Revista GGN

Assine

Ricardo Kotscho: quem está por trás dos protestos na Copa?

Sugerido por André Sousa

Do Balaio Do Kotscho

Vêm por aí novos protestos. Para que e contra quem?

 

Dia sim, noutro também, aqui e acolá, em diferentes espaços da nossa imprensa, assim como quem não quer nada, estão aparecendo notinhas nas últimas semanas anunciando novas manifestações de protesto em todo o país.

Na nota de abertura da sua sempre bem informada coluna, o velho amigo Ilimar Franco, de "O Globo", relatou neste sábado:

"Os movimentos sociais que foram para as ruas em junho, organizam-se para voltar a protestar na Copa. Comitês de mobilização estão sendo criados nas 12 capitais-sede dos jogos. A ideia é colocar gente na rua nos dias das partidas, na frente dos estádios e nas "fan fest" produzidas pela Fifa. Neste momento, seus líderes percorrem o Congresso em busca de apoio político e logístico".

Ilimar não dá maiores detalhes nem nomes, mas ao ler o texto fiquei curioso em entender certas coisas e me fiz algumas perguntas:

Quais movimentos sociais estão se organizando?

Vão protestar contra o quê, exatamente?

Os comitês de mobilização estão sendo criados por quem?

Quem são seus líderes que estão percorrendo o Congresso em busca de apoio?

 

Até agora, os chamados "protestos de junho" foram apresentados pela mídia como iniciativas autônomas, espontâneas, sem líderes, que brotam assim do nada. A nota de Ilimar Franco aponta exatamente para o quadro oposto: um movimento organizado desde já para se apresentar durante a Copa.

Em junho, por conta da violência dos protestos, como ficamos sabendo esta semana, corremos o risco de ficar sem a Copa do Mundo no Brasil, como escreve Juca Kfouri em sua coluna da "Folha" deste domingo:

"Eis que, na última terça-feira, o secretário geral da Fifa, Jerome Valcke, em entrevista por feliz coincidência ao repórter André Kfouri, da ESPN Brasil, falou com todas as letras que a entidade esteve na iminência de paralisar o torneio, o que, acrescentou, caso se materializasse, punha em risco a Copa".

Juntando os pedaços, encontro outra nota na "Veja" desta semana que trata do mesmo assunto:

"O mercado publicitário tem constatado que os patrocinadores da Copa estão tímidos em suas ações e planejamento de marketing para o Mundial. Pairam em suas cabeças as manifestações diante dos estádios na Copa das Confederações".

É bom nos lembrarmos que, em 2014, além da Copa do Mundo, teremos eleições presidenciais e a campanha estará entrando em sua fase decisiva justamente ao final da festa do futebol. Pode não ser mera coincidência. O que antes era "espontâneo", agora está sendo organizado com meses de antecedência e já causando prejuízos para o mercado publicitário.

Até que ponto um evento tem a ver com o outro e aonde querem chegar os líderes dos novos protestos? Está tudo muito bom, muito bonito, Fernanda Lima está cada vez mais Fernanda Linda, mas acho tudo isso bem estranho.

Ajudem-me a entender o que está acontecendo. Quem tiver respostas para as minhas muitas perguntas, por favor escreva aqui para o Balaio.

Média: 5 (5 votos)
34 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

Um pássaro que não é tucano

Um pássaro que não é tucano advertiu  bem antes das manifestações-coxo-libertárias que o projeto

de sabotagem da copa no Brasil estava sendo gestado fora  e que muitos "brazucas"  em retorno ,

fujidos ou expulsos  da crise europeia traziam esse ideal plantado.Carochinha?   Complexo ultra-viralata?

Mágoa? Aliança Liberal? Na pior das hipóteses as manifestações acabaram por ser ditáticas e certamente

abortaram muita coisa. Vamos observar.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Dudu Cartucho
Dudu Cartucho

A ambiguidade da Globo de

A ambiguidade da Globo de transmitir os jogos e insuflar as manifestações, pode não dar certo. Os recém criados anti-copa são minoria, mas são virulentos, e tendem a travar os comentários pró-copa no dia a dia.

Não adianta discutir com eles, geralmente são imbecilóides. Para os anti-copa eu dou uma sugestão: tem que parar de assistir os jogos --- aí eles perdem o argumento.

O verdadeiro boicote à copa não são as manifestações de rua (que apanha da polícia, enfrenta bréque bróquis), mas sim, audiência zero pra televisão. Se a população começar a desdenhar sobre o caro produto Copa do Mundo, o tiro da Globo sai pela culatra.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Se tiver novas manifestações,

Se tiver novas manifestações, a Globo e demais orgãos da mídia serão os mais atingidos.

Olha que ainda não tivemos protestos em frente a embaixada americana.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Ricardo Kotscho: quem está por trás dos protestos na Copa

Publicado no BLOG OCAFEZINHO

A resposta que o Kotsho procura....

Será mesmo ???

 

http://www.ocafezinho.com/2013/12/05/teoria-da-conspiracao-alemanha-contra-o-brasil/

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Celso

imagem de mauro silva 1
mauro silva 1

Sabotagem

Ora, a sabotagem é especialidade dos reacionários brasileiros.

Só que ... alguém acredita na presença do povão nesses protestos?

Pois o que sobrou deles foram os 'coxinhas cheirosos', 'de jaleco', 'reis do camarote' e ouras aberrações similares: o povão sumiu.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de mauro silva 1
mauro silva 1

Sabotagem

Ora, a sabotagem é especialidade dos reacionários brasileiros.

Só que ... alguém acredita na presença do povão nesses protestos?

Pois o que sobrou deles foram os 'coxinhas cheirosos', 'de jaleco', 'reis do camarote' e ouras aberrações similares: o povão sumiu.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de aliancaliberal
aliancaliberal

O balaio de gatos ta com medo

O balaio de gatos ta com medo de perder a boquinha. O PT tem medo do povo, movimento social só os que são comparados por eles, os chapa branca.

Seu voto: Nenhum (12 votos)

(Sem título)

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de aliancaliberal
aliancaliberal

Debatendo com um intelectual

Debatendo com um intelectual de esquerda

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Black Blocks expulsaram os

Black Blocks expulsaram os manifestantes comuns das ruas.

Daqui a pouco os Black Blocks serão acusados de estarem a serviço do PT.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Não sei o que é mais

Não sei o que é mais esquisito, o Aliança falando em nome do "povo", que derrota sua turma, eleição após eleieçao, ou o Bush homenageando o Mandela.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Juliano Santos

imagem de Paulo F.
Paulo F.

Esta é muito fácil!

+ estranho? o Aliança falando em nome do "povo"!  O povo ideal do AL é o da música do Zé Ramalho....

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de André Sousa
André Sousa

Fascistada

Aliança defender o fascismo é normal

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de aliancaliberal
aliancaliberal

Qual é o sentido de tentar

Qual é o sentido de tentar ofender alguém chamando o de fascista, chamar um  petista de petista não é ofensa, se eu fosse fascista qual o sentido de chamar de fascista não seria uma ofensa.

Quando não se tem argumentos, passa a se ofender o adversário, o que demonsra a infantilidade do agressor.

Creio que foi na década de 1960 a esquerda descobriu que chamar um libertário de fascista era uma grande ofensa, e desde de lá usam e abusam desta infantilidade por falta de caráter. 

 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Little Hitler

Little Hitler

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Marco A+
Marco A+

Comentei no "Balaio"

A matéria do Ilimar sugere mais convocação do que informação.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de André Lobão
André Lobão

Maracanã e os donos do Rio

O vídeo e o programa de rádio "Maracanã e os Donos do Rio" revelam o controle da cidade do Rio de Janeiro pelas grandes empreiteiras, tendo o estádio como caso emblemático das ligações perigosas entre empresários e governantes.
as produções  fazem parte da campanha "Quem são os Proprietários do Brasil?", realização Instituto Mais Democracia, apoio Fundação Rosa Luxemburgo.

http://www.youtube.com/watch?v=Lrw5Il66S0Y

 

http://www.radiotube.org.br/meusaudios-3713-0

 

Um abraço!

 

Seu voto: Nenhum

Os black blocs prestaram um excelente serviço,

 com as badernas: afugentaram das ruas todas as pessoas que se manifestavam pacificamente. Portanto, eu imagino que as próximas manifestações serão ao estilo torcida vascaína, como em Joinville. 

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de ArthurTaguti
ArthurTaguti

Deficiência de politização..

Quando houve os protestos, muita gente defendeu que o governo aproveitasse a marcha e politizasse o debate, promovesse a reforma ministerial, tentasse passar a reforma política, enfim, preenchesse o espaço institucional que se mostrava vazio, que era o de TENTAR atender às demandas dos protestos..

Conforme Azenha previu (http://www.viomundo.com.br/opiniao-do-blog/rodrigo-vianna-o-marqueteiro-e-minha-singela-opiniao.html), o governo optou por esperar a fervura baixar, fingir que nada aconteceu e tentar se reeleger repetindo a coalização grotesca de 2010. Azenha atentou ao risco de PT e PSDB morrerem abraçados junto ao seu projeto de modernização conservadora.

Aí vem o Kotscho e levanta hipótese de sabotagem, como se a população não tivesse motivo algum para protestar. Se a intenção dos organizadores é sabotar ou não, pode ser, mas a adesão popular maciça com certeza indica insatisfação com algo, que todo o espectro político ignorou e continua ignorando.

O papel dos governantes, alvo dos protestos, era buscar alguma saída para o impasse criado, mas parece que a estratégia brilhante é fazer figas para os protestos não vingarem. Ou, colocar a Força Nacional nas ruas em plena Copa..

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Ah, bom. E essa insatisfaçao tem data marcada p/ aparecer, né?

Tá querendo enganar quem, Taguti? Tá torcendo para o circo pegar fogo? Para enfraquecer o governo vale até o golpisto? Essa extrema esquerda de m@ é mesmo a melhor aliada da Direita. Arre! 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Protestos...

Deixa o povo protestar, não importa se vai melar um evento de importância para o país. O Brasil precisa de protestos. A população quer melhores serviços públicos, governos de baixo nível, prefeituras sucateadas. O momento é agora.

E deixa de hipocrisia, nossos governantes e políticos vão aproveitar o evento da Copa e o povo fica na mão. E viajando de jatinho da FAB prá lá e prá cá.

Não sou contra o uso de veículos oficiais, mas para quem faz acontecer.

Seu voto: Nenhum (11 votos)

Não há duvidas que 2014 será

Não há duvidas que 2014 será um "atipico". Eleições e Copa do Mundo, juntas se servem para inumeras manipulações. A mídia vai faturar alto porque uma delas é a principal promotora. Alguém "espirrou" virará manchete. Então, nada como ir organizando "protestos" etc..etc.....pois a quantidade de protestos movimentará a "sensação" do eleitor. Pelo visto, teremos grandes confrontos, tal como os das torcidas organizadas. 

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Marco

  1. Lojistas relatam prejuízo com ida de multidão ao shopping Itaquera Dez mil jovens foram ao centro de compras; lojas fecharam mais cedo. Shoppings viram opção contra veto a reunião de funkeiros, diz jovem.

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Delcio do Carmo Lima
Delcio do Carmo Lima

MOTIVO DAS MANIFESTAÇÕES

Creio que, ao invés de já creditar à "grande imprensa" e as "elites", deveria colocar no seu cesto de respostas a continuidade e aprofundamento do Secular Banditismo de Estado Brasileiro, quem não está nem aí para os protestos desse ano. 

É improtante frisar que os frutos da corrupção caem exatamente nas mãos dessa "elite raivosa"?

Ou seriam ums robin woods os larápios?

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

"Quais movimentos sociais

"Quais movimentos sociais estão se organizando?":

Os de extrema direita.  NAO existe movimento organizado de protestos de esquerda ou extrema esquerda no continente inteirinho:  ordem dos Estados Unidos.  Portanto, so sobra a extrema direita.

"Vão protestar contra o quê, exatamente?":

O governo.

"Os comitês de mobilização estão sendo criados por quem?":

Politicos.

"Quem são seus líderes que estão percorrendo o Congresso em busca de apoio?":

Boa pergunta!  Ninguem viu, ninguem sabe...

Nao se engane a meu respeito:  se houvesse um escandalo de protesto e derrubasse a copa, eu nao choraria nem meia lagrima.  Mas esse nao eh o plano desses "protestos"... so o meu.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de André Lima
André Lima

A festa não é pra todos

Quem tá fora quer entrar, quem está dentro não quer sair.
Tudo resultado da construção de megaeventos, cuja maior responsável é a mídia que dá destaque descomunal ao que não deveria ter.
É carência cultural, culpa dos que só pensam a arte como retorno financeiro.
E por aí vai.
 

Seu voto: Nenhum

Os grandes eventos

Os grandes eventos internacionais têm sido acompanhados  de grandes manifestações populares. Tanto assim que o Brasil criou legislação específica para a copa. A Abin por sua vez já tinha alertado preventivamente: "Relatório da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), entregue em abril ao Governo do Distrito Federal (GDF), previa a possibilidade de haver manifestações, em Brasília, durante a Copa das Confederações, promovidas “grupos de pressão”.
http://www.ebc.com.br/esportes/2013/06/abin-alertou-gdf-sobre-manifestac...

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Não duvido que, na véspera de

Não duvido que, na véspera de cada jogo, o PIG noticie algo como: os organizadores dos protestos deverão se reunir nos seguintes locais e dali seguirem para tal(is) locais às tantas horas. Norteando os "ativistas" sobre como devem proceder. Nos locais apontados já estarão "jornalistas" à espera, talvez até com as matérias prontas.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Luiz C.Benevides

e o governo ?....

Com a palavra a Abin e a Polícia Federal....

Seu voto: Nenhum (5 votos)

pacoandrade

Na verdade a Abin e a PF não

Na verdade a Abin e a PF não tem que falar nada, Tem que fazer. Monitorar os grupos que se organizam nas redes sociais para promover protestos durante a Copa.

Se ficar claro que são apenas para protestar "contra os gastos da Copa", ou mesmo para aproveitar a visibildade e colocar suas agendas, as mais diversas, nas ruas, ok. Mas qualquer movimentação suspeita é preciso investigar.

Muita gente tem interesse em desestabilizar o país. É para ficar de olho nos Anonymous Brazil e o tal #changeBrazil. Isso sem contar a extrema-direita daqui mesmo que ficou assanhadinha quando teve audiência para seu show facista nessa tal jornada de junho 

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Juliano Santos

imagem de carlos_ribeiro
carlos_ribeiro

Não entendi,  do q vc está

Não entendi, 

do q vc está falando exatamente?

O q a polícia federal e a Abin deveriam estar fazendo nesse caso?

com a palavra, vc.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

sabotagem, por agentes externos...

Sabotagem planejada e financiada por agentes externos, em conluio com forças políticas golpistas,  com apoio e divulgação na mídia já encomendados,... danos ao patrimônio público,  incitação ao vandalismo para causar prejuízos ao comércio de rua e aos prestadores de serviço,...  tumultuar o ambiênte para afastar investimentos internacionais,... etc.. etc...

Na verdade, isso é uma ação orquestrada internacionalmente para patrocinar um golpe de estado... Os orgãos de segurança do governo brasileiro tem de levantar os contatos e agentes infiltrados que deverão deflagar as ações de sabotagem,...  e travar o movimento antes que ele começe...

 

Só...

 

fui...

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

pacoandrade

imagem de aliancaliberal
aliancaliberal

Ou seja, vão criar uma

Ou seja, vão criar uma policia politica tipo STASI para punir os opositores do governo, sei, ja vi esta história.

E a quem diga que a luta armada foi uma luta a favor da democracia.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

STASI ?...

Desde quando democracia é vandalizar quem quer trabalhar? ... desde quando democracia quer dizer destruir propriedade alheia?....  desde quando democracia é se aliar a estados com interesses nas riquezas do povo brasileiro,...  desde quando eu devo perder tempo em responder essas infelizes especulações?  pergunte a quem conhece história recente o que era a STASI...  Se tivéssemos uma polícia política nesse nível, caras que escrevem o tipo de bobagem que você escreveu, ... já estariam comendo capim pela raiz....

 

PS ...  se o Nelson Rodrigues fosse vivo,...  "passava fogo"   em você,....  depois ia comemorar com o Stanislau Ponte Preta...

Seu voto: Nenhum (1 voto)

pacoandrade

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.