PT questiona no STF rejeições de trabalho externo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – O PT entrou com ação no Supremo Tribunal Federal para afastar o requisito prévio de que os condenados a regime semiaberto cumpram um sexto da pena antes de estarem autorizados ao trabalho externo. De acordo com o partido, a exigência é um “contrassenso com o direto fundamental à individualização da pena e, ainda, com o próprio escopo constitucional de ressocialização do condenado e de asseguração de sua integridade moral”.

A iniciativa do partido foi uma resposta a Joaquim Barbosa, presidente do STF, que rejeitou o direito de José Dirceu trabalhar, assim como para todos os outros sete condenados da AP 470, entre eles Delúbio Soares. A exigência do cumprimento de um sexto da pena está prevista no artigo 37 da Lei de Execução Penal. Entretanto, há mais de 10 anos o Superior Tribunal de Justiça aprova o trabalho desde o início da pena em semiaberto.

Os advogados da sigla, Rodrigo de Bittencourt Mudrovitsch e Leandro Dias Batista, classificaram que a exigência equipara o regime semiaberto ao fechado, além de esvaziar a possibilidade de trabalho externo para milhares de apenados.

“O condenado ao regime semiaberto que tiver de aguardar, sem o exercício da atividade laboral, o transcurso de um sexto se sua pena, por evidente, não irá requerer a autorização para o trabalho em regime semiaberto, e sim a própria progressão de regime, consoante autoriza o artigo 112 da Lei de Execução Penal”, disseram.

A exigência, segundo a defesa, é incompatível com os incisos XLVI e XLIX do artigo 5º da Constituição Federal, além de que os tribunais brasileiros já pacificaram a sua jurisprudência, considerando desnecessária a exigência para a concessão do benefício do trabalho externo.

Leia a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, na íntegra, abaixo:

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Precisamos lutar contra a PEC Barbosa

    Temos que defender o teto constitucional para todas as categorias do serviço publico, não a volta dos marajás

  2. PT questiona o STF quanto ao trabalho externo

    O problema do Joaquim Barbosa não é com a lei nem com os 100.000 beneficiados por esta lei do semi-aberto,,,a questão do JB é apenas punir o Dirceu e os petistas o resto é acidente de percurso, infelizmente. Pôr mim ja passou da hora deste senhor ir pra casa la em Miami.

  3. É assim que tem que ser;

    É assim que tem que ser; colocar pressão total, mesmo! Tomara que todos os condenados + grupos organizados da sociedade entupam o protocolo. A mais alta instância do Poder Judiciário, apostando na barbárie. Parece piada…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador