Revista GGN

Assine

Rumo ao desconhecido, por André Singer

 
Sugerido por Mailson
 
Está na Folha a matéria de André Singer denominada Rumo ao desconhecido. Dê uma olhada.
 
Por André Singer
 
 
Da Folha de S. Paulo
 
Com a ascensão rápida de Marina Silva, confirmada pelo Datafolha e captada pelas pesquisas desta semana, teremos dois meses de alta indeterminação pela frente. As incógnitas que rondam a candidata, neste momento majoritária no segundo turno, tornarão volátil o cenário político e eleitoral até 26 de outubro. Relação com o agronegócio, programa social, base de apoio para governar, há muito em aberto na candidatura pessebista.
 
Ao comprometer-se com a independência do Banco Central (BC), Marina traçou o perfil macroeconômico de um possível governo do PSB. Teremos juros altos, recessão bem mais que técnica, corte de gastos públicos e desemprego. Mas como seria possível encaminhar os problemas da população que tem renda familiar mensal (RFM) entre 2 e 5 salários mínimos e mora em grandes centros urbanos, cujo apoio a ex-senadora precisa consolidar para
vencer?
 
 
De acordo com o Ibope, Marina detém 31% das intenções de votos nesse segmento, encontrando-se empatada tecnicamente com Dilma Rousseff (33%). Como a vantagem de Dilma é nítida entre os mais pobres –sobretudo os que recebem até 1 salário mínimo de RFM (46% contra 23% da candidata ambientalista)–, o fiador da possível eleição de Marina será o eleitor de baixa renda que já superou os problemas da sobrevivência imediata, mas continua
às voltas com grandes insatisfações.
 
A lógica eleitoral indica que Marina vai acentuar promessas, como a realizada no debate da Band (26/8), de destinar 10% da receita da União para a saúde. Ocorre que as referidas propostas são incompatíveis com a orientação sinalizada pela independência do BC. É certo que as campanhas adversárias vão apontar a contradição, ainda que isso cause algum problema de definição para elas próprias.
 
Outra via de ataque a Marina diz respeito à "nova política". A entrevista para o "Jornal Nacional" (27/8) deu o tom do que vem pela frente. A impossibilidade de explicar, ou condenar, o suposto caixa dois envolvido no avião em que Eduardo Campos viajava, deixou Marina com a resposta típica do que ela chama "velha política": por enquanto nada tenho a declarar e tudo será
investigado. Casos do gênero vão pipocar, pois a candidata está, e estará cada vez mais, aliada a políticos tradicionais.
 
Em que medida o eleitor prestará atenção e perceberá tais incongruências? Concluo, após duas décadas de estudos eleitorais, que, apesar de pouco informado, o cidadão médio capta o "cheiro" do que vem pela frente. O difícil é saber se, na hora H, preferirá correr o risco de decepcionar-se com Marina para tirar o PT do poder, ou se optará pela segurança da situação já conhecida, ainda que não animadora.
 
Média: 4.4 (14 votos)
59 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de janes salete
janes salete

Sabe por que o sarney não

Sabe por que o sarney não estará no governo de osmarina? Porque ele está se aposentando. Agora, era melhor ter sarney como apenas apoiador do governo(o pmdb sempre apoia qualquer governo, eleito ou ditador), do que levar para seu partido bouhausen, heraclito fortes e os demais coronéis que matavam o povo de fome e que o mesmo povo havia lhes chutado da política podre, extremamente corrupta que sempre fizeram parte, menos no governo do PT. Por isso, digo, o analfabetismo político é o pior analfabetismo que pode existir num país, porque esse tipo não vota consciente, é manipulado com facilidade e, com, isso, coloca democracias em risco. Sempre falo que o voto em senadores, deputados e vereadores, é centenas de vezes mais importante que para os cargs de presidente, governador e prefeito. Os analfabetos políticos não têm consciencia disso. Eles, na sua ignorância política, acham que o presidente é que decide, enquando os reais representantes da sociedade, são os congressistas. Enquanto as forças de representatividade no congresso forem tão desiguais(o capitalismo é a maior bancada(agronegócio e tais), o trabalhador sempre será o esquecido na feitura das leis. Com a derrota do único partido que representava o trabalhador(não sei como ficará a bancada de esquerda nesses eleições), vai ficar muito difícil, senão impossível, avanços para os empregados, os beneficiados vão ser, novamente, os capitalistas que deixarão as migalhas para os analfabetos políticos das classes média e baixa.

Seu voto: Nenhum

O clima de já ganhou ...

O clima de já ganhou está tomando conta dos anti-petistas.

A primeira frustração com Marina veio do Gunter, que viu algumas propostas progressistas de Marina voltarem atrás após alguns twites.

Temos um mês até o primeiro turno, e mais algum tempo até o segundo. Ainda tem muita água para rolar.

Lembrando que no município de São Paulo, Russomano despontava como o novo e por causa de uma proposta infeliz acabou caindo e Haddad lanterninha ganhando.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

O Alessandre estah nervoso

O Alessandre estah nervoso com as criticas dos petistas? Serah que petista soh pode apanhar para ele?

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Ques as forças maiores me livrem de linchar o devido processo legal

A campanha de marginalização da política

A campanha de marginalização da política ocorrida principalmente a partir do julgamento cinematográfico da AP-470 foi fundamental para a ascensão do nome de Marina. No citado julgamente, na ausência de provas, os juizes optaram por destacar os acordos políticos - normais e necessários a qualquer democracia - como sendo sinônimos de má conduta. Por conseguinte, nas manifestações de junho 2013 o que presenciamos foi a repulsa a qualquer um que se dispusesse a manifestar-se com cunho político. O resultado é o que estamos presenciando: a ascensão nas pesquisa de uma "destrambelhada" que não sabe o que diz e muito mais grave, não sabe exatamente o que fazer com o Brasil se eleita for. Oremos...

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de altamiro souza
altamiro souza

consulteri novament aqui a

consulteri novament aqui a lewi eleitoral e ainda não mudou. a eleição é em 5 de outubro, para os mais desejantes...

aliás, deveria ser feito um estudo sobre essa quetão do desejo.

escolho porque desejo ou

ou escolho porque racionalizei meu voto conforme meus interesses?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Feliz
Feliz

Que chororô infantil ! Parece

Que chororô infantil !

Parece uma Regina Duarte com outra cor.

Marina é hoje muito melhor preparada do que lula o era em 2002. Lulalá também montou um ministério de notáveis: Roberto Rodrigues, Furlan, Marina, Cristóvão, Gilberto Gil, Ciro Gomes, etc. Mas a ganância partidária foi expelindo um a um, e quase todos foram pra oposição. Nada mais natural. O tempo passa os interesses se modificam, e se conflitam. Mas JÁ DEU, NÉ?   

Se Marina montar uma coalisão de forças sem incluir PMDB e sem Collor, Sarney e essa podriqueira que se colou ao PT, já será uma grande evolução pro Brasil.

Agora torço para que na oposição o PT cresça e se não se comporte mais como aquele partido infantil que só pensava no seu umbigo, votando contra todas as idéias alheias. Até a Constituição o Lula não quiz assinar, mesmo tendo sido deputado constituinte. Era uma oposição anti-cívica.  Mas agora, com a experiência que adquiriram e com a "vontade" de melhorar o Brasil conforme pregam na campanha, não poderão se negar a colaborar com as boas idéias que virão.

Viva a democracia!   Renovação ainda é melhor remédio pra consertar os partidos políticos.

Seu voto: Nenhum
imagem de VILMAR Oliveira
VILMAR Oliveira

Governo sem o Sarney, mas não sem o PMDB

Pode até montar um governo sem o Sarney, até porque ele esta aposentado. Mas montará com o PMDB, que como todo partido, tem parlamentares bons e ruins. Montará com o Bonhausen e outras tralhas da política. A questão em jogo não é o PT, PSDB ou PSB, mas sim a quantidade de partidos existentes no sistema eleitoral que obriga, em nome da governabilidade, qualquer presidente a fazer acordos. De uma coisa eu tenho certeza: o PT= governa para ricos e pobres. O PSDB: somente para ricos E o PSB da Marina: Governará para quem? Essa é uma incerteza que tenho e diante de incertezas como essas não coloco o pais em risco: VOTO DILMA!

Seu voto: Nenhum
imagem de Antonio A. B. Neto
Antonio A. B. Neto

Não considero MS uma pessoa

Não considero MS uma pessoa maléfica ou ruim,  a discussão não se coloca no plano do ad hominem, e não acho que os que votam no PT estejam desqualificando de forma gratuita a candidata do PSB.

Estamos apenas vivendo um período de campanha eleitoral em que, por um evento de força maior, puramente fortuito, MS acabou sendo alçada à disputa presidencial e por ser uma pessoa sem qualquer experiência administrativa, que sequer faz parte de um partido político, já que ela mesma diz que vai criar uma tal de rede sustentabilidade, tem de ser confrontada no debate duro e necessário para dizer a que veio no seu projeto de governar um complexo e portenoso pais, continetal, com mais de 200 milhões de habitantes , com uma gama variada de desafios.

Assim , os insatisfeitos devem saber que não adianta reclamar da oposição dos eleitorres de esquerda, do PT , que entendem, com razão, que a eleição de MS será um retrocesso para o país, fato que salta aos olhos dada a fragilidade de sua base política, considerando que o PSB tem apenas 24 parlamentares no Congresso, mas principalmente do exame de suas propostas no campo econômico.

São propostas de caráter neoliberal, apontando para um ajuste no campo fiscal e monetário que não foi devidamente explicitado, dado seu discurso evasivo, inconsistente e neolinguístico. Teremos um choque de juros, mudança na política do salário mínimo, arrocho salarial dos servidores públicos, corte de gastos sociais, aumento de impostos, tudo para aumentar o superavit primário?  ora, há que se esclarecer estas questões, não existe milagres em economia, se haverá mudança, essa gente precisa esclarcer ao povo, querem governar com os bons, como dizem, mas desfiarão um saco de maldades?

E quando falo essa gente,me refiro ao entorno de MS, alguns, francamente, desenpenham bem o papel de raposas fazendo a vigilância do galinheiro, caso dessa Neca Setubal, herdeira do Itaú, verborrágica, loaquaz, já decretou a independência do BC, o reforço de políticas ortodoxas, e fala de outros temas, se comporta como um luminar da república, será apenas uma representante do seu bancão e do sistema financeiro para executar os interesses do grande capital financeiro.

Qual será a política industrial e de energia desse eventual governo, como conduzirão o pré-sal, que propostas têm para o sistema previdenciário, não sabemos nada desses nanicos, MS é uma incógnita completa e é um grande ponto de interrogação para as pessoas responsáveis e minimamente esclarecidas, mesmo na relação com Congresso não querem fazer coalizão, com vão governar então? Será a repetião do desastrado governo Collor?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de nilo walter
nilo walter

    " RUmo ao desconhecido "

 

 

" RUmo ao desconhecido " ?  Osmarina divulgou seu programa governo . A direita aplaude. Os idiotas votam .

 

Em MG são 18 mil cargos comissionados .

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Henrique - Outro
Henrique - Outro

Quem você quer para presidente

Dilma enfrentou o Barak Obama e a Marina abaixou a cabeça para o Malafaia.

Seu voto: Nenhum (18 votos)

Frases, frases... Quantas

Frases, frases...

Quantas divisões tem o Papa ?

Quantos votos tem o Barack Obama no Brasil ?

Pois é.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Manda a Dilma enfrentar o Malafaia sobre o aborto e causa LGBT

Para ver se ela enfrenta também rsrs.

Vai pular mais do que milho de pipoca rsrs.

Perto do Malafaia, Obama é besteira rsrs. Quem não iria enfrentá-lo, se fosse uma questão de interesse nacional, como no caso da espionagem?

A questão é enfrentar os valores religiosos de Malafaia. Dilma enfrenta? Comece pelo aborto...

Se bem que o Brasil não se mostrou receptivo ao pedido de asilo de Snowden. Ao contrário, não fez qualquer esforço para acatar o pedido. Ignorou, deu uma de "João sem braço".

Seu voto: Nenhum (9 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

Porém

Porém, o discurso do 'novo' vem de Marina.

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de rodrigo321
rodrigo321

para aqueles assustados'

para aqueles assustados' democracia eh 50 mais um, nao duvidem da massa silenciosa, dvidem das pesquisas... ... lembre se eh 50 mais um....

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de crisbr
crisbr

Marina é uma incognita mas

Marina é uma incognita mas seu possível governo deve ser mais parecido com o PSDB ou até ser mais conservador pois o PPS de sua coligação é um partido extremamente conservador quase um DEM. Cabe ao PT, PC do B e Talvez PDT fazer uma oposição qualificada pois o Brasil precisará muito disso  nos próximos anos.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Doze anos de política  

Doze anos de política   social é uma insignificância  comparada ao que o país foi sub  metido ao longo de mais de século  de república fundada sob golpe militar. Os anos trinta são ilustrativos  da batalha que se  travou entre o avanço e o atraso.

Os partidários  da  "revolução constitucionalista de 32",são os mesmos  que por trás e  acima de Marina,movimentam-lhe os cordéis. Basta  analisar   São Paulo,é uma bela  e consistente amostra  do país que  querem para si. Observem Alkmin ou mesmo Serra,parecem saídos de uma mesma  forma.A  condução ,  entregue aos de sempre.FIesp,FEBRABAN, Conselhos e Sindicatos corporativos. Essa é  a republica sindicalista desejada pela direita.Marina pode ser a realizadora dos  sonhos da claque dos Jardins,se frustrada nos seu ambicioso projeto poderá  continuar a ser a conferencista mais bem paga do país...

Seu voto: Nenhum (2 votos)

snaporaz

Doze anos de política  

Doze anos de política   social é uma insignificância  comparada ao que o país foi sub  metido ao longo de mais de século  de república fundada sob golpe militar. Os anos trinta são ilustrativos  da batalha que se  travou entre o avanço e o atraso.

Os partidários  da  "revolução constitucionalista de 32",são os mesmos  que por trás e  acima de Marina,movimentam-lhe os cordéis. Basta  analisar   São Paulo,é uma bela  e consistente amostra  do país que  querem para si. Observem Alkmin ou mesmo Serra,parecem saídos de uma mesma  forma.A  condução ,  entregue aos de sempre.FIesp,FEBRABAN, Conselhos e Sindicatos corporativos. Essa é  a republica sindicalista desejada pela direita.Marina pode ser a realizadora dos  sonhos da claque dos Jardins,se frustrada nos seu ambicioso projeto poderá  continuar a ser a conferencista mais bem paga do país...

Seu voto: Nenhum (1 voto)

snaporaz

imagem de MOREIRA
MOREIRA

Petista histórico, o André e

Petista histórico, o André e outros do consórcio dilmista já estão jogando a toalha e fazendo a futurologia do governo Marina.

O grande desastre será sim para os 22.000 comissionados que mamam nos cargos sem concurso em Brasília e que em janeiro de 2015 estarão desempregados.

Para além do pavor desta gente que vive às custas do lulo-petismo, o país seguirá seu caminho e não haverá nenhum desastre.

Foi assim com o Lula em 2002  e assim será com Marina agora: alternância do poder é fundamental!

Este fim de semana dei um rolê num campo de várzea, na periferia de grande cidade, aonde apito jogos e antes de entrar em campo perguntei prá rapaziada em quem iriam votar.

O interessante foi a unanimidade da rapaziada em afirmar que TODOS votariam na Marina.

E não são a decantada elite branca satanizada pelo lulo-petismo, TODOS são oriundos da chamada Classe C, moçada de 18 até 40 anos, gente que afirmou não aguentar mais  PSDB e PT. É o esgotamento de um binômio...

O goleiro de um dos times, inclusive, é candidato a estadual pelo PMDB mas pede votos descaradamente para Marina!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de jorge  paula
jorge paula

Este fim de semana dei um

Este fim de semana dei um rolê num campo de várzea, na periferia de grande cidade, aonde apito jogos e antes de entrar em campo perguntei prá rapaziada em quem iriam votar.Conversa pra boi dormir!!! Pude observar o contrario, quando alguem fala que vai votar na Marina é logo contestado e o cara fica sem ação,pode apostar a candidatura da Marina começa a entrar em queda livre.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

"Este fim de semana dei um

"Este fim de semana dei um rolê num campo de várzea, na periferia de grande cidade, aonde apito jogos e antes de entrar em campo perguntei prá rapaziada em quem iriam votar. O interessante foi a unanimidade da rapaziada em afirmar que TODOS votariam na Marina."

Toda unanimidade é burra, alguém disse isso. Enfim, em tempos de faceburro, o negócio é ser KIT. Ano que vem basta  tuitar #euerafelizenaosabia e tudo se resolve.

Seu voto: Nenhum (13 votos)

A fé de Marina está nos poderosos banqueiros e empresários.

Foto

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Demarchi

Em 2015, o Governo Dilma vai mostrar mais ainda

O sucesso de suas políticas, de seus projetos, de seus programas, de suas obras, que estarão dando frutos.  A implantação e realização disso tudo leva um tempo para apresentar resultados. Só não vê quem não quer, ou quem nao busca as informações fora da grande mídia raivosa e desonesta, que tudo omite e distorce.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Demarchi

Terrorismo puro e simples

Nada disso. Apenas um raciocínio meio espírita do Andre Singer. Com seus poderes paranormais antecipa com absolouta precisão os passos da proxima gestão. Implicitamente joga a toalha e admite que a vaca foi pro brejo.

Seu voto: Nenhum (13 votos)
imagem de Nelsonz
Nelsonz

O Argolo é o que meu chará

O Argolo é o que meu chará Nelson Rodirgues poderia idnetificar como um"cretino fundamental". Textos hiperbólicos cheios de rodeios e pra quê, falar mal do PT. Só isto, ele não gosta do PT  e pior de PTISTAS. Mas, meu chará também dizia que há um tempo em que até os idiotas perdem a modéstia.

Seu voto: Nenhum (12 votos)

This comment has been deleted.

Seu voto: Nenhum

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

Caro Argolo,

sem querer ser sua professora, permita-me:

- outro dia você "limou" um comentarista por erro na escrita, hoje, sou eu que aponto um "errinho" seu:

"Querer está certo simplesmente dizendo que o outro está errado, (...)"

na frase, deveria estar grafado: estar .

Observo que você escreve bem... algumas vezes a gente "se equivoca" quanto ao "português".

Só para lembrar que, aqui, o debate será apenas em favor ou contra idéias e/ou matérias postadas.

Um abraço!

Seu voto: Nenhum (7 votos)

"A neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes" (Khalil Gibran – 1883-1931).

Corrigi o post num comentário abaixo porque havia duas postagens

Eu tinha detectado o erro (era caso de locução verbal). Mas são tantos os comentários que eu tenho que responder ao mesmo tempo que às vezes não dá para corrigir eventuais erros. E depois que surge uma resposta, não dá mais para editar o comentário

Seu voto: Nenhum (3 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

imagem de Nelsonz
Nelsonz

O Argolo é o que meu chará

O Argolo é o que meu chará Nelson Rodirgues poderia idnetificar como um"cretino fundamental". Textos hiperbólicos cheios de rodeios e pra quê, falar mal do PT. Só isto, ele não gosta do PT  e pior de PTISTAS. Mas, meu chará também dizia que há um tempo em que até os idiotas perdem a modéstia.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Errado

Eu não gosto é da postura de algumas pessoas, como você parece ser, que vivem de distorcer os fatos e atacar quem critica o PT ou se coloca democraticamente como uma alternativa.

Aí eu desço o sarrafo mesmo, sem dó nem piedade. Não tenho compromisso com safadeza nem picaretagem. Não sou idiota para fazer isso. Querer estar certo simplesmente dizendo que o outro está errado, afirmando-se senhor da melhor política para o país, de forma desfundamentada, é vigarice política. Tem que demonstrar exatamente por que tem as melhores propostas, de forma racional, justificando e explicando suas opções e escolhas. É assim que funciona numa democracia. Tem que descer do pedestal e se colocar no mesmo patamar das demais pessoas. O contrário não funciona nem engana ou intimida alguém com um pouco de senso crítico, coisa que idiotas não têm, mas eu tenho.

Sou completamente independente, livre, opino dentro da minha consciência. Não tenho compromisso com ninguém que esteja no poder, não devo favores a ninguém que está no poder. Quem acha ruim, não posso fazer muita coisa, a não ser dizer que isso para mim nada significa.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

Quem tem apoio e simpatia do PiG...

... não presta.

A direita quer o retrocesso político, social e econômico para perpetuar seus privilégios. 

marina é o instrumento do atraso.

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de MOREIRA
MOREIRA

A população cansou-se dos 20

A população cansou-se dos 20 anos de PT-PSDB, então é bye-bye Dilma

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de Bruno Cabral
Bruno Cabral

Pior dos mundos

O pessoal do PSDB que eu conheço já está todo marinando, doidos para apear o PT do poder. Seria risível se não fosse trágico, embarcar numa aventura "estilo Collor" por puro despeito, já que tiveram a chance de governar e fizeram a meleca que fizeram, e que querem agora repetir.

Só não sei se aguentamos 4 anos de Marina para uma volta triunfal de Lula em 2018 "já consertei uma vez, conserto de novo".

Seu voto: Nenhum (8 votos)

eu não consigo..

eu não consigo me divertir com o retrocesso das conquistas, principalmente para os de baisco da pirâmide, e muito menos em ver uma candidata aventureira que deseduca e confunde a sociedade com seu vazio e primitivismo levar o País a repetir momentos nefastos de sua História..não sou sádico..

Seu voto: Nenhum (15 votos)

Eu me divirto com o desepero de quem acha que é dono do poder

E não é. Eleição é isso aí mesmo. Qualquer um pode ganhar, dependendo. E quem decide é o povo. O país não vai se acabar se Dilma perder. E sempre existe a possibilidade do governo Marina ser melhor do que todos os outros governos do PT juntos. Ser duvidoso não quer dizer que será necessariamente pior.

Os desesperados se desesperam é com a perda do poder e não porque vai ser ruim, porque ruim, de certo modo, já está e não existe desespero, já que se mantém no poder e eles vendem muita distorção dos fatos e acreditam numa falsa perfeição do Governo, como até André Singer, que já foi do Governo Lula, reconhece no texto acima quando diz que a situação não é animadora. A adesão desesperada à ideia de proteger a permanência do PT no poder a todo custo reside numa postura de fé na Igreja do partido.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

Nossa!

quanta arrogância!

Seu voto: Nenhum (15 votos)

O eleitor não vai trocar o certo precário pelo duvidoso...

...que pode ser pior ainda. Mas eu não deixo de me divertir com o desespero dos eleitores governistas/petistas de Dilma com a possível derrota de sua candidata.

Só em ver isso já valeu essas eleições. É uma comédia. LOL.

Seu voto: Nenhum (23 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

imagem de zé lima
zé lima

Não é só você...

Não é só você que demonstra enorme satisfação com a possibilidade de uma elisão do atual governo petista, aliás, conforme afirma, taxativamente, diverte-se com tal possibilidade.

Há, inegavelmente, milhões de tipos iguais a você, formando um só bloco ou, digamos, uma só torcida, contra os avanços sociais que estão sendo, ou que já foram implementados no Brasil, nos últimos anos.

Não há, porém, que se levar a sério esses mantras idiotas, repetidos à exaustão, e supostamente, eivados de parêmias de cunho moralista, num suposto combate à prática da corrupção.

Existe tão somente um grande despeito/rancor/inveja, e de certa forma, vultoso preconceito em relação ao único Partido político que tem realizado muito em prol dos menos favorecidos, desde o desembarque de Cabral, nessas plagas tupiniquins.

O resto, são platitudes!  

  

 

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Antes de mais nada, favor voltar aos bancos escolares

E aprender a ler o que está escrito.

Não sei de onde você retirou isso aqui:

"Não é só você que demonstra enorme satisfação com a possibilidade de uma elisão do atual governo petista, aliás, conforme afirma, taxativamente, diverte-se com tal possibilidade."

Hehehehe, analfabetismo funcional, é? Não ensinaram você a interpretar textos na infância?

Porque eu fui muito claro no que eu escrevi. Disse que me divertia com o DESESPERO dos eleitores governistas/petistas de Dilma com a possível derrota de sua candidata.

Se divertir com o desespero dos eleitores de Dilma é diferente de se divertir com a possibilidade do PT perder a eleição. Isso, a derrota do PT, para mim, é indiferente. Não vai afetar minha vida em nada. Nem a do país, como os desesperados dizem. O Brasil consegue tranquilamente tocar a vida para frente sem o PT. O PT não é imprescindível, não é necessário. Nenhum partido ou político é.

Quem decide é o povo. E se o povo não quiser mais o PT, restará se conformar com isso, coisa que os desesperados terão dificuldades de aceitar e é isso que é engraçado hahaha. Vai ser um chororô só.

O pior é esse discurso terrorista chinfrim, que acha que vai ganhar ameaçando e esculhambando as pessoas que pensem em votar na Marina, como se Marina fosse alguma entidade bizarra e/ou maléfica para o paÍs. Coisa mais ridícula. Marina é um ser humano que decidiu se candidatar e merece respeito, dentro de uma visão democrática sobre as coisas.

Ah, mas esse é justamente o problema: vocês desesperados não sabem o que é isso, democracia.

É por essas e por outras que vocês desesperados são tão toscos e merecem ser objeto de piadas mesmo.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

imagem de zé lima
zé lima

A emenda...

A emenda saiu pior que o soneto.

A sua pseudoargumentação, arrogante e tola, só firma a convicção de que relinchos não são especificidade, apenas, dos quadrúpedes.

Qualquer pessoa que lê os seus insultos, pode e deve inferir que para você e os seus iguais, a derrota do Partido dos Trabalhadores, ou de Dilma, são a mesma coisa, ou, ainda, quem vota em Dilma ou no PT, também.

Quanto ao anafabetismo funcional, sendo tal avaliação proferida por você, serve-me de elogio.

Só não me agradaria mesmo, receber elogios vindos da sua parte, pois os mesmos, certamente, não seriam nem um pouco, airosos.

 

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Zé Lima, analfabetismo funcional é burrice

Você sabia disso?

Como alguém que não consegue entender um texto tão claro como aquele pode posar como conhecedor de política?

Não pode, é claro. Fake burro rsrsrs

Seu voto: Nenhum (6 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

imagem de zé lima
zé lima

Elogio duplo...

 Quadrúpede emitir relinchos, rotulando outrem de burro só ocorre em fábulas.

No que concerne ao analfabetismo funcional, pelo que se pode inferir, você é que padece de tal problema, sendo assim, vou desenhar, gramaticalmente.

Ser rotulado de burro por um quadrúpede, soa-me como elogio, apesar, do incômodo nivelamento à sua espécie, pois, isso sim, desagrada-me, deveras!

 

Seu voto: Nenhum
imagem de felisdonio XXI
felisdonio XXI

Nos bancos escolares mais

Nos bancos escolares mais avançados se aprende que um político assume qualidades diferentes das de um mero ser humano. E, neste caso, a Marina se apresenta sim como um ser bizarro e malefico. Cuidado ao achar que só você sabe ler.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

O que fazem hoje com Marina fariam com qualquer outra pessoa

As qualidades que o ser humano apresenta enquanto político estão sujeitas a críticas, normalmente. Isso é muito diferente da tática da demonização rasteira e desfundamentada contra os adversários usada pelos desesperados que apoiam Dilma.

Eles defendem a ideia de que Marina é uma entidade bizarra e maléfica simplesmente porque ela ameaça a reeleição de Dilma. Não por outro motivo. E seria assim com qualquer um que se colocasse no lugar hoje ocupado por Marina. Tanto isso é verdade que a atual artilharia se voltava antes contra Eduardo Campos, com variações (por exemplo, não poderiam explorar a questão evangélica). Ele morreu e agora se voltam contra Marina. Ou seja, o problema não é Marina exatamente, mas sim quem estiver do lado oposto ao do PT. Isso é tão verdadeiro que até ex-quadros históricos do PT como Marina passaram a ser considerados maléficos e bizarros apenas e tão-somente quando passaram a fazer oposição ao governo. Se amanhã ou depois Dirceu sair do PT e fizer oposição, sua sorte será a mesma e muitos dos que o defenderam apaixonadamente das acusações do mensalão irão ignorar isso. Isso aconteceu com todos os que saíram do PT. Todos, sem exceção. Cristovam Buarque, Heloísa Helena, Chico Alencar, Marina Silva, Maurício Rands, Plínio de Arruda Sampaio, etc, foram e são também alvos desse estilo de fazer política.

Só o PT é bom. Todo o resto que concorra com o partido é maléfico e bizarro. Não há qualquer fundamento ou justificativa racional nisso. É uma mera questão de manter-se no poder via demonização do adversário.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

imagem de DUDE
DUDE

QUEM É O ADVERSÁRIO?

Ora, Alessandre, você é inteligente. O adversário do povo são, sempre foram, os rentistas, que nada produzem, são intermediários do dinheiro e que fazem deste serviço fortunas incalculáveis.

Assim, hoje, Marina, ao lado dos banqueiros, passou a ser a imagem dos banqueiros, de charuto e tudo, que irão desgraçar, como já desgraçaram e muito no passado, a vida de nosso povo.

Nem o PSDB ousou tanto, no sentido de conceder ao BC a independência total. Estão dando à raposa o direito de tratar do galinheiro. E vocé é uma pessoa de excelente expressar e não pode não estar enxergando isto.

Meu apoio sempre foi em benefício do Brasil. Não sou petista e nem tenho participado há mais de 40 anos de partido algum. Mas sei quem está ao lado do povo e quem está lutando apenas por interesses privados.

Com certeza, a grande maioria dos comentaristas de textos aqui no Nassif não pensam em partido, mas, sim, em ver no poder que irá continuar lutando pela melhoria das condições de vida e desenvolvimento do nosso povo.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Você é uma chato, sempre quer

Você é uma chato, sempre quer dar a última palavra. Eduardo Azeredo.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de felisdonio XXI
felisdonio XXI

Nao penso assim. Considero

Nao penso assim. Considero Marina bizarra e malefica pelas propostas e aliancas que defende.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Claro, não são as proposta do PT e nem é aliada do PT

Não é mesmo? Cara, não adianta fugir disso.

Todos os que saíram do PT passam a ser criticados com a mesma virulência que hoje Marina é criticada (já era criticada desde que saiu do PT, em 2009, salvo engano). Não existe tolerância democrática e o debate não é racional. É disso aí, maléfico e bizarro, para coisa pior. Se é que existe coisa pior.

Exemplos não faltam para provar o meu ponto. Citei vários ex-quadros históricos do PT que passaram a ser demonizados depois que passaram para a oposição. Não há exceção. É uma regra geral sem exceção que se conheça.

Heloísa Helena, Cristovam Buarque, Chico Alencar, Maurício Rands, todos exemplos do que eu falo. São pessoas que passaram a ser maléficas e bizarras quando saíram do PT.

Não estou dizendo aqui que não se deva discordar, criticar etc. Claro que não. O PT tem todo o direito de fazer isso. A questão é a forma como isso vem sendo feito. Não considero que o PT aja de forma correta em muitos casos de críticas a sua política. Sempre tende a uma demonização anti-democrática, de sufocar a pluralidade política.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

Seu argumento é falso e você

Seu argumento é falso e você sabe disso.

Foi neste Blog e, digo com certeza, pela maioria dos comentaristas que votam no PT que a LUIZA ERUNDINA, do PSB, foi INCONDICIONALMENTE APOIADA quando foi condenada pela justiça e teve que pagar indenização aos cofres públicos. Esses comentaristas que, diz você, execram qualquer um que tenha saído do PT, ajudaram a Erundina a pagar a indenização, eu inclusive.

Quem apoiou a Erundina à época e agora não apoia a Marina (e por tabela nem a Erunda) tem discernimento, só isso.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Meu argumento é verdadeiro e eu sei disso

O exemplo de suposto apoio a Erundina quando ela foi condenada não muda nada do que eu disse a respeito do perfil dos eleitores desesperados com uma eventual vitória de Marina. Significa apenas que supostamente algumas pessoas do PT, por questões pessoais, ajudaram-na, sem que isso signifique que quem fique contra o PT não sofra os ataques a que eu me referi antes, ataques estes que se referem especificamente ao desespero que tomou conta de uma maciça parcela do eleitorado de Dilma, justamente a mais comprometida com o partido, que representa a cultura institucional do PT.

No máximo, o teu exemplo significa que algumas pessoas gostam da Erundina ou ela, na época, ainda não estava queimada com a militância do PT como deve estar hoje, pois ela inclusive está totalmente engajada na campanha de Marina.

Logo, se Marina é bizarra ou maléfica para o país, Erundina também é, pela lógica dos desesperados com uma eventual derrota de Dilma para Marina.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

imagem de zé lima
zé lima

Não é só você...

Não é só você que demonstra enorme satisfação com a possibilidade de uma elisão do atual governo petista, aliás, conforme afirma, taxativamente, diverte-se com tal possibilidade.

Há, inegavelmente, milhões de tipos iguais a você, formando um só bloco ou, digamos, uma só torcida, contra os avanços sociais que estão sendo, ou que já foram implementados no Brasil, nos últimos anos.

Não há, porém, que se levar a sério esses mantras idiotas, repetidos à exaustão, e supostamente, eivados de parêmias de cunho moralista, num suposto combate à prática da corrupção.

Existe tão somente um grande despeito/rancor/inveja, e de certa forma, vultoso preconceito em relação ao único Partido político que tem realizado muito em prol dos menos favorecidos, desde o desembarque de Cabral, nessas plagas tupiniquins.

O resto, são platitudes!  

  

 

 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.