Russomanno lidera eleições em SP com 25% das intenções, diz Datafolha

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A menos de um mês para o início do pleito eleitoral e de três meses para a escolha do novo prefeito de São Paulo, o deputado federal Celso Russomanno, do PRB, lidera com 25% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta (15). Os três seguintes candidatos são o resultado da diluição dos votos da ala menos conservadora da capital: Marta Suplicy (PMDB), com 16%, Luiza Erundina (PSOL), com 10%, e só então o atual prefeito, Fernando Haddad, com 8%.
 
Haddad é equiparado na pesquisa ao nome tucano João Doria, que tem 6%, considerado assim, empate técnico para a eleição municipal. Ainda, o antigo concorrente para as disputas internas do PSDB, Andrea Matarazzo (PSD), aparece mencionado por 3% dos eleitores ouvidos. E Marco Feliciano (PSC) por 4%. 
 
Ficha suja
 
O líder isolado das intenções de voto pode não conseguir disputar as eleições. Isso porque o deputado da Igreja Universal foi acusado de desvio de dinheiro público e seu caso está no Supremo Tribunal Federal (STF) para julgamento.
 
Russomanno já foi condenado pela Justiça Federal do Distrito Federal a dois anos e dois meses de prisão, que foram convertidos em penas alternativas, por ter nomeado entre 1997 e 2001, a gerente de sua produtora de vídeo (Night and Day Promoções) como funcionária de seu gabinete. 
 
Sandra de Jesus recebia, assim, o salário como assessora pela Câmara dos Deputado, mas não cumpria o cargo no Congresso, apenas trabalhando na empresa de Russomanno. O deputado recorreu da decisão, aguardando um posicionamento dos ministros do STF.
 
Russomanno nega a ilegalidade e afirma que a funcionária atendia consumidores em seu gabinete político em São Paulo, além de cuidar da emissão de passagens aéreas.
 
No dia 1o de julho deste ano, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, manifestou-se pela condenação do deputado do PRB por prática de peculato. Ainda, solicitou que o caso seja colocado de forma urgente na pauta de julgamentos do Supremo.
 
Se o Supremo confirmar a condenação de Celso Russomanno, ele será enquadrado na Lei da Ficha Limpa e estará impedido de concorrer à Prefeitura de São Paulo.
 
Novo cenário
 
Prevendo a possibilidade de quitar o deputado da Igreja Universal da disputa, o Datafolha também questionou aos entrevistados a preferência, caso não tivesse a opção de votar por Russomanno.
 
O resultado levou Marta Suplicy à liderança, com 21%, seguida por Erundina, com 13% e, em terceiro, o prefeito Fernando Haddad, com 11%. Doria estaria em quarto lugar, com 7%, seguido de Matarazzo e Feliciano, ambos com 5%.
 
Segundo turno
 
Em opções de segundo turno, a disputa entre Russomanno e os outros quatro candidatos ainda leva o deputado do PRB para a vitória, em porcentagens acima de 15 pontos sobre os rivais.
 
Na possibilidade de um segundo turno entre Haddad e Doria, é quase empate técnico: enquanto Haddad aparece com 30%, o tucano leva 34%.
 
Haddad enfrenta alta rejeição
 
Com os sete primeiros meses do ano mirando exaustivamente no processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff e na crise política e econômica no país, a imagem do prefeito da capital paulista foi afeta. Dos entrevistados, 45% afirmaram que não votariam em Haddad de jeito nenhum.
 
Feliciano é o segundo de maior rejeição: 32% afirmam que não votam nele. E, em terceiro, mas com a margem de erro gerando empate na desaprovação, contraditoriamente entra também uma das mais votadas: Marta Suplicy, que tem índice de 31% de rejeição. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Eleição em São Paulo

      Por que erundina se candidatou em São Paulo? Para dividir a esquerda? O mesmo pode acontecer com o Rio que tem 3 candidatos de esquerda. A esquerda se auto divide; è uma pena…

      1. É da sua natureza…

        Na eleição para a presidência da Cãmara aconteceu algo parecido. A esquerda decidiu votar no candidato da direita… E assim vamos aos trancos e barrancos.

        1. Presidência da câmara

          Aquela velha história de que a esquerda só se unia na cadeia parece ser mais que folclore. Estranha, muito estranha a posição da “bancada de esquerda”, mesmo depois de tudo que vem assistindo no país. Ainda não consegui entender o que estavam sinalizando.

      2. Eleição municipal não se

        Eleição municipal não se decide por ideologia e sim pela expectativa de eficiencia na administração da cidade.

        Prestes Maia, um dos melhores Prefeitos de São Paulo sempre foi muito bem avaliado e era tido como comunista

        pela sua capacidade como excelente urbanista.

  1. Exposição

    Compreensível, embora deplorável. Russo tem alta exposição via TV. Haddad também, embora no sentido negativo. O STF vai dormir em cima do processo, se é que já passou de inquérito. 

    1. MPL

      Será ? O diálogo vai ser o mesmo, a visão do tal social será a mesma ? Gostaria de saber a posição do tal MPL e de outros movimentos de 2014 sobre o assunto. Fico lembrando daquelas imagens de Pit boys chutando as portas da prefeitura, etc. Na época algumas vozes do MPL, já intimidados pelo rumo que as passeatas tomaram, e pela percepção de que estavam sendo usados como boi de piranha, disseram que não aprovavam o tratamento fascista, etc. Tomara que as manifestações continuem sendo recebidas democraticamente. Tomara que o nível civilizatório continue se ampliando. Mas há controvérsias.

  2. Pesquisa Datafolha??? Do

    Pesquisa Datafolha??? Do PIG???  hahahaha, conte outra.

    Aposto com quiser que que Haddad e Marta vão ao segundo turno e Fernando Haddad será reeleito!!!!

      1. ???

        A “pesquisa” datafolha da véspera da eleição de 2012 apontava Serra com 24%, Russomano com 23% e Haddad fora do segundo turno, com 20%! No final de junho daquele ano diziam que Haddad tinha 6%!

        No segundo turno sim, devem ter achado melhor não “pagar outro mico” e puseram Haddad na frente do Serra desde a primeira pesquisa.

  3. É óbvio que estes números não

    É óbvio que estes números não serão o que veremos quando apurados os votos para prefeito de São Paulo. Não que o Prefeito Haddad será reeleito, mas 8% é manipulação sem vergonha. Na minha opinião, no mínimo o dobro de votos o prefeito obterá.

    A mídia vem fazendo de tudo para descaracterizar a gestão do Prefeito Fernando Haddad, não há uma reflexão séria sobre as políticas públicas introduzidas e isto reduz o debate, promovendo assim a sua principal arma que é a desinformação da população. É claro que ela usa isto para mostrar força e trazer os candidatos do campo de direita para seu lado.

    Em relação a esquerda é uma pena que não houve um acerto entre o prefeito e a candidata do PSOL Luiza Erundina.

  4. Marketing de candidato virtual

    Haddad bombardeado diariamente pelo PIG

    Imagem bonita de Russomano, na TV e etc., como um “Doria” mais popular

    Boas lembranças de século passado, da Erundina

    Boas lembranças do Suplicy e de quem foi mulher do Suplicy

    Quando desapareça o verniz da publicidade e as camadas de Botox, e o eleitor veja diretamente o candidato, hoje no ano 2016,, é que o Haddad vai virar nas pesquisas.

  5. Não posso comentar

    Como morador do Rio de Janeiro também me veo em situação parecida coma de São Paulo, apesar de achae que lá o Prefeito realizou conquistas importantes para a cidade sem ter como pano de fundo uma Olimpíada mas como a mídia paulista ensiste em derrubar tudo o que for conquista social vá lá fica difícel para o Prefeito. Agora Russomano!!!!!!!!Marta!!!!!!!! A elite paulista realmente é muito burra!!!!!!

    1. Voce parte do principio que

      Voce parte do principio que toda a população de São Paulo é idiota e só conhece a sua cidade através da midia.

      As pessoas MORAM em São Paulo e não precisam da midia para saber o que está acontecendo na cidade.

  6. Sem Russomano, projeto do PT para SP tem aprovação de 45%

    Nassif,

    Talvez o mais surpreendente desta pesquisa seja o fato de que, sem Russomano, o projeto do PT para a cidade de SP (representado pelas candidaturas de Marta, Erundina e Haddad) tenha a preferência de 45% do eleitorado. Lembrando que estes números são de certo modo espontâneos, “preferências naturais”, já que ainda não estamos em período eleitoral.

    Não surpreende, pois, a sistemática campanha de nossos “donos do poder” conduzida diariamente contra Fernando Haddad por meio de seus porta-vozes, nossa gloriosa imprensa: todos os dias temos que ouvir que o PT acabou.

    Confrontada com a realidade quando bem observadas pesquisas como estas, a mensagem na verdade passa a ter outro significado: o PT precisa acabar.

    Está assim explicado, mais uma vez, que o PT é  um projeto que precisa ser destruído: a aprovação vem da quarta maior metrópole do mundo (senão a mais complexa!), após 20 anos da primeira vitória do PT em SP e tendo experimentado vários modelos de gestão ao longo deste tempo.

  7. ANALISE FRIA DA ELEIÇÃO DE

    ANALISE FRIA DA ELEIÇÃO DE SÃO PAULO  – Há dois modos de ver pesquisas, como analista e como torcedor. Aqui 100% dos comentarios são de torcedores. Tento comentar como analista de quem é paulistano nato de quatro gerações.

    1.O atual Prefeito é mal avaliado pelas classes A, B, C e D. Sua gestão foi mediocre, sem uma visão e um projeto de cidade, tantou implantar algumas ideias só dele, sem que emanassem da população, fez as ciclovias em em enorme quantidade, algumas surreais como as que passam pelas ruas Boa Vista e Xavier de Toledo, outras em subidas, não

    tendo sido essa em tempo algum uma demanda da população e fez com uma finalide inviavel, a de que as pessoas iriam substituir o carro pela bicicleta, o que nunca ocorrerá numa cidade com as caracteristicas  socio-economicas, espaciais, topograficas de São Paulo,  as pessoas moram quase sempre longe do trabalho, as necessidades de deslocamento indicam distancias longas, soube que Haddad assumiu esse projeto quando visitou Conenhagen, cidade que nem muito remotamente tem algo a ver com SP. Uma ideia tola, cara, sem conexão com as necessidades mais urgentes da população, as ciclovias foram um imenso fracaso de alto custo e servem basicamente para lazer da classe media nos fins de semana, ao final foram uma anti-propaganda do Prefeito.

    O Prefeito passa a impressão que trabalha pouco, não visita periferia, ambulatorios, escolas, obras. faz uma rotina de barnabé-paletó, chega tarde ao gabinete, logo depois sai para almoçar e volta horas depois, trabalha um pouco mais e volta para casa. Compare-se com o ritomo de trabalho de Eduardo Paes, que gira pela cidade e assim aparece na TV todo dia, de capacete de obras e sapato no chão de areia e concreto, com todo o caos do Rio ele sabe se vender.

    Os paulistanos gostam de prefeitos madrugadores, como foram Adhemar, Janio, Faria Lima, Reybaldo de Barros, Paulo Maluf, lembro dois episodios, Adhemar reinaugurando uma reforma no Mercado de Santa Amaro, uma tia avó estava lá fazendo compras, Adhemar a abrçou, tirou foto, pagou pastel, eram 7 horas da manhã, a velhota contou o fato até o dia de seu falecimento, Reynaldo de Barros as 6 horas da manhã com seu enorme corpanzil numa Blazer  ao lado de uma ponte na Marginal do Tietê em construção, esbravejando com os engenheiros, Maluf rodava as obras viarias, fez muitas e muito bem feitas, todas as manhãs, Janio a caminho da Prefeitura no Ibirapuera parava o carro para multar carros parados em local probido, parecia bobagem mas causava impacto e assustava potenciais infratores.

    O centro de São Paulo entrou em um estado de completa deterioração, não foi Haddad que começou mas tampouco fez qualquer coisa para melhorar, tudo pixado, até o lindo Teattro Municipal, ruas outrora elegantes como Marconi, Dom Jose de Barros, Narão de Itapetininga, 24 de Maio hoje imundas com predios invadidos pelo grupo Boulos, que todo mundo julga aliado do Prefeito,  portas de cinemas como Art Palacio viraram mitorio, tudo fedendo e apodrecendo, sob

    a ação nula da Prefeitura que dá a impressão de achar bom que predios comerciais sejam invadidos, mesmo predios outrora majestosos como o Cine Marrocos, todos pensam que essa invasão é um projeto da prefeitura pelo completa alheamento e pela aparente parceria do Prefeito com esse Boulos que causa horror a muita gente.

    2.Martha Suplicy, grafinerrima de alta linhagem dos dois lados, visitava diariamente a periferia a bordo dos seus sapatos Ferragamo, podia ser falso mas dava a impressão que cuidava dos mais pobres, isso lhe valeu um eleitorado fiel, por ironia é altamente rejeitada nas classes media e alta. Alem da imagem tem um esquema de conexões com sociedades de bairros e cabos eleitorais pela zona mais carente que lhe ajudarão a ter votos e tb tem o apoio do esquema federal.

    3.Doria tem o maior tempo de televisão e é o mais rico dos candidatos, portanto depende menos de financiamento de terceiros mas é pouco conhecido das classes mais pobres e pior ainda, tem um perfil de almofadinha do qual não vai

    conseguir se descolar, o que o torna pouco palatavel nas classes de B para baixo, é uma questão de imagem, Adhemar

    era de familia tradicionalissima mas não tinha perfil de grã-fino, muito ao contrario, parecia debochado e isso o fazia popular. Janio se fazia de caspento é zé mortadela mas era no espectro social da época de classe media alta, pai médico e vereador , do ponto de vista eleitoral era o mais popular possivel, um genio do marketing politico sem gastar nada, duas vezes por semana almoçava na casa de um popular da periferia, tomava vinho do porto e pedia um quarto para a sesta, foi um Prefeito imensamente forte e muito eficiente.

    3.Acho impossivel Haddad chegar no segundo turno e se o quadro se mantiver pela logica chegam Russomano e Marta no segundo turno com um final imprevisivel, pode dar qualquer um dos dois.

    4.As candidaturas Erundina, por quem tenho grande simpatia e Matarazzo, que seria o melhor dos candidatos pelo que conhece da maquina da Prefeitura e pelo seu amor à cidade e sua historia, tem infelizmente pouca viabilidade para chegar ao segundo turno, não é uma questão de conteudo deles, é apenas uma questão de maquina eleitoral.

    Esta analise é com o quadro ATUAL, se Russomano tiver problemas com a cadidatura a analise tem que ser refeita.

     

     

     

    1. ” O Prefeito passa a

      ” O Prefeito passa a impressão que trabalha pouco, não visita periferia, ambulatorios, escolas, obras. faz uma rotina de barnabé-paletó, chega tarde ao gabinete, logo depois sai para almoçar e volta horas depois, trabalha um pouco mais e volta para casa. “

       

      Você trabalha na Prefeitura ou pegou essas informações na Folha,  Estadão, Veja e Rede globo?

      1. Não trabalho agora na

        Não trabalho agora na Prefeitura mas já trabalhei em outras administrações como diretor de estatais do Municipio

        e tenho muitos amigos que trbalham ainda hoje , não vejo a Folha ou o Estado comentar a rotina do Prefeito,

        os habitos de chefes de governo são no geral conhecidos da população, não é preciso trabalhar no palacio para saber.

        1. Eu não conheço nenhum hábito

          Eu não conheço nenhum hábito do Prefeito aqui de BH e estou me lixando para eles. Eu sei que ele é ruim porque o asfalto das ruas de BH está um caco (principalmente o bairro onde moro), a limpeza urbana é precária, os jardins dos canteiros centrais das avenidas viraram um pasto. Ele também fez ciclovias aqui que ninguém usa, pois BH é uma cidade cheia de morros, mas nunca vi ninguém reclamar. 

           

          1. Qyer dizer que vc não sabe se

            Qyer dizer que vc não sabe se o Prefeito de BH trabalha muito  ou é vagabundo? 

              Geralmente quem mora numa cidade sabe disso, seja SP.. Nova York, Paris ou BH.

        2. Censura da Folha-Estado vira cabo eleitoral p/Haddad na campanha

          “não vejo a Folha ou o Estado comentar a rotina do Prefeito” – você disse.

          Porque os jornais censuram as notícias boas, não significa que elas não existam. E essa sua visão é até sintomática do potencial de votos que Haddad pode vir a ter quando ele tiver a campanha eleitoral para mostrar suas realizações e conceitos de governança.

          No site da prefeitura tem rede de hospitais e unidades de especialidades hora certa inauguradas, diminuição da fila do SUS que ninguém fala. Em uma entrevista no rádio que eu ouvi, Haddad falou de importantes obras viárias na periferia, inclusive ironizando o entrevistador da Jovem Pan (se não me engano) dizendo que era porque eles (da rádio) não andavam lá. Como se vê, Haddad vai sim à periferia, mas a Folha ou o Estado não acha isso notícia.

          A vida de quem anda de ônibus na periferia melhorou com corredores de ônibus e com a redução de acidentes pelo limite de velocidade menor em algumas vias, coisa que beneficiou quem anda de carro também.

          Tem coisas que não é cimento e tijolo, e quando funciona não aparece. Exemplo: professores valorizados e escolas municipais funcionando relativamente bem, sem as tensões que existem do professorado com o governo estadual.

          A ideia de habitar o centro, inclusive mesclando moradias populares é importante para revitalizar a cidade com mais harmonia, sem o conceito de bairros apenas dormitórios e sem segregação excessiva de classes sociais nos bairros.

          E tem coisas inovadoras como a política “de braços abertos” para resgate de dependentes químicos, Laboratórios com impressoras 3D abertos ao público, wifi nas praças, parques e ônibus.

          Quanto às ciclovias são transporte alternativo, e elas passam a ser usadas à medida que há a oferta de vias. Claro que poucos engravatados irão trabalhar na Av. Paulista de bicicleta, mas estudantes e jovens usarão mais.

          Tem ainda coisas como a Grau de Investimento da prefeitura, o desbaratamento da máfia do ISS.

          Por fim tem a imagem pessoal. Haddad é o que menos se assemelha ao político profissional e que transparece mais seriedade no zelo pela coisa pública. Não passa a imagem de quem faz qualquer coisa para se (re)eleger. Passa a imagem de governar para a história fazendo a coisa que julga ser certa. Se quiserem votar nele para continuar, votem, senão fez o que achou certo fazer. Segundo o Datafolha 8% já perceberam isso. Em uma campanha eleitoral é possível que comparando os candidatos ele chegue entre 20 e 30% no primeiro turno e vá ao segundo turno.

  8. Enquanto não se politizar a

    Enquanto não se politizar a população, será isso. Tinhamos que fazer o que fazemos nas eleições o tempo inteiro, ou seja, discussões constantes sobre política e sobre futuro. Se a gente ficar se pautando por fascista ou sendo reativo às pautas dos grandes jornais, não vamos andar para lugar nenhum. Podem notar que, nas eleições passadas, o Haddad também começou lá embaixo, o Russomanno começou lá em cima e a coisa se inverteu no final. Por quê? Por causa da política, que chegou ao povo via debates e via campanha eleitoral. A mesma coisa com Dilma, que era pra ter perdido em 2014, mas a campanha virou o jogo, assim como a militância. Temos que, de alguma maneira, manter esse “momentum” para outras situações, criando fatos, discussões, espaços, etc.

    1. E como se “”politiza a

      E como se “”politiza a população””? Haddad começou embaixo por ser um desconhecido, hoje ele é bem conhecido

      e em função desse conhecimento cai do lá de cima para baixo, as situações não são comparaveis.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador