Quando os terroristas vestem fardas: cinco jovens mortos pela PM no RJ

Do Mídia Coletiva

Os terroristas vestem fardas

MAIS UMA CHACINA. MAIS CINCO JOVENS NEGROS E POBRES EXECUTADOS PELA POLÍCIA.

No última sábado (28/11), policiais militares (do 41º BPM) fuzilaram o carro de cinco jovens negros que voltavam do Parque de Madureira no Morro da Lagartixa, no Complexo da Pedreira, em Costa Barros. Segundo moradores do bairro que chegaram logo após a chacina, os policiais militares tentaram forjar um auto de resistência, impedindo inclusive o socorro às vítimas pelas pessoas que se encontravam no local. “Eles alteraram a cena do crime, pegaram a chave do carro da mão do motorista morto, colocaram lá dentro uma pistola para dizer que aqueles jovens eram bandidos”, disse um morador.

Os amigos de infância Roberto de Souza, 16 anos, Carlos Eduardo da Silva Souza, 16, Cleiton Corrêa de Souza, 18, Wesley Castro, 20, e Wilton Esteves Domingos Junior, 20, são as novas vítimas de mais essa chacina policial.

Os assassinos foram presos em flagrante – por fraude processual e homicídio – graças a população local que rapidamente denunciou a chacina, tanto na internet por redes sociais, com fotos e vídeos, como testemunhando na 39º Delegacia da Pavuna.

Os assassinos são: Thiago Resende Miranda, Márcio Darcy Alves dos Santos, Antônio Carlos Gonçalves e também Fábio Pizza de Oliveira da Silva, este último preso apenas por ter alterado a cena do crime.

Eles foram comemorar o primeiro salário que um deles tinha recebido, quando soubemos dos tiros, corremos para o local, quando cheguei lá meu sobrinho ainda estava agonizando, tentei socorrer e fui impedida por esses monstros”, relatou a tia de uma das vítimas.

É importante esclarecer o papel da polícia e o que significa mais essa chacina: que não é a primeira e nem será a última. A polícia é uma ferramenta do Estado (classe dominante) para o controle social e defesa da propriedade privada. Que cumpre seu papel de controle social através da aplicação sistemática do terror – terrorismo de Estado – contra a população pobre e negra. A execução de jovens negros em favelas e periferias é parte do cotidiano. Não o contrário. Portanto, não é despreparo ou mero desvio de conduta. A polícia é preparada para matar e reprimir pobre.

AUTO DE RESISTÊNCIA É LICENÇA PARA MATAR

Outro ponto a se destacar: é mais um caso que por pouco não se enquadrou em auto de resistência. Prática usual da polícia política da época da ditadura e que nunca acabou nas favelas e periferias são as execuções sumárias que se “transformam” em auto de resistência, que na verdade é licença para matar.

[…] “Então liguei a lanterna do telefone e reconheci as vítimas, cai em lágrimas! Inclusive um eu vi criança correndo e pulando comprando doces na venda da esquina.” Morador.

Carlos Eduardo da Silva Souza, 16 anos.

Pai de uma das vítimas, Carlos Henrique do Carmo Souza disse que o filho Carlos Eduardo da Silva Souza tinha acabado de concluir um curso de Petróleo e Gás e se preparava para tentar concurso para a Marinha. “Eles chegaram a levantar os braços para fora e gritaram que eram moradores, mas não teve jeito“, inconformado.

Há 18 dias, ele teve outro familiar ferido vítima da violência. “Minha enteada estava na porta de casa brincando quando foi baleada na perna. Ela só tem oito anos e está com a bala alojada na perna. Minha esposa ficou desesperada. Agora isso com meu filho“, disse Carlos, visivelmente emocionado.

Para o padrasto de Cleiton, Jorge Vieira, de 61 anos, os policiais não deram chance aos rapazes sequer de se identificar. “Nossos filhos vinham do Parque de Madureira e esses policiais não deram chance deles se defenderem. Não tenho nem palavras para falar. Minha mulher está em estado de choque“, afirmou. Cleiton estava trabalhando em um lava-jato com os outros dois irmãos.

Wesley Castro (20), Roberto de Souza (16) e Cleiton Corrêa de Souza (18).

Foi uma execução! Mataram o meu filho e todos os colegas que estavam com ele. Eu fui ao Parque Madureira com os meninos e passei pelo local dez minutos antes, e pouco depois os policiais fazem uma desgraça dessa“, disse aos prantos, o estudante de direito Jorge Roberto Lima da Penha, pai de Roberto de Souza Penha.

Outros dois irmãos de Wesley e Wilton, que estavam em uma motocicleta acompanhando o carro dos amigos, conseguiram escapar dos tiros, mas caíram e se feriram levemente. Eles informaram as famílias.

Não há saída dentro da burocracia e das instituições do próprio Estado. Denunciar a polícia para a própria polícia não resolverá. Nunca resolveu. Exemplos não faltam: a chacina de Vigário Geral (1993) os policiais continuam livres, a chacina da Maré (2013) os policiais do BOPE sequer foram julgados e tantas outras chacinas policiais. O Estado não julgará a si próprio. O povo precisa cada vez mais se organizar e encontrar suas próprias ferramentas de autodefesa contra esse Estado terrorista.

Vídeo de morador: os policiais executaram os cinco jovens e tentaram forjar auto de resistência.

 

Redação

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Não Athos
        O problema não é

      Não Athos

        O problema não é apenas de educação, pois nas favelas nos morros nas perferias se tem pessoas educadas.  O acesso à escola  não fez Cunhas e outros melhores, apenas deu mais armas . Nas forças policiais se cria um clima de guerra entre eles e os outros ( sempre , negros e pobres ou apenas pobres).  Nas forças policiais se estimula aqueles que sem armas e sem o uniforme não teriam coragem de soltar sua selvageria. Os mais violentos , são os mais estimulados. Assim estimulando o ódio e o medo eles vão destruir até mesmo o sonho de uma policia comunitaŕia uma politica de segurança e vão fortalecer as antigas milícias ou busca por proteção no tráfico.  A quantidade de atos desta magnitude na polícia do Rio, me faz conjecturar que os atos não são tão ao acaso  assim. Estes atos não são causados pela falta de educação e para mim não são tão isolados assim.

  1. Coêncidencias
    Coêncidentemente são todos negros, moram no suburbio, das classes populares e mortos pela policia.

    Mas, como se sabe, no Brasil são apenas coêncidencias.

    Ah, mas se eles fossem brancos, classe média e da zona sul, ai sim, seria um ESCANDALO!!!

  2. Esta notícia me fez lembrar

    Esta notícia me fez lembrar de uma excelente paródia do filme “De Volta para o Futuro” feita nos EUA que uma ativista virtual norte-americana conhecida minha publicou no Facebook: https://www.facebook.com/reggiehoodofficial/videos/978629078847202/?pnref=story

    Algo semelhante ocorreu no Brasil. Os governos petistas conseguiram popularizar o consumo de carros e motos entre jovens negros e pardos que vivem na periferia, mas os policiais militares seguem acreditando que vários negros num carro só podem ser bandidos. 

    1. O pior de tudo

      É ter que ler comentários de alguns idiotizados leitores de UOL. Veja, Estadão e quetais, na linha de “se a polícia matou, então era bandido”…

  3. Se os policiais deixassem o

    Se os policiais deixassem o povo socorrer os baleados, não poderiam omitir o fato de que os baleados foram baleados por alguém; no caso, por eles mesmos. Infelizmente, concordo com o autor que o estado está sendo sequestrado por corruptos, não só aqui no Brasil… mas pelo mundo. Imagine poder receber uma porcentagem de impostos por serviços e bens de consumo essenciais como a água… privatizado por parceiros políticos corruptos pelo mundo inteiro? Isto gera uma receita para grupos terroristas engravatados imensa! As guerras americanas pelo mundo em busca de recursos naturais e petróleo é um resumo dos bilhões de dólares que são gastos, já devem ter ultrapassado trilhão de dólares! E isso não é só com imposto americano ou dívidas encima do povo americano! Mas a receita é arrecadada encima do povo do planeta! Como acha que a NASA gasta bilhões em pesquisa espacial para levar os ricos daqui quando acabarem com tudo? Com dinheiro do povo do planeta, que deveria ir para educação, saúde! Estão mais preocupados com seu conforto! Já está chegando a hora que as ratazanas aparecerão na luz do sol, pois seus esconderijos estão sendo iluminados.

  4. Assassinos uniformizados

    A música é uma composição de Renato Russo e Flávio Lemos. Foi gravada no primeiro disco do Capital Inicial, em 1986, mas é anterior a isso, dos tempos em que os dois compunham o Aborto Elétrico, embrião tanto do Capital Inicial quando do Legião Urbana. Ou seja, tem uns 30 anos essa música, mas é mais atual do que nunca…

    Veraneio Vascaína

    Cuidado pessoal, lá vem vindo a veraneio
    Toda pintada de preto, branco, cinza e vermelho
    Com números do lado, e dentro dois ou três tarados
    Assassinos armados e uniformizados
    Veraneio Vascaína vem dobrando a esquina

    Porque pobre quando nasce com instinto assassino
    Sabe o que vai ser quando crescer desde menino
    Ladrão para roubar ou marginal para matar
    “Papai, eu quero ser policial quando eu crescer”

    Se eles vêm com fogo em cima é melhor sair da frente
    tanto faz, ninguém se importa se você é inocente
    Com uma arma na mão eu boto fogo no país
    E não vai ter problema,eu sei, estou do lado da lei

    Cuidado pessoal, lá vem vindo a veraneio
    Toda pintada de preto, branco, cinza e vermelho
    Com números do lado, e dentro dois ou três tarados
    Assassinos armados e uniformizados
    Veraneio Vascaína vem dobrando a esquina
    Veraneio Vascaína vem dobrando a esquina
    Veraneio Vascaína vem dobrando a esquina.

  5. Me dá tanta tristeza e agonia

    Me dá tanta tristeza e agonia que prefiro não comentar.

    Esses jovem poderia ser meus filhos, sobrinhos ou netos.

    Sinceramente, queria saber o que pensa os policiais negros da PMRJ, sobre o preconceito institucionalizado da corporação que fazem parte.

    Será que não percebem que também são vítimas desse preconceitos.

    Ou acham que estão imunes junto com os seus desse preconceito ?

    Meus Deus, me dá uma tristeza danada vendo a agonia dos pais desses jovens

  6. Judiciário não garante cumprimento da lei

    Vai pior, pois além de vivermos num permanente Estado Policial, um certo juiz da primeira instância do Paraná suspendeu as garantias constitucionais e, consequentemente, a vigência do Estado Democrático de Direito acobertado pelo STF que deveria estar zelando pelo cumprimento de nossa Carta Magna.

    A PM, uma herança maldita da ditadura, já deveria ter sido extinta e as polícias do país precisam todas de uma profunda transformação para se tornarem um dia verdadeiros agentes da lei, o que não são hoje. Já tivemos recentemente a grave agressão da PM do Paraná contra professores e tudo continuou na mesma, senão pior.

  7. Até quando a população de

    Até quando a população de negros e negras, pardos e pardas vão aceitar o assassinato de seus filhos, irmãos, pais, tios e primos ?

    Já propus diversas vezes aqui neste blog: reunamos 5 milhões de negros e negras, pardos e pardas nas principais avenidas do país em um único dia.

    A demonstração de união e força nas ruas é que vai empoderar o povo negro.

    E façamos isto até termos o compromisso das autoridades brancas, representantes do poder econômico branco, de que o povo negro não continuará a ser assassinado pelas forças policiais dos brancos.

    Não adianta esperar que os brancos “bonzinhos” vão se apiedar dos negros “bandidos” e, finalmente, aceitar aplicar a lei.

    Será que negros e negras, pardos e pardas não percebem que o racismo é um dos métodos utilizados pela ideologia burguesa para manter a luta de classes pendendo sempre a favor dos capitalistas ricos.

    A origem do racismo não é o preconceito e sim a exploração da classe trabalhadora negra e parda.

    Somos 54% da população brasileira. Nós temos a força.

    Não sabemos usá-la, não por falta de coragem, mas pela profunda ignorância e burrice sobre a compreensão da luta de classes

    Vamos à luta cambada ! Ainda dá tempo de fazer um Presidente negro e progressista em 2018.

    A marcha das mulheres negras em Brasília, boicotada pela mídia velhaca, já foi um grande passo. Elas nos deram uma grande lição: mostraram que é possível..

  8. morte dos cinco jovens
    Da uma tristeza saber que nos povo pagamos o salário desses bandidos fardados. Lamento pela dor das famílias. Quando nós sociedade vamos nos organizar para acabar com essa barbárie?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador