Retomada econômica também depende de política, diz Lula

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (20) que a recuperação econômica do país não depende apenas de medidas econômicas do governo, mas também de ação política.

“O que eu acho é que quando a gente tem crise a gente não fica discutindo crise, temos que discutir saída da crise. Na minha opinião, não tem saída só econômica se não discutir um pouco de política junto, só economia não resolve isso”, disse o ex-presidente em entrevista a blogueiros.

Segundo Lula, o governo tem que dar um sinal à população de que está em busca de retomar o crescimento, “custe o que custar”.

“Acho que o grande sinal que o governo tem que dar é esse: nós vamos retomar o crescimento desse país custe o que custar”, disse. “Isso é necessário. É necessário porque se a gente não tomar iniciativa, há uma estimativa de que o PIB [Produto Interno Bruto] possa cair mais 3% em 2016”, acrescentou.

Consumo e investimentos

Lula sugeriu estimular o consumo das pessoas com menos recursos para movimentar o mercado interno. “Se quiser salvar esse país, vamos colocar os pobres em cena outra vez. Vamos ver como a gente pode ajudar a financiar os pobres para eles poderem comprar algumas coisas. Para eles poderem ir a luta, e às compras, e acho que isso é necessário”, disse.

O ex-presidente também defendeu que o governo faça investimentos em infraestrutura, mesmo que para isso seja necessário se endividar. “Termine o Comperj [Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro], a Refinaria Abreu e Lima, termine as ferrovias que começaram – muitas já estão em andamento – termine as rodovias que começaram, faça as hidrelétricas que precisam ser feitas, as linhas de transmissão que precisam ser feitas, as eólicas que precisam ser feitas”, listou.

“Não tem problema você aumentar a dívida em alguma coisa se for para construir um ativo novo para gerar emprego novo, para gerar renda, para gerar desenvolvimento. Não tem nenhum problema”, avaliou.

Lula destacou que o menor índice de desemprego da história do país foi atingido em 2014, pela presidenta Dilma Rousseff, e disse que ela tem condições de fazer o país voltar a crescer e a gerar postos de trabalho.“Ela [Dilma] tem que saber que é primazia dela chegar a 4,8% [de desemprego anual] e que tem que ser dela a retomada do crescimento”, disse. As informações são da Agência Brasil.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. As reuniões do Lula

    Ontem ou anteontem ele se reuniu com o Delfim, o Belluzo, o Franklin e mais alguém, foi isto que falaram para ele falar?

    Distribuir dinheiro para os pobres para eles movimentarem a economia?

    Custear projetos de refinarias? Estradas? Com que dinheiro?

    O Lula está gaga.

    1. Lula enfatizou o aspecto

      Lula enfatizou o aspecto político. Evidentemente, para que o Plano de Lula obtenha sucesso é necessário que uma parcela importante, embora pequena, da sociedade o aprove. E isso se faz por meios políticos. Acho estranho quando ouço dizerem que o país não pode correr risco:  “Ave! O país vai correr riscos!” Ora, o país está mais do que globalizado, querem mais risco do que este!? De uma hora pra outra, a vaca pode ir pro brejo. E outra onda, maior que a de 2008, aparece arrastando tudo para o limbo. Feliz do Brasil, que tem quem saiba transformar um tsunami em marolinha ………..~~~~~….L…..U…..L…..A~~~…………..~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

      ~~~~~~~~~~~~~ (……………2….0…..0…..8……………………………………………………2…..0……1……8 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

      ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

  2. O cara tá totalmente

    O cara tá totalmente desconectado da realidade. Acorda! O dinheiro acabou! E foi a própria Dilma que disse. Endividar ainda mais a população? E a nação? Com que recursos? Só se for emitindo dinheiro. Lembra: inflação a 10% e juros a 14%. Chega um momento que as fórmulas antigas já não mais funcionam. Bater na mesma tecla é estimular desgaste e ridicularização.

  3. A retomada
    A margem de lucro no Brasil é surreal. Mark up de x2 é só aqui.
    Acredito que diminuindo a margem, o giro é maior e acho que estamos aptos a trabalhar com essa mentalidade. Manter estoques custa caríssimo e hoje em dia os produtos e marcas tem como característica a variede e versões da mesma categoria. Claro que demanda mais horas de trabalho, paea manter a receita. O custo operacional, demanda…

  4. Jogando para a platéia

    Lula está fazendo discurso de opositor, mandando a Dilma fazer o que ele jamais faria se fosse o presidente. 

    Financiar os pobres? Projetos de infra-estrutura? Com que dinheiro?

    Não tem problema aumentar a dívida, disse ele. Talvez até consigamos mais alguns empréstimos, mas como perdemos o grau de investimento, os juros serão altíssimos. Bom, não é o Lula mesmo quem vai pagar…

  5. BC manteve juros em 14,25%

    O BC manteve a Selic. Menos mau. Também, depois de todo mundo criticar, até os gringos, o FMI e tudo o mais, o pessoal do Banco Central ficou ressabiado e manteve a taxa de juros no mesmo patamar pela quarta reunião consecutiva, 14,25%.

    Por mais 45 dias teremos uma calmaria relativa na economia.

      1. Não se trata de não ser mau

        Até mesmo o cara mau tenta criar um crime “perfeito”. Com tantos holofotes sobre o BC, e até mesmo o FMI criticando, Tombini achou pouco prudente arriscar jogar o Brasil em direção ao precipício, e assim, levar abertamente a culpa pela ruína do país.

        O cara mau de verdade, tenta encobrir seus crimes, pois a verdadeira intenção deles é que Dilma leve a culpa pela depressão econômica que eles querem criar, e não eles.

  6. O sobrevivente já se prepara

    O sobrevivente já se prepara para poder acusar Dilma do virtual fracasso do projeto desenvolvimentista, arrolando soluções mágicas que ele sabe perfeitamente que ela não tem condições de executar, para depois poder acusá-la de não ter feito o que ele sugeriu.

  7. O problema é quando o
    O problema é quando o discurso político capaz de solucionar graves problemas vem nesse nível que ele apresenta: baixo.

  8. Oi Nassif, todo cuidado é pouco,

    Para evitar que este ataque de trollite avance e prejudique o Blog.   Pode ser que seja simplesmente um ataque passageiro ou não.  De qualquer forma vale a pena fazer uma IPgnose e verificar a fonte.

    Quahto ao Lula, ele está perfeitamente coberto de razão,  as causas políticas tem influenciado em muito a condução política do país.  2015 foi um ano sob ataque cerrado dos golpistas.  As bombas não pararam um minuto de cair no colo de Dilma.  Cunha foi um incendiário muito útil ao golpismo e ainda não está totalmente  morto.  Ou Dilma reconhece que sua PF é a fonte de muitos males ou terá um 2016 igual ao ano que passou.  Uma PF sem freios tem abastecido a Imprensa golpista com os vazamentos seletivos  voltados a sustentar um clima de desastabilação.  A única solução é dar um cargo de embaixador para o zé da justiça e mandá-lo para o Tuvalu.

    1. Os golpistas que você fala
      Os golpistas que você fala são aqueles que receberam ampla e confortável guarida na época da “governabilidade”?

      Inclusive o Cunha sendo o produto de um pacto mal feito com o PMDB carioca?

      O golpismo também é aquele alimentado pela Rede Globo que recebeu ou polpudas verbas de publicidade ou proteção de sua dívida exercendo junto com as co-irmas oligopolio economico?

      E a Polícia Federal é aquela cujo Diretor que cuidava bem dos assuntos foi desterrado para Portugal?

      E as contas públicas sofreram um baque por causa do nível de juros praticados nesses anos todos junto com o remédio fajuto das desoneraçoes?

      É, tem muitos trolls por aqui. Cuide bem do IP deles.

      Todavia, o inverso destes deveria ser chamado de que? Bobalhoes?

      1. Meu caro, até concordo com suas críticas,

        Mas em nenhum momento me passa pela cabeça abandonar a defesa dos governos do PT em troca de governos liderados por Aécio, Serra, Alckmim, Marina e outros tantos.  Erros todos cometemos, mas se você colocar na balança os prós e os contras, sem dúvida nenhuma verá que Lula e Dilma representaram e representam um avanço para o Brasil.  Na medida que não vejo nenhuma revolução socialista como uma solução imediata,  luto para que os governos populares corrijam os seus erros e sigam em frente, diminuindo o sofrimento do povo.

        PS, eu não o conheço mas também não me passa pela cabeça que você seja um adepto dos políticos mencionados acima, pois estes afinal nunca são capazes de argumentar com fatos.

        1. Ciro gomes

          E quanto a abandonar a defesa de governos petistas, para apoiar a candidatura de Ciro Gomes nas próximas eleições presidenciais, o Sr. seria a favor?

          1. Troca errada

            Não dá para trocar um partido por apenas uma pessoa como Ciro, que já passou por vários.

            Apoiaria a sua ideia se o Ciro se afiliar ao PT ou PCdB. Aí até dá para conversar, como vice do Lula

    1. Não sabe escrever não?

      Só colar desenhos? E por falar em trairagem seu partido, PSDB, é imbatível. A começar de Aécio x Serra x Alckmin. Não transfira a índole tucana para os outros! Nunca se ouviu que Lula trairou alguém. Seu desejo, natural da sua índole escorpiana tucana não é poder!

    2. protesto veementemente contra

      protesto veementemente contra essa bárbara charge neste espaço democrático…

      criticar é salutar e democratico, mas partir para aitudes tipo estado islamico

      aí já ´pe covardia e provavelmente ilegal…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador