São Paulo tem leve queda no desemprego, aponta Dieese

Jornal GGN – De acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego, a taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo caiu de 17,4% em julho para 17,2% em agosto. O percentual é superior ao registrado em agosto do ano passado (13,9%).

Além disso, o número de desempregados ficou em 1,914 milhão de pessoas, 39 mil a menos que no mês anterior. Esta redução é explicada pela diminuição da População Economicamente Ativa (PEA), com 101 mil pessoas que deixaram o mercado de trabalho (-0,9%), além da queda do nível de ocupação com a redução de 62 mil postos de trabalho (-0,7%).

A pesquisa é realizada mensalmente pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). De acordo com os dados, o nível de ocupação caiu 0,7%, com o número total de ocupados estimado em 9,2 milhões de pessoas.

Na avaliação entre os setores da economia, a indústria de transformação teve queda de 5,2% no número de empregados, cerca de 74 mil postos de trabalho a menos. Já o comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas tiveram aumento de 1,1%, com a criação de 17 mil postos de trabalhos, assim como em serviços, com crescimento de 0,2% e mais 9 mil empregos. O número de assalariados caiu 1,7%.

O contingente de desempregados aumentou em 377 mil pessoas, em razão da eliminação de 305 mil postos de trabalho (-3,2%) e do aumento da força de trabalho da região, com a entrada de 72 mil pessoas no mercado de trabalho (0,7%).

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador