Quem é o juiz que transformou Lula em réu na Lava Jato?

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Não é a primeira vez que o juiz federal Ricardo Leite, que transformou Lula em réu na Lava Jato por suposta tentativa de obstruir a investigação, vive seus quinze minutos de fama. Em 2015, ele entrou numa polêmica no âmbito da Operação Zelotes que ganhou as páginas dos principais jornais. O Ministério Público Federal teve de pedir seu afastamento. Motivo: “Negou todos os pedidos de prisão dos investigados [na Zelotes], suspendeu escuta telefônica e não autorizou buscas e apreensões”, o que travava o sucesso da operação contra grandes empresas.

Por Laura Capriglione

Dois pesos, duas medidas

No Jornalistas Livres

Por Laura Capriglione, especial para os Jornalistas Livres

O juiz que assina a decisão de transformar o ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva em réu é Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília. Leite é conhecidíssimo, mas não por sua eficiência. Bem ao contrário.

Juiz da Operação Zelotes, que apura esquema de corrupção no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), órgão responsável por julgar os autos de infração da Receita, o juiz que transformou Lula em réu teve a capacidade de ser denunciado pelo próprio Ministério Público Federal.

Reportagem publicada pela Folha, em 20 de junho de 2015, mostrava o Ministério Público reclamando de várias decisões judiciais de Ricardo Augusto Soares Leite que dificultaram a obtenção de provas contra os fraudadores da Receita..

“O juiz Ricardo Leite negou todos os pedidos de prisão dos investigados, suspendeu escuta telefônica e não autorizou buscas e apreensões.”

“A Procuradoria já representou contra Leite na Corregedoria do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, em abril. Segundo a Folha apurou, se nenhuma medida for adotada pela corregedoria do Tribunal, a Procuradoria da República no Distrito Federal vai recorrer ao Conselho Nacional de Justiça.”

“Segundo a polícia, multas contra empresas somando R$ 19 bilhões tiveram o julgamento alterado pela ação de uma quadrilha que atuava junto ao órgão.”

Pois não é que exatamente esse juiz da 10º Vara Federal, que, segundo o próprio Ministério Público Federal, dificultou a punição dos fraudadores da Receita, é exatamente esse o homem que transformou Lula em réu?

A Justiça é cega mesmo?

E a imprensa golpista? Não percebeu também que esse nome já era dela conhecido?

Aqui a reportagem da Folha, publicada há pouco mais de um ano:

Procuradoria quer afastar juiz que apura corrupção em conselho

LEONARDO SOUZA

DO RIO

20/06/2015 02h00

O Ministério Público Federal quer o afastamento do juiz Ricardo Augusto Soares Leite da 10ª Vara Federal de Brasília. Leite é o juiz da Operação Zelotes, que apura esquema de corrupção no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), órgão responsável por julgar os autos de infração da Receita.

Segundo a polícia, multas contra empresas somando R$ 19 bilhões tiveram o julgamento alterado pela ação de uma quadrilha que atuava junto ao órgão.

O Ministério Público, no entanto, disse que não conseguirá anular a maioria dos casos, porque várias decisões judiciais dificultaram a obtenção de provas.

O juiz Ricardo Leite negou todos os pedidos de prisão dos investigados, suspendeu escuta telefônica e não autorizou buscas e apreensões.

A Procuradoria já representou contra Leite na Corregedoria do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, em abril. Segundo a Folha apurou, se nenhuma medida for adotada pela corregedoria do Tribunal, a Procuradoria da República no Distrito Federal vai recorrer ao Conselho Nacional de Justiça.

Juiz substituto, o magistrado está há aproximadamente dez anos no comando da 10ª Vara, especializada em julgamentos de crimes de lavagem de dinheiro.

VAMPIROS

Nesse período, passaram pelas mãos de Leite casos como o da máfia dos Vampiros, o de Maurício Marinho (Correios), Waldomiro Diniz (Casa Civil) e o da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo (veja quadro ao lado).

Na representação à corregedoria do TRF, à qual a Folha teve acesso, os procuradores relatam o que classificam como “a existência de um crônico e grave quadro de ineficiência” na atuação do juiz Ricardo Leite.

Procurado por uma semana na Justiça Federal no DF, ele não quis dar declarações (leia texto ao lado).

De acordo com o documento, o magistrado prejudicou o andamento dos processos por demorar para tomar decisões simples e por empregar expedientes jurídicos vetados pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) e pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Os procuradores dão exemplos de como “a extrema morosidade” no trâmite dos processos na 10ª Vara gera “substanciais prejuízos” ao país.

Na Operação Vampiro, deflagrada em 2004, o STJ negou um recurso impetrado pelos réus e autorizou, em 2010, o andamento regular do processo. A ação penal só foi retomada pela 10ª Vara, porém, em fevereiro de 2012.

A Justiça suíça bloqueou recursos nos nomes de alguns dos réus. O dinheiro não foi repatriado para o Brasil porque até hoje não há uma decisão definitiva sobre o caso.

Na representação ao TRF, o MPF pede que a corregedoria instaure procedimento avulso contra o juiz e uma correição extraordinária na 10ª Vara Federal. Entre as punições previstas que podem ser aplicadas ao juiz, estão advertência, remoção para outra vara e até mesmo aposentadoria compulsória.

Na correição extraordinária, seria feito diagnóstico completo da Vara para acelerar o andamento dos processos. Nos próximos dias, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) vai na mesma direção: solicitará ao CNJ a instauração de sindicância e processo administrativo disciplinar contra o juiz. Segundo Pimenta, relator da subcomissão da Câmara criada para acompanhar a Zelotes, a atitude do juiz Ricardo Leite tem “prejudicado sobremaneira a apuração dos fatos”.

OUTRO LADO

A Folha fez diversos contatos com a assessoria de imprensa da Justiça Federal em Brasília, por mais de uma semana, pedindo uma entrevista com o juiz Ricardo Augusto Soares Leite para que ele comentasse as reclamações da Procuradoria.

Ele não ligou de volta.

A reportagem também mandou e-mails para a assessoria, mas as mensagens não foram respondidas.

Em audiências realizadas na Câmara pelo relator da subcomissão para acompanhar a Operação Zelotes, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), delegados da Polícia Federal e procuradores da República encarregados do caso reclamaram publicamente do comportamento do juiz Soares Leite.

Frederico Paiva, procurador que coordena as investigações de fraude em julgamentos do Carf, disse que os pedidos de prisão negados por Leite eram importantes para impedir que os investigados combinassem os depoimentos.

“Ele [o juiz] tem um histórico de acúmulo de processos, um comportamento que chama atenção e deveria ser examinado de perto”, disse Paiva numa das audiências públicas.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Absurdo!

    “Pois não é que exatamente esse juiz da 10º Vara Federal, que, segundo o próprio Ministério Público Federal, dificultou a punição dos fraudadores da Receita, é exatamente esse o homem que transformou Lula em réu?”

    E o pior: em réu sob a mesma acusação que pesa sobre Leite! O juiz que tornou Lula réu, acusado de tentar barrar a Lava Jato, é acusado de tentar barrar a Vampiro e a Zelotes. Contra Lula, o depoimento de Delcídio; contra Leite, apenas o Judiciário.

    Mesmo os antipetistas e antilulistas viscerais, mas todos nós: se admitirmos coisas assim sujeitamo-nos ao estabelecimento de um cenário que vai voltar-se contra nós mesmos. E que esse juiz Leite, Moro, Mendes e a procuradoria do Paraná lembrem-se do que os articuladores do golpe de ’64 – do mesmo “clube” desse golpe de agora – fizeram com Sérgio Paranhos Fleury depois de usarem seus “préstimos”.

    1. Esquecemos do AI5
      Tudo se volta contra todos. Se não vamos contra essas ilegalidades por questão de amor à justiça, deveríamos isto fazer pelo menos por amor a nós mesmos.

      Vejamos a época do AI_5:

      “Em 13 de dezembro de 1968, quando o governo Costa e Silva impunha ao país o Ato Institucional 5, o vice-presidente, Pedro Aleixo, foi o único a discordar dos termos da regra do regime de exceção. Presidente, o problema de uma lei assim não é o senhor, nem os que com o senhor governam o país. O problema é o guarda da esquina, disse Aleixo.” – Consultor JUridico.

      1. AI5

        Hoje não estamos muito diferentes do AI5. Os militares agiam de maneira violenta, mas não venderam nenhuma instituição pública, não eram empresários,mas ajudaram a erguer a Globo que deu suporte a Ditadura e defende as idéias conservadoras até hoje. A esquerda não tem um jornal forte onde ela possa contestar o que a Globo diz, como havia a Última Hora, na época do Getúlio, nem um canal de televisão. A TV Brasil foi invadida, trocaram seu diretor e sua programação e nada foi feitto.

  2. O Judiciário brasileiro,

    O Judiciário brasileiro, infelizmente, apodreceu. Não de todo, porque sempre há as partes que resistem à deterioração para comporem a exceção. Dai faço questão de ressaltar que há magistrados espalhados por esse país dignos, merce de esquecidos. Que arriscam a vida no cumprimento de suas obrigações espalhados pelo Brasil afora. Como também existem desembarcadores e ministros de tribunais superiores que honram a toga. De resto……..

    De resto a pose de sem-deuses, de condestáveis da República sempre ávidos por mais benesses salariais e mordomias. Ultimamente, os da pior espécie: os pavões. Os que se auto impõe o dever de serem os “salvadores da Pátria”, os retificadores da República. 

    Pois o melhor magistrado é aquele que nunca é lembrado: nem para melhor nem para pior. A politização, infelizmente, subverteu esse princípio.  

    1. tens razão!

      e o pior é que o silêncio destes juízes honestos, contribui para que os sem vergonhas continuem impunes.

      fica até dificil diferenciar os dois tipos.

      1. O corporativismo na justiça

        Tudo se resume nisso: corporativismo.

        Basta ver quantos juízes flagrados em maldeitos foram destituidos e perderam as vantagens da magistratura ?

        Desconheço que exista algum.

        Tem um, apelidado Lalau,  condenado, segue aposentado e ganhando seus gordos proventos.

        Pretender que o CNJ faça alguma coisa é acreditar no Papai Noel.

        Na “República dos Estados Unidos de Curitiba” tem um que claramente ignora as decisões de Ministro do STF e tudo corre normalmente.

        Por lá vige uma constituição e legislação infra particularíssimas. Vale a  tortura legal para obter as delações pressionadas, escutas ilegais, conduções coercitivas sem amparo legal, vazamentos em série e, agora, a propina legal.

        Os messiânicos querem limpar a política brasileira, entendendo-se por “políticos” os petistas e seus apoiadores; tucanos eleitos e perdedores de eleições são inocentes até com prova em contrário. É o que se constata da escandalosa dificuldade em denunciar tucanos vivos.

        Até os que habitam Furnas . . .

         

  3. A quadrilha judiciária se expõe.

    Prezados,

     

    Tenho dito e escrito de forma categórica, taxativa, contundente, que as instituiçoes burocráticas do Estado Brasileira encarregada de investigar, denunciar e julgar práticas criminosas (polícias, MPs e judiciários) estão repletas de ORCRIMs. são abundantes e cabais as provas de que a Farsa a Jato é uma ORCRIM, uma periosíssima quadrilha intitucional.

    Sobre os que investigam, perseguem, denunciam e aceitam denúncias contra Lula, basta que os citemos, pois os atentos, observadores e bem informados leitores são capazes de reconstituir os fatos e formar juízos sobre os algozes e persecutores desse que foi nosso melhor presidente da república.

    1) sérgio moro;

    2) douglas kirchner;

    3) valtan timbó júnior;

    4) gilmar mendes;

    5) cássio conserino;

    6) josé carlos blat;

    7) rodrigo janot e outros procuradores que compõem a ORCRIM da  Farsa a Jato;

    8) delegados aecistas da PF e outros que cometeram ilegalidades criminosas já denunciadas e comprovadas pelo jornalista Marcelo Auler;

    9) juízes ricardo leite, itajiba catapretto e congêneres.

     

    Perceberam que nessa listagem constam apenas desqualificados e militantes políticos da direita e centro-direita, sobretudo do PSDB? Para usar aquela colocação pronominal que o traidor-golpista-usurpador-corrupto, michel temer, pensa ter descobero ou que possa lhe conferir dignidade e erudição que ele não possui:

    Dize-me quem te processa e dir-te-ei quem és e o que são teus algozes.

     

     

  4. Um juiz SUSPEITO  para

    Um juiz SUSPEITO  para julgar.

     

    O juiz em suas alegações contra pedido de afastamento, feita pelo mpf, da Zelotes:

    https://jornalggn.com.br/noticia/justica-rejeita-defesa-previa-e-transforma-lula-e-mais-seis-em-reus-na-lava-jato(O juiz também levantou o sigilo dos autos e, admitindo o interesse da mídia no caso, mandou distribuir cópias de sua decisão para que os advogados pudessem ter direito à divulgação da correta informação.(grifo meu)

    ______

    “Neste contexto, o interesse precípuo do querelado (procurador) foi afastar o querelante (juiz) da função jurisdicional da Operação Zelotes, a fim de direcioná-la politicamente, na tentativa de contrapô-la à Lava-Jato, amenizando, em última análise, sua repercussão negativa sobre o Partido dos Trabalhadores”, acusa o juiz. Segundo ele, antes de assumir o cargo de procurador, Paiva “serviu em cargo de confiança, na qualidade de assessor do ministro do Trabalho e Emprego à época (2004) ninguém menos que Ricardo Berzoini (PT-MG), conhecido por suas táticas difamatórias submundanas”.

    Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/operacao-zelotes-juiz-substituto-procuradores-trocam-acusacoes-17967535#ixzz4FuF12A57
    © 1996 – 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. (grifo meu, comentarista no GGN)

  5. Quanto a Waldomiro Diniz, o

    Quanto a Waldomiro Diniz, o caso foi esquecido porque foi na era anterior a Lula.

    O video foi gravado em 2002. 

    A revista veja, depois que virou canalha e sócia de Carlinhos Cachoeira disse que era de 2004, para turbinar o que virou “AP 470 ” no STF.

  6. “…o deputado Paulo Pimenta

    “…o deputado Paulo Pimenta (PT-RS)…solicitará ao CNJ a instauração de sindicância e processo administrativo disciplinar contra o juiz.”  

    Está explicado: dupla vingança.

    Contra o deputado gaúcho e o “kick off” da grande vingança coletiva dos magistrados brasileiros contra Lula.

  7. Espera um pouco:

    Deixa ver se eu entendi.

    O juiz aceita a acusação de obstrução da Justiça contra Lula e o faz virar réu.

    Esse mesmo juiz foi afastado da Zelotes porque decisões suas “dificultaram a obtenção de provas contra os fraudadores da Receita”. Quer dizer: obstrução da Justiça.

    Então o juiz é acusado do mesmo crime que ele atribui a Lula? É isso mesmo?

     

     

    1. Sim. Mas como uma diferença importante.

      Plínio,

      O juiz é acusado do mesmo crime agora atribuído a Lula e outros, na denúncia aceita pelo magistrado. A principal diferença é que contra Ricardo Leite, procuradores do MP reuniram provas de que o juiz, efetivamente, obstruiu os procedimentos da justiça, negando pedidos de busca e apreensão contra sonegadores contumazes, que subornavam funcionários do CARF, para ter reduzidas ou extintas as dívidas com o fisco federal. Contra Lula, de quem o juiz Ricardo Leite não leu a defesa prévia apresentada, há apenas o depoimento de Delcídio do amaral, obtido depois que o ex-senador foi preso de forma flagrantemente inconstitucional e coagido a depor, incriminando o ex-presidente da república e outras pessoas. Estritamente falando, os grampos contra Delcídio (flagrante preparado ou forjado) – e mesmo aqueles feitos por sérgio machado – são provas ilícitas e num Estado Democrático de Direito JAMAIS poderiam ser usados como prova. Lembre-se de que por ilicitudes muito menos graves as operações Satiagraha e Castelo de Areia foram anuladas. Note também que nessas operações anuladas por se basearem em provas obtidas de forma ilícita os principais alvos não eram do PT ou da Esquerda. 

    1. 12/05/2011
       
      Acredite: sete

      12/05/2011

       

      Acredite: sete anos depois do escândalo, a Comissão de Fiscalização e Controle arquivou uma proposta para apurar as denúncias de irregularidades cometidas por Waldomiro Diniz na Loteria do Estado do Rio de Janeiro. O parecer do Dr. Paulo César, do PR fluminense, pede o arquivamento do pedido de investigação feito por Rodrigo Maia em 2004. Dr. Paulo César (sim, este é o nome de guerra do deputado) argumenta que o assunto já foi analisado pelo Ministério Público, Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e Advocacia-Geral da União.

       

      http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/congresso/caso-waldomiro-diniz-arquivado/

  8.  
    Na verdade, o juiz federal

     

    Na verdade, o juiz federal Ricardo Leite vem obrar a destrambelhada ação contra o Lula movido por reflexo condicionado. Por certo, o abestalhado é mais uma vítima dos experimentos golpistas, atiçado pelos agentes de agitação-e-propaganda, que exacerbam ardilosamente o discurso repetitivo, não importa se verossímel, basta repetir incansavelmente, para  turbinar as condições político-econômicas-psicologicas, adequando-as ao pretendido desiderato. A exaustiva repetição de factoides,  é peça fundamental do processo. Capaz de tornar “natural” um bando de juízes, que, como os cães da clássica experiência do fisiologista russo Ivan Pavlov, para tal, são atraidos e trabalhados, ao ponto de, ao ouvir o trinar  da campainha, seja o suficiente para fazer o juiz, digo, o cachorro, no bom sentido, salivar. Mesmo não havendo materialidade nenhuma de um naco de carne.

    Aos que defendem de fato o ordenamento democrático, cabe um trabalho igualmente exaustivo. Como o realizado pelos blogs progressistas visando desmontar a arapuca pavloviana que ataca o pessoal do Judiciário, PGR, PF e o escambau. O neogolpismo judicial/parlamentar, como se pode observar, diferentemente do verde-oliva não tem o menor resquício de compromissos com os interesses do Brasil. Os idiotas se consideram globalizados, não percebendo porra nenhuma de que no fundo, não passam de meros capachos,  O que os move é entregar tudo para receber uma comissão gorda para adquirir um AP mobiliado em Miami.

    Orlando

  9. Julgamento Profissional

    Analisar um juiz ou jornalista pela capa, é não ler o conteudo, dos causos citado nas materias, alguem se deu o trabalho de ler as peças de de ambos os lados, muito juizes no Brasil proclama decisões porque a instrução esta faltando ou errada.

    Assim como jornalista publicam materia sem conferir nada na fonte, assim como o Jornalista Nassif publicou uma materia da Consist no Governo PSDB sem saber o conteudo e nenhuma informação sobre precificação no modo Licenciamento ou SaaS, mas enfim uma coisa eu concordo, julgar pela capa é legal e rapido….

  10. Julgamento Profissional

    Analisar um juiz ou jornalista pela capa, é não ler o conteudo, dos causos citado nas materias, alguem se deu o trabalho de ler as peças de de ambos os lados, muito juizes no Brasil proclama decisões porque a instrução esta faltando ou errada.

    Assim como jornalista publicam materia sem conferir nada na fonte, assim como o Jornalista Nassif publicou uma materia da Consist no Governo PSDB sem saber o conteudo e nenhuma informação sobre precificação no modo Licenciamento ou SaaS, mas enfim uma coisa eu concordo, julgar pela capa é legal e rapido….

  11. Agora está mais claro do que

    Agora está mais claro do que nunca: A lavba jato JAMAIS teve como objetivo o combate a corrupção. Isto era apenas uma desculpa esfarrapada ao gosto dos brasileiros moralistas sem moral, que dizem odiar a corrupção embora a pratiquem todos os dias. 

    Desde o início a lava jato, formada por servidores do estado e pagos pela população esteve em sintonia com a mídia, representante maior das elites, para atacar e destruir o partido dos trabalhadores e suas lideranças. Na verdade, o trabalho começou antes. Foi em 2005 com a criação da lenda do mensalão do PT, uma fábula inventada pelo MPF e convalidada pelo STF que ignorou provas contundentes em favor dos réus e ainda importou uma teoria alemã utlizada de forma tal, que foi desautorizada pelo próprio criador.

    Note que as elites já se mobilizavam para destruir o PT e o maior líder trabalhista do Brasil, talvez do mundo, apenas três anos após Lula assumir o governo.

    Nesta destruição, o Judiciário teve papel fundamental para julgar e condenar os petistas se omitindo escandalosamente de julgar políticos de outros partidos, notadamente do PSDB, acusados dos mesmos crimes. Até hoje não julgaram o mensalão do PSDB, este com provas contundentes de sua existência.

    A lava jato veio para completar o serviço e foi a principal arma utlizada pelas elites para perpetrar um golpe de estado contra o povo brasileiro. Note que embora afirme querer acabar com a corrupção no Brasil, os maiores corruptos estão soltos e bem de vida. Como não tem nenhum caráter, os delatores iniciais, apanhados graças a informações passadas pelos EUA e conseguidas através de anos de espionagem ilegal praticada pelos EUA contra um estado aliado. Todos aqueles delatores foram demitidos pelo governo Dilma. Se estivessem roubando para o PT porque seriam demitidos? Porque o dinheiro estaria em contas do Cunha e outros peemedebistas? E os políticios do PP, o partido mais citado nas delações, porque nada aconteceu com eles? Será que foram chatageados pela lava jato na votação do impeachment na câmara?

    Sob a desculpa de combate a corrupção a lava jato, liderada hipotéticamente por um juiz de primeira instância, foi capaz de arruinar a economia do país e pavimentar o caminho do golpe. O Moro não é juiz, e carrasco.

    O Moro sabia que o José Dirceu, condenado injustamente e sem provas no mensalão do PT, como próprio Moro afirmou no voto a suposta ministra Weber, teria direito a regime domiciliar em alguns meses, tratou de prender o preso e condená-lo a 23 anos de prisão na lava jato. Ou seja, temos presos políticos condenados a prisão perpétua no Brasil.

    Apesar de vários políticos de outros partidos delatados na lava jato, NENHUM deles foi incomodado pela força tarefa. Somente condenou petistas e bagrinhos. Caso emblemático e exemplo de parcialidade da lava o foram os casos dos senadores Delcídio Amaral e Romero Jucá. Pegos em gravações armadas sob orientação dos responsáveis pela lava jato, o primeiro foi preso por ter intenção de cometer um crime nunca praticado e teve o mandato cassado por ser do PT. O segundo, que confessou ter cometido um crime ao planejar e executar um golpe de estado e também afirmar, como o Delcídio, que tinha ministros do STF na trama, não foi preso ou cassado e continua senador e ministro informal.

    Agora, para a lava jato resta a última tarefa: prender o maior líder trabalhista do Brasil e assim como no mensalão do PT, não são necdessárias provas, apenas a palavra do Juiz.

    O Lula é a ÚNICA liderança das esquerdas e trabalhadores. Sem ele, os trabalhadores não tem nada e os seus direitos serão incinerados imediatamente. Os usurpadores sabem que o ÚNICO que pode mobilizar os trabalhadores é o LULA.

    Por isto, é IMPRESCINDÍVEL que o LULA seja preso. As elites reunidas em torno da mídia golpista e de um judiciário partidarizado se empenham há anos por isto. Até tentativa de sequestro ordenado por um juiz já houve.  Como não acham crime praticado pelo Lula, tentam inventar um. O exemplo é a tentativa de atribuir ao Lula propriedades que não são dele e agora este absurdo de obstrução da justiça. Quem deveria estar preso são os juízes que endossam estes absurdos.

    O que mais me estranha é perceber a absoluta falta de mobilização dos trabalhadores para defender o seu maior líder. Onde estão as centrais sindicais, os tais movimentos sociais? Será que ainda não perceberam que prender o LULA é a tarefa derradeira da lava jato?

    Tenho certeza absoluta que quando o Lula for preso a lava jato não dura nem uma semana.

    Estes bandidos da lava jato/mídia destruiram a economia do país, as maiores empresas do país, a indústria naval, a indústria de defesa, a cadeia de petróleo e gás, prenderam empresários e os chatagearam, prenderam um dos maiores cientistas do país, destruiram milhões de empregos, levaram os maiores ladrões do país ao poder, tornaram o Brasil uma ditadura policialesca de fato, incitaram o ódio entre a população, enfim, transformaram o Brasil uma república de bananas e permitem que os maiores corruptos do país continuem soltos.  Isto não é combate a corrupção, é a destruição de um país.

    Não se importaram em fazer tudo isto somente para destruir um simbolo, o simbolo LULA. Isto prova como é grande o ódio das elites pelos trabalhadores do Brasil e pelo próprio Brasil. E este ódio já atravessou décadas.

    Os tempos que virão serão negros para quase todos, sejam coxinhas ou mortadelas. Penso que só os presunto premium não sofrerão, afinal, estes nunca sofrem.

  12. O Delcidio, que tem

    O Delcidio, que tem residencia no MS, e não sai de Fortaleza a anos (parece o Aecio)

    E que foi liberado para ir a SP durante a “prisão domiciliar” (quantas materias ele serviu a partir dali durante este tempo?)

    Agora é informado pela revista época que tá correndo um pedido do mpf de brasilia para prende-lo por não comparecer, não se apresentar.

    Compareceu o juiz no lugar dele?

     

     

  13.  Juiz que recebeu denúncia

     

    Juiz que recebeu denúncia contra Lula deixa claro que não ouviu a defesa

    Tijolaço

    Comentei:

     

    É dever, obrigação do Juiz, rejeitar denúncia onde não haja justa causa para a propositura da ação penal. O momento oportuno primeiro (no decorrer normal do processo) é quando do recebimento ou não da denúncia encaminhada pelo MP, órgão acusador. Não o fazendo, pode-se dar constrangimento ilegal.  Ora, “in casu”, segundo se tem do artigo acima, a defesa de Lula antecipou-se e apresentou defesa prévia.  Na verdade, a defesa facilitou para o Juiz o exame da denúncia do MP.  Aqui, pontuo que há um mal e grave costume de juízes que não examinam a prova do inquérito e a denúncia ofertada pelo MP e recebem, sem mais, a denúncia (muitos alegam que ao final, se caso for, absolverão o “a partir de então réu”, abstraindo-se do exame de qualquer outro efeito deletério do recebimento da denúncia, como o da estigmação…  Equivocou-se, destarte, o Juiz Ricardo Leite talvéz por estar apegado aquele mal costume.. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador