Rússia e Turquia não utilizarão o dólar nos pagamentos recíprocos

Turquia, Russia ,comercio, dolar

Enviado por Gão

Do Voz da Rússia

Rússia e Turquia renunciam ao dólar

Moscou e Ancara decidiram passar para rublos e liras turcas nos pagamentos recíprocos, comunicaram os chefes dos departamentos econômicos da Rússia e Turquia, Alexei Ulyukaev e Nihat Zeybekci, após o “encontro empresarial” dos G20 na Austrália.

Na opinião de peritos, uma das razões do afastamento do dólar é a posição da administração dos EUA, ou seja suas decisões imprevisíveis de introduzir sanções unilaterais contra participantes do mercado internacional.

O chefe da cátedra de relações internacionais da Universidade de Ufuk em Ancara, doutor em ciências políticas e professor Oya Akgonenc Mugisuddin compartilhou com a Voz da Rússia sua opinião sobre a influência de tais sanções unilaterais na situação no mundo:

Mugisuddin: As sanções são um instrumento jurídico internacional teoricamente admissível nas relações entre os Estados. Mas sua aplicação é admitida por uma série de condições. É necessário argumentá-las nitidamente. Por quem, contra quem e que sanções serão declaradas? À base de que e com que objetivo?

Em outras palavras, devemos falar em cada caso concreto não apenas das próprias sanções, mas também da competência do árbitro que autorizou sua aplicação. A tensão em todo o sistema das relações internacionais está crescendo imediatamente no caso da declaração arbitrária unilateral das sanções. A ordem mundial torna-se mais vulnerável, estruturas econômicas são sujeitas à pressão. O ambiente negativo universal não pode deixar de atingir em resultado os interesses do autor das sanções.

Voz da Rússia: Pelo visto, muitos países europeus recusaram-se por esta causa de aplicar sanções contra a Rússia?

Mugisuddin: Sem dúvida! No processo de tomada de resoluções na área da política externa, cada país considera em primeiro lugar seus próprios interesses. Inicialmente, Bruxelas havia apoiado as sanções americanas contra a Rússia, mas, posteriormente, renunciou a elas, porque essas sanções contrariaram abertamente os interesses dos países da UE.

Os europeus são ligados à Rússia por relações econômicas, políticas e históricas profundas. Destaque-se que não teve o último papel nisso a crescente desconfiança em relação aos americanos que estão vigiando constantemente seus parceiros europeus. Além disso, a América exige que os europeus lhe sejam subordinados incondicionalmente, inclusive em relação às sanções. Tal atitude irrita os países da União Europeia.

Voz da Rússia: No contexto da política de sanções imprevisível dos EUA, cada vez mais países preferem utilizar moedas nacionais em seus pagamentos recíprocos. A Turquia não é uma exceção. Isso foi declarado pelo ministro da Economia, Nihat Zeybekci, que propôs usar rublos e liras turcas em pagamentos russo-turcos. Como o Sr. avalia tal perspetiva?

Mugisuddin: Ultimamente, o mundo sobreviveu a uma série de crises financeiro-econômicas que atingiram tanto os EUA, como os países europeus. Esses acontecimentos tornaram-se possíveis inclusive em resultado da ineficiência das existentes instituições financeiras internacionais e da utilização da divisa única no comércio externo. Não todos os países têm uma economia igualmente potente e dispõem de sua própria moeda forte. A ligação à única divisa encerra consequências nefastas. Bastaria mencionar os problemas com que periodicamente deparavam vários países europeus só porque eles se juntaram da zona do euro.

A crise, contudo, contornou a Turquia em primeiro lugar porque o nosso país não faz parte da UE e não utiliza o euro no comércio externo. A Turquia ganhou em resultado da utilização da moeda nacional nas suas transações econômico-comerciais com vizinhos, inclusive com a Rússia, e agora tenta fixar esse mecanismo de pagamentos recíprocos. Não pode haver nada de mais natural. Hoje, para nós é vantajoso utilizar as divisas nacionais e não depender do dólar ou do euro.

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E um terreno perigoso essa

    E um terreno perigoso essa fuga de eventuais sançoes

    A esquerda obviamente acha lindo, claro…rs

    O problema é que a falta de instrumentos de coação desse tipo irão garantir ( se isso tornar-se uma realidade ) uma serie de aventuras golpistas dos mais variados aspectos ideologicos ou religiosos ou de grupos politicos ladroes mesmo.

    Isso me lembra a euforia da esquerdalha quando o STF ( em  prenuncio claro do que estava por vir rs ) aceitou definir politica publica com base em raça, criterio politico sem lastro nenhum e jogou na lata do lixo a constituiçao do Pais.

    Na ocasiao a galera aqui apoiou essa AVENTURA juridica por parte dos membros do STF e teve um colega ( que ja tem um tempo que nao vejo ) que formulou uma frase de absoluta insanidade que dizia o seguinte: – É o STF fazendo direito para ” ALEM DOS TERMOS JURIDICOS” !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! rs

    Depois todos testemunhamos onde acaba as coisas quando o poder judiciario começa a querer reinventar a roda, o mesmo serve para coisas como essa.

    A Russia esta na dela né? rs

     

    1. Bem, o texto se refere a

      Bem, o texto se refere a sanções UNILATERAIS, especialmente adotadas pelos EEUU.

      Se vc se dispor a explicar como “falta de instrumentos de coação desse tipo irão garantir ( se isso tornar-se uma realidade ) uma serie de aventuras golpistas…”, engrandecerá o debate.

      Ou vc acha que os EEUU devem ser mesmo a polícia do planeta?

      1. Roteiro conhecido

        Por padrão, a direita costuma acusar a esquerda de fazer, ou tentar fazer, o que estão habituados a praticar impunemente.

        Na verdade, são os “instrumentos de coação deste tipo”, que garantem toda a sorte de aventuras golpistas do impérialismo norte-americano.

        Conhece o roteiro desta novela? Nossa direita copia direitinho…

         

        Oscar Müller

         

    2. Antes (desapareceu porque?) …

      … tinhamos um comentarista direitoso, o Aliança Liberal, que além das suas maluquices “entregava” alguns artigos do instituto neo-liberal (Mises?)… artigos bastante interessantes não só pelo conhecimento das idéias (??) do tal instituto mas também pela discusão que geravam.

       

      Hoje só restam por aqui – vindo da direitosa – esses lixos.

  2.  
    Lá em casa tinha um

     

    Lá em casa tinha um bigorrilho
    Bigorrilho fazia mingau
    Bigorrilho foi quem que me ensinou
    A tirar o cavaco do pau

    Trepa Antônio
    Siri tá no pau
    Eu também sei tirar
    O cavaco do pau

    Dona Dadá
    Dona Didi
    Seu marido entrou aâ!

    Ele tem que sair.
    Ele tem que sair. Lá em casa…

    Orlando.

    Oferece esta belíssima página musical, Bigorrilho de Jorge Veiga, para deleite dos amigos “direitosos” do Blog. Amém

     

     

  3. O que é ser de esquerda? Se,

    O que é ser de esquerda? Se, ser de esquerda, é se preocupar com as pessoas que tem necessidade, eu sou de esquerda. Se, ser de esquerda, é se preocupar que todos sejam felizes, inclusive os homosexuais, eu sou de esquerda. Se, ser de esquerda, é desejar a igualdade racial, eu sou de esquerda. Agora, o texto não tem nenhuma conotação ideológica. O texto fala do comércio entre duas nações independentes, que estão comercializando em suas moedas locais. O que é direito delas e deveria ser seguido por muitas. Algumas nações que tentaram fugir da moeda americana foram duramente golpeadas pelos EUA.

    Acredito que de tudo possamos tirar algum proveito. E até do comentário do leonidas. Não pelo comentário em si, que foi patético. Mas pelo fato dele ter deixado de ler hoje a revista veja para ler o Nassif. Continue assim, as poucos e com os fatos apresentados pelos que vc chama de “esquerdalha” a sua posição vai mudar. 

    1. Esquerda , para tipos como o

      Esquerda , para tipos como o Leonidas, pode ser definido como: “Tudo que não sirva aos interesses do EUA”…Não servir os interesses estadunidenses, sendo simplesmente independente, para esta gente, isto já é ser de esquerda…

      E se alguém, ou algo, se opor ativamente aos interesses imperiais yankees, aí é classsificado como “comunista”, ou terroista, ou fanático…

    2. Isso mesmo! Nós, e uma boa

      Isso mesmo! Nós, e uma boa parte das pessoas, acreditamos na inteligência humana e que ela acaba prevalecendo sobre a estupidez das paixões.

  4. Daqui como se vê que a

    Daqui como se vê que a utilização de moedas nacionais em pagamentos recíprocos, devido a crise manifestada nos fundamentos do capitalismo e, ainda, com o bloqueio de parceiros sobre o modo de entender as próprias questões do império da moeda americana, nos leva à conclusão de que no “domínio da matemática” é possível permanecer com “valores reais” no sentido seguro da coerência, e fazê-los aparecer de agora em diante para a construção puramente formal de qualquer coisa objetiva, concreta e evidente entre as nações.  

  5. O comerciante Abdullah de

    O comerciante Abdullah de Istambul vende tamaras para a Russia, recebe em rublos mas ele compra laptops nos EUA, vai pagar com rublos? O expotador de laptops só aceita dollares, como ele faz? Vai ao banco com os rublos e troca por dolares, pagando os custos nada módicos dessa transação.

    Não existe no MUNDO REAL comercio com moedas não conversiveis. Brasil e Argentina tem esse mesmo acordo HÁ 16 ANOS e comercio entre Brasil e Argentina é 96% em dolares e 4% em moedas nacionais, pela mesma razão, quem exporta do Brasil para a Argentina no dia seguinte compra máquinas na Aelemanha, onde não aceitam pesos argentinos.

      1. O pior é que o Monumento

        O pior é que o Monumento intelectual do Blog (segundo o Nassif) ainda acha que os laptops são fabricados nos EUA, acorda Alice eles são fabricados na China.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador