SBT vence e Ibope terá que revelar dados de audiência

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – A Justiça obriga o Ibope a abrir os dados de audiência para o SBT. Esta decisão é fruto de 14 anos de disputa judicial quando, finalmente, o SBT conseguiu vencer o Ibope, que deverá abrir sua ‘caixa-preta’ de audiência. A notícia saiu no Notícias da TV, do UOL.

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) recusou o recurso do Ibope e manteve a sentença de 2003, que obriga o instituto a revelar dados confidenciais de sua metodologia de aferição de audiência, principalmente aquela em tempo real, a ‘real time’. O processo foi declarado ‘transitado em julgado’, não cabendo mais recursos. O SBT aguarda agora o cumprimento da sentença.

Tudo começou em 2001. O SBT questionava a medição de audiência minuto a minuto e, naquele ano em 12 de agosto, foi punido pelo Ibope com a suspensão de 24 horas do serviço. O Ibope usou como argumento que a emissora havia violado as regras de divulgação dos números. O SBT sentiu-se lesado e processou o Ibope. Além do questionamento da punição, a emissora de Silvio Santos pediu acesso aos dados confidenciais da medição.

Em 2003 a primeira vitória do SBT. O Ibope foi condenado pela Justiça paulista a pagar R$ 30 mil por dia para a emissora, caso não mostrasse a ‘forma, a metodologia e os elementos utilizados em todos os mecanismos para pesquisa de audiência e apuração de resultados’.

O Ibope, é claro, exerceu seu direito e recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo. O TJ manteve a sentença. O Ibope então apelou ao STJ, em Brasília. Em dezembro, a Terceira Turma, formada por cinco ministros, rejeitou o recurso do Instituto. No dia 19 de fevereiro, o STJ declarou o processo ‘transitado em julgado’, ou seja, não existem mais recursos possíveis.

No decorrer da briga judicial com o Ibope, o SBT chegou a oferecer dinheiro a quem se dispusesse a revelar que tinha um peoplemeter, o aparelho que mede a audiência em tempo real. Na cidade de São Paulo há cerca de 930 aparelhos em locais escolhidos pelo Ibope e mantidos em sigilo. No Brasil inteiro são cerca de 6 mil. Com a sentença, o SBT espera ter acesso à localização desses aparelhos para verificar se a amostra do Ibope realmente é representativa das classes sociais e a distribuição geográfica.

Em 2004, como parte da guerra contra o Ibope, o SBT financiou a criação de um instituto, o Datanexus, que foi cancelado seis meses depois pois os resultados eram idênticos. Ao lado da Record, Band e RedeTV!, o SBT está bancando a instalação no Brasil do instituto alemão Gfk, que passará a medir oficialmente a audiência no Brasil em abril.

De acordo com o Ibope, a medição de audiência é auditada e segue padrões e normas internacionais. O instituto não permite a divulgação de números em tempo real pelas emissoras para não influenciar o público.

Com informações do UOL e por sugestão de Gão

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. então o ibope deve cumprir o

    então o ibope deve cumprir o que manda a justiça.  e o publico também saberá se os indicies de audiencia da rede globo sempre foram estratosfericos e agora  começaram a murchar ou se sempre foram pequeninos e poucos sabiam dissso… a queda atual apenas reflete a normalidade… e não uma real queda da audiencia.

  2. Sobre o SBT queria colocar

    Sobre o SBT queria colocar meu desapontamento com as pegadinhas do último progama de domingo de Sílvio Santos.

    Sempre gostei de pegadinhas, só que essas do últio domingo foram tão fortes que não saíram da minha lembrança.

    Tudo se passa num metrô. Já é tarde da noite pelo que se observa. entram num vagão mulheres sozinhas, algumas de idade avançada, quando começa o drama. Talvez já muito cansadas por um dia trabalhado, na expectativa de sentar e ver passar as horas de viagem em tranquilidade, se deparam com essa pegadinha cruel, de péssimo gosto. 

    Antes dos fantasmas adentrarem o metrô, elas já estão se superando em matéria de força espiritual e física, pois primeiro passam por uma pressão muito grande, com as luzes do metrô apagando e acendendo. Tem momentos em que os fantasmas, em grande número, cercam as mulheres impedindo-as de saírem pra fora do veículo.

    Por fim, a gente percebe que uma das mulheres, talvez com mais de cinquenta anos, está desmaiada. É quando termina o vídeo.

    Não vi nenhuma graça nessas pegadinha. 

  3. Nossa legislação é do tempo

    Nossa legislação é do tempo da Casa Grande e Senzala.

    Foi elaborada para proteger os grandes e poderosos em tudo.

    Os assessores são sempre os poderosos….

    14 anos para uma decisão sobre informações em real time mostra como estamos ultrapassados, de mãos amarradas….

     

  4. Catorze anos para uma

    Catorze anos para uma sentença, que absurdo, ministro segurando processo já decidido por um ano, a justiça tem que ser revista de cabo a rabo no país.

  5.  
    Não sabia que a principal

     

    Não sabia que a principal parte interessada não tinha acesso a metodologia de audiência.

    Estranhoi…

    Chega a ser surreal! Por que as TV´s não podem ter acesso a essa informação?

    A metodologia é tão falha ou manipulável assim?

  6. “O instituto não permite a

    “O instituto não permite a divulgação de números em tempo real pelas emissoras para não influenciar o público.”

    Hhhahaha, e em tempo “não real” influencia ou não?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador