um senador do PT observa que foi a partir da aprovação da admissibilidade do impeachment de Fernando Collor que ‘as pessoas começaram a acreditar e tomaram as ruas do país’ para derrubá-lo do poder, em 1992. O mesmo poderia acontecer com Dilma Rousseff.”

Nesse cenário tempestivo, o impeachment, então, seria apreciado pela Câmara, agora com necessidade do dois terços para aprovação. “Como o voto é aberto, até mesmo parlamentares de oposição que são contra o afastamento se veriam forçados a votar a favor”, data a possibilidade de pressão popular.

Com Dilma afastada nesse julgamento político, Michel Temer (PMDB), o vice, assumiria a Presidência da República. Isso abre caminho para que o ex-presidente Lula mantenha-se na oposição e fique “livre para atirar” contra o governo até 2018, ganhando mais destaque na mídia e fazendo seu nome para disputar o próximo pleito em nome do PT.

Quem não estaria gostando dessa movimentação é o governador Geraldo Alckmin (PSDB), segundo frisou Bergamo. O tucano teria pela frente não só um adversário interno com o peso de Aécio Neves, mas também teria de brigar por espaço com Temer na Presidência (virando um potencial à reeleição) e com Lula. O governador teria de sair da posição defensiva antes do esperado.

Reação

Nesse cenário de crise política, Dilma estaria cogitando, segundo a Folha, um “movimento de impacto” para tentar reagir. E esse movimento seria mover da Casa Civil o ministro Aloísio Mercadante, que teria errado nas jogadas que assumiu desde o começo do ano, incluindo tentar reduzir o poder de influência de Michel Temer na articulação política e Joaquim Levy nas decisões econômicas.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

168 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. a comparação com destituição

    a comparação com destituição de Collor é no mínimo forçada. ora, desde a eleição daquele senhor “acima das leis” (lembra que ele andava numa motocicleta sem placa, como agora dizem que deve impostos dos seus carros, além de ter sido “pego em flagrante” nas denúncias?), um sentimento de ilegitimidade persistia nas forças progressistas. sua eleição foi forjada pela veja (“caçador de marajás”), globo (manipulação até do debate final) e outros setores (“empresas brasileiras sairão do pais se Lula vencer” – FIESP). agora, o que se vê é algo diferente: é a própria ilegitimidade de uma oposição posando de correta. me poupe. a reação por certo não será a mesma em caso do impedimento de Dilma, ou tou errado?

  2. Votei lula e dilma. 
    Mas se

    Votei lula e dilma. 

    Mas se não acontecer mudanças significativas no governo  pt perde meu voto.

     

    Não da pra ser torcedor de time de futebol, comprando camisas, indo estádio, empurrando time tudo mais,.

    E vc seu time caindo pelas tabelas, sendo prejudicado pelo arbitros  e bandeirinhas, uma midia contra seu time,  

    e  Técnico por teimosia  coloca o time reserva em campo e um timaço titular na reserva.

     Está na hora de mudar !!

     

  3. “Chutou” e não declarou os

    “Chutou” e não declarou os nomes. É prá quem acreditar? Só se for pro povo de São Paulo. Mas esses já acreditam de antemão não precisam nem da Mônica Bergamo. Já estão convertidos. De antemão…

    1. É o velho artifício de

      É o velho artifício de espalhar o entendimento de que o fato está consumado, para que seu desejo possa chegar a ser realidade. Mesmo que os deputados quisesem, todos eles, dar este golpe de Estado, não poderiam dá-lo.

    2. alea jacta est

      Ainda prefiro o latinorio aprendido já faz muitos anos com meus irmões mais velhos.

       

      Eles berravam: alea jacta est .( os dados estão lançados)

  4. PT já conta.

    Temer assumindo, poderia disputar uma re-reileição, não seria a segunda reeleição? será que a mesma midia que ataca Dilma e Lula hoje, lhe daria espaço? Na eleição de 2018 os Democratas não lançariam sua própria chapa? Os tucanos de hoje continuariam fazendo oposição ou apoiariam Temer?

  5. O parlamento é o WC

    Tentando entender a republica bananeira.

    Se por algum motivo o presidente não consegue encher o papo dos sempre esfomeados representantes parlamentares legitimamente eleitos, o presidente legitimamente eleito pode ser destituído quando for conveniente.

    As minorias dos interesses das corporações, do grande capital, da imprensa, do judiciário, sempre unidos jamais serão incomodados.

     

  6. Isso é que é plantação

    Que legal.

    A Folha, por meio de Monica Bergamo, já querendo fazer a militância petista jogar a toalha.

    Quem falou, cara pálida?

    Depois que inventaram o tal sigilo da fonte, fica fácil.

  7. Saiu na folha. É muito mais a

    Saiu na folha. É muito mais a expressão do desejo do golpista que comanda o pasquim da Barão de Limeira do que relato de um fato.

    1. Você tem toda a razão

      Só que penso que são dois tipos de desânimo diferentes.  O que sentimos pelo Congresso é a total falta de moral, dignidade, seriedade, todos corruptos, nenhum interesse pelo povo, etc. o desânimo contra o governo é outro, incompetência total, inação, descoordenação, nenhum projeto para o Brasil, enfim, perplexisdde total.

    1. Com certeza tem que ser

      Com certeza tem que ser antes, pois o paulinho já dançou.Dos que combinaram o impeachtman num café da manhã só está faltando o gilmar sofrer algum aperto.

  8. Ah…! tá…! Então, eles vão

    Ah…! tá…! Então, eles vão deixar o Lula ileso, livre, leve e solto, para voltar triunfante em 2018. Sei…

    Aquele papo da mídia desencanando do golpe foi só para constar nos registros históricos que os grandes veículos não apoiaram o golpe. Isso, se ele realmente acontecer e nada for feito para afastarem o Cunha da Presidência da Câmara. A história do PSDB/DEM/PSDB ficará manchada na história, mas isso é fácil, mudam as siglas e o povo se confunde, não esquece o que aconteceu, mas, também, não entende o ocorrido. E no futuro, mesmo sabendo do ocorrido, muita gente aceitará as justificativas para o golpe, a ameaça comunista e a corrupção no governo.

    Os trilhões de dólares do pré-sal compram a moral de muita gente com reputação ilibada.

     

  9. O deprimente nessa história

    O deprimente nessa história toda é que quem mais alimenta o impeachment de Dilma é a própria. Me passa a impressão de que ela está travada, não sabe o que fazer na condução da economia.  A desconfiança é sobre a capacidade de evitar que o navio bata no iceberg. Como uma presidente permite que seu ministro da fazenda dê uma entrevista sem ter nada de concreto a dizer – mesmo que fosse coisas que são um grão no deserto do desequilibrio fiscal, como por exemplo acabar com ministérios, cargos comissionados, lupas sobre os desperdícios dos gastos públicos.  Afinal, o que quer Dilma?

  10. Impeachment

    A jornalista propaga o que deseja acontecer e não a realidade dos fatos. Quem pensa que as entidades sindicais e socias ficarão passivos a estas tentativas de golpe  bem como podem fazê-lo sem amparo jurídico e fundamento legal  viajam na maionese.

  11. Lula na oposição até 2018

    Lula na oposição até 2018 depois do impeachment?

    Como diz música, “aí a notícia carece de exatidão”.

    Consumam o golpe sem o prêmio tão esperado pelo “príncipe”: a prisão do Lula?

    O tal do domínio de fato não vai servir pra nada? Difícil.

     

  12. Também,  com assessores e

    Também,  com assessores e ministros como esses, qualquer um cairia. Com essa falta de vontade de lutar que eles têm,  só Jesus na causa. Porém, eu não daria como favas contadas, muita água ainda há de rolar no Paranoa.

  13. Se cair

    Se cair será pela falta de conivência com a corrupção. Reconduziu o Janot e manteve o Zé à frente da PF, que investiga do jeito que lhe achar conveniente. A Lava-Jato era pra pegar só PT, mas pegou quem não devia. Agora ou a Dilma cai ou todos se mancham. A casa (de pedra) vai cair logo logo. Portanto, o golpe é pra ontem…

  14. Mentira

    Isso é mentira, os golpistas estão agindo no sentido de fazer o povo acreditar que o melhor caminho é a destituição da Dilma.

    Isso é uma falácia, o PT precisa desmentir isso.

    Golpe nunca mais!

  15. Ô peste!

    A alternativa do impeachment seria a única esperança de sobrevida para o lulismo.

    É uma pena, porque, para o bem de qualquer projeto de justiça social no Brasil, o engodo do lulismo precisa ser enterrado.

    1. Não é a primeira vez que leio

      Não é a primeira vez que leio comentários teus com críticas ao lulismo, neste agora tido como um “engodo”, termo em sentido figurado que significa “falsidade”, “logro”, e por aí vai. 

      Que tal apontares um texto teu – aqui ou alhures – no qual essa avaliação tão negativa e niilista é justificada? Se não há, por que não aproveitas a oportunidade? 

      O que vaticinas é muito grave. Negas não só a experiência do lulismo, o que já é um arrojo intelectual dado que mesmo criticado aqui e ali ele é dado como um projeto que atenou um pouco iniquidade social até então vigente, mas também preconiza seu “enterro”.
       

          1. Não meu querido

            Acho que é você, que inclusive no post sobre a propaganda da Bombril mandou um cidadão ir procurar rola.

  16. MÃE DINAH ANDA BAIXANDO POR AI.

    Essa Mônica já fez tantas profecias que esta nossa, foi de lascar não precisou nem de estatistica, deu até os numeros. Já que é assim ela poderia me falar qual serão os NUMEROS DA MEGA SENA. Como se falar urubú femea?

  17. Câmara de Eco?

    Nassif e os velhos vícios de ser Folha.

    Outro dia o Nassif escreveu um artigo sobre o Palácio (do Planalto) como subjetividade política no cenário do jornalismo.

    E agora, esquecendo o que escreveu, reproduz o vício, na pena da Mônica Bérgamo, trocando os sujeitos: o PT, no lugar do Palácio. Seria a estrela vermelha dando declarações? Ou a sede do Diretório Nacional?

    Ministros, deputados, senadores … e dá-lhe sujeito indefinido. Seria o Bicudo, velhinho, com sua ação de impeachment?

    Na falta de novidades, vamos conjecturar, para manter o assunto em pauta.

    Tem um madrigal renascentista que trabalha melhor essa performance:

     

    Olá!

                            Olá!

    Oh! che buon eco.                    Eco . . .

  18. Mônica Bérgamo é uma fanática

    Mônica Bérgamo é uma fanática pelo golpismo desde o primeiro movimento de rua que foi feito neste sentido. São irresponsáveis, esses jornalistas de São Paulo, e não conhecem nada de Brasil. Pensam que o Brasil é o caminho de sua casa até o aeroporto de Guarulhos.

  19. A revista Piauí deste mês

    A revista Piauí deste mês traz um adorável perfil do deputado Carlos Sampaio, pai do impeachment . Com o nome  “O Tucano Black Block” a reportagem revela, entre outras coisas,  que entre os tucanos ele tem o apelido de “papagaio de pirata” do Aécio ou “pit bull do Aécio”. 

    A matéria, feita por Julia Duailibi termina assim: “assim que receber o aval do Aécio, num movimento casado com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, o líder tucano apresentará o pedido de abertura do processo de impeachment contra Dilma. Uma vez feito o pedido, mesmo que Cunha o rejeite, Carlão apresentará recurso ao plenário. Aí a sorte de Dilma estará lançada. “Precisamos de três quintos: 342 deputados. São três quintos ou dois terços?  São dois terços.”, disse, mostrando mais intimidade com os fins do que com os meios.

    Precisa falar mais alguma coisa? São somente golpistas ordinários entrelhaçados com corruptos processados (ou protegidos) pela Justiça.

     

  20. Ea pressão popular a favor do

    Ea pressão popular a favor do governo não conta? Pelo que vejo por ai esse pessoal do psbd tambem não nem um pouco bem visto pela população mais, mesmo com toda a blindagem da midia a aura de santos deles foi para o espaço; será que o povo quer entregar o poder para renam cunhas aécios e o pmdb? Será que a ficha já caiu?

  21. Como recebo com desconfiança

    Como recebo com desconfiança qualquer coisa dessa imprensa enjagada e seus colunistas e analistas amestrados(com rara exceções), vou aguardar com serenidade sua confirmação ou desmentido antes de emitir algum juízo.

    SE, repito, SE for verdade já adianto: será uma cuspida seguida de um murro na cara em todos aqueles, incluindo este escriba, que acreditaram, votaram, defenderam e sofreram em nome do projeto petista e de seus principaios líderes, a começar por Lula. 

    Seria a maior demonstração de covardia, mau caratismo e sem-vergonhice já vistas na nossa história. 

  22. Os politicos de carreira, o

    Os politicos de carreira, o PT, a midia  acham que o povo vai ficar  satisfeito apenas com o impedimento de Dilma. 

  23. Por que não são mencionados

    Por que não são mencionados os NOMES dos parlamentares que emitiram esse parecer macabro, que vai ao encontro do que os golpistas mais querem?

    Não podemos dar crédito a informações desse tipo, que mais parecem ter saído de uma revista de fofocas.

    Quem falou? E o que disse, textualmente? Chega de jornalixo mediúnico!

  24. A vidente não deu alguns

    A vidente não deu alguns detalhes também sobre a previsão do tempo, daqui até o fim do ano, como costumam fazer também?

    E sobre a Cantareira também não? kkkkkkk

  25. Sempre igual! Quem do PT conta?

    PT já conta com “impitman” até o final do ano? Quem do PT conta? Quais as pessoas do partido?

    Essa generalização é sem valor, não existe esse tipo de Jornalismo. 

    Onde todo mundo é oculto. Onde ninguém sabe quem afirmou (quais as pessoas) tal coisa. 

  26. É visível que Michel Temer

    É visível que Michel Temer articula pra assumir a presidência, seus movimentos junto a grupos empresariais nas últimas semanas deixa isso claro. O ideal para os agentes econômicos seria Dilma renunciar, o que evitaria um desgaste maior da imagem do Brasil no exterior, mas, isso parece fora de cogitação.

    O impeachment sem uma acusação concistente representa um golpe institucional, e terá consequências para o país. Mas talves para as lideranças do PMDB a única forma de escapar da lava-jato seja assumindo a Presidência da República, e na república do toma lá dá cá, tudo é possível. Vamos ver primeiro o que sai da delação do tal Fernando Baiano.

    Certo mesmo, é que teremos fortes emoções, setembro é mesmo um mês muito perigoso…

    Agora, duvido que Dilma demita Mercadante, isso seria um acerto, e esse governo não acerte nunca!

     

    1. Reflexão

      Sua análise me levou a uma reflexão. Dependo do que vier de delação do tal Fernando Baiano, pode ser que se inicie o exorcismo do PMDB do governo, e que finalmente, o PT se livre desses “agiotas políticos”.

      Me veio em mente a seguinte questão: Estaria a Presidente aguardando este movimento no tabuleiro, com paciência chinesa para dar o xeque-mate no PMDB e faze-lo enforcar-se com o próprio rabo?

      Quero crer, que sim!

       

       

  27. Cheiro de Lorota no Ar

    Isso me cheira a pura lorota… Mais uma dentre tantas do PiG.

    Não tem lógica: se há ministros petistas e base do partido tão desanimados, porque não deixar a presidenta a sua prórpia sorte?! Isso não esta sendo visto, na realidade.

    Po isso acho que é puro “Caô” pigal!

  28. Considerando que a oposição

    Considerando que a oposição ja tem 121 deputados, eles precisariam de 221 dep. para o caso de 2/3 ou  184 para o caso de 3/5. Ou seja, algo como 60% a 70% da base aliada e os ditos independentes. Sem contar que havera antes de qualquer coisa uma luta juridica no STF caso pedido nao apresente fato objetivo (e que é o caso). E ainda tem os movimentos sociais que irão para as ruas para defender a democracia chamados pelos partidos de esquerda. Esse movimento do “Vai-ter-Golpe” estão me parecendo uma nova versao do “Não-Vai-Ter-Copa”.

  29. A conferir

    As peculiaridades históricas do jogo de alianças da política brasileira até permitem imaginar Lula comandando uma oposição contundente ao PMDB e a Temer – a quem abraçou anteontem -, mas o risco de insucesso é considerável.

    As políticas de inclusão do lulismo não serão desconstruídas – no plano histórico – por análises oportunistas.

    Lula injetou estima no ânimo dos brasileiros. Não é pouco. Ocorre que há desgates e esgotamentos naturais da democracia e a necessidade do surgimento de novas e abrangentes lideranças.

    Mas como não surgiram e como não há no Brasil político algum com a metade da inteligência de Lula, o seu retorno vitorioso poderia acontecer. Mas talvez não fosse o caso de comemorar, pois seria a confirmação da crônica incapacidade brasileira de aprofundar o processo político e torná-lo mais dinâmico.

      1. Este tipo e ameaça não

        Este tipo e ameaça não intimida, não importa o que “vocês” possam fazer o povo brasileiro supera. 

        Esta nação não é a Venezuela, não é a Bolivia que vocês com FARCs da vida podem intimidar.

        Se o quadro economico piorar ele será temporário, pelo menos teremos alguma esperança de um país melhor no futuro.

        Nosso povo já teve a poupança confiscada, já vivei com inflação de 80% ao mês, já derrubou alguns presidentes na sua história, já degolou irmãos da terra, então venha o que vier venceremos. 

        1. Eu não ameaço ninguém, porque o problema não virá do

          Eu não ameaço ninguém, porque o problema não virá do meu lado!

          O mais surpreesndente de tudo é como a ideologia cega as pessoas. Poço ser de esquerda, mas tenho uma visão dos erros da mesma, agora a infantilidade e o desconhecimento histórico, tiram o senso crítico de muitos.

          Poupança confiscada e hiperinflação não é nada, mas a degola felizmente terminou lá no século XIX, agora tem pessoas com uma coragem de quem escreve com um pseudonimo que diz, “pode vir, então venha o que vier venceremos”.

          Meu caro Alinaça, quem se esconde atrás de pseudonimos, é quem se borra primeiro quando arrocha, vai fazer bravatas para as baratas da tua casa. 

          Eu não tenho medo de colocar o meu nome, porém da degola tenho medo que me pelo.

          Vai, grande “corajoso”, estou todo impressionado com “tamanha corragem”!

          1. Você é apoiador do governo

            Você é apoiador do governo não vai ter nenhuma represália contra você. Ninguém perde o emprego, cliente, serviço, beneficios do INSS apoiando o PT.

            Eu já usei meu nome, fui banido 2 vezes.

            Não me pergunta porque o aliançaliberal não é banido,e não importa contando que possa escrever.

            Eu acho que sou o ultimo que sobrou dos “velhos”. O petista quer saber o nome do opositor para investigar e ver se da pra retaliar, tipo máfia mesmo.

          2. Há alguma insinuação que pertenço a alguma máfia.

            Gostaria de entender bem, estás insinuando que pertenço a alguma máfia e que pretendo saber o teu nome para retaliar?

            Desculpe-me, mas coloco o meu nome e sobrenome, logo fica tremendamente fácil me investigar e verificar as acusações, se tens alguma suspeita ou fale ou simplesmente feche esta boca de cloaca, pois sabes muito bem o que sai de uma cloaca.

    1. É mesmo!!!!  450 mil

      É mesmo!!!!  450 mil assinaturas. A essa altura, deve ter mais de 1.200.000  a favor da Presidenta DILMA…”senta aqui” e chora!!!!    Em 2018 poderá ter a oportunidade de votar novamente. 

  30. As forças ocultas não são

    As forças ocultas não são mais ocultas.

    O Brasil quer voltar a ser o que era antes.A Globo fazendo a cabeça e as mentes.

    Pobre Brasil ! Pobre povo brasileiro.

  31. O que segura a Dilma é o “The Day After Tomorrow”

    O que segura o governo Dilma é o “The Day After Tomorrow”, simplesmente porque ainda há pessoas com alguma inteligência que sabem que: ” O que está ruim ainda pode ficar pior”.

    Ninguém imagina o que pode vir depois de um governo Dilma, o RIO GRANDE DO SUL está amargando a escolha de SARTORI, que foi eleito porque achavam que o Tarso era ruim.

    Na verdade o governo Tarso foi ruim, mas a substituição transformou o que era ruim no CAOS SARTORIANO, elegeram o “Florrest Gump” (não sabe de onde veio, não sabe a onde está e pior, também não sabe para onde vai) dos Pampas e este tem feito um governo “bombástico” (uma bomba depois da outra).

    Se alguém quiser destruir a capacidade produtiva que ainda resta no país, vota impeachment, se não tem que aguentar Dilma até o fim.

    No caso de um impeachment primeiro assume o Cunha (será o período do SAQUE), depois convocam-se novas eleições e uma FIGURA MESSIÂNICA se levantará das trevas, algo como o anti-cristo. Com o apoio da grande mídia teremos um novo caçador de Marajás, só que desta vez mais sisudo, sombrio, sinistro e diabólico.

    Começa a República do Judiciário, será lei para cá e lei para lá (como se lei arrumasse alguma coisa), a evolução será sinistra, todo e qualquer um que contrariar o “anti-cristo” desde o operário metalúrgico ao grande empresário que não quiser vender o Boi pelo preço que a lei mandar, será jogado a masmorra. Setores imensos serão liberalizados e vendidos ao exterior e outros sofrerão a mão da INQUISIÇÃO.

    Eu só de escrever isto me arrepio, pois a chance está aumentando.

  32. Se ela , os coxinhas e a elite brega topar essa, a luta será nos

    Quarteiroes das Vierias soutos, dos jardimns europa e barra da tijuca da vida.

    os alfaviles serão desocupados nun estalar de dedos.

    Se acham que  agora  chegou a hora da luta entre mudança de paradigma social ou a manutenção do status quo  de 500 anos então vamos ver , vamos encarar ?.

  33. Independente da chiadeira e

    Independente da chiadeira e das bravatas da militância on line, me parece que essa articulação da oposição pode sim dar certo.

    Cunha é um dead man walking, não tem força ou moral para admitir um pedido de impeachment (atribuição privativa do presidente da Câmara).

    Por isso mesmo, ele já combinou de rejeitar o pedido. Havendo recurso ao plenário, basta maioria simples para derrubar o pedido. 

    Se 257 deputados votarem pela admissibilidade, a coisa já começa forte, pois não é mais obra do Cunha, mas sim da maioria da Casa Legislativa.

    A partir daí, a mídia irá continuar batendo no governo ininterruptamente. Nego vai voltar pra rua. Passeatas, manifestações etc. Clima de fim do mundo.

    No dia da votação pela abertura do processo (e consequente afastamento da presidente), os deputados estarão acuados, com a faca no pescoço (lembrar da PEC 37, em 2013).

    Pior, para abertura do processo, o voto é nominal e aberto. Quem votar “não” vai ter medo de ficar marcado. Tirando os oitenta e poucos deputados do PT, por qual motivo os outros quatrocentos e tantos deputados se queimariam por um governo com 7% de popularidade…?

    Minha opinião: se realmente a for votada a admissibilidade do pedido pela maioria da Casa, Dilma deve renunciar, ou sofrerá o impeachment.

    1. Sua torcida obviamente não

      Sua torcida obviamente não conta com manifestações contra o impeachment por parte de segmentos da sociedade que ainda apoaim a Presidente, mesmo que com ressalvas.

      Por enquanto, tais segmentos ainda não foram em peso para a rua por não vislumbrarem a possibilidade de afastamento de Dilma.

      Se o enredo no Congresso que você traçou se concretizar, não tenho dúvidas que o país será tomado por grandes manifestações, contra e a favor, com inevitáveis choques entre ambos os grupos, com consequências imprevisíveis.

      Parece que querem transformar o Brasil em uma Síria ou em uma Ucrânia.  

       

      1. Em primeiro lugar, estou

        Em primeiro lugar, estou descrevendo um cenário político que creio ser verossímil ante a atual realidade, não é “minha torcida”. A classe política e os pesos-pesado do PIB, que há poucas semanas deram um refresco ao governo, já começam a se convencer que o país não suportará mais tres anos e meio das indecisões, equivocos e voluntarismos de Dilma, que a cada dia diz uma coisa para desdizer em seguida. Ela está sem rumo, não governa. Não ve quem nao quer.

        Em segundo lugar, não acredito que este governo, que apodrece em praça pública, tenha capacidade de mobilizar “grandes manifestações” a seu favor. O país não está dividido, como acreditam alguns iludidos militantes. Dilma conseguiu destruir o capital acumulado por Lula, com seu governo desastroso, que conseguiu pegar um país crescendo a 7.5% e o mergulhou em uma recessão de -2,5%.

        1. Verossímil ????? . . . . tu

          Verossímil ????? . . . . tu faz idéia do que seria o dia seguinte a esta anomalia que tu descreve ???? . . . Nunca mais o Brasil teria jeito, nunca . . . . .

    2. O “bom” dessa tua opinião é o

      O “bom” dessa tua opinião é o que efetivamente está por trás dela:

      1) Admite que existe uma articulação da oposição para forçar um pedido de impeachment. Já sobre a pertinência ou não dele……..nada. 

      2) O dom da advinhação: saber das ações futuras do deputado Cunha.

      3) Reconhece que a midia é parte integrante da frente oposicionista, ou seja, nada tem de imparcial. 

      4) É parcial ou não tem a capacidade de análise ao só prever manifestações pró impedimento. O clima de fim de mundo será com absoluta certeza o confronto entre estes e seus adversários. Desta feita, entrarão em campo os “profissionais”, os que tem por experiência própria a capacidade de mobilizar,  não burgueses entendiados e enraivecidos, mas a base de baixo da pirâmide. 

      5) Caso ganhe consequência esse absurdo que é a admissibilidade, os deputados estarão acuados por ambas as partes em confronto. 

      Todo o “raciocínio” do comentarista se ancora mais em subjetividades, no que acha, e não em fatos ou projeções balizadas na realidade. Toma parte do povo pelo sua totalidade. 

      Por fim, opinião, como se diz no ditado, é como nádegas: cada uma tem a sua. 

  34. Mônica Bergamo está parecendo…

    Mônica Bergamo  está parecendo mais fofoqueira do que jornalista, tome tenência… Isso não é reportagem que se apresente, isso é intriga, provocação, seria bom que a dona Mônica viesse com reportagem de verdade e não com titi ti de bastidores.

  35. a menos que o jornalggn

    a menos que o jornalggn partilhe das mesmas fontes petistas, seria bom corrigir a manchete para “mônica bergamo, da folha, diz: pt já conta com impeachment”.

     

    toda a informação da colunista é baseada em fontes genéricas como “ministros, deputados, senadores”, apropriadas para quando o jornalista quer dar opinião (torcida) com um verniz de realidade.

     

    além do mais, conclui um absurdo, que é o lula e o pt na oposição terem mais espaço na mídia.

  36. Por que  o espanto de alguns,


    Por que  o espanto de alguns, até os Klingons sabem que Mônica Bergamo é a boca do PT dentro da Folha. Mônica Bergamo é amiga pessoal de Zé Dirceu. 

    1. Nego prefere tapar o sol com

      Nego prefere tapar o sol com a peneira.

      Até outro dia o rei do blablablá ainda insistia que a política economica de Dilma era “um sucesso”…

  37. Uma colunista (ela não é

    Uma colunista (ela não é repórter, articulista, entrevistadora ou qualquer outra coisa) vive de quê? De fofocas, boatos, disse-que-disse, etc. Ah, mas MB tem proximidade com as fontes; tudo o que ela publica é “quente”! Será mesmo? Os leitores se lembram do tom de rgozijo com que essa ‘colunista’ reproduziu uma nota publicada na “óia”, dando conta de que um exame de DNA comprovara que o filho assumido por FHC com a jornalista global Míriam Dutra na verdade não era dele. A coluna foi publicada na FSP, em 25 de junho de 2011.

    Na época eu comentei a matéria, conclamando as leitoras a se manifestarem. A colunista parecia excitada e feliz, ao noticiar o ‘fato’, como se o resultado desse exame (de cuja veraciade tenho o direito de desconfiar), mesmo que verdadeiro, livrasse o ex-presidente da culpa de ter cometido adultério contra dona Ruth Cardoso. 

    Agora, MB parece excitadíssima em noticiar um ‘não só  possível, mas provável impedimento da presidente Dilma’. Se isso não é golpismo, como podemos classificá-lo?

      

     

  38. Quem mais tem a ganhar com o impeachment é o Eduardo Cunha…

    Quem mais tem a ganhar com o impeachment é o Eduardo Cunha e seus asseclas, o pelego Paulinho da Força, os entreguistas do PSDB como José Serra, Aécio Neves, Geraldo Alckmin, a bancada do PP que está praticamente toda envolvida com a operação lava jato, enfim são tantos os políticos corruptos envolvidos que não dá para levar a sério esse movimento.

    Quem no Congresso Nacional engajado no impeachment tem autoridade moral para julgar a presidenta? Esse movimento pode criar um clima de desconfiança muito grande a ponto de colocar em xeque todo o Congresso Nacional. Esse pessoal está muito mais para vidraça do que para pedra.

  39. Eu também

    Acredito em fada madrinha, gnomos, duendes e anjo da guarda!….

    Impeachmar Dilma é atentado contra a nação. Pode apostar, as Forças Armadas nao permitirão!….

     

  40. Trata-se simplesmente de elucubrações pueris da jornalista!

    No texto a autora mostra sua veia para escrever tramas de novelas.

    Resta patente que ela diz o que gostaria que acontecesse, sem contudo apresentar qualquer arrimo fático ou juridico que sustente a sua vontade. Na minha terra a gente chama isso de “jogar o barro para ver se cola”. Ela acha que sua ideia é genial e sonha que alguém “importante” possa dar-lhe crédito e tente colocá-la em prática.

    Mas será que ela “combinou com os russos” antes, ou se esqueceu disso?

  41. “Democracia” mediática é assim

    Essa “colonista”, como diz o PHA,  esta supondo que todo o povo vai pedir o impeachment de Dilma se essa possibilidade for aceita no congresso.

    Ela acha — sonha — que a opinião de mídia é a opinião da população? 

    As merrecas de coxinhas neonazis que saíram nas ruas não derrubam ninguém.

     

    Boto muito mais fé na capacidade de Lula, Boulos e Stedile para botar o povo nas ruas.

    1. A incrível incapacidade da

      A incrível incapacidade da militância em enxergar a realidade ajuda a explicar um pouco do autismo do governo Dilma. 

      1. seguem acreditando que “o povo” está do lado do governo, e os insatisfeitos são apenas os coxinhas, os reaças, as viúvas da ditadura etc.

      2. acreditam nessas bravatas de “Boulos e Stedile” botarem gente na rua, como se isso tivesse a menor relevância no contexto atual

      1. Ilusão

        Os coxinhas acham que todos que não concordam com o governo querem derruba-lo.

        A grande maioria sabe que alternativas ao governo Dilma sao muito piores.

        E quem é  Cunha para julgar Dilma?

        1. Penso que quando você escreve

          Penso que quando você escreve “a grande maioria” você se refere ao povo.

          Pois afirmo que o povo não sabe de porra nenhuma. Se resolverem tirar a Dilma e tiverem apoio da mídia, principalmente da globo, a dilma já era.

          Caso a Dilma caia, a máscara do brasileiro também cai.

          Dilma, uma presidenta honesta, derrubada por um bando de facínoras, todos com processos na justiça por corrupção, roubalheira.

          O significado da queda de Dilma seria que para o brasileiro é melhor ser ladrão.

          Quem se salva entre Aécio, Bolsonaro, Eduardo Cunha, Serra, FHC, Agripino, Goldman, Aloysio, Cassio Cunha Lima, Borhausen, entre vários outros?

          Se o povo fosse minimamente informado saberia defender a democracia e repudiar este bando de vagabundos.

        2. A ilusão dos mentecápitos

          A ilusão dos mentecápitos fascitóides é mídia porca deste país. Essa gente quer fazer o povo brasileiro ir contra a democracia e contra a presidenta legitimamente eleita com mais de 54 milhões de votos.

          Acham que terão vida fácil. Passaram 12 anos sem ganahr a eleição presidencial justamente por isso,por não proporem nada de novo e quererem voltar ao passado .

          O povo brasileiro irá as ruas,sim. Defender a democracia,defender a presidenta Dilma.

          Se tem alguém neste país que tem crédito,nào só pelo seu governo,mas pela passagem no governo do presidente Lula e por sua trajetória de vida,este alguém é a presidenta Dilma Roussef.

  42. O que ajuda é lutar

    “A crise pode ter uma saída salutar, mas não é automática, ela tem que ser buscada. Temos que rever tudo, nossas organizações, nossos programas, nossas formas de luta, nossas formas de dialogar com a sociedade”, afirma Roberto Amaral, no lançamento da Frente Brasil Popular

    A Frente Brasil Popular está aí, nas ruas. Vamos arregaçar as mangas.

  43. o sr.Nassif tem uma bela

    o sr.Nassif tem uma bela ferramenta nas mãos com este blog e pode lançar artigos como esse e ver/estudar a reação. talvez seja mais producente enfocar em visões que sugiram outro panorama, como, exemplo, em BRENO ALTMAN, alhures:

    “No último dia 5 de setembro, em Belo Horizonte, 2,5 mil delegados vindos de 21 estados  e do Distrito Federal lançaram uma nova coalizão, agrupando movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos e personalidades.

    Estavam presentes entidades tradicionais, como a CUT, o MST e a UNE, ao lado de PT e PCdoB, entre outras legendas.

    Inúmeras outras organizações se somaram a este evento multicolorido que aglutinou os mais importantes destacamentos da mobilização popular por direitos sociais e civis.”(…)

  44. “Isso abre caminho para que o

    “Isso abre caminho para que o ex-presidente Lula mantenha-se na oposição e fique “livre para atirar” contra o governo até 2018, ganhando mais destaque na mídia e fazendo seu nome para disputar o próximo pleito em nome do PT.”

    Idiotice. Se a Dilma cair o Lula será preso pelo Moro. Não vai disputar coisa nenhuma.

  45. É a famosa noticia sem pé nem

    É a famosa noticia sem pé nem cabeça.  É somente para causar pânico no governo e animar a oposição e deixar o povão acreditando em qualquer coisa.

    Acredita quem quiser…

  46. André Singer – dica de um Coxinha

    http://globotv.globo.com/globo-news/dialogos-com-mario-sergio-conti/v/dialogos-andre-singer-comenta-crise-economica-e-politica-brasileira/4458791/ (ontem, André Singer, objetivo, sem meias palavras, chocaria os oba-obas, os inocentes, os missionários que abundam Posts do Dia).Eis os primeiros minutos(link),pois Globonews além de duas reprises em 24 horas, disponibiliza um aplicativo pra quem quiser ver,rever.Mas, um lembrete: Pensar Dói. Tá cheio de gente pelos Posts do Dia q faz chorar,pela pobreza,visão curta,ou mesmo chorar de tanto rir. Alguém já disse q é necessário gritar o óbvio q não se enxerga mesmo estando na frente do nariz.Há quem confunda simpatia,militância formal ou informal com fanatismo e os males que isso sempre traz.

    1. A Bergamo

      É muito conceituada entre rola-bostas e coxinhas.

      Suas colunas são muito utilizadas na plantação de boatos e factóides, assim como as do Lauro Jardim, Dora Kramer, Josias, Noblat et caterva, que na sistemática de conspirações diuturnas do PIG alimentam as engrenagens das profecias auto cumpridas e servem como escada para a oposição. Se retro alimentam, criando um circulo vicioso…

      Não é a toa que como premio foi ungida a categoria de comentarista master da Globo News ao lado dos conspiradores e rola-bostas mais antigos da casa.

    2. Ela é colonista, de uma

      Ela é colonista, de uma colona social, que só exite no Brasil, segundo o Mino Carta! Século 21, internet, o homem já foi a lua e voltou, e nós aqui ainda lendo colona social da casa grande. Agora sobre a importância da colonista, é a mesma daquela agência de risco que, oh, rebaixou a nota do Brasil, rigorosamente nehuma! Minto, ela tem alguma importância pro thc….

    1. pode explicar?
      fico com uma curiosidadr quando alguem fala isso.
      nao to com esse conhecimejto geopolitico (conspiratorio?)
      pode me dizer o que quer dizer?
      ja vi varias pessoas falando nisso
      “e os russos”?
      ajuda ai.

    1. Gegório Duvivier tem mais é

      Gegório Duvivier tem mais é que defender Dilma, afinal, R$ 7.900.000,00 da Lei Rouanet para produzir filme do Porta dos Fundos são motivos suficientes, ou não?

       

  47. Isso aqui está mais para

    Isso aqui está mais para SAMBA do CRIOLO DOIDO!!!!!   Estão de sacanagem….Já não basta o “FB”…Agora, o blog  resolve bater bola……tem que rir mesmo. 

     

  48. Quanto delírio!

     

    Tem que dizer para a Mônica Bergamo. Como diria Garrincha “Já combinaram com os 54 milhões de eleitores da Dilma. Sim, eu disse 54 milhões.

  49. Não tem lógica, a não ser que seja Golpe.

    Impeachment da Dilma não tem lógica. 1 – Dinheiro sujo das Empreiteiras  foi somente para Dilma e não para Aécio: impossível. Caixa 2 não declarado de propina financiou a campanha de Dilma: errado. As contas foram aprovadas. Todos os gastos foram comprovados. Não tem prova de gasto sem comprovação.

    2 – Pedaladas fiscais. Todos os presidentes anteriores fizeram “Pedaladas Fiscais”.

    3 – Dilma cai e Temer assume. Não pode. Ele foi eleito pela mesma chapa e fazia parte do governo anterior. Se tem irregularidades com um, tem com outro.

     

  50. Este tipo de matéria é uma vergonha para o país

    Não é só está palhaçada de golpe que nos torna uma República de Bananas, um besteirol como este da matéria também colaboram.

     

    Viva o Brasil, República de Bananas, Cucarachas e Carnaval.

  51. O Lula deve estar ansioso

    O Lula deve estar ansioso para que esses idiotas da oposição consigam tirar a Dilma do poder.

    Se a Dilma se manter no poder até a data em que ela deve sair ( o que seria o caminho normal da democracia ) as chances do Sr Lula são muito baixas.

    Com a Dilma sacrificada no altar da sem vergonhice politica ( por parte da oposiçao ) e da maquiavélica conveniencia politica ( por parte do Lula ) as chances de sucesso desse senhor que se especializou em Retorica são bem mais factiveis.

    Dilma fora do poder é o sonho de boa parte do PT , mas é claro que isso eles morrem negando…rs

    1. Vai morrer sem aprender

      Lula pegou o Pais quebrado em 2003, fez o ajuste nos 2 primeiros anos. Lembra do “espetáculo do crescimento” ? Não vão esperar os resultados desse ajuste agora? e se fracassar (o que eu duvido), a oposição que quer derrubar Dilma tá com medo de que então?

      54 milhões de eleitores que não queriam e odeiam Dilma que votaram nela sem antes consultar o Leónidas… rsrsrsrsrs

      Vai dormir, boco…

    2. Não entendi. Sem Dilma fica

      Não entendi. Sem Dilma fica muito pior. É isso? Então por que você não começa a defender a democracia e pensar em alternativas para 2018?

      O caminho normal nas sociedades desenvolvidas é a eleição democrática.

       

        1. Quem flagrou o governo

          Quem flagrou o governo roubando? Você? Pode apresentar as provas? Digo provas e não delações de bandidos, manipulações de juízes lesados da cabeça ou conspirações da imprensa criminosa. Pare de ser boneco de ventríloquo, Ozzy. Não está fazendo nada bem pros seus nervos e articulações. Deve ser por isso que você mal consegue subir ao palco. E olha que eu até gostava do Black Sabbat.

    3. Chance

      Leônidas, você tem aqui uma boa chance de colocar uma opção melhor para o país.

      Nas eleições o Aécio foi derrotado, mas, hoje parece estar com maior “popularidade”. Dirias então que o Aécio seria melhor Presidente? Acabaria a corrupção? Devolvemos o controle do país para os EUA?

      Se não for o Aécio, que outro partido ou grupo de notáveis possuem projeto melhor de nação?

      Se for por acabar com a corrupção, a Dilma está ótima para o cargo, pela sua lisura.

       

       

  52. VENEZUELA

    E a condenação do manifestante venezuelano, ninguém vai escrever um post? O cidadão é agente da CIA ou da NSA? Essas omissões só faz lembrar da nossa velha conhecida imprensa tradicional.

    1. Não é “manifestante”, mas uma

      Não é “manifestante”, mas uma autoridade que incitou e até organizou atos que resultaram em dezenas de mortos. Se é agente da CIA ou NSA não estou interessado, e muito menos os familiares dos mortos. 

  53. O maior factoide da face da Terra

    O GGN reproduz acriticamente um dos maiores factoides de todos os tempos. Desde quando o GGN passou a ser um mero reprodutor de notinhas plantadas na Folha de São Paulo?

    É uma coisa tão abominável e tão sem sentido esse post que nem vale a pena se estender muito. Não há a menor base fática no que a ‘colonista’ plantou, sabe-se lá a mando de quem, na sua coluna de fofocas.

    É tudo em off, é tudo sem ninguém que fale isto ou aquilo. É tudo, como se pode ver, especulação. Quem é o parlamentar que disse isto ou aquilo? Não se sabe, simplesmente porque tudo não passa de um mero factoide de uma coluna de fofocas.   

    O PT está unido e coeso em favor da democracia e da soberania do voto popular. Aliás, a militância só não tem sido mais ativa porque os dirigentes do partido tem adotado uma tática mais contida. 

    O PT conta com apenas um único cenário: Dilma Rousseff, legal, legítima e constitucional presidenta reeleita pela soberania do voto popular do povo brasileiro, fica até o final do seu mandato e passa a faixa para quem vencer o pleito de 2018.

    Não há, nunca houve e nem haverá nada contra a presidenta Dilma e ela fica e cumpre o seu mandato ou o que se verá é a denúncia permanente das tentativas de golpes de estado. 

    Por fim, reitero o meu espanto com a linha que o GGN está seguindo. Essa linha de reproduzir fofocas e intrigas plantadas vai acabar transformando este excelente blog num apêndice das hostes golpistas. 

    Tomara que isso não se concretize pois esse espaço sempre foi um contraponto, não uma mola propulsora dos factoides da mídia venal. 

    1. Sua coerencia eh importante!

      Foi assim em 2013 quando dizia que o povo “nunca” iria para a rua, o Brasil do pleno emprego, inflacao controlada e etcetera e tal. Viste o que deu e esta vendo ate hoje a direita na rua.

       

      1. Absoluta e rigorosamente nada a ver

        Eu nunca disse que o povo não iria para a rua. 

        O que eu disse em 2013, e repito agora, é que o junho de 2013 é o marco do ressurgimento da direita no Brasil. As boas intenções dos grupos que patrocinaram aquelas passeatas não tem valor prático algum. 

        Cansei de dizer, por exemplo, que a tática dos fantasiados (black blocs, anonymous e quetais) estava fadada ao fracasso completo e absoluto desde o início. 

        E também cansei de dizer que ao fim e ao cabo a esquerda, no médio prazo, só teria a perder com o resultado daquelas passeatas (que a esquerda, ingenuamente, pensa que alguma vez controlou). 

        O que eu disse, que o junho de 2013 era o marco inicial do ressurgimento do movimento de massas da direita no Brasil, está absolutamente comprovado. 

        O que eu disse, que a esquerda não tinha absolutamente nada a ganhar, em termos organizativos, com os “protestos” de junho de 2013, também está absolutamente comprovado. 

        Pegue os diversos textos que escrevi na época, sobre o assunto junho de 2013, e com certeza tu vais ver que eram e são exatamente estes os meus posicionamentos. 

        Só o que eu lamento é que muitas pessoas, até de boa fé, tenham entrado na onda dos fantasiados. 

        1. Sim, a extrema esquerda

          Sim, a extrema esquerda resolveu aderir. Ela hoje também quer, quanto pior melhor. Isto é, quer uma chance de ocupar o lugar do PT. A extrema esquerda, está muda, não faz um gesto em favor da democracia. Caras só o PT com  Lula têm chance de enfrentar  a direita do Brasil. Ainda não perceberam isso? nem sou do PT.

    2. O maior factóide da face da Terra.

      Diogo Costa, sua análise foi soberba. Não há limites para essa oposição golpista no sentido de querer desestabilizar o país. E tomara mesmo que esse conceituado espaço não sirva de trampolim para factóides da mídia golpista. 

    3. E pra beber?

      Custa tanto trabalho eleger um Presidente, tem que lutar contra tantas “forças ocultas”, de Malafaias e de Satanás, inclusive contra a Nação mais poderosa do mundo e eles querem que renuncie, assim , na boa, após só 9 meses?

      E pra beber? Não vai nada?

      Vai trabalhar Aécio! Saiam do Projac, tucanos! Querem tudo de mão beijada?

  54. A Bergamo

    É muito conceituada entre rola-bostas e coxinhas.

    Suas colunas são muito utilizadas na plantação de boatos e factóides, assim como as do Lauro Jardim, Dora Kramer, Josias, Noblat et caterva, que na sistemática de conspirações diuturnas do PIG alimentam as engrenagens das profecias auto cumpridas e servem como escada para a oposição. Se retro alimentam, criando um circulo vicioso…

    Não é a toa que como premio foi ungida a categoria de comentarista master da Globo News ao lado dos conspiradores e rola-bostas mais antigos da casa.

  55. Ibrahim Sued.

        A Mônica Sued é daquelas ,que passa a impressão , para quem não a conhece, de saber o que ninguém jamais saberá. Fez carreira, e faz , nos tempos atuais,onde os jornalões anseiam por rumores, e suposições. Mas remexendo, os lixões,latões,e latrinas , não se encontrará nada de ¨fatos¨,apenas suposições. Ou seja; FOFOQUEIRA!!!

  56. Às vezes aparecem matérias

    Às vezes aparecem matérias aqui no blog, que me deixam em dúvida: provocação? tá faltando assunto interessante?

      1. e tem mais…

        deve saber muito bem que de todos os governos fortes que tivemos, e que foram totalmente apoiados por eles, PIG, nosso povo saiu fraco

        é por isso que sempre gostaram de governos fortes

        e digo forte, pelo que eles entendem que seja forte, tipo FHC, Aécio, Gilmar Mendes, BB, AA e DD

         

  57. No Judo, esta nota tomaria

    No Judo, esta nota tomaria uma advertência por “falso ataque”, está quase a hora em que a esquerda vai aplicar o IPPON no contra-ataque, a direita ainda tem que vir pra cima mais um pouquinho, tem que deixar a esquerda quase que sem opção, tá quade lá . . . . é eles entrarem com o golpe e a gente pega o governo de vez e aí PRA VALER . . . . .

  58. O post  reproduz uma nota

    O post  reproduz uma nota plantada na coluna da Bergamo. Lembra muito a ficha falsa da Dilma publicada na mesma Folha de São Paulo.

  59. UMA MERDA, ESSA MATÉRIA DERROTISTA!!!

    VAMOS A LUTA ATÉ O FIM, CONTRA O ATAQUE DAS FORÇAS GOLPISTAS, ESSE TIPO DE ARTIGO É TOTALMENTE DISPENSÁVEL.

     

  60. Estão brincando com

    Estão brincando com nitroglicerina pura! Qualquer admissão de impeachment de Dilma por parte da câmara federal vão assistir pele primeira vez o verdadeiro povo protestando em Brasília e aí não tem polícia que consiga controlar uma massa popular entre 10 a 15 milhões de pessoas cercando o congresso nacional. Dilma não é Collor!!!

      1. Dilma não é Collor, o PT não é o PRN

        Pois fique sabendo que Dilma não é Collor, o PT não é o PRN, temos sim café no bule..,..tentem minar a democracia..,.lamentável que a zelite zelote desse pais seja a mais atrasada e ignara do mundo…encherem as burras de dinheiro mas não se conformam que o pais tenha incluido uma massa de 40 milhões de pessoas na vida social…em nenhuma parte do mundo sua elite, a não ser num período, o da Guerra Fria, que já passou, bem como em casos como o Paraguai e Honduras,  troca a democracia e a continuidade do pais pelo golpe, nos EUA isso bem bomo na Europa isso seria inimpensável, no entanto estamos gastando tempo e energia com isso…não passarão…

        Golpistas, ouçam Dilma

        http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2015/07/golpistas-oucam-dilma.html

      2. Não é defendendo o PT

        O Povo não vai defender o PT,  vai defender suas conquistas sociais adquiridas nos últimos 10 anos: O minha casa minha vida, mais médicos, pronatec, bolsas de estudos, bolsa família, MEI, quotas, registro das domésticas etc etc.

  61. CAMARILHA CANALHA

    É TUDO QUE O PIG E TODOS CORRUPTOS QUEREM!!!

    SE ELES QUEREM IMPEACHMENT, ELES QUE TENTEM!!!.

    SE ELES QUEREM GOLPE, ELES QUE TENTEM!!!.

    RENUNCIAR, JAMAIS!!!

    SE ENTREGAR JAMIAIS!!!

    QUANTO MAIS ELES BATEM MAIS O POVÃO SE APROXIMA DELA.

    POR PIOR QUE ESTEJA A ECONOMIA,  AS DIFICULDADES QUE  AFLIGE A POPULAÇÃO,  NÃO SÃO AS MESMAS QUE AFLIGE A ELITE.

    NA ZELITE O DESESPERO É PELA PERDA DAS REGALIAS, DOS CASCALHOS, DOS POR FORA, DOS 3%, E DA BUFUNFA. ISSO BATE MUITO MAIS FORTE NELES, DAÍ A QUANTIDADE DE ADÉPTOS, QUE PREFEREM FICAR COM O JOIO.

    NUNCA FICOU TÃO CLARO, ATÉ PARA MAIORIA DOS MIDIOTAS, QUE: O QUÊ ELES QUEREM É TIRAR DILMA PARA PRESERVAREM  A CORRUPÇÃO.

    SÓ ESTÁ AO LADO DOS GOLPISTAS, OS ANTOLHADOS E OS QUE DE ALGUMA FORMA, SE IDENTIFICAM COM ESSE TIPO DE COMPORTAMENTO.

    SE PEGARMOS A FICHA DE TODOS ESSES  POLÍTICOS E EMPRESÁRIOS QUE PARTICIPAM DESSE COMPLÔ, NÃO ENCONTRAREMOS UM FICHA LIMPA.

    MAIOR ORGULHO DE  COMBATER O BOM  COMBATE AO LADO DE DILMA.

    DUVIDO QUE ELA JOGUE A TOALHA!!!.

    NESSA LUTA DO ROCHEDO CONTRA O MAR.ELA NÃO É O ROCHEDO ELA É O MAR,

    E NÃO VAI FICAR PEDRA SOBRE PEDRA!!!

    COM LUTA E GARRA, NÃO VEREMOS NOSSO  PAÍS SUCUMBIR DE NOVO NAS MÃOS DESSA CAMARILHA CANALHA.

    DISSO EU TENHO CERTEZA!!!!

      1. CONSTRANGIDA E DECEPCIONADA

        Nervosinha eu???

        Não.

        Agora só constrangida e decepcionada,

        Meu caro: Onde fica a liberdade de expressão, se policiam até o tamanho das letras???

        Quem convencionou isso???

        O que se dirá, dos que usam outros tipos de letras???

        É muito mais fácil e prático pra mim, que tenho dificuldades com o uso do teclado, escrever com LETRAS GARRAFAIS.

        Como também acho que falta de educação e grosseria não se mede pelo tamanho das letras e sim pelo tipo do alcance das palavras.

        Será falta de educação ou grosseria eu escrever em letras garrafais, EU TE AMO???

        Considero  esse tipo de policiamento  na era virtual, onde mais se usam sinais tipo [  ] para exprimir abraços, tão atrasado, quanto desnecessário e inútil.

        Vc mais parece discipulo de Umberto Eco na sua mais recente  fase. Quando preso a arrogância, a etiquetas e convenções, considera imbecilidade  e  ultraje, as pessoas comuns usarem o espaço democrático da internet, para manifestar seus pensamentos no mesmo nívél dos intelectuais.

        Prefiro sua fase bem anterior, onde  ele cita o quê no momento me toca:

        “Temos concepções universais acerca do CONSTRANGIMENTO”… “não se deseja que alguém nos impeça de falar, ver, ouvir”,,.. “devemos antes de tudo respeitar a corporalidade do outro, entre os quais, o direito de pensar e falar” …

        Aí eu acrescento: DE QUALQUER FORMA, NEM QUE SEJA EM LETRAS GARRAFAIS.

        “QUANDO O OUTRO ENTRA  EM CENA, COMEÇA A ÉTICA”, Essa é a minha regra.

        Mas,… se   a regra dessa “INTELECTUALIDADE”, é outra, na medida do possível, para não me sentir excluída, vou tentar  me adaptar..

         

        .

    1. Golpe de mestre

      Deixando de lado o emocional o melhor cenario em termos de estrategia é exatamente este que pinta com o impeachment articulado pela oposição ao governo.

      É fato que o PT esta queimado em termos de popularidade.

      É fato que o Lula apesar de tudo, continua com um cacife eleitoral invejavel e se na proxima eleição os candidatos continuarem levando o eleitorado a escolher o menos pior, o Lula tem grande chance de levar a melhor. Mesmo porque a partir do sucesso de um impeachement o que restou do PT, passaria de vidraça a pedra e com o mistico de martir a ser admirado e os agressores a pecha de vilão. E com a responsabilidade de com o pouco tempo ate a proxima eleição, reverter o quadro delicaddissimo da economia.

      Seria um golpe de mestre. A bem da verdade em vez de apostar numa recuperação da economia nos 2 anos e meio ate a proxima eleição na tentativa de ressucitar o PT, o papel de vitima seria a solução perfeita para a reconciliação popular. A Dilam aceitaria o sacrificio aparente e voltaria no futuro com o ressurgimento do partido.

  62. Ex-fundador do PT

    Caro Nassif, colaboradores e leitores – Paz e Bem!

     

    Com a satisfação de a todos cumprimentar, pergunto sobre a correção do que está escrito nas linhas dois e três do segundo parágrafo do texto acima, ao referir-se ao “ex-fundador do PT” (sic). Existe ex-fundador?

     

    Fraternalmente,

     

    Paulo Vendelino Kons

    Brusque/SC

     

     

  63. Sei não

    O texto não considera que deveriam ser convocada novas eleições em 90 dias… Diz que o Lula ficaria livre pra fazer oposição e atirar no governo até 2018… Péssimo texto, parece uma daquelas histórias inventadas de última hora na redação dos jornais.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador