Renan acredita que Lula conseguirá ser candidato mesmo condenado por Moro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado
 
Jornal GGN – O senador Renan Calheiros (PMDB) acredita que o ex-presidente Lula conseguirá concorrer ao Palácio do Planalto em 2018, mesmo se for condenado pelo juiz Sergio Moro na Lava Jato. E não está sozinho: Jader Barbalho e Roseana Sarney fizeram a mesma avaliação que Renan, na última quarta-feira, durante um jantar na casa da senadora Katia Abreu.
 
“Outros peemedebistas compartilham da avaliação de Renan. Entre eles o senador paraense Jader Barbalho e a ex-governadora maranhense Roseana Sarney. Discutiram o assunto na madrugada de quarta-feira, em jantar na casa da senadora Kátia Abreu. Líder do governo de Michel Temer no Senado, Romero Jucá (RR) discordou. Disse acreditar que a condenação de segundo grau de Lula chegará mais rápido do que sua candidatura, que só pode ser formalizada em meados de 2018, numa convenção”, apontou o colunista Josias de Souza, no UOL.
 
Segundo Souza, os peemedebistas não cogitaram a hipótese de Lula ser inocentado. O ex-presidente responde a duas ações penais nas mãos de Moro – caso triplex, envolvendo OAS, e outro sobre apartamento em São Bernardo do Campo, da Odebrecht – e vários inquéritos ainda em andamento (sobre o sítio de Atibaia e a empresa de palestras de Lula, por exemplo).
 
O julgamento do triplex é o mais adiantado: está em vias de concluir a fase de audiências, caminhando para ouvir os réus. Lula deve depor no dia 3 de maio. O coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal, Deltan Dallagnol, disse em entrevista a Ricardo Boeacht que espera uma resolução do processo ainda neste semestre.
 
Depois disso, o Tribubal Regional Federal da 4ª Região deverá analisar o caso. Mas a corte, que já entendeu que a Lava Jato é uma operação “excepcional” e que Moro não precisa seguir o “ordenamento comum”, tem reafirmado as sentenças do juiz de Curitiba e, em alguns casos, até agravado as penas. Na visão de Renan, o TRF-4 não julgará o caso antes de Lula ser candidato.
 
Renan Calheiros tem subido o tom contra o governo Michel Temer, numa tentativa de se aproximar de Lula, de olho em 2018. Pesquisas mostram que o mandato de Renan está ameaçado e que só Lula tem a popularidade que ele precisa em Alagoas.
 
Sem vencer a próxima eleição, Renan não manterá o foro privilegiado e, com isso, poderá sofrer o mesmo que Lula na primeira instância.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Renan perdeu a chance
    Renan perdeu a chance de entrar pra historia ao aceitar o impeachment sem crime de responsabilidade vindo da câmara. E pior, engavetando os pedidos de impeachment de Gilmar Dantas, segundo Noblat, em troca de não ser processado pelo STF.

    O sistema de pesos e contrapesos do presidencialismo de coalizão simplesmente não funciona. A cleptocracia tomou conta e a plutocracia é no minimo conivente.

    Tantas indicações ao STF e o PT não conseguiu um UNICO real defensor da esquerda, como Gilmar o é da direita?

    O mais irônico é que o menos pior do STF é o parente de Collor. Mas ele sozinho não tem a força de um Gilmar para, por exemplo, vincular o processo de golpe contra Dilma a um de Temer, cujo pedido de impeachment por pedaladas esta engavetado no congresso de Maia.

    Triste é um pais de dois pesos e duas medidas.

  2. Bingo..

    O pior é que as gavetas poderiam ter uso para coisas do bem também..

    Coloca na gaveta  e solta essa:  –  só sai daí quando todos os  processos que estão parados antes deste forem julgados pelo STF  ( 20 mil, se não me engano ) !!

    E  se a  Rede Goebells me xingar, ou mandar os coxinhas encherem o saco na frente de casa, meto-lhes  uma ordem pro Exército me  proteger  e  a  parte não-podre da PF  invadir  a venus prateada  e apreender todo o material editado contra mim e  prisão  preventiva dos 3 patetas da mossack fonseca   e  do papagaio de franja branca  do JN !!

    Pronto, tá feito !   Se  não impincham o Gilmar  com tantas  molecagens  jurídicas, porque  é que iriam  fazer comigo ???

    Agora,  falta  um acessório masculino  para algum dos sete juizes que a dupla Lula – Dilma  escolheu, fazer isto !!

    Ou eu tô errado ??

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador