Revisitando a história do futebol, por Leandro Ferrari

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Revisitando a história do futebol

por Leandro Ferrari

No Brasil é muito difundido a ideia de que o futebol teve como origem a Inglaterra durante o século XIX, uma vez que Charles Miller, ao regressar de seus estudos no país inglês, por aqui tornou o esporte conhecido. No entanto, no nosso dito “país do futebol” e agora da Copa, pouco se fala de que uma possível origem seria a China, há muito mais tempo atrás, possivelmente durante o período conhecido como Primavera e Outono, entre 771 e 481 a.C.

A menção mais antiga diz respeito à época dos Estados Combatentes, período entre 479 e 221 a.C., encontrado no Zhan Guo Ce, uma compilação de trabalhos históricos escritos nesta época. O ministro Su Qin do reino de Zhao, para combater o reino de Qin (reino que acabou unificando a China em um único reino em 221 a.C.), tentou uma aliança com o reino de Xuan, entre 319 e 301 a.C. Assim ele descreveu o enorme território de Qi e sua enorme população e exército:

“A cidade de Linzi sozinha tem 70.000 famílias e sua população é rica e próspera, todos se ocupando com clarinetes, alaúdes, cítaras, violões, brigas de galo, corrida de cães, jogos de tabuleiro e futebol. Como pode tal Estado se curvar perante ordens de Qin?”

Dentre os registros históricos mais antigos até então encontrados, também está o do astrônomo e filósofo Sima Qian (145 a.C. – 86 d.C.), que, para atender à vontade de seu pai, terminou o trabalho desse em descrever a história da China desde os tempos dos primeiros governantes até aproximadamente 100 a.C., tornando-se então um dos grandes historiadores chineses.

O escritor Liu Xiang (77 a 6 a.C.) afirmou que o futebol chinês teria sido inventado pelo Imperador Amarelo (2.697 a.C.), um dos ancestrais heróis culturais chineses, mas teria se desenvolvido durante os Estados Combatentes:

“É uma demonstração de guerra, é algo para o treinamento de oficiais militares e por isso pode-se encontrar os mais talentosos. Com base em diversão e jogo, eles são ensinados e treinados. Agora, quando não há tarefas para os soldados, eles devem ser empregados no futebol.”

Outro exemplo é um poema do oficial Li You (50 a 130 d.C.) “Inscrições da bola e da cidade”:

鞠城銘
圓鞠方牆、倣象陰陽。
法月衡對、二六相當。
建長立平、其例有常。
不以親疏、不有阿私。
端心平意、莫怨其非。
鞠政由然、況乎執機!
— 李尤(漢代 50-130 C.E.)

“Bola redonda e muro quadrado, como yin e yang
Seguindo a Lua, confrontação horizontal, dois seis se equivalendo
Estabelecem-se os chefes e nivelam os escores, suas regras tem constância
Não conforme relações descuidadas, não há favorecimento ao egoísmo
Com o coração direito e pensamentos calmos, ninguém culpa a falha do outro
O regulamento da bola sendo esse, situação na qual se desenrola o mecanismo”

Uma descrição do antigo futebol chinês também aparece em “Rapsódia no Átrio das Grandes Bençãos”, escrito em 249 d.C., na qual se compara a competição do jogo a exércitos em guerra. De fato, foi um esporte muito utilizado para treinamento militar, desenvolvendo habilidades físicas de ataque e defesa e de ação em grupo. Uma ilustração de como seria pode ser vista no filme “A Batalha dos Três Reinos”, de John Woo (Battle of the Red Cliffs, 2008). O filme narra uma das famosas batalhas da história chinesa, que se passa na época do final do Dinastia Han (que durou entre 206 a.C. e 220 d.C.), quando o exército de Han liderado pelo Primeiro Ministro Cao Cao foi derrotado por um exército muito menor, iniciando o período conhecido como “Três Reinos”.

Vídeo 1 – Youtube: Red Cliff
Cao Cao citando a importância do futebol no treinamento militar:
https://www.youtube.com/watch?v=Z9V49XLNMX4&list=PLE76F13E950F0F87B

Vídeo 2 – Youtube: Red Cliff
Soldados praaticando futebol (avançar até 2:50)
https://www.youtube.com/watch?v=5RaQ5ZhU8tM&list=PLE76F13E950F0F87B&index=2

Na verdade, ainda há dúvidas de como o futebol chinês seria jogado antes da Dinastia Tang pelo fato de que há poucos detalhes disponíveis, por exemplo, a partir da interpretação de antigos contos e poemas, como o citado, imagina-se que cada time tinha seis jogadores (“dois seis” seriam “dois times de seis”), havia uma área cercada e em cada lado seis gols. Outras interpretações sugerem que “dois seis” seriam “dois vezes seis”, portanto haveriam 12 jogadores para cada lado. A interpretação dos antigos textos chineses por nós ocidentais sempre constituiu um formidável obstáculo, inclusive tal dificuldade é vista pelos historiadores como um dos fatores que permitiu a grande longevidade da cultura chinesa.

Podemos notar inclusive que, na Dinastia Tang (618 a 907 d.C.), o direito codificado trouxe uma estrutura básica de 6 formas de classificação para homicídio, sendo uma delas relativa a homicídio ocorrido durante um esporte ou jogo perigoso (xi sha 戲殺). As outras formas eram: homicídio premeditado, quando a intenção de matar era formada antes do assassinato (mou sha 謀殺); homicídio intencional, onde a intenção de matar era formada no momento em si (gu sha 故殺); assassinato por erro, onde a intenção era matar A, mas B foi morto por engano (wu sha 誤殺); morte durante o curso de uma briga, onde a intenção original era meramente causar dano (dou sha 鬥殺); e morte acidental, onde não havia uma intenção de matar ou causar dano (guo shi sha 過失殺).

continue lendo em: http://leandro2112.wordpress.com/2014/09/28/revisitando-a-historia-do-futebol/

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não dá nem para sebe se era
    Não dá nem para sebe se era jogado com os pés.
    Alguma citação ao pé?

    O pólo, hockey sobre grama são esportes muito parecidos com futebol.
    A maior diferença é o pé.

    Se não tem pé no poema, pode ser a origem de qualquer jogo e me parece mais com pólo do que qualquer outra coisa.

  2. Jogo de bola

    Quando dizem que os ingleses inventaramo futebol, estão referindo-se ao futebol moderno. Ao futebol com as regras e o regulamento conforme se pratica até hoje. 

    Foi esse o esporte que Charles Miller trouxe ao Brasil.

    Grupos de pessoas ou equipes chutando uma esfera, tem registro em muitos períodos históricos e entre povos diferentes.

  3. Futebol é futebol…

    …prática recreativa/esportiva com objeto de formato esférico é outra coisa.

    Em várias civilizações ao redor do mundo existem registros de grupos de elementos, que sem coisas mais interessantes para fazer disputavam “partidas” com bolas ou até mesmo cabeças humanas.

    O tal do Leandro Ferrari num momento de tédio absoluto quis reinventar a bola, provavelmente por não ter nenhuma à disposição. Assim acabam os indivíduos aficionado por essa coisa chamada esporte, sempre tentando encontrar a origem do nada.

  4. O pessoal lê metade do texto

    O pessoal lê metade do texto e opina sobre o todo.  Por isso fico com o seguinte parágrafo que tem todo sentido:

    A rejeição e desconhecimento da história do futebol chinês é apenas um reflexo do caráter das grandes potências ocidentais, que preferem ignorar e recusar o conhecimento e cultura dos povos sobre os quais impuseram sua força. Pode-se citar como outro exemplo a matemática: nas escolas e nos livros ainda se ensina que as origens do cálculo infinitesimal são atribuídas a Isaac Newton, britânico que viveu entre 1643 e 1727, e a Gottfried Wilhelm Leibniz, filósofo e cientista alemão que viveu entre 1646 e 1716. Porém, é sabido que o matemático e astrônomo indiano Madhava de Sangamagrama, que viveu quase três séculos antes, entre 1350 e 1425, já havia desenvolvido cálculos por séries infinitas. De fato, raros são os livros que citam matemáticos orientais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador