Recibos foram feitos por quem recebeu o aluguel, não por Lula, diz Zanin

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – A defesa do ex-presidente Lula disse à coluna da jornalista Mônica Bergamo, na noite desta terça (6), que a polêmica que tentam criar em torno dos recibos do aluguel apresentados à Lava Jato é uma “bobagem”.
 
A longo do dia, a imprensa deu destaque ao fato de que nos recibos constam duas datas que não existem no calendário: 31 de novembro de 31 de junho. O caso é usado por alguns portais anti-Lula para insinuar que os documentos são falsos.
 
“Isso é uma bobagem. Quem fez o recibo foi o Glaucos [da Costamarques, dono do imóvel], que recebeu o aluguel. E não a dona Marisa [Letícia, mulher de Lula], que estava pagando. Quem paga tem direito à quitação e quem faz o recibo é sempre o locador, que diz ter recebido os valores. Se alguém errou, foi ele”, disparou Zanin.
 
O advogado afirma que, “de 26 recibos apresentados, só dois têm erro material. O importante é que ninguém contesta a veracidade do documento. A assinatura é dele [Glauco], nem ele contesta isso”.
 
Em depoimento a Sergio Moro, Lula negou conhecimento sobre atrasos no pagamento do aluguel. “Nunca houve qualquer denúncia que o apartamento não estava sendo pago. Seu Glauco nunca levantou, seu Glauco nunca cobrou, seu Glauco nunca me telefonou. Nem ele, nem ninguém”, disse.
 
Moro, por sua vez, cobrou a apresentação dos recibos.
 
A defesa de Lula entregou na segunda (25).
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Enquanto isso na redação

    “E aí, Zé, já conferiu os recibos do Lula? Algum detalhe suspeito? Uma rasura, uma assinatura estranha… Qualquer coisa?”

    “Aparentemente tudo certo, chefe, só um aqui que erraram a data do vencimento, devia ser 30 de junho e colocaram 31…”

    URGENTE: RECIBOS APRESENTADOS POR LULA TÊM DATAS INEXISTENTES

    1. Cara olhe todos os Recibos.

      Cara olhe todos os Recibos. Esta claro que houve um erro de digitação…a data correta é 31 de Julho, está claro pois o pagamento foi feito em agosto, como a luz, agua, telefone…se usa num mês e paga no outro!

      É tão evidente, que existe o recibo de 30 de Junho de 2014 que foi pago no dia 07 de Julho…

      Todos os pagamentos foram feitos entre o dia 5 de cada mês e dia 7, os recibos são fornecidos pelo locátario…

      Não o que passa dentro da alma de vcs por que são tão mesquinhos? que ódio é esse…que os fazem abrir mão da própria dignidade…como seres humanos…Realmente é necessário, se passar por desonesto e canalha?

       

      1. Não Só da Dignidade

        Não é apenas da dignidade que estão abrindo mão, como nesse caso, muitos abrem mão também da inteligência básica, outros são cínicos mesmos.

    2. Filhote de Antagonista

      Já emiti muitos recibos de serviços prestados, similares a este, em uma impressora caseira.

      Fica evidente que os recibos foram gerados a partir de um MODELO-PADRÃO de um arquivo do Word (ou outro editor de texto) em que no momento da emissão vc somente altera os dados necessários, a data e o valor (se for o caso).

      Dependendo da habilidade da pessoa e da sua idade (o Sr. Glauco me parece, tem 76 anos) podem ocorrer esses erros. Pode ter sido também, um auxiliar ou alguém da familia, com conhecimentos básicos de informatica..

      RESSALTE- SE, foram somente 2 erros de tipografia em 26 recibos! Ambos de data, irrelevantes!

      Por outra parte, você deve ser muito novo (Sr Glauco não é) tempos atrás, pre-informaticos costumava-se usar sempre, independente da data, o dia 31 como último dia do mês em contratos de locação e comerciais.

      Caro troll, é obvio que esa pregação idiota não terá ancoragem neste blogue. Os ANTAS ficam no GONISTA, daquele que já foi condenado por fraudar reportagens na VEJA e está foragido do Brasil (lembra do último dossiê contra o irmão de Franklin Martins na ANP, e que foi patrocinado pelo genro picareta de FHC?).

      Então filho (tenho quase certeza que tem pouca idade), sugiro volte ao play-ground do Dioguinho para brincar por lá

    3. E o paladino de Curitiba? Aprendeu Língua Portuguesa?

      Não preciso comentar bobagens e diversionismos dos coxinhas e tucanos. Sugiro que leiam o que escreveu Urariano Mota sobre uma sentença excretada pelo torquemada das araucárias. Em tese um ocupante do cargo de juiz deveria dominar o vernáculo, mas não é o que observamos na peça.

      Acessem e confiram.

       https://jornalggn.com.br/blog/urariano-mota/a-prova-da-falta-de-provas-na-condenacao-de-lula-pelo-juiz-sergio-moro-por-urariano-mota

       

  2. Se o juiz Moro condenar o

    Se o juiz Moro condenar o Lula por mais essa acusacao, ele vai tomar esse apartamento como fez com o apartamento do Guaruja?

  3. Essa discrepancia de datas e

    Essa discrepancia de datas e erros de datilografia são irrelevantes.

    O que salta aos olhos de um bom observador, é como se paga um aluguel mensal, em dinheiro vivo, a um locador que mora em Goiania, de um imóvel em São Bernardo do Campo.

    Isso exigiria que uma das parte viajasse milhares de quilometros, todo o mes, para se fazer os pagamentos e se lavrar os recibos. E isso fora o custo da viagem.

    É completamente inverossímil que se faça esse deslocamento por anos a fio, seja o locador, seja a locatária.

    Nesse caso, bastaria um TED direto para a conta do locador, e o recibo seria o próprio TED.

    1. A acusação é que tem a obrigação de produzir prova

      Mesmo que sua ilação possa fazer algum sentido, NINGUÉM é obrigado a fazer pagamento de aluguel por meio de transação bancária eletrôncia. Se os recibos assinados pelo locador, assim como a DIR de locador e lcatário comprovam o pagamento e recebimento dos aluguéis, quem tem a obrigação de provar que tais pagamentos não ocorrerem é o acusador, no caso o MPF.

      Atualmente Galudo da Rocha Marques está na condição de réu-delator; como réu não tem a obrigação de dizer a verdade. O último depoimento dele está em contradição com os anteriores, assim como os de Léo Pinheiro e Antônio Palocci. Apenas os canalhas não percebem,m quie a ORCRIM lavajateira forja delações e depoimentos para comprovar uma tese acusatória contra os que consideram ‘inimigos políticos’ a serem eliminados.

      Já paguei aluguéis em dinheiro vivo e como prova de pagamento recibos manuscritos, que mantive guardados comigo. Um contrato de locação sequer precisa ser registrado em cartório para ter valor jurídico-legal, embora isso seja recomendável. Quanto ao pagamento e emissaõ de recibos de aluguéis, NADA na legislação brasileira obriga que a transação seja feita usando rede bancária. Ou seja: essa alegação de que era mais “prático” fazer pagamento por meioeletrônio  – TED ou qualquer outra forma – é mera opinião do missivista e não serve para qualquer questionameno ou dúvida que os ‘acusadores’ possam levantar.

      1. Correto!

        Paguei aluguel durante um ano ao proprietário do apartamento em dinheiro vivo, com recibos assinados pelo próprio. O proprietário preferia desta forma, embora eu solicitasse uma conta bancária para efetuar o pagamento.

         

  4. Deixa Que Digam, Que Pensem, Que Falem…, É Um Desastre.

    Esse é o tipo do caso em que deve-se deixar o oponente, dada a estupidez escancarada de fato sem argumento e opinião sem fundamento, falando sózinho para apressar o processo de desmoronamento da farsa a jato.

    Não se deve confundir a limitação e substimar a percepção, a compreensão e a inteligência do brasileiro de fato, estão aí as pesquisas escancarando a realidade, mas para nossa sorte eles não aprendem ou melhor, não sabem sair do atoleiro em que se meteram e meteram o Brasil, com essa operação política jurídica-midiática, coroada pelo golpe.  

  5. Modelo padrão de recibo

    Já emiti muitos recibos de serviços prestados, similares a este, em uma impressora caseira.

    Fica evidente que os recibos foram gerados a partir de um MODELO-PADRÃO de um arquivo do Word (ou outro editor de texto) em que no momento da emissão vc somente altera os dados necessários, a data e o valor (se for o caso).

    Dependendo da habilidade da pessoa e da sua idade (o Sr. Glauco me parece, tem 76 anos) podem ocorrer esses erros. Pode ter sido também, um auxiliar ou alguém da familia, com conhecimentos básicos de informatica. RESSALTE- SE, foram somente 2 erros de tipografia em 26 recibos! Ambos de data, irrelevantes

    Por outra parte, tempos atrás, pre-informaticos costumava-se usar sempre, independente da data, o dia 31 como último dia do mês em contratos de locação e comerciais.

  6. Provas

    Quando aparecem são apenas para isentar Lula de culpa.

    Mas, nada parece adiantar.

    Lula, além de honesto, foi muito cuidadoso na sua vida pessoal pois sempre soube que foi, é e será perseguido.

    Pelo outro lado há malas de dinheiro, helicópteros com droga e centenas de fartas provas, mas de nada adianta….

    O Aecim, que a rigor foi o responsável por toda esta situação ao desconhecer a vitória da Dilma, foi punido ficando em casa, como menino de castigo.

  7. Lula tem que ser culpado!

    As chamadas elites, cheias de culpa no cartório precisam do “bode respiratório” para atenuar as suas consciências.

    Lula e o PT se culpados trazem a todo o mundo para o mesmo lugar. Coxinha já não se sentiria tão ruim ao comprar casa em Miami com offshore, Juiz não sentiria remorso por colocar a sua filha em cargo público importante, motorista não sentiria remorso por ter molhado a mão de guardinha de trânsito; as malas de dinheiro teriam justificativas; helicópteros com droga seria uma coisa comum; conversas telefônicas seriam meras elucubrações; contas Trust no exterior seriam apenas detalhes; e etc.

    A consciência coxinha receberia uma mão de tinta vermelha do PT que ocultaria o que todos fizeram no verão passado. Lula tem que ser condenado.

  8. Todos nós sabemos da

    Todos nós sabemos da competência do Zanim, assim como sabemos da sua inutilidade perante o judiciário brasileiro. Por que? porque ele está defendendo o Lula. NÃO EXISTE DEFESA COMPETENTE O BASTANTE PRA PETISTAS NESTE SUB-PAÍS.  Todos sabemos o resutado deste processo. Que o Lula não é culpado, todos sabemos. E sabemos também que ao colocar uma defesa em ação neste processo, esta-se apenas legitimando o arbírio contra o próprio Lula. É só lembrar todas as formalidades que foram cumpridas durante o processo do golpe contra a Dilma, esnquanto não havia conteúdo nenhum na acusaçao.

  9. 26 recibos

    26 recibos assinados, e o problema esta na data?

    Cadê o dono do imóvel para dizer que esta assinatura não é dele?

    Caso contrário, que eu me lembre aqui no Brasil falso destemunho é crime, só se ele for réu na ação, ai ele pode mentir a vontade, é isso?

      1. Ele diz que não recebeu, mas

        Ele diz que não recebeu, mas assinou recibos e declarou no IR.

        Ou seja, é a palavra dele, que como réu tem o direito constitucional de mentir contra provas materiais de que ele de fato está mentindo.

        Claro que provas materiais valem muito mais que a simples “fala”.

      2. Mentiu, portanto.

        O que tem mais valor como prova judicial? Um depoimento forjado e combinado com os acusadores, para obter benefícios, ou a assinatura aposta em recibos e contrato de locação? Mais ainda: o depoimento em que Glauco da Rocha Marques nega ter recebido aluguéis é oposto a outro depoimento que ele mesmo prestou ao juiz.

        A razão de ser dos recibos é exatamente para evitar que o recebedor venha, no futuro, alegar que não recebeu os valores que lhe foram pagos. Perante a Lei o que está escrito e assiando têm valor superior ao que é falado. Por isso é que os contratos e negócios jurídicos exigem a forma documental e assinada.

        Mas agora, por interesse dos que desejam criminalizar e inabiltiar polìticamente o Ex-Presidente Lua vemos pseudo-jornalistas e pseudo-juristas levantarem essa lebre, dando mais valor a depoimento de réu-delator do que a documentos e contratos que este assinou, comprovando ter celebrado contrato de locação e recebido os alugueres.

  10. Álvaro Dias e suas notas futuras

    Em 2011, o $enador Álvaro Dias apresentou nota futura para provar que doou aposentadoria a instituição de caridade. E convenceu.

    Equívocos materiais são corrigidos de ofício.

  11. Na falta de algo substancial (falsificação de assinatura) …

    … agarram-se a erros facilmente justificáveis para desqualificar os recibos

    Em outros casos, porém, evidências com substância e PESO (meia tonelada de pasta de coca, por exemplo) não conseguem enxergar, ignoram solenemente.

  12. Inexatidões Materiais derivadas do copy’n’paste

    Inexatidões materiais derivadas do copiar e colar acontecem nas melhores famílias. A família do Lula é excelente.

     

    Sou um Punk da Periferia, sou da Freguesia do Ó, aqui prá vocês:

     

    Processo: ED 7224656501 SP

    Orgão Julgador: 11ª Câmara de Direito Privado

    Publicação: 29/07/2008

    Julgamento: 16 de Julho de 2008

    Relator: Moura Ribeiro

    Ementa

    Embargos de declaração interpostos contra acórdão que negou provimento à apelação do embargante firmes na tese de que o julgado contém erro material, tendo em vista que menciona instituição bancária diversa daquela que figura no pólo passivo da ação – Acolhimento- Ocorrência de erro material quanto ao nome da instituição financeira decorrente do “copia-cola”- Escusas que se apresentam com agradecimentos pelo manejo dos embargos – Embargos acolhidos.

     

    O desembargador Ruy Coppola, da 3ª Câmara Extraordinária de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, ironiza copia e cola em apelação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador