Revista GGN

Assine

Sábado Resistente traz livro sobre escrachos a torturadores

Imagem: Divulgação

Jornal GGN - O Memorial da Resistência de São Paulo apresenta amanhã, 12 de agosto, mais uma edição do Sábado Resistente. O encontro, realizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política, contará com o lançamento do livro “Escrachos aos torturadores da Ditadura”, além da presença da autora Ana Paula Brito e do representante do Levante Popular da Juventude, Pedro Freitas. A programação é gratuita e acontece a partir das 14h.

A obra de lançamento se desdobra entre as ações de escracho contra os torturadores da ditadura militar, realizadas pelos integrantes da organização Levante Popular da Juventude. Para esses jovens, os escrachos são uma forma de punição aos criminosos do regime militar, que no Brasil não tiveram que responder nenhum processo penal ou civil pelas torturas praticadas no passado.

Durante a narrativa também são destacados os diversos movimentos atuais, que lutam pela memória, verdade e justiça no Brasil e em outros países. Baseada nessa relação, a obra busca questionar como têm ocorrido esses movimentos “em prol da memória” e, principalmente,  os escrachos.

O livro é resultado da dissertação de mestrado da autora e estará disponível para compra no evento, por R$40. Todo o valor da venda será destinado ao Levante Popular da Juventude.

O convidado, Pedro Freitas, é militante do Levante Popular da Juventude de São Paulo e organizador de alguns escrachos promovidos pelo grupo. É formado em Relações Internacionais e doutorando na mesma área pela USP.

A autora

Ana Paula Brito,  é doutoranda em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas. É Diretora de Comunicação, Ação Educativa e Cultural do Núcleo de Preservação da Memória Política de São Paulo, onde é coordenadora da pesquisa histórica da primeira etapa para a implantação do Memorial da Luta pela Justiça. Também foi Pesquisadora Plena do Memorial da Resistência de São Paulo, sendo responsável pelo Programa de Pesquisa.

Assine

Programação - Sábado Resistente , 12 de agosto

14h00 – Boas vindas – Marília Bonas (Memorial da Resistência de São Paulo)

14h10 –  Coordenação – Aton Fon Filho

14h20 –  Mesa Redonda

16h10 – Debate 

Serviço

Sábado Resistente - lançamento do livro “Escrachos aos torturadores da Ditadura”

Local: Memorial da Resistência de São Paulo -  Auditório Vitae – 5º andar

Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz, São Paulo - SP

Quando: sábado, 12 de agosto, às 14h

Entrada Gratuita.

Média: 3 (2 votos)

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de carlos Taurus
carlos Taurus

Escracho

Nunca mais se viu escrachos acontecendo... gente para ser escrachada não falta...

Seu voto: Nenhum

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.