Receita libera consulta ao último lote do Imposto de Renda

Jornal GGN – A Receita Federal  liberou a consulta do último lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). De acordo com a Receita, o crédito para 1.717.596 contribuintes será feito no próximo dia 15, em um total de R$ 2,5 bilhões. Também foram liberadas restituições dos exercícios entre 2008 e 2015 que saíram da malha fina.

A Receita também informou que 771.801 declarações estão retidas na malha fina do Imposto de Renda 2016 em razão de inconsistências das informações fornecidas.  O número é equivalente a 2,61% do total de declarações apresentadas neste ano.

Para saber se sua declaração foi liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou entrar em contato pelo Receitafone através do número 146. A consulta também pode ser realizado através de aplicativo para smartphones e tablets.

Ainda de acordo com o Fisco, entre as principais razões pelas quais as declarações foram retidas são a omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes, divergências entre o imposto informado pelo contribuinte e o informado pela fonte, dedução indevida de previdência oficial ou privada, entre outras.

Para ficar de fora da malha fina, o contribuinte deve consultar o serviço e-CAC e verificar o extrato da declaração. É possível saber se há inconsistências de dados , e o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Na tabela abaixo estão os montantes de restituição para cada exercício, com a taxa Selic aplicada:

Os montantes de restituição para cada exercício

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador