Receita pode investigar mais de 100 clientes do HSBC na Suíça

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Em audiência na CPI do HSBC realizada nesta quarta-feira (1º), o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, afirmou que o órgão já pode conduzir investigações preliminares sobre mais de 100 nomes identificados na lista de correntistas brasileiros da filial suíça do banco.

Segundo Rachid, 100 dos 342 nomes da lista publicada pela imprensa brasileira no mês de fevereiro são de contribuintes brasileiros já identificados que não declararam a titularidade de conta no exterior. O diretor da Receita também reconheceu a existência de irregularidades nas movimentações financeiras de correntistas declarados, embora tenha preferido não garantir o número de pessoas nessa situação.

Rachid faz questão de ressaltar que essa análise é preliminar, e ainda é necessário que a Receita busque mais informações para poder abrir investigações embasadas. No entanto, ele fala na existência de “indícios de ilícito”. “[Nesses correntistas] é possível identificar elementos que demonstrem interesse para o Fisco. Das informações que temos, para que possamos ter dados mais efetivos, nós teríamos que buscar, junto aos contribuintes, mais elementos”.

O Secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, falou da possibilidade de ação judicial contra as pessoas cujas atividades irregulares venham a ser comprovadas. Ele disse que a dimensão dos processos judiciais dependerá da natureza das informações que o governo brasileiro receberá das autoridades francesas, que detêm os dados mais aprofundados do caso.

“Não temos certeza como esses dados virão, se brutos ou já processados. O que foi informado pelas autoridades francesas é que elas terão condições de encaminhar informações já processadas. Acredito que isso vai poder indicar possibilidades de condutas individuais que ensejarão processos também individualizados”, disse ele.

Vasconcelos explicou também que uma segunda fase das investigações dependerá da disposição de colaboração dos órgãos fiscalizadores da Suíça, onde fica a filial do HSBC que é alvo das investigações. Ele também alertou para a necessidade de se analisar cuidadosamente os nomes envolvidos e apurar minuciosamente as condutas e motivações.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E os outros 8 mil? O

    E os outros 8 mil? O jornalista “dono” da lista não será obrigado a revelar os nomes à Receita, mesmo havendo suspeita de sonegação? O fato do patrão dele estar na lista não faz diferença? A CPI já se prostrou aos Frias, o MP e a RF também se prostrarão?

  2. Ah, cansei!!! Alguem acredita

    Ah, cansei!!! Alguem acredita que a Receita vai pegar algum tubarão? A minha vida inteira ouvi (e confirmei) que quem paga imposto de renda é assalariado, pensionista e otário.

  3. Talvez…

    Alguém já reconheceu a conta(s) como sua(s)?

    Talvez, vamos ter que torcer para  o ministro conntinue a demora em obter a lista, pois dessa forma, o Globo é obrigado a publicar os nomes que tem, sob pena de ser acusado de proteger alguém.

    E o meu nome ainda não apareceu na tal lista……..Será que nimguém depositou por engano??

    A Mona Dorf ainda está devendo este pingo no  i…..

     

  4. Chato mexer com quem tem dinheiro.

    Se pelos menos lá tivesse alguem do pt, nem para isto eles servem, aí sim, com os milhares de holofotes do pig. Sem holofote é chato e mexer com rico nos tira da zona de todo o conforto.

    Tem alguem do pt lá? Não tem, esquece.

    E os trilhões de dólares vazados conforme o blog do nassif em 29 de agosto de 2012, as 23:05 h, e denunciado pela carta maior – Marco Antonio L : “Os trilhões de dólares escondidos nos paraisos fiscais”? Parece que ninguem se incomodou.

  5. Só 100?

    E o que a receita vai fazer com os outros 8500 só deste banco?

    (Sim, há outros bancos no exterior.)

    Vai acompanhar pelo PIG? Vai esperar os nomes sairem no jornal? Vai esperar que o jornalista? Fernando Rodrigues cponsiga o “de acôrdo” dos seus patrões para publicar o resto da lista?

    Em outras palavras:

    A Receita Federal está de brincadeira? 

  6. Ah, pode, é?
    Que chique!

    Ah, pode, é?

    Que chique!

    … Esses concurseiros são uma graça…

    O “poder de polícia” é definido no código tributário. Os concurseiros sabem disso. O problema é que mataram aulas de Sociologia, História e Filosofia; afinal, não “cai” em concurso, né?

    Chique! Muito chique!

    Devem estar se perguntando onde está o “projeto de poder”.

    …Ai, ai…

  7. Dessa Lista não sai coelho

    Dessa Lista não sai coelho nem em época de páscoa !

    Como é que os coxinhas mais velhos vão saber disto ?

    Não estão escandalizando nem a CPI.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador