Reforma ministerial: Mercadante sai da Casa Civil

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – As especulações sobre a saída de Aloizio Mercadante da Casa Civil foram confirmadas nesta quarta (30). Jaques Wagner, que atualmente ocupa a Defesa, entrará para o núcleo central do governo. Após a saída de Arthur Chioro da Saúde, a sequência da reforma ministerial foi comunicada à cúpula do PMDB. O anúncio oficial sobre as trocas da presidente está previsto para esta quinta-feira (1°). 
 
Mercadante era visto como fator desagregador dentro do Palácio do Planalto e do Congresso, figura que centralizava o desafeto do PMDB da Câmara, incluindo o presidente da Casa, Eduardo Cunha. A saída de um dos nomes do coração do governo foi o sinal dado pela presidente para a mudança deste segunda mandato. 
 
Mesmo perdendo ministérios na reforma que será anunciada, a não entrega da Casa Civil ao PMDB atende a uma demanda do partido de Dilma. Jaques Wagner carrega forte apoio do PT e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ainda assim, os petistas perderão o Ministério da Saúde e duas das três secretarias da área social – Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos – que serão fundidas no Ministério da Cidadania e deve ser comandada por Miguel Rosseto, atual ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência.
 
Aloizio Mercadante retornará à pasta que ocupava antes de assumir a Casa Civil, será deslocado para a Educação, no lugar de Renato Janine Ribeiro. Aldo Rebelo, atual ministro de Ciência e Tecnologia migrará para a Defesa. A pasta de Ciência e Tecnologia está sendo negociada com o PSB e com o PMDB.
 
O PMDB também ficará com o Ministério da Saúde, uma das sete que devem ser reservadas à legenda. A saída de Arthur Chioro foi concretizada nesta terça (29), em comunicado da presidente por telefone ao então ministro.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se não fosse teimosa e fora

    Se não fosse teimosa e fora da realidade, já teria feito esta mudança lá atrás quando o barco começou a afundar e todos alertaram. Mas a teimosia e a realidade paralela em que vive a presidenta, realidade esta que certamente recebeu a colaboração do Mercadante, não deixaram. Foi preciso a água chegar ao queixo para ela ver que o barco estava afundando.

    Menos tiros no pé ocorrerão a partir de agora, mas ainda terá tempo de salvar do afogamento evitando e levar junto tudo que foi construído nos anos anteriores?

    Só o tempo dirá. Mas coitada da Educação na Patria Virtual Educadora da Dilma. O que já não estava bom, agora é que só piora mesmo. Como alguém comentou em outra postagem do blog, os grupos privados de ensino certamente aprovam.

  2. E quem vai ficar com  o MS,

    E quem vai ficar com  o MS, com seu orçamento  (pequeno e insuficiente para as necessidades da saúde pública brasileira, mas muito grande para atrair a cobiça de corruptos, corruptores e lobistas) de R$106 bilhões? Aquele que pediu a renúncia da presidente e que trabalha defendendo os intereses de planos de saúde, indústria farmacêutica e multinacionais fornecedoras de equipamentos médico-hospitalares? 

    Atenção movimentos sociais, ateção centrais sindicais, atenção trabalhadores brasileiros! Se Mnaoel Júnior for indicado para ministro da saúde, é preciso ir às ruas e pôr a boca no trombone! Protestos, sem trégua,  já!

    1. Estou nessa

      Participarei de qualquer protesto contra este tal de Manoel Jr. no MS. Ele é um representante da medicina privada, dos planos de saúde e dos bancos. Vai extinguir o SUS, o Mais Médicos e tudo o mais que estiver funcionando a favor da população mais pobre. Além disso tudo se declarou a favor da renúncia da presidenta. Nome pior é impossível.

  3. As gestações do governo Dilma (O bebê de Rosemary)

    Já dá para considerar 9 meses como o tempo Dilma, o que dá exatamente uma gestação. Foi assim com a inexplicável demora na escolha do ministro do STF, Luiz Fachin, e vai se consolidando essa imagem, de cada decisão corresponder a um parto. Hoje, 30 de setembro, decorridos exatos 9 meses do segundo reinado, eclode a reforma ministerial. Ministério ambientalmente correto, as antas foram preservadas ou mudaram de pasta, gordas capivaras e reluzentes ratões do banhado estão aí no Ministério-Pantanal. Tudo bem, é do jogo dirão muitos, sempre foi assim. Porém, há que se avaliar consequências. Faltam 3 anos e 3 meses ainda, e ninguém é ingênuo ao ponto de achar aque é com esse ministério que Dilma irá concluir o mandato. Quando pessoas como Chioro (ainda dá para aceitar) e Janine (inaceitável, porque ninguém pediu a cadeira dele) são rifados, é de se concluir que quando Dilma precisar de novos ministros, terá de buscá-los na quinta divisão.

    Enfim, nasceu a reforma ministerial:

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=P10AWBi4-y8%5D

     

  4. “Miora” que nada!

    Gente e o Zé ? Sai ou não sai? E quem assumira a CCivil? Jacques Wagner ? So anunciaram as saidas e as “entradas”? E acho que o Renato Janine Ribeiro estava muito bem na Educação, ninguém aguenta mais o Mercandante. Coitada da Educação e da Saude, pior ainda esta ultima. Vai ser um caos ano que vem. 

    1. Prezada Maria Luisa, você

      Prezada Maria Luisa, você poderia me explicar com base em que você acha que Renato Janine Ribeiro estava muito bem na Educação? Alguma ação dele que eu não percebi?

      1. Só o fato de ter colocado no

        Só o fato de ter colocado no seu devido lugar a ex secretária de Covas Newbauer no Roda Viva já faz dele talvez não o melhor ministro da educação do PT mas o melhor ministro petista pois que não se arrega diante da direita como fazem os petistas todos. 

      1. Bom, o post do ggn começa

        Bom, o post do ggn começa dizendo que as especulações foram confirmadas. Só queria saber por quem, mas esqueci que o ggn não fofoca.

  5. Segundo a Folha, assim foi a

    Segundo a Folha, assim foi a conversa, por telefone, entre Dilma e o (agora) ex-ministro da Saúde, Chioro:

    ” Fique quieto, não se mexa. Você sai na quinta”, teria dito ela, conforme relato do ministro a amigos. Assessores próximos a Chioro afirmam que ele ficou muito decepcionado, considerou uma “humilhação” ter sido demitido por telefone e avalia não participar da transmissão do cargo no ministério.

     

    Dilma conversa com Mercadante, e ministro vai para a Educação

     

    A presidente Dilma Rousseff fechou nesta quarta-feira (30) com seu ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que ele irá assumir o Ministério da Educação.

    A saída do petista foi acertada em meio a fortes pressões de aliados do governo para que deixe a gerência do governo. Com isso, Mercadante retorna à pasta que ocupava antes de assumir a Casa Civil. 

    Muito desgastado, Dilma acatou a pressão de PMDB e integrantes do PT para colocar no lugar do petista alguém com menos desgastes e que possa auxiliar Dilma Rousseff a enfrentar a crise. O mais cotado para a Casa Civil é o petista Jaques Wagner (Defesa).

    Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia) iria para a Defesa no lugar de Wagner. E Ciência e Tecnologia ficaria com o PSB.

    Na conversa com Mercadante, Dilma demonstrou chateação em ter de abrir mão de seu fiel assessor, mas considerou que sua permanência no cargo era insustentável, segundo a reportagem apurou.

    Há algumas semanas, Dilma havia negado intenção de substituir seu fiel escudeiro. Nesta terça (29), porém, aliados de Mercadante que descartavam sua saída passaram a considerar a troca como inevitável.

    Partidos aliados passaram a cobrar mais e mais que ele deixasse a Casa Civil. Conforme interlocutores, a pressão atingiu nível máximo, sobretudo por parte do PMDB, hoje no comando de seis ministérios e prestes a levar mais um na reforma que será anunciada nesta quinta.

    A legenda ganhará o Ministério da Saúde. Para entregá-la a um deputado peemedebista, Dilma teve de demitir o petista Arthur Chioro -o que foi feito em conversa fria e por telefone.

    “Fique quieto, não se mexa. Você sai na quinta”, teria dito ela, conforme relato do ministro a amigos. Assessores próximos a Chioro afirmam que ele ficou muito decepcionado, considerou uma “humilhação” ter sido demitido por telefone e avalia não participar da transmissão do cargo no ministério.

    NEGOCIAÇÕES

    Dilma passou a terça em negociações para fechar a nova equipe, com a qual espera recompor a base para aprovar o ajuste fiscal e evitar abertura de um processo de impeachment na Câmara. Além do PMDB, tenta trazer o PSB de volta à Esplanada.

    Até o anúncio da reforma, o governo espera que o Congresso já tenha votado, e mantido, vetos presidenciais a projetos que aumentam os gastos públicos, como o que reajusta salários no Judiciário.

    Nesta terça, Dilma indicou cedo ao vice, Michel Temer, que irá ampliar de seis para sete ministérios a cota do PMDB no governo mesmo que, para isso, recue no propósito de reduzir dez pastas. Já está definido que os senadores Eduardo Braga (Minas e Energia) e Kátia Abreu (Agricultura) serão mantidos.

    Dois deputados do PMDB entrarão. Para a Saúde, o mais cotado é Marcelo Castro (PI), médico. A segunda pasta está sendo negociada, mas não se descarta manter a Pesca como pasta independente. Inicialmente, se cogitava anexá-la à Agricultura.

    Há outras opções, como Cultura; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Ciência e Tecnologia.

    Do grupo de Temer, Eliseu Padilha deve continuar na Aviação Civil, e Henrique Eduardo Alves, no Turismo. Já Helder Barbalho, filho do senador Jader Barbalho (PMDB-PA), pode trocar a Pesca, na hipótese de ser extinta, por Portos, que não será mais fundido com Aviação.

    O ex-presidente Lula é esperado em Brasília nesta quarta para ajudar nas negociações da reforma. Uma de suas missões é acalmar o PT, insatisfeito com a perda da Saúde e com a fusão de três secretarias (Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos) no Ministério da Cidadania.

    1. Governo ????????????????????????

      Bom, pior do que ser demitido POR TELEFONE como o pobre do ministro da saúde Artur Chioro(rô) foi o coitado do Mantega que foi demitido EM PRAÇA PÚBLICA e por antecipação…rsrsrsrsrsrsrs…Dilma Rousseff é uma P-I-A-D-A…

       

      Sem falar que a Fundação Perseu Abramo, tantas e tantas vezes aqui louvada, reduziu Dilma e Levy a Pó de poeira…rsrsrsrsrsrsrs…

       

      Esse PMDB é doideira…Primeiro MONTA O MINISTÉRIO para só depois assumir a PRESIDÊNCIA….

       

      Resultado de imagem para papagaio de pirata

       

      Mas a culpa é do FHC…a culpa é do FHC…a culpa é do FHC…a culpa é do FHC…a culpa é do FHC…a culpa é do FHC…a culpa é do FHC…a culpa é do FHC…a culpa é do FHC…a culpa é do FHC…a culpa é do FHC…a culpa é do FHC…a culpa é do FHC…a culpa é do FHC…OU NÃO…

    1. Seja bem vinda! Sua toalha

      Seja bem vinda! Sua toalha caiu em cima da minha. Dilma é indefensável. Espero Lula, Hadad ou Ciro Gomes para 2018. Até lá é pura sobrevivência para não sermos devorados pelos bandidos fascistas da oposição, do pig e do judiciário. Hardcore total.

  6. É um grande dilema esse viu?

    É um grande dilema esse viu? Francamente, o que Jacques Wagner e Mercadante têm a oferecer como ministros? Que formação técnica eles têm pra isso? A Dilma tem que acordar e ver que a única maneira dela se salvar até 2018 é colocando um ministério com bons nomes técnicos com propostas que farão seu governo deslanchar. Ficar nesse troca-troca entre nada e coisa nenhuma só vai cavando o buraco pra enterrá-la.

  7. Mercadante de volta ao ministério da Educação

    O Mercadante precisava voltar para o ministério da Educação? Já não bastava demitir o Chioro, a Dilma também tinha que demitir o Janine?!!!?? 

  8. Mercadante na educação? Pra

    Mercadante na educação? Pra comprar mais centenas de milhares daquela revista falida e distribuir às crianças inocentes? Dá uma bolsa do ciência sem fronteira para ele, com duração de 5 anos, pelo menos

  9. Vão os aneis e ficam os

    Vão os aneis e ficam os dedos.

    Politica é isso, é momento.

    E o momento não é propício ao governo, por isso é necessário ceder.

    Acredito que quando a popularidade da Dilma começar subir, surgirá um novo momento.

    Por enquando é necessário fazer uma parada de arrumação, para o govermo tomar novo rumo.

    1. O que mais está me enojando

      O que mais está me enojando em tudo isso é o polianismo petista. Gente. Vamos parar de fazer de conta. Não existe mais governo do PT. Pára com isso. Saiam já. Deixem também a presidencia para a cambada peemedebista.

    2. O que mais está me enojando

      O que mais está me enojando em tudo isso é o polianismo petista. Gente. Vamos parar de fazer de conta. Não existe mais governo do PT. Pára com isso. Saiam já. Deixem também a presidencia para a cambada peemedebista.

  10. Aleluia, finalmente saiu 01

    Aleluia, finalmente saiu 01 “nó cego” da barra da saia da Dilma. Está faltando um tal de Zé Cardoso – será parente do FHC ? – …outro “mala sem alças” …daí a popularidade da Dilma nos subterrâneos…também, com um staff desses…

  11. Mercadante no MEC, como dantes

    Continuo no apoio a Dilma, mas devo dizer que tá difícil. Só mesmo na base de “é a melhor que tá tendo”. Não há opção. Aliás, nunca foi fácil apoiá-la, pois errou muito, como tem sido apontado aqui. E continua errando. Lá vai o Mercadante pro MEC de novo. E a Globo alardeia: é o sexto nome do MEC em 4 anos… Tudo isso para que o governo sobreviva ao agradar o PMDB, ficando cada vez mais nas mãos dele. Mas o slogan do novo governo não é o da “Pátria Educadora”? 

  12. Foi a mídia que derrubou o Janine ?

    Posso estar enganado, mas não me lembro da maldita mídia culpada por todos os males do país, aquela que critica o governo gratuitamente apenas por ser do PT, aquela que critica quando Dilma erra e também quando acerta, ter caído de pau tanto na indicação quanto na atuação do Janine.

  13. Renato Janine será demitido?!?!

    Guilherme Boulos afirmou que,  se o governo quer ser defendido,  precisa se tornar defensável.

    Renato Janine Ribeiro não tinha obrigação de aceitar o convite,  há poucos dias atrás,  para ser Ministro da Educação. Não é um quadro do PT,  portanto não se poderia exigir que prestasse socorro a um governo sem rumo.  Entraria num governo que já estava,  há longo tempo,  perdido em tentativas frustradas de esboçar reações que o tirassem da imobilidade.  Faria-o em meio à execução de cortes orçamentários,  portanto teria de encarar os desafios de situação restritiva quanto às verbas para projetos do Ministério.  Como é reconhecido por sua seriedade e bons propósitos,  em vários setores políticos e acadêmicos,  estaria oferecendo muito mais do que ganhando,  ao emprestar seu bom nome a um governo tão,  digamos,  atrapalhado.

    No entanto, e apesar de tudo isso,  aceitou o convite,  restanto como explicação para fazê-lo suas boas intenções e amor à educação.  Talvez tenha se iludido com o novo lema bradado por Dilma,  o de fazer do Brasil “Pátria Educadora”.

    Nessa conjuntura toda,  se Dilma realmente tomar-lhe o posto,  tão poucos dias após o convite,  será ato desastroso e de insensibilidade brutal.  Ainda mais se for para nele abrigar um dos membros do grupo de “inúteis preferidos” da presidenta.

    Espalha-se a impressão de que o governo é indefensável.  Entre tantos ultimamente,  “Dilma Bolada” também reagiu hoje. Restará defender o mandato não pelo governo,  por convicções,  pela Educação,  por pautas progressistas,  mas somente porque a ruptura feriria a democracia.  É motivo suficiente,  mas ao mesmo tempo decepção bastante.

  14. Porque tirar o Janine

    Porque tirar o Janine Ribeiro? Porque não mandar o zé colmeia e o mercadante pra PQP? O que sabem as paredes do planalto que nós mortais não sabemos? O fato é que Dilma é indefensável. Uma vergonha. 

  15. O ministro desagregador.

    “Mercadante era visto como fator desagregador dentro do Palácio do Planalto e do Congresso”, agora vai para o MEC para ‘desagregar’ o que resta da educação pública no Brasil.

  16. Não tá dando prá aguentar não

    Não tá dando prá aguentar não a Rabujice mas a sabujice petista. Como é que alguem tem a cara de pau de achar que ocorrerão menos tiros no pé. Entregar toda essa grana na mão dos maiores ladrões do país é o quê? 

  17. Entre manter o foro privilegiado do Mercadante

    ou priorizar a educação, a dilma optou por sacrificar a educação para salvar o desagregador…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador