Rússia está pronta para “formar Estado-Maior comum”, diz embaixador

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Da Agência Brasil

A Rússia está pronta a “formar um Estado-Maior comum” contra o grupo Estado Islâmico, incluindo a França, os Estados Unidos e a Turquia, apesar da tensão entre Ancara e Moscou, afirmou hoje (25) o embaixador russo em Paris, Alexander Orlov.

“Estamos prontos para todas as formas de planejamento conjunto sobre as posições do Daech (nome árabe do Estado islâmico) e para constituir um Estado-Maior comum com a França, com a América e com todos os países que quiserem entrar nessa coligação”, disse Orlov à Rádio francesa Europe1, acrescentando que se os turcos quiserem “também são bem-vindos”.

Segundo o embaixador, apesar da crescente tensão depois de a Turquia ter derrubado um avião militar russo nessa terça-feira, se os turcos quiserem poderão entrar na coligação.

Após as conversações na Casa Branca entre os presidente François Hollande e Barack Obama na terça-feira, o presidente dos Estados Unidos disse que seria “extremamente útil” se a Rússia trabalhasse em parceria com o seu país e outros para pôr fim à guerra na Síria.

Obama alertou, no entanto, que as forças norte-americanas só podem trabalhar com a Rússia se concentrarem os seus bombardeios na Síria, nos jihadistas do Estado Islâmico e não em outros grupos rebeldes que se opõem ao aliado de Moscou, o presidente sírio, Bashar Al Assad.

Até que não haja uma “mudança estratégica” por parte de Vladimir Putin, a cooperação será “muito difícil”, acrescentou Obama.

O presidente francês, François Hollande, amplia nesta semana os contatos de alto nível, devendo reunir-se com Putin amanhã (26), para tentar formar uma “grande coligação” contra o Estado Islâmico, grupo que reivindicou os ataques de 13 de novembro em Paris, que deixaram 130 mortos e 350 feridos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. OLHA  SO O PAPO  DOS  EUA,

    OLHA  SO O PAPO  DOS  EUA, quer que  a  Russia  fique  sob  seu comando   atacando  um certo  grupo mais  o  grupo que  eles  armam  querem que a  RUSSIA  nao  ataque. Para a  Russia  todos  sao  inimigos  e  devem  ser  exterminados  ou deixar  definitivamente a  Siria.  Nao dá  para confiar  nesse  ou naquele  grupo   todos  sao   terroristas  principalmente  os  que  sao  armados  pelos  EUA.  

    Por  outro lado os  EUA  vem  com o papo furado  de  pedir que a  Russia  os  ajude  a  acabar com o EI,  a  Russia  ja vem fazendo isso  e  nao precisa  ajudar  os  EUA   que   quer  se sair como  o  todo  poderoso,  fazer exatamente o que  fez na  segunda  guerra que  a  Russia  foi o país  que mais  combateu  Hitler  e no entanto os  EUA  sairam  com todos os meritos.  tomaram conta de tudo,  dividiram  a  Alemanha,  montaram bases  pelo  mundo a  fora  e  a  Russia   se contentou  com seus escombros  e  mortes.  

    Esse Obama  é  apenas  um menino de  recado das  forças  armadas  quie  para  ficar ainda mais  forte  criaram uma  tal de OTAN  (  QUE  DEVERIA  SE CHAMAR :  OTAM   OTARIOS   TRABALHANDO PARA  A  AMERICA) que  sai pelo mundo  derrubando  governos, matanto   governantes eleitos pelo  povo, destruindo naçoes que  estavam  em plena  prosperidade  sem  procurar  problema  com quem quer  que  seja como  a  Libia,  Iraq,  e outros  que  foram destruindos  nesses ultimos  10 anos . 

    Nao  dá para sde confiar  num  país que anda de maos  dada com  terroristas, alimenta, dao armas,  treinam,  e protegem, Quem poderia  a mao no fogo  pela  politica dos EUA. 

    Se todas as naçoes mundiais  bem soubessem  ficaram de   OLHO ABERTO  E   ORELHA  BEM  ABANADA  para os  EUA, e  procurariam apoiar  a  Russia que tem um proposito  realmente  democratico para  a paz  mundial.  enquanto os  EUA, vem defendendo  os  interesses de suas   industrias  belicas  que  querem faturar em cima  de   escombros  e  DEFUNTOS. 

    1. Que parte de “A Rússia está

      Que parte de “A Rússia está pronta a “formar um Estado-Maior comum” contra o grupo Estado Islâmico, incluindo a França, os Estados Unidos e a Turquia, apesar da tensão entre Ancara e Moscou, afirmou hoje (25) o embaixador russo em Paris, Alexander Orlov.”

      VC NÃO ENTENDEU????

  2. Impressionante a mediocridade

    Impressionante a mediocridade dos EUA neste episódeo.

    O Putin, esse exemplo de Estadista, está tomando conta dos cenários internacionais…

  3. dificuldades

    Nassif,

    “Saiam de seus caminhões agora, e fujam deles. Aviso: ataques aéreos estão chegando. Caminhões de petróleo serão destruídos. Afaste-se dos caminhões de óleo imediatamente. Não arrisque sua vida “, este é o folheto que USA joga sobre a área de controle do EI, 45 minutos antes de um ataque às bases do EI.

    Quanto aos grupos rebeldes, na verdade mercenários bancados $$$ por BObama para castigar ainda mais o estado sírio, não se poderá combatê-los. Depois de mais de 70 mil mortes e cerca de metade da população síria tendo sido obrigada a abandonar o país por absoluta falta de condições de sobevivência, esta estapafúrdia condição de USA só pode ser piada ou desespero.

    BObama quer “mudança estratégica” de VPutin ( o que seria isto ??? ), como se estivesse em posição de exigir alguma coisa neste momento.

    1. Curioso, será que não querem

      Curioso, será que não querem machucar os jihadistas ?

      A coisa não é tal simples Alfredo, há relatos de uso de armas quimicas por parte de Assad contra a própria população. Nâo tem santo nessa guerra, os dois lados estão errados.

      1. verdade

        DP,

        Assad usou armas químicas, assim com também fizeram USA no Iraque, Líbia e também na Síria,  Israel na Palestina, etc…

        Nunca teve santo neste tipo de combate, aliás, o que deveria ser questionado seria a motivação deste duríssimo ataque à Síria, ou Assad teria atacado alguém e recebeu uma retaliação ?

        A primeira vítima deste tipo de trama sempre será a verdade, por isto não entendo este caso da Síria como um daqueles em que os dois lados estejam errados. Egito, Iêmen, Tunísia, Líbia, Síria e sei lá mais o quê, todos os ataques ( foram centenas de milhares de vítimas) têm um ponto em comum, o massacre e a verdade americana.

         

        1. Alfredo, a meu ver, Russia,

          Alfredo, a meu ver, Russia, Eua, e França principamente devem se entender e organizar uma transição na Síria, pelo menos a médio prazo.

          Devem combater o E.I a todo custo, mas não creio que seja viável a permanencia de Assad por muito tempo após isso….O País está esfacelado, não tem como imginar que ele vai retornar triunfante…

      2. Armas químicas?

        Tal qual Saddam, nunca foi provada a existência ou o uso de armas químicas por  Assad. Não se trata de defender o Assad, mas pintá-lo como o grande ditador chega a ser piada com o apoio americano e da Otan às monarquias da península árabe.

        1. Totalmente diferente.
          O Assad

          Totalmente diferente.

          O Assad entregou as armas quimicas inclusive, quando houve inspeções.

          As do Saddan nunca foram encontradas.

          Todos estão errados nessa estória.

          Devem se entender e fazer uma transição na Síria, a médio prazo.

          O EI tem que ser derrotado, mas achar que o Assad vai voltar bonitão e comandar todo o País não é lá muito crível.

           

           

          1. Deve se fazer?
            Quem disse?
            Me
            Deve se fazer?
            Quem disse?

            Me diga uma coisa, na Arábia Saudita, o que se DEVE fazer?
            Em irados Árabes tem algo a ser feito?

            Continue por favor, afinal de contas, porque há algo a ser feito na Síria?

          2. Oh inteligencia pura.
            Então

            Oh inteligencia pura.

            Então vamos deixar como está, a Síria está ótima. Assad tem o controle da situação e do País. O E.I é apenas uma invençaõ.

            Segundo um comentarista acima Assad tem 97% de aprovação da população da Síria, é o melhor Estadista da História.

            Deixa quieto para ver como é que fica.

             

      3. Quem usou armas químicas

        Quem usou armas químicas foram os rebeldes “moderados”. Em várias ocasiões. Isso já está mais do que comprovado.

  4. Putin esperto, com essa

    Putin esperto, com essa obrigou os EUA a assumirem que vem dando apoio aos rebeldes anti-assad.

    Assad, tanto pela confirmação do povo sírio em plebiscito (97% de aprovação) quanto pelas instituições internacionais (ONU, por exemplo), é reconhecida autoridade máxima na Síria.

    Claro que isso não é razão suficiente para os EUA respeitarem a Síria, esse negócio de ser racional não é com os EUA faz tempo, ali a força é o único argumento. Não à toa qualquer um pode andar armado naquele país. Terroristas são os outros…

    1. Voce só pode estar de 

      Voce só pode estar de  brincadeira, acredita que 97% dos Sírios apoiam o Assada ?

      NOssa, então ele é o melhor Estadista da história. Nem o Lula conseguiu tal aprovação.

       

    2. “Qualquer um pode andar

      “Qualquer um pode andar armado naquele país”

      Não pode se não for branco. Se é preto é ladrão, se é latino é traficante e se for de povo que usa turbante é terrorista.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador