Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Os deputados federais elegeram Rodrigo Maia (DEM-RJ) como o presidente da Câmara, nesta quinta-feira (02). Assumindo o mandato tampão com a queda de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e sua cassação no ano passado, a candidatura de Maia era impedida, antes, por ação do Supremo Tribunal Federal (STF), que liberou de última hora no noite desta quarta (01) pelo ministro Celso de Mello.
 
O resultado já era esperado. Maia foi reeleito por 293 votos, conferindo ao parlamentar um mandato de dois anos, até janeiro de 2019, e entrando para o primeiro da linha sucessória da Presidência da República. Assim como a vitória do peemedebista Eunício Oliveira no Senado, Temer garantiu um dos principais aliados também na Câmara até o fim de seu governo.
 
Nesta quarta (01), Celso de Mello liberava Maia para disputar a vaga nesta quinta, negando concessão de liminar, que questionava se o deputado do DEM poderia se recandidatar, uma vez que ocorre em uma mesma legislatura. 
 
Mello entendeu que a Constituição veda a reeleição neste caso, entretanto, não é explícita sobre mandatos-tampões, como é o que ocorre com Rodrigo Maia. Foi um despacho liberado pelo ministro, o que não impede que o Plenário do STF ainda julgue de forma distinta o caso.
 
Maia ainda terá desafios frente à Câmara, com um sinal de ruptura da base aliada governista para a disputa desta quarta. Além dele, tentaram o posto os deputados Jovair Arantes (PTB-GO), que obteve 105 votos, Júlio Delgado (PSB-MG), alcançando 28 votos, Jair Bolsonaro (PP-RJ), que teve 4 votos.
 
Além disso, foi travado no STF, em julgamento de sessão plenária nesta quarta, uma ação que questiona se um réu pode assumir a presidência da Câmara ou do Senado, por fazer parte da linha sucessória da Presidência da República. O ministro Gilmar Mendes pediu vista do caso, paralisando-o.
 
Maia é investigado por suspeitas de envolvimento no escândalo da Petrobras. Foi apelidado de “Botafogo”, como beneficiário de R$ 600 mil na delação da Odebrecht. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Depois de Justiça e
    Depois de Justiça e Caranguejo, assumem o comando do legislativo, Indio e Botafogo. Mantido o mesmo nível.
    As panelas jazem inertes nas cozinhas. Mudas.
    As camisas amarelas da Nike já exalam, nas gavetas, forte odor de naftalina.
    Não sei se por hipocrisia ou por vergonha, aqueles que trombeteavam passar o país a limpo já não saem mais às ruas. Acomodam-se em seus sofás, aguardando um chamado do JN, ou da Veja, ou da combativa FIESP.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador