Quem tem medo de Gilmar Mendes?, por Felipe Pena

gilmar_mendes_1.jpg

Jornal GGN – No blog Contra a corrente, do jornal Extra, o jornalista Felipe Pena afirma que escreveria sobre um ministro do Supremo Tribunal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, mas que foi alertado por um colega de que ele sofreria um processo na Justiça.

O colunista, também avisado da ausência de críticas sobre a conduta do ministro na imprensa nacional, decidiu que não escreveria sobre um ministro que discute reforma política com delatados da Lava Jato, que relativiza o caixa 2, que comemorou o aniversário de um senador que pode ser réu no tribunal do qual faz parte, que participa de jantares na palácio do presidente que é réu no TSE, e que também não faria nenhuma linha um ministro que comenta casos que poderá julgar, antecipando votos e ferindo a lei da magistratura.

Leia mais abaixo:

Do blog Contra a Corrente

Quem tem medo de Gilmar Mendes?

por Felipe Pena

“Felipe, ele vai te processar e a tua vida vai virar um inferno” – disse um amigo, jornalista e editor, quando anunciei o título deste artigo.

Imediatamente, desisti de escrevê-lo.

Ontem, um ministro do STF abriu os salões de sua casa para comemorar o aniversário de um senador do PSDB que poderá ser réu em um tribunal do qual ele faz parte, mas não escreverei sobre isso.

Ontem, um ministro do STF, que também é presidente do TSE, discutiu a reforma política com delatados na lava-jato, mas não escreverei sobre isso.

Anteontem, o presidente da república nomeou o primo de um ministro do STF para o cargo de diretor da Agência Nacional de Transportes, mas não escreverei sobre isso.

No dia anterior, um ministro do STF relativizou o crime de caixa dois e disse que o ato ilícito era uma opção das empresas, mas não escreverei sobre isso.

Há meses, um ministro do STF vem comentando casos que poderá julgar, quase antecipando votos, o que fere a lei da magistratura, mas não escreverei sobre isso.

Há meses, um ministro do STF, que também é presidente do TSE, participa de jantares no palácio de Michel Temer, que é réu no mesmo TSE e será julgado pelo tal ministro, mas não escreverei sobre isso.

Há anos, um ministro do STF busca os holofotes da mídia e age de forma partidária, mas não escreverei sobre isso.

Meu amigo, o jornalista, tem razão. Ele, que também é editor de um jornal concorrente, me alertou para a ausência de críticas sobre a conduta do ministro na imprensa nacional e recordou a frase de outro ministro, dita no Palácio Laranjeiras, em 13 de dezembro de 1968.

“Às favas com os escrúpulos!”

O amigo faz questão de lembrar que eram outros tempos. Naquele dia de 1968, estávamos assistindo ao golpe dentro do golpe.

Hoje, não. Hoje, vivemos numa democracia.

Por isso, não escreverei nada.

Às favas com o artigo!

Felipe Pena é jornalista, escritor e psicanalista. Doutor em literatura pela PUC-Rio, com pós-doutorado pela Sorbonne III, foi visiting scholar da NYU e é autor de 15 livros, entre eles o ensaio “No jornalismo não há fibrose”, finalista do prêmio Jabuti.

Assine

Redação

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não se esqueça de Daniel Dantas!

    Não se esqueça de não escrever sobre um ministro do STF que há alguns anos expediu dois habeas corpus em um intervalo de 48 horas para um certo banqueiro, investigado pela operação Satiagraha, que tinha tudo para ser do porte de uma Lava Jato, mas foi esvaziada por importantes frequentadores desses jantares comemorativos. 

     

  2. O PT tem medo, esse foi o

    O PT tem medo, esse foi o problema. Com as honrosas exeções do Wadih, do Pimenta e outros poucos. Daí a bola de neve Gilmar atingiu essas proporções que a gente vê aí.

    Outros que tem medo são os que compõe a comunidade jurídica nacional. Assistiram o dito cujo transformar o judiciário na casa da mãe Joana, onde o que está escrito na constituição e nada é a mesma coisa. Deixando os aposentados Comparato, Bandeira de Melo falando sozinhos. O que acaba ficando circinscrito aos sabidamente simpáticos ao PT, quando não se trata disso, e sim do estado democrático de direito indo para o ralo

  3. Esta crônica me inspirou outra

    Hoje pela manhã, no ônibus, após ter lido esa crônica de Felipe Pena, me veio à cabeça a inspiração para uma outra, que devo colocar na forma escrita neste fim de semana. Nos 50 min que passo no coletivo mentalizei o roteiro completo da crônica, que após escrita deve ocupar pelo menos umas 4 laudas. Felipe pena foi econômico tanto nas citações de feitos, como  na extensão das frases que usou para (não) escrever sobre sobre GM. Meu repertório é maior e não abrange apenas esse ministro(sic) do STF e presidente(sic) do TSE; outras instituições burocráticas, centenas (talvez milhares) de burocratas pagos com o dinheiro público serão objeto da crônica que está na minha cabeça, pedindo desesperadamente para ser escrita.

  4. Esta vagabundo é um coiteiro

    Esta vagabundo é um coiteiro de bandidos, traficantes de cocaína, mafiosos e ladrões tucanos/demonicos/peemedebistas.

    Ele deveria se arrancado do STF e do TSE a pontapés e metido a algemado num camburão. 

    Se resistisse o show televisivo seria bem mais interessante.

    Posso até ver mentalmente GM sendo jogado no chão e ficando com uma bota no peito e o cano do fuzil na boca. 

    -Resmunga qualquer coisa agora filho-da-puta. 

    1. Concordo com você.
      Se não

      Concordo com você.

      Se não fôssemos um bando de covardes e bundas moles estes bandidos já estariam todos mortos.

      Mas, minha preferência seria pela forca. Seria muito legal ver estes filhos da puta com o pesçoco torto e o corpo tremendo todo até aquietar-se.

      Os banquinhos que eu mais gostaria de ver chutados são os do morisco e do já not. Até eu gostaria de chutá-los!

  5. GILMAR MENDES

    O jornal O GLOBO publicou um editorial condenando o caixa 2 e dizendo não haver caixa 2 do bem, numa clara referência contrária ao que disse o ministro Gilmar Mendes. Creio que, depois deste pito de um dos seus patrões, o ministro colocará o rabo entre às pernas e não dirá mais nada publicamente sobre o tema. Vamos parar com esse papo de que o Gilmar Mendes é poderoso, ele apenas está à serviço dos poderosos de sempre! Quando seu trabalho estiver concluído ele tomará um chute nos fundilhos, assim como o “super-herói”  Sérgio Moro…

  6. Felipe Pena, com muilta

    Felipe Pena, com muilta classe, expôs o ex-juíz do ex-stf. Seguindo o conselho do amigo do jornalista, sem a classe deste, poderia escrever que o ex-juíz é um canalha, mas não o farei. 

  7. A desgraça é que o único que

    A desgraça é que o único que bateu de frente até hoje com ele, lembrando que ele não era um dos seus capangas, foi Joaquim Barbosa – que depois se fez de capitão-do-mato no julgamento do mensalão. 

    Levandowiski também uma vez encarou Gilmar, mas de forma tão ridícula que ficou parecendo um técnico de futebol, não me lembro quem, que uma vez xingou um jogador de ‘bobo’ rs. 

    Ou é covardia demais por metro quadrado ou esse Gilmar tem, a la Edgar Hoover, o todo poderoso do FBI, sabe os podres de todos que têm algum poder nesse país. 

  8. Pai, afasta de nós essa “benção”.

    “Hoje, não. Hoje, vivemos numa democracia.”… ” democracia católica”. O que ocorre por baixo do pano, depois das benção, explica tudo.

    http://catedral.org.br/programacao-de-fim-de-ano.html    –

    NOTÍCIAS DA PARÓQUIA › 04/12/2014   –   Missas que os bispos irão celebrar  –

    10/12  -12:30  -Missa de Natal no Ministério da Previdência  – Dom Sergio18:15  -Benção do Gabinete do Ministro Gilmar Mendes

    Teve benção pro congresso golpista, o presidente do supremo era o ministro Ricardo Lewandowski, mas quem ganhou a bença foi o referido, e para a presidente Dilma Roussef, nada. Quer senha mais descarada que essa? Mas eles passam despercebidos, porque o povo engambelado, os considera “santos” “neutros”, ou em sua vaidosa intelectualidade os ignora. Quer melhor disfarce prá bandidos? Nem de velhinhos e velhinhas.

    Em 2015 e 2016, não publicaram mais a programação nem os”ungidos’. Nem precisa o golpe do impeachment começou a ser tramado, no fim de 2014. O ministério da previdencia, foi lembrado,por que dali deve sair muito “dízimo”.

  9. O Lado Escuro da Luz

    Nassf: a rigor, o homem só é temido por Nove Dedos e pelo Capitão Marvel. Pros outros, parece uma dama, mesmo com aquele riso de assustar criança. Mas, quem vê cara não vê coração. O dele deve ser mais feio ainda. Dizem que parece trombada de trem.

    E agora que, como Capitão Nazis, os americanos lhe mandaram uns 3 butijões do gás Zyphion 227, deve tá até voando. Shazam que se cuide…

  10. gilmar, o super sincero…

    Pobre jornalista, se tivesse um olhar mais acurado sobre o estamento jurídico brasileiro, se conhecesse um pouco mais do que acontece nos corredores dos tribunais, e se, enfim, olhasse o perfil sócio-econômico os quase 500 mil presos “provisórios” (entre 60  70% dos presos sem sentença transitada em julgado, isto é, definitiva), saberia dizer que gilmar não é, nem de longe, o caso mais escabroso ou patológico desse sistema…

    Vamos as perguntas:

    01- Alguém aí se lembra do que foi feito com os “terroristas de paintball”, presos pelo então xerife da (in)justiça, e agora verdugo do stf?

    02- Alguém sabe dizer por que teori, o zavaski, viajava com réu do tribunal do qual também fazia parte, e ninguém, ou quase ninguém se incomodou com isso, a ponto do juiz ter sido quase canonizado?

    03- Alguém sabe dizer como é que a filha de um ministro (fux-se o fato) virou desembargadora no RJ sem quase nunca ter sequer militado na advogacia, salvo com assinatura em processos do escritório de seu marido?

    Com certeza sabem os convidados de suntuosa festa de aniversário do juiz (fux-se o fato) na casa de dono de poderosa banca de advogados no RJ (de pré-nome Sérgio), que seria o “beija-mão” na moça (depois da má repercussão, cancelada às pressas)…

    Pois é, o problema, eu já disse um zilhão de vezes não é gilmar, é todo o “sistema”…

    Juízes superiores, além dos salários e rapapés oficiais, não  ganham mais do que 50 mil mês…

    O que torna o cargo tão atrativo, além da exposição midiática recente, que transformou o stf em circo, são as possibilidades conferidas às bancas advocatícicas operadas por filhos, irmãos, tios, sobrinhos, etc…

    Esse “sistema” confere a gilmar a imunidade para fazer o que quer, falar o que quer, porque todos têm telhado de vidro…

    E como ninguém presta atenção aos fatos, seguimos esperando a queda de outroa avião para entender (ou fingir que não entendemos) as relações promíscuas e incestuosas de Vossas Excelências com réus do 1% do 1% da riqueza nacional…

    Pelo menor, gilmar é sincero, não se esconde na hipocrisia…nisso, é admirável…

     

    1. Sinceridade?

      Hydra: seu comentário é, deveras, interessante e mostra que a safadeza está generalizada, inclusive e lamentavelmente, no Judiciário. Mas esse seu “Pelo menos, gilmar é sincero, não se esconde na hipocrisia… nisso… admirável…”, alguém pode não ler direito o “…nisso…” e pensar que você estaria fazendo incondicionalmente a defesa do “Capitão Nazis”. Sinto que não foi essa a intenção. Porém, veja se você concorda.

      “Sinceridade” não é tudo no caráter de uma pessoa.

      Veja o ministro. Reune-se em jantar com bandidos, para tratar de coisas e com meliantes que ele teria que julgar. Não se trata de “sinceridade”. Concorda que cheira mais a mauracatismo?

      No caso do Caixa 2 de Campanha ele insiste na “sinceridade”. Mas só quando e depois de anilquiar os adversários dos seu protegidos partidários.

      Esse Pais anda cheio de “sinceridade”. Lembra da carte de “MT” para a presidenta? Quanta “sinceridade”…

      Até Abilio Diniz, homem muito “sincero”. Mas vende carne podre pro mundo todo. E dale “sinceridade”…

      Os comandantes do PCC e do PV também são sinceros, quando dizem o quanto pagam pros bandidos legalizados…

      1. Sinceridade…

        É preciso contextualizar o que eu disse, que se resume, mais ou menos a:

        Prefiro um inimigo que diga a que veio (como é o caso do gilmar), a um que um traíra ou um dissimulado…

        Nesse sentido, para as relações e disputas republicanas, é melhor eu ver o embarque de gilmar no avião com temer a esperar que o avião caia para eu saber que teori, o zavaski, escondia…

  11. Em plena luz do dia, né não Dr Dalmo Dallari?

    Aí um franelinha te aborda e te exige dez paus para “cuidar” do teu carro, senão…

    Você paga os dez paus e se faz a seguinte pergunnta indignado: por que o franelinha te extorque assim em plena luz do dia e ninguém faz nada? Mesmo que todos saibam onde e como isso se dá?

     

  12. O Gilmar tem os problemas

    O Gilmar tem os problemas dele, mas nem de perto chegam perto dos problemas causados ao País pelos celerados da republica do paraná.

     

  13. Hoje, vivemos numa democracia.
    Discordo, vivemos sob uma tirania presidida pela dita republica de Curitiba. Só não é pior porque poderia ser uma teocracia dita evangélica de Malafaia ou Feliciano, ou poderia ser uma ditabranda do Capitão Bolsonaro. Mas quem sabe cheguemos la.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador