Repercussão de pesquisas eleitorais derruba bolsa de valores

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
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Jornal GGN – A melhora da candidata Dilma Rousseff (PT) nas últimas pesquisas eleitorais afetou o ritmo das operações no mercado financeiro, fazendo com que a bolsa encerrasse o dia com sua menor pontuação em mais de quatro meses.

O Ibovespa (índice da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo) encerrou as atividades de terça-feira em queda de 3,44% (menor pontuação desde 05 de junho), aos 52.432 pontos e com um volume negociado de R$ 12,007 bilhões.

Um dos pontos que influenciaram as operações foi a divulgação da última pesquisa Datafolha que mostrou Dilma com 52% dos votos válidos, ante 49% em pesquisa anterior, contra Aécio Neves (PSDB) com 48% (ante 51%). Embora a sinalização seja de empate técnico, os agentes do mercado preferiram vender suas posições.

Segundo informações da agência de notícias Reuters, operadores e analistas mostram-se insatisfeitos com as diretrizes da política econômica praticada pelo atual governo e, a partir dos dados publicados nos últimos levantamentos, a percepção é que aumentaram as chances de vitória da presidente Dilma, o que levou a uma nova correção. Acredita-se que as operações devem aumentar de volatilidade e ter menor liquidez ao longo dos próximos dias, diante da proximidade da votação e a publicação de novas pesquisas.

Os agentes também devem repercutir o corte da nota da dívida da Petrobras em real e em moeda estrangeira anunciada pela agência de rating Moody’s após o fechamento dos mercados. A nota foi reduzida de “Baa1” para “Baa2”, em um sinal de menor confiança para os investidores aplicarem na empresa. Embora a estatal tenha se mantido como “grau de investimento”, a agência manteve a perspectiva da Petrobras como negativa, o que indica que pode cortar novamente a nota em sua próxima avaliação. Em comunicado, a Moody’s disse acreditar que o nível de endividamento da Petrobras só deve começar a diminuir em 2016, contrariando as avaliações anteriores da empresa.

No câmbio, a cotação do dólar comercial fechou em alta de 0,52%, chegando a R$ 2,477 na venda, depois de chegar a passar de R$ 2,50 no teto do dia. Muito da oscilação se deve ao cenário eleitoral uma vez que, de acordo com informações do jornal Valor Econômico, o mercado não descarta uma vitória de Dilma na disputa eleitoral.

Ao mesmo tempo, o Banco Central manteve seu programa de intervenções diárias, com a venda de 4 mil novos contratos de swap cambial tradicional (equivalentes à venda futura de dólares), sendo 1 mil contratos com vencimento em 1º de junho de 2015, e outros 3 mil que vencem em 1º de setembro do ano que vem, em operação que movimentou o equivalente a US$ 196,7 milhões.

A autoridade monetária também efetuou um leilão para rolar os contratos de swap que vencem em 3 de novembro. Foram vendidos 4 mil contratos para 3 de agosto de 2015, e 4 mil para 1º de outubro de 2015, com volume correspondente a US$ 393 milhões.

Para quarta-feira, a agenda macroeconômica destaca a divulgação de uma série de indicadores no exterior, como o índice de preços ao consumidor e solicitações de empréstimos hipotecários nos Estados Unidos, a ata do Banco da Inglaterra e o PMI (índice dos gerentes de compras) do setor de manufatura no Japão e na China. Também existe a expectativa dos agentes em torno da publicação dos primeiros resultados financeiros referentes ao terceiro trimestre no Brasil, com a publicação dos resultados de empresas como Fibria, Natura e Hering.

 

(Com Reuters e Valor Econômico)

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

7 Comentários

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  1. Especulação dos espertos

    E qual a razão ? Estou curioso. A bolsa será fechada no caso de reeleição de Dilma ? O livre mercado e a livre concorrência serão fechados ? O setor financeiro não irá mais faturar nas alturas como tem faturado ? Deve ser alguma mudança desse tipo. Só pode. Ou será esperteza dos que sempre especulam ? Como sou leigo em “economês” fico sem saber.

  2. A metodologia dos institutos de Pesquisa

    A metodologia dos institutos de Pesquisa

    http://sleekdata.blogspot.com.br/2014/10/a-mnetodologia-dos-institutos-de.html

    Monday, October 20, 2014

    A metodologia dos institutos de Pesquisa

     Nesse sábado foram publicados dois textos na Folha de São Paulo debatendo o mesmo tema: “É correta a maneira como são feitas as pesquisas eleitorais no Brasil?”. Um deles defende que NÃO, escrita pelo José Carvalho com o título de “O erro da margem de erro” e o outro defende o SIM, escrito pelo Ney Figueiredo com o título “Instrumento a serviço da democracia”. Seguem os links abaixo. Estão muito bem escritos, e acredito que são relevantes na discussão sobre a importância e a qualidade das pesquisas eleitorais no Brasil. Vale a pena a leitura. NÃO – http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/191233-o-erro-da-margem-de-erro.shtmlSIM – http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2014/10/1534428-e-correta-a-maneira-como-sao-feitas-as-pesquisas-eleitorais-no-brasil-sim.shtml Eu concordo com muitos dos argumentos utilizados pelos dois. Achei engraçado que a minha maior objeção aos argumentos utilizados é a mesma para os dois textos.  Tanto o SIM quanto o NÃO assumem (implicitamente) que todas as pesquisas realizadas no Brasil utilizam a mesma metodologia. Isso não é verdade. Tanto faz se o objetivo é criticar as pesquisas ou valorizá-las. Na minha opinião, para que o debate sobre as pesquisas eleitorais amadureça, é preciso justamente entender que existem diferenças metodológicas e que elas são relevantes. Essas diferenças não são apenas detalhes. Elas têm consequências na qualidade da pesquisa. O Carvalho (NÃO) fala sobre isso abertamente, porém assume que todas as pesquisas estão na mesma categoria “Não-probabilística”. Já para o Figueiredo (SIM) as pesquisas do Ibope e o Datafolha estão na categoria na qual a metodologia está mais do que “provada e aprovada”. Anteriormente já escrevi sobre a diferença entre as pesquisas denominadas “Amostragem por Cotas” (AC) e as denominadas “Amostragem Probabilística por Cotas” (APC). Existe apenas uma semelhança entre as duas metodologias: ambas têm a palavra “Cotas” no nome, indicando que não são probabilísticas. Isso não quer dizer que sejam iguais. Pelo contrário, existem muitas diferenças entre elas, vou mencionar algumas abaixo:  1-   Na APC as entrevistas são domiciliares. Na AC as entrevistas são realizadas em pontos de fluxo. Como o Carvalho diz em seu texto: “os pontos de concentração podem ser shoppings, esquinas de ruas movimentadas, ou seja, lugares onde é fácil preencher as cotas”. 2-  Na APC existe muito controle sobre o entrevistador e a sua liberdade de escolha dos entrevistados. Ele tem que percorrer um trajeto muito restrito com critérios claros e objetivos.  Na AC, o entrevistador escolhe quem quiser, contanto que esteja nas cotas.  3- Na APC, existe um controle geográfico excelente, equivalente ao que se poderia obter em qualquer amostra probabilística. Na AC, as pesquisas acabam tendo uma aglomeração geográfica muito maior. 4- Na APC o objetivo das cotas é controlar a probabilidade de resposta das pessoas. Na AC, o objetivo é reproduzir características demográficas da população alvo. Os dois artigos principais, que discutem essas metodologias e as comparam com amostragem probabilística na prática (aquela cheia de suposições e com não resposta) são: APC – [Ref1]Probability SampIing with Quotas: An Experiment (C. BRUCE STEPHENSON)http://publicdata.norc.org:41000/gss/DOCUMENTS/REPORTS/Methodological_Reports/MR007.pdf   AC -[Ref2]An experimental study of quota sampling (C. A. Moser and A. Stuart)http://www.jstor.org/discover/10.2307/2343021?uid=3737664&uid=2&uid=4&sid=21104724117583 Basta ler ambos os artigos pra ver como as metodologias (e as criticas) são muito diferentes. Mais importante, existe um efeito negativo importante na qualidade da AC pelo fato das entrevistas serem realizadas em pontos de fluxo. Apenas para exemplificar, no artigo [Ref2] sobre AC, os autores dizem que os maiores vícios encontrados na comparação foram: 1) A distribuição geográfica da amostragem por cotas (AC) era mais aglomerada, 2) na amostragem probabilística (aquela da prática, com voltas e substituições) havia mais não-resposta na variável de renda e 3) foram observadas mais pessoas na categoria sem renda/com renda baixa e renda alta do que na AC. Não é difícil encontrar um explicação para todas essas diferenças que está bastante relacionada ao fato de realizar entrevistas em pontos de fluxo (não necessariamente por causa das cotas). Fazendo entrevistas em pontos de fluxo, claramente a distribuição geográfica será mais concentrada. Além disso, usualmente pessoas sem ocupação e/ou aposentadas não precisam ir as esses locais, consequentemente pessoas sem renda/renda baixa também serão sub-representadas. Pessoas com renda alta podem não se sentir à vontade ao responder uma pergunta sobre a sua renda nesses locais, também sendo sub-representadas e aumentando a não resposta. Meu ponto é: outras características metodológicas, além das cotas, também são claramente responsáveis por vícios observados na AC. Pra mim, pesquisas em ponto de fluxo são um sinal de baixa qualidade da pesquisa (potencialmente). Muito mais do que o fato de usar cotas. Cotas podem ser bem efetivas, principalmente se forem associadas com variáveis claramente relacionadas com a probabilidades de resposta de uma pessoa. Também é relevante em qual estágio se utilizam cotas. Por isso é importante distinguir entre AC e APC. Só pra enfatizar como as metodologias dos institutos de pesquisa são diferentes, consultei no site do TSE as pesquisas mais recentes dos institutos que mais divulgaram pesquisas nacionais (Ibope, Datafolha, Sensus, Vox Populi e MDA). No geral as descrições metodológicas são vagas e um tanto confusas, porém sabendo  quais palavras procurar è possìvel descobrir qual tipo de pesquisa está sendo feita. Buscando as palavras “Setor Censitário” e “pesquisas domiciliares”, importantes para a APC, é possível identificar o uso da APC. A metodologia de cada instituto está descrita abaixo. É claro que existem outros fatores que também são relevantes para a qualidade das pesquisas além de ser APC ou AC, como verificação, cotas utilizadas, amostragem nos primeiros estágios, como os resultados são analisados, ponderações,etc…. mas a lista abaixo pelo menos já esclarece se é AC ou APC. Também é importante frisar que não existem muitos detalhes sobre a metodologia do Datafolha. Eu já ouvi falar que eles também fazem APC em áreas urbanas, e que tem algum tipo de controle geográfico especial dentro de cada ponto de fluxo, mas não encontrei a descrição dessa metodologia. Achei importante fazer essa ressalva a metodologia do Datafolha pois não acredito que ela seja exatamente a mesma descrita no artigo acima sobre AC. Pesquisa:  Ibope – BR-01097/2014Link: http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacaoPublica.action?id=28419Resumo: “No segundo estágio faz-se um sorteio probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas serão realizadas, pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população de 16 anos ou mais residente nos setores como base para tal seleção.”Tipo: Amostragem probabilística com Cotas (APC) Pesquisa:  Datafolha – BR-01098/2014Link: http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacaoPublica.action?id=28424Resumo: “Num segundo estágio, são sorteados os bairros e pontos de abordagem onde serão aplicadas as entrevistas. Por fim, os entrevistados são selecionados aleatoriamente para responder ao questionário, de acordo com cotas de sexo e faixa etária”.Tipo: Amostragem por Cotas (AC) – em pontos de fluxo Pesquisa:  Vox Populi – BR-01079/2014Link: http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacaoPublica.action?id=28079Resumo: “2º estágio: seleção aleatória dos setores censitários ou bairros dentro do município; 3º estágio: seleção dos respondentes dentro dos setores censitários ou bairros através de uma quota proporcional de Gênero, Idade, Escolaridade e Renda Familiar, de acordo com o perfil da população em estudo. As entrevistas foram pessoais e domiciliares”.Tipo: Amostragem probabilística com Cotas (APC) Pesquisa:  Sensus – BR-01076/2014Link: http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacaoPublica.action?id=28020Resumo: “Probabilística sistemática até o Setor Censitário para Urbano e Rural, com cotas para Sexo, Idade, Escolaridade e Renda no Setor Censitário”. Tipo: Amostragem probabilística com Cotas (APC)  Pesquisa:  MDA – BR-01032/2014Link: http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacaoPublica.action?id=27250Resumo: “Por fim, já no município, é realizada a seleção aleatória de setores censitários ou bairros onde serão alocadas as entrevistas de forma proporcional ao universo em função do gênero e faixa etária do eleitorado”. 

    Tipo: Amostragem probabilística com Cotas (APC) em áreas urbanas. Não dá pra saber sobre as áreas rurais.

  3. Vamos lá, minha gente brasileira: o alvo é 58% p/Dilma

    Se a bolsa cair no mesmo percentual de pontos, problema deles lá dentro.

    Mas eles vão dar um “geitinho” de recuperar…

    Em cima dos trouxas que se metem a pavão e são só galinhas.

  4. esse caso do aumento e queda

    esse caso do aumento e queda da bolsa

    conforme os dados da pesquia mostra bem

    quais  os interesses em jogo nessa eleição.

    de um lado, a produção, os trabalhadores, lula-dilma.

    de outro, a especulação, tucanos, aécio..

  5. O Warren Buffet acabou de perder 2,5 Bi (R$ 6,25 Bi) …

    Só com a IBM e a Coca-Cola, 2 empresinhas desconhecidas…

    E foi lá em Uáu Estrite, hein!

    Será que tem a ver com a Dilma e (os recordes de produção d’) a Petrobrás?

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