Percival Maricato
Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais
[email protected]

Quais partidos merecem sobreviver, quais devem ser extintos, por Percival Maricato

Os mais fanáticos por este ou aquele partido ideológico (que tem um programa para organização da sociedade, desenvolvimento da economia, para o país enfim) querem a liquidação dos adversários. Os políticos desses partidos, mais ainda, afinal nada melhor que eliminar a concorrência. São mais de duas dezenas os partidos políticos que concorrem à chave do cofre e a caneta de nomeações, mas poucos os que tem programas para o país.

Petistas e tucanos tem ideologias, pretendem usar o Estado para favorecer a qualidade de vida desta ou daquela classe sócial, principalmente, ainda que possam pensar no país com um todo. Se perguntado a um petista que nota dão a seu partido, em geral a resposta será dez. E que nota aos tucanos? Darão zero. Os tucanos por sua vez, retribuirão, invertendo as notas. Há até intelectuais e jornalistas, ou gente que se pensa com tal, que se manifestam em nossas mídias diariamente e cujas falas denotam isso: um é perfeito e outro totalmente composto de bandidos, corruptos e honestos, é só preto e branco..

A extinção de adversários com bases sociais é impossível. Nem Hitler acabou com camadas expressivas de alemães contrárias ao nazismo. Teve que manter a Gestapo, SS, e outras polícias políticas ocupadíssimas o tempo todo. É evidente que se os coxinhas acabarem com essa raça do PT, outro partido com a mesma posição e ideologia, com outros líderes, aparecerão, pois o PT não é Dilma, Lula, operadores do Lava Jato, mas milhões de brasileiros como dizem as pesquisas, mais de um milhão de filiados. Mesmo agora, no fundo do poço, tem o voto de mais de dez milhões de brasileiros, representam uma numerosa e imprescindível classe social.

O mesmo acontece com os tucanos. Se por um passe de mágica os petistas conseguissem acabar com essa fauna maldita, eles, em poucos meses, ou anos que seja, ressurgiriam como outro nome, mas ideias semelhantes. Os tucanos são expressão de grandes estratos sociais de nosso povo, de um tipo de brasileiro que nasce e se multiplica pelo país, representa particularmente a classe média, o sujeito que acredita na alternativa individual para construir patrimônio (milhões de brasileiros desejam ser empresários, portanto patrões), eles existem em cada estado, cada cidade, cada torcida de futebol, estão em todas as praias.

Para não se perder tempo e energia com quimeras, melhor é combater pelos indecisos, dentro dos limites da democracia, ganhar eleições e fazer o possível com o Estado, respeitando leis e os adversários.

Petistas e tucanos foram condenados a conviver, são imprescindíveis a uma democracia. Há outros partidos menores que representam estratos sociais ou amplas camadas da população com algum tipo de afinidade que se deve respeitar.

Nada disso é verdade no entanto, com relação a partidos fisiológicos, estes querem apenas a chave do cofre e a caneta das nomeações. Fossem mais sensatos e menos amigos dos projetos de poder, petistas e tucanos deveriam estar preocupados também com a liquidação dos fisiológicos, cujas  forças cresceram tanto que já não os deixam desenvolver programas de governo sem  a mancha da corrupção. Esta não se dá apenas pela apropriação de valores monetários, mas também pela distribuição de ministérios, secretarias ou empresas de estados e cidades, nomeação de pessoas incompetentes, verbas para satisfazer currais de deputados e vereadores e tantas outras formas. Ter alguns pontos comuns, como uma reformas política que reduza o número de partidos, não impediria PT e PSDB de continuarem se digladiando pelo poder, que por sua vez exerceriam de forma bem mais efetiva. Há que se obervar ainda  que não apenas os projetos de poder separam esses partidos: certas forças, algumas lideranças políticas, mas principalmente grupos de mídia, estimulam conflito e distanciamento, parecem temer qualquer aproximação entre eles.

Percival Maricato

Percival Maricato

Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A questão não é a extinção

    A questão não é a extinção dos partidos, mas da farra financeira à que alguns deles se agarram com unhas e dentes aqui e nos EUA:

    https://www.facebook.com/RepresentUs/videos/1052512698095934/

    O video mostrava um candidato a senador dos EUA discursando para levantar fundos. Quando a música começa ele tira a roupa e rebola de sunga (com as cores da bandeira norte-americana) agarrado no pole-dance. Ele faz poses eróticas e enfia dinheiro na sunga e até no rabo. Desgraçadamente o video foi bloqueado no Facebook após meu Twitter:

    Coisas que a incentiva e o pretende proibir: Cuidado com a putinha , ela dança.

    As putinhas da política não querem dançar. Elas querem continuar enfiando dinheiro na cueca. 

  2. Dilma e o fisiologismo.

    Há que se reconhecer que o governo Dilma sofre muito mais do que Lula e FHC por estar combatendo o fisiologismo, despertando oposição e até ódio de figuras como Eduardo Cunha. A redução de ministérios como a já consagrada nomeação técnica de escalões inferiores são símbolos desse combate.

  3. Putz, finalmente uma voz

    Putz, finalmente uma voz sensata no que diz respeito à boa divergência entre os partidos ideológicos. Enquanto uns e outros não reconhecerem a legitimidade do oponente, viveremos esse clima de ódio mútuo…

  4. Vivemos num momento de

    Vivemos num momento de demência explícita e abdominável. Chegamos AO CÚMULO DE VER O PMDB, o partido envolvio em TODO tipo de corrupção nesse país pós ditadura militar, pedir o afastamento da Dilma. O pmdb, O MAIOR PARTICO CORRUPTO DESSE país, tendo 99,99% de seus políticos na lama total, querndo pedir o afastamento d presidente do meu país. Só pode ser coisa da geração faceburro. Esse canal de fofoca EMBURRECEU UMA GERAÇÃO INTEIRA!!!!! Bundões covardes, fascistas, extremamente burra, essa é a geração FACEBURRO.

  5. por isso o melhor é financiamento público

    só majorar tributos, tirar recursos de educação e saúde para eleger candidatos em quem nunca votarei…

  6. merecem sobreviver os

    merecem sobreviver os partidos de deus, todos.

    todos os partidos brasileiros tementes à deus sobreviverão…

    devem ser extintos os partidos à esquerda da mão leve de deus, todos.

    todos os partidos socialistas mancomunados com velho comunismo serão extintos.

     

    1. Partidos de Deus ?

      Senhor jc.pompeu,

       

      Não tenho conhecimento de que Deus tenha fundado ou autorizado a fundação de algum partido.

      Os partidos são fundados por homens, e homens não são perfeitos – os de qualquer partido. 

      Os mãos leves (homens que roubam o povo) também estão dentro das igrejas e fora delas. Acusar partido de esquerda de mão leve me leva a crer que o senhor não tem conhecimento da nossa história política e nem dos políticos que fizeram essa história.

      Há mais informações sobre política do que as noticiadas pela Globo et caterva e Veja.

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador