Renato Janine Ribeiro é o novo ministro da Educação

Jornal GGN – O professor de filosofia Renato Janine Ribeiro foi escolhido pela presidente Dilma Rousseff para substituir Cid Gomes no Ministério da Educação.

Janine já foi diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação. E membro do conselho deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ele comemorou a indicação pelas redes sociais e prometeu mais diálogo com os jornalistas depois que assumir o cargo, em 6 de abril, e se inteirar dos assuntos do MEC.

Abaixo, seu post no Facebook:

Ufa! Não tive tempo até agora de agradecer os cumprimentos nem de comentar minha nomeação para a Educação, pela presidenta Dilma. Primeiro de tudo, obrigado a todos os que postaram comentários ou mandaram mensagens inbox. Incrível como há gente torcendo pelo Brasil! Incrível como há tanta gente acreditando que a educação é O, ou um dos principais, caminho(s)!

Na quinta-feira recebi uma ligação do ministro Aloisio Mercadante, me convidando a ir a Brasilia para vermos a possibilidade de eu ocupar este cargo. Aceitei. Cancelei alguns compromissos – um deles seria participar da performance, longa mas que deve ser fascinante, da Marina Abramovic no Sesc. Fui recebido por ele e pela presidenta, com quem tive longa conversa. Depois, fui ao MEC, onde o secretário executivo, que permanecerá, me fez um briefing inicial de um dos ministérios maiores, mais complexos e mais ricos da Esplanada. Bom lembrar que são 50 milhões de alunos e 2 milhões de professores! É o Brasil que está lá – subindo a ladeira. 

Por enquanto, agradeço a todos! E espero que a educação constitua um destes pontos que permitam unir o País, gente de um lado ou de outro mas que sabe que sem educar não se avança.

Espero a compreensão de todos, especialmente dos jornalistas, para o fato de que não tenho como, neste momento, dar entrevistas sobre as questões do MEC. O ministério continua nas mãos competentes do secretário executivo. Tomarei posse no dia 6 de abril e depois disso terei o prazer, e cumprirei o dever, de dar todas as entrevistas que forem necessárias. Só peço compreensão para a necessidade de estudar os dossiês antes de entrar em detalhes sobre eles. 

Afinal, como pode alguém ir para a Educação se não começar estudando??

Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Conheço o Janine faz tempo,

    Conheço o Janine faz tempo, mais de 40 anos. Ele tem algumas idéias com as quais nao concordo inteiramente. Algumas idéias um pouco elitistas com relação à educação, idéias com as quais convivemos na Filosofia da USP. Mas ele tem algumas vantagens, maiores ainda na atual situação. Costuma dizer o que pensa, mesmo quando está na contracorrente. Como disse, nem sempre concordo, mas essa atitude me parece positiva. Nos últimos meses. em especial, isso exigiu enfrentar uma corrente raivosa. Uma outra vantagem é que ele tem um traço que também tem assustado (!) muita gente: não é desonesto, quando ocupou algum cargo público nao tirou vantagem dele nem criou ONG ou consultoria para tirar vantagem. Espero que ele saiba que essas vantagens podem ser desvantagens, nessa nova empreitada. Torço para isso.

  2. MEC

    Sr. Janine,

     

    que o Sr tenha toda força do  mundo para lutar bravamente pela educação nesse Brasil. Aeducação é o caminho definitivo para levar esse país ao lugar que ele merece.

  3. Tudo para dar certo

    Renato é inteligentíssimo e conhece o ambiente universitário como ninguém. Aí é que está, na minha opinião, o grande desafio que ele terá que enfrentar dentro de si mesmo. Sem se esquecer da universidade, onde se movimenta tão bem, ele deverá pôr toda a ênfase no ensino básico, que é onde a coisa realmente pega no Brasil. É aí que precisamos de uma revolução.

    O Governo Federal precisa chamar para si essa responsabilidade. Chega de experimentos bobos. É ótimo, sim, ter filosofia no segundo grau, mas primeiro temos que fazer as crianças serem capazes de ler uma notícia de jornal e entenderem o que estão lendo. Isso seria mais revolucionário do que mil aulinhas de ética e cidadania, que entram por um ouvido e saem pelo outro. Não adianta encher o currículo de badulaques, se a criança não possui os instrumentos básicos para enfrentar os desafios de uma sociedade complexa como a nossa. Você não aprender a tocar uma sonata de Mozart se não aprender a tocar as escalas direitinho. Tudo na vida é assim. Na educação não é diferente.

    Temos que eleger um núcleo duro de disciplinas (poucas) e criar em torno delas mecanismos centralizados de acompanhamento, controle, estabelecimento de metas e cobrança de resultados. O restante irá se ajeitando como for possível em torno desse núcleo, de acordo com vocações e características locais – que as crianças façam capoeira, sim, estudem filosofia, sociologia, história das religiões, o escambau. Tudo isso é bom, tudo isso acrescenta elementos interessantes à vida de um estudante. Mas o problema do Brasil é OUTRO, e é disso que o ministro Renato Janine Ribeiro deverá se lembrar o tempo todo. Nossas crianças não sabem ler uma notícia de jornal, nem aplicar aritmética elementar à resolução de problemas. É aí que está o buraco – bem lá embaixo. Se o ministro Janine Ribeiro tiver a sabedoria de perceber isso e estabelecer prioridades claras, fará história. Não há dinheiro em caixa. Só lhe resta ter coragem, bom senso e decisão. 

    1. Discordo em um ponto

      Concordo com quase tudo, tirando a frase inicial. Janine tem quase o QI de um ovo cozido.É um desses pseudo intelectuiais que praguejam nossas universidades.

  4. Boa sorte ministro, que o

    Boa sorte ministro, que o senhor ajude o Brasil ser uma pátria educadora.

    Mas acredite ministro, o seu sucesso virá acompanhado de muitas críticas da oposição e do PIG.

    Quanto maior o sucesso, maiores serão as críticas.

    1. O PIG é rápido no gatilho

      Esta informação não será publicada aqui.Tentarei publicá-la agora:

      “Em entrevista à edição de março da revista “Brasileiros”, Janine criticou o fato de os avanços sociais do país nos últimos anos terem ocorrido pela via do consumo e disse que a presidente Dilma está isolada porque não dialoga.

      Ele também criticou a falta de uma explicação mais clara do governo para as medidas do ajuste fiscal e disse que Dilma não dá autonomia aos integrantes de sua equipe. “Os ministros continuam tendo as orelhas puxadas cada vez que falam uma coisa de que ela não gosta”, disse.”

      http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/213780-dilma-define-tres-ministros-para-tentar-contornar-crise.shtml

  5. Lula que sem diploma de nível

    Lula que sem diploma de nível superior fez um dos maiores governos que teremos por toda vida, enqunato FHC sempre teve tanto diploma quanto esse e fez um dos piores. Portanto, não temos como acreditar que virá algo melhor do Ciro poderia ter feito e Charitinha 

  6. Um caipira paulista no Ministério da Educação

    O novo ministro nasceu em Araçatuba, interior de SP, terra caipira.

    Será um ministro trabalhador, leal e que mostrará resultados.

    Abraços, Gustavo Cherubina, outro caipira paulista.

  7. Nassif
    Espero que o Prof.

    Nassif

    Espero que o Prof. Janini consiga implantar o estudo de politica no ensino, pois, nosso país é acefalo neste assunto.

    Acho que tem dedo do Haddad nesta indicação.

     

  8. Parabéns, Sr Ministro!

    Apesar de considerar a área da  Educação prioritária, considero que o momento político exige alguém mais articulado para fazer o primeiro combate com a imprensa em geral e, principalmente, com o PIG.

    É uma tremenda fria, mas o Sr Janine não teria capaz de ser o porta-voz da Presidência?

    Iria dar um nó nessa imprensa golpista e de quebra liberar e preservar Dna Dilma deste linchamento midiático e imoral.

  9. Aparentemente

    Este é o homem que matou o matador do fascínora.

    Se não o matou, pelo menos reduziu-o a sua insignificância, a sua mediocridade, e o mandou para o ostraciscmo, junto com o irmão. Já vão tarde. Que voltem para donde vieram. Não merecem o cenário nacional.

    Gostei do post do Ministro no seu fb hoje, rasgando elogios para o Senador Cristovam Buarque, que deveria estar nessa cadeira há dezesseis anos.

  10. No começo da noite de

    No começo da noite de sexta-feira ao sair do trabalho peguei um táxi. No trajeto, o taxista elogiou a nomeação do novo ministro da educação. O motivo do elogio era o não vínculo do novo ministro a partido político. Argumentei que o prefeito de São Paulo fez um ótimo trabalho. Relatei algumas ações de Haddad em favor da melhoria educacional do país e o condutor ficou balançado. Até então não sabia o nome do nomeado. Perguntei ao motorista, mas ele não gravou o nome. Pensei num nome muito falado na semana, Mario Sergio Cortella.

     Estando sem intenet móvel, a primeira coisa que fiz ao chegar em casa foi ligar o computador para matar minha curiosidade. Fiquei surpreso com a escolha de Dilma. Dizem que um colunista global deu o furo, mas como não sou assíduo na audiência das Globonews da vida…

    Janine Ribeiro declarou-se eleitor de Dilma, mas no pós eleições  mostrou-se crítico. Se tudo o que dizem sobre o comportamento de Dilma fosse levado a ferro e fogo, dificilmente ela o nomearia. A presidenta foi grande ao pensar acima de tudo no bem do país, acertou na mosca. 

    Janine Ribeiro é um habitué do blog, certamente devo ter discordado de alguma opinião do professor, mas foi uma escolha super  bem acertada de Dilma. Desejo todo o sucesso ao filósofo em sua nova missão.

    Brasil, Pátria Educadora

  11. ministerio janine

    a educação é muito importante pra ficar na mão do Estado.  educação estatal e a educação pública não são a mesma toada.  a verba da educação é também parte da bolsa familia dos ricos.  o Estado patrimonialista paga educação para quem pode arcar com os custos da formação.  a participação do Estado na educação deve ser apenas complementar enquanto politica compensatoria e nas função de Estado.  Marx apostou na democracia e na sociedade civil. Gotta, cidadãos e república.  a revolução começa quando os privilegiados vão  pra rua.  segue depois o populacho, e aí o bixo pega.

  12. No começo da noite de

    No começo da noite de sexta-feira ao sair do trabalho peguei um táxi. No trajeto, o taxista elogiou a nomeação do novo ministro da educação. O motivo do elogio era o não vínculo do novo ministro a partido político. Argumentei que o prefeito de São Paulo fez um ótimo trabalho. Relatei algumas ações de Haddad em favor da melhoria educacional do país e o condutor ficou balançado. Até então não sabia o nome do nomeado. Perguntei ao motorista, mas ele não gravou o nome. Pensei num nome muito falado na semana, Mario Sergio Cortella.

     Estando sem intenet móvel, a primeira coisa que fiz ao chegar em casa foi ligar o computador para matar minha curiosidade. Fiquei surpreso com a escolha de Dilma. Dizem que um colunista global deu o furo, mas como não sou assíduo na audiência das Globonews da vida…

    Janine Ribeiro declarou-se eleitor de Dilma, mas no pós eleições  mostrou-se crítico. Se tudo o que dizem sobre o comportamento de Dilma fosse levado a ferro e fogo, dificilmente ela o nomearia. A presidenta foi grande ao pensar acima de tudo no bem do país, acertou na mosca. 

    Janine Ribeiro é um habitué do blog, certamente devo ter discordado de alguma opinião do professor, mas foi uma escolha super  bem acertada de Dilma. Desejo todo o sucesso ao filósofo em sua nova missão.

    Brasil, Pátria Educadora

  13.  
    … Dependerá – e muito –

     

    … Dependerá – e muito – dos recursos orçamentários, a potencialização/otimização do pensamento do professor catedrático Renato Janine Ribeiro em ações efetivas, transformadoras e revolucionárias do agora ministro da Educação! Quiçá, poderíamos começar com uma, digamos, ‘CPMF da saúde’!Alíquota simbólica!Na verdade, “uma isca para pegar os tubarões da sonegação”! Boa sorte, ministro Janine! O Brasil torce e roga, penhoradamente!O verdadeiro Brasil, a bem da verdade!E da educação!

  14. Se foi atacado pela Globo
    Se foi atacado pela Globo merece apoio. Se contrariar os interesses do clã Marinho e dos clãs Frias e Mesquita merecerá aplausos. Se mantiver tudo como está (o MEC gastando bilhões em livros anacrônico para sustentar o citado tripé da miséria cultural), Janine deve levar um pé na sua bunda filosófica.

  15. O MEC é complexo. É muito

    O MEC é complexo. É muito importante formar uma boa equipe nas secretarias – que é onde as coisas acontecem. Esse foi, me parece, o que fez a diferença na gestão do Haddad no MEC.

    Há políticas que estão em andamento no grande guada-chuva chamado Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) que foi lançado em 2007. É preciso partir daí.

    A educação básica – que é o grande problema – depende de uma boa articulação com os estados e municípios pois são eles os responsáveis pelo atendimento nesse nível do ensino.

    Questões curriculares passam pelo Conselho Nacional de Educação. Todavia há relativa autonomia dos estados e municípios para organizar as suas propostas pedagógicas. Agora, acho que há um falso problema neste ponto. O currículo é problemático no ensino médio. Há excesso de disciplinas – mas isso não é de hoje. No ensino fundamental não vejo que a coisa esteja ruim em termos curriculares. O mesmo não podemos dizer em termos de organização – especialmente a partir do 6º ano (antiga 5ª série), quando passa-se, justamente, a dividir o trabalho em disciplinas. Falta organização das escolas no sentido de promover a integração entre os diversos conteúdos. Nosso conservadorismo não permite experiências diferentes da chamada grade de disciplinas – verdadeira prisão pedagógica. E nesse sentido, não sei se o MEC consiguirá fazer muita coisa. Temos uma escola que tem a cabeça parada na primeira metade do século passado.

  16. Por que deletaram um post de Daniel Klein e um meu??

    Ele se referia a 2 autores com respectivas frases. Eu, encadeado,  perguntava a ele onde estariam as fontes. E complementava com exeriencias que vi com professores e pedagogos, sobre Paulo Freire, sobre Finlândia, sobre pedagogia ser uma profissao pricipalmente feminina na  nossa sociedade machista, sobre P Freire eu dizia e coloquei dúvidas (um amigo sociólogo ultra eriudito e atualizado também me diz isso) que P Freire pode ser importante nalgumas realidades bem específicas,  p ex, onde sua imagem messianica, seu carisma, sua barba que lembra um prsonagem religioso -nao vou citar – contribuiu muito no interior de estados e países menos desenvolvidos, mas nao era seguido por países desenvolvidos, tb me referi ao chamado argumento de autoridade quanto a PF, e quanto a metodo do construtivism o e paulofreirianos que sao citados pra justificarem trabalhos escolares mas nada têm a ver com tais métodos, apenas pra dar uma apresentação a ser considerada  com embasamento referencial teórico icônico , o que acho uns equivocos. Talvez meu comentário tenha sido deletado por estar encadeado ao do visitante Daniel, mas o post delle eu achoque não tinha motivo nenhum pra ser deletado, censurado pelo GGN. Por isso a enorm importancia de s estabelecer uma seção com regras de uso do blogpra não haver surpresas ou coisas incompreensíveis de rgulamentação não explicitada, não clara. Já sugeri alguma vezes, mas o GGN nao toca no assunto. A regulamentação deve ser pra qq mídia, mesmo a alternativa. O bomm senso é coisa muito vaga e passivel de mil interpretações pessoais.

     

     

     

     

    1. Minha Caixa de Rivotril

      não tá sendo suficiente desde que inventaram essa barra lateral com essa setinha pra lá de minúscula e quase invisível. 😉

      (Descobri: se deletaram o comentário de Daniel – talvez ele próprio – meu encadeado foi junto pro espaço).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador