Se Lula disputar Presidência em 2018, Ciro Gomes não deve entrar, dizem analistas

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Por Eduardo Maretti

Para analistas, Ciro Gomes não vai para eleição se Lula estiver na disputa

Em evento do PDT realizado em Brasília, ex-governador do Ceará disse que, se partido quiser, vai abraçar “com entusiasmo de jovem a causa de servir o Brasil como presidente”

Da RBA 

Se depender do que disse nesta quinta-feira (16), em evento do PDT em Brasília, o ex-governador do Ceará (1991-1994) Ciro Gomes (PDT) certamente será candidato a presidente da República em 2018. Sua candidatura está lançada por ele próprio. “Vou cumprir a missão que o partido determinar que eu cumpra. E se for a de servir o Brasil como seu presidente, é com entusiasmo de jovem que vou abraçar essa causa”, afirmou ele, ministro da Integração Nacional no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006).

Ciro chegou a alimentar a curiosidade de jornalistas, dando um perfil do nome que escolheria para ministro da Fazenda. Disse que será “um empresário da produção” e que não poderia falar mais nada. “Senão dou até o nome. Mas está desenhado. E o meu presidente do Banco Central será um acadêmico. Nada de executivo de banco na economia”, prometeu.

Político hábil, experiente e ao mesmo tempo explosivo, Ciro sabe que a viabilidade de sua candidatura depende de vários fatores. O principal, segundo analistas ouvidos pela RBA, chama-se Lula.

“Ciro já admitiu que só será candidato na hipótese de Lula não ser, e que não disputa com Lula. Com Lula candidato, acho que ele não concorre, que não vai fazer esse contraponto. Com o Lula fora, ele não apenas concorre como é uma candidatura muito competitiva. Porque vai assumir em certa medida as bandeiras que seriam da centro-esquerda, já que é muito difícil construir uma candidatura no campo do PT que não seja do Lula”, avalia o analista político Antônio Augusto de Queiroz, o Toninho, diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Em debate no Atlantic Council, instituto de pesquisas e debates internacionais, em Washington, em julho do ano passado, o próprio Ciro Gomes declarou: “Com Lula, não quero mais ser candidato”.

A também cientista política Maria do Socorro Sousa Braga, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), considera que o tabuleiro do xadrez político ainda está se desenhando para as eleições do ano que vem, e que numa conjuntura de crescimento da direita, como se verifica hoje, “a esquerda vai ter que adotar certas estratégias para saber se é o momento de se dividir ou unir forças”.

“Se a esquerda fizer o jogo de se unir, ou o Ciro retira a candidatura, ou pode até ser vice do Lula, se Lula for candidato. Se ele entender que tem possibilidade de vencer com o Lula, acho que ele retiraria a candidatura, diante das forças à direita”, diz Maria do Socorro. “Hoje, o PT não tem outro candidato que possa assumir a tarefa de ser candidato.”

Composição

Outro fator que, para Queiroz, do Diap, deve ser levado em consideração é que Ciro é um nome forte numa composição, na disputa pelo campo progressista de centro-esquerda, desde que “amarrado a um programa”. “É um nome muito interessante, porque não pesa sobre ele denúncia de corrupção, tem experiência política e administrativa, e se tiver compromisso com agenda. Mas se ficar solto, tem mais vocação liberal do que se imagina.”

O analista lembra que Ciro começou a carreira política no PDS (que se tornou PFL e depois DEM), passou pelo PMDB e PSDB. Para Queiroz, sem estar “amarrado” a um programa progressista, Ciro pode ter uma postura mais liberal do que se espera, inclusive na gestão da Previdência.

“Mas, dentro de uma composição de centro-esquerda e compromissado com ela, ele tende a cumprir os acordos, dando uma visão mais trabalhista, amarrada com a doutrina do partido dele. Nesse caso, seria uma candidatura muito competitiva, com um discurso que, ao mesmo tempo, é considerado moderno, porque não questiona a economia de mercado, e tem compromisso com uma proteção social”, diz Queiroz. “Tem a vantagem de saber dialogar com os liberais sabendo o que pensam, porque já foi do lado de lá, passou em todos os partidos tradicionais, conhece bem a linguagem do mercado.” 

No discurso de ontem para os pedetistas, Ciro Gomes afirmou, ao seu estilo, que, quando for presidente, não será derrubado. “Sou novinho demais para me matar, como Getúlio, e não deixarei ninguém fazer um golpe, como fizeram com João Goulart e com a Dilma. Chegando lá o pau vai cantar, comigo ninguém me derruba”, garantiu.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Lula presidente e Ciro vice

      Cara, acho mais interessante analisar o que está acontecento com as instituições brasileiras.

      Não dá pra pensar em eleição se a coisa continuar do jeito que tá.

      Não consigo acreditar que TODOS (quem cala consente…) Os juízes, engenheiros, médicos, professores, músicos, militares carpinteiros, domésticas, youtuber, gari, promotores de eventos, procuradores jurídicos ..tb de eventos, vereadores, plantadores, policial, taxista, blogueiros, atores, cosméticos, jogadores….ESTEJAM..

      COM PLENA CONSCIêNCIA DO QUE ESTÁ ACONTECENDO NO PAÍS!!!!

      É preciso demonstrar a quem tá querendo comprar  e  VENDER o País, não terá certeza do retorno desse investimento!

      Para isso precisamos entender o valor de uma nação que sempre recepcionou a todos e mostrou ao mundo como se faz.

      Estamos pertos de dividir o país sem se dar conta disso…Xavier previu isso..não era muito de acreditar, mas…..

      A verdadeira guerra hoje é VIRTUAL (bits criam dinheiro), sendo que seu resultado é REAL. (TODOS PERDEM)

      O coorporativismo está matando a todos nós.

      Onde estão os Brasileiros?

      A música ensinou que devo, não só respeitar, como entender essa forma de expressão da humanidade em sua mais ampla possibilidade de realização em que cada cultura se manifesta na sua essência. Temos nossa cultura!!! isso é bom para todos os povos!! aprendemos uns com os outros como viver a VIDA nesse mundo.

      Por isso PRECISAMOS DOS BRASILERIOS!

      Onde vcs estão???

       

       

  1. Globo – o maior inimigo do Brasil

    Eu vou votar para Presidente em quem assumir o compromisso de destruir as Organizações Globo.

    Ciro Gomes assume o compromisso que era de Brizola ?

    Lula já demonstrou que não…

  2. OLula e Ciro Biden

    Essa dupla não perderia para nenhum cadidato; Olula e Ciro Biden. Com eles  pau que ia dar em Chico daria em Francisco. É só Lula dar um papel atuante para Ciro e ele aceita porque sabe que o próximo prsidente será ele.

  3. Acho que essa questão precisa

    Acho que essa questão precisa ser analisada com muita inlegência, deixando as “paixões” de lado.

    Imaginemos, por exemplo, que Lula saia candidato e, portanto, Ciro resolva não disputar a presidência, como dizem os tais “analistas”. E se, após o prazo para registro de candidaturas, condenarem o Lula em segunda instância ou fizerem alguma outra manobra que nem podemos antever agora? Quem vai fazer o Brasil voltar à vida? A Marina? O Bolsonaro?

    A hipótese “manobra para tirar o Lula” deve fazer parte de todas as análises, até as 08:00 horas da manhã do dia da eleição.

    Espero sinceramente que Lula e Ciro conversem a respeito e tomem uma decisão que não permita margem a alguma manobra que nos impeça de votar em pelo menos um dos dois.

    1. Pensei em uma hipótese agora

      Pensei em uma hipótese agora que me gelou a espinha.

      Imaginemos que Lula consiga disputar o primeiro turno e, de acordo com as pesquisas, vá para o segundo turno como o candidato mais votado, concorrendo com algum dos “velhos conhecidos” da direita: Aécio, Alckmin ou Bolsonaro.

      E então, no intervalo entre o primeiro e o segundo turno, consigam condená-lo em segunda instância. Teremos então um segundo turno com candidato único?

      Até alguns meses atrás, eu nem pensaria numa coisa dessas. Mas hoje, no “vale tudo” em que se transformou o Brasil, não duvido. E seria até bem fácil. Bastaria Moro condená-lo em primeira instância, deixando o julgamento da segunda instância em banho maria até o momento oportuno.

      1. Salvo engano, na legislação

        Salvo engano, na legislação eleitoral, não existe a possibilidade de segundo turno com único candidato. No caso chama-se o terceiro colocado no primeiro turno para disputar no segundo.

        O que não é lá muito alentador também, tendo em vista os nomes que você citou, rs…

          1. Exatamente

            Segundo turno com Dória vs Bolsonaro, ou Dória vs Aécio, ou Temer vs Bolsonaro… Seria o pior dos mundos.

            Por isto defendo que o maior número de partidos de esquerda se candidatem simultaneamente, nem que seja só para conseguirem puxar mais cadeiras no congresso. Lula, Ciro, Haddad ( se pudesse ser por outro partido ), todos com candidatura individual  e o que tiver mais de peso pesado.

  4. Ciro tá agindo certo !! voto útil !!

    Temos que refazer  a engenharia política  para  poder gerir  este país  sem  os sobressaltos diários  enfrentados por Dilma  e  mesmo Lula, no seu segundo mandato !

    Primeiro, deveriamos  fazer  uma campanha pesada  contra  estes congressistas  fuleiros  que apoiaram o impeachment e  conspiraram contra  a  democracia!    Tem que ser  só porrada  todo dia…  Nada  de  deixar o povo eleger traíras novamente!

    Segundo:  colocar  o povo brasileiro contra  a  parede:  Ou elege uma base parlamentar de apoio  forte, ou nada feito !!   Ter que governar pedindo a  benção pras  elites  novamente, não adianta !!    Melhor  tirar  o time de campo porque, de novo, não vai prá lugar  algum !!

    É  pegar ou largar !!   O cara  que pode conseguir  isso é Lula,….Mesmo que  ele  não se eleja, a  base parlamentar forte  operaria a mudança !!

     

     

     

  5. Voto em qualquer um dos dois
    Voto em qualquer um dos dois com bastante tranquilidade de consciência.Sei que o Ciro faria um mandato histórico, porque iria acabar com a farra do rentismo e da rapinagem. Ele mesmo declara que sua pauta é unir quem trabalha e quem produz contra quem especula. E o Lula nos devolveria o sonho de um Brasil altivo e altaneiro na questão global, e internamente retomaria as políticas de distribuição de renda e do combate a pobreza.Mas no mundo real o esperado é a inabilitação da candidatura do Lula e um arsenal de desconstrução de qualquer outra candidatura a esquerda que se mostrar no páreo e competitiva. Se a elite sentir cheiro de vitória desse ideário, irá pôr em curso alguma de suas manobras com o judiciário. Algo que virou praxe no Brasil atual.

  6. Eu votei no Lula de 1994 a
    Eu votei no Lula de 1994 a 2006, mas não votaria em 2018.
    Apesar de ele ter sido um excelente presidente, o que me impede de repetir o voto é o PT.
    Não por causa de petrolao, mensalão etc, mas sim pela maneira como o partido e sua militância se comportaram durante todo o governo Dilma.
    Uma fé cega, fanática, patrulheira, uma defesa enfática e acrítica de toda e qualquer medida adotada pela presidenta, por pior e mais desastrosa que fosse.
    Ainda hoje, há uma incapacidade absurda em se reconhecer os próprios erros, de modo que se atribui o desastre dilmista não à incompetência da gestora, mas sim à “crise internacional”, à “lava jato”, ao Cunha e suas pautas bomba etc.
    Portanto, não quero fanáticos no comando do país.
    Meu voto é Ciro.

  7. Tem duas coisas que acho
    Tem duas coisas que acho extremamente perniciosas no discurso do Ciro. A primeira é a maneira muitas vezes desrespeitosa ao se referir ao Lula. Como quando chama o ex presidente de nouveau riche, de moral frouxa, de esperto (por dizer que estão querendo tira-lo das eleições), etc.. Se Lula apoia-lo e virar seu principal cabo eleitoral, todas essas entrevistas servirão de munição para o adversário. E aí o ex governador do Ceará pagará pela arrogância e pela língua indomável.A outra é apostar nesse moralismo de que nunca foi indiciado. Como se isso fosse um trunfo e o colocasse acima das pessoas que sofrem perseguição virulenta de um judiciário discricionário e aloprado, como o próprio ex presidente Lula.Ciro as vezes se deixa engolfar pela prepotência, esse é o seu grande pecado. Fora isso , é um político notável e de grande inteligência.

    1. Concordo.Apenas

      Concordo.

      Apenas acrescentaria que em tempos de pós verdade, convicções jurídicas, golpe e jornalismo de guerra (segundo o Paulo Nogueira), esse negócio de não ser suspeito, investigado, indiciado, processado e preso, não passa de mero detalhe. Ou seja, isso a turma da direita golpista, com todos seus instrumentos de poder, resolve em um ou dois meses.

      Além disso, outra questão que eu acrescentaria em relação ao Ciro é, segundo minha leitura, sua ingenuidade. Por mais contraditório que isso possa parecer. Començando por: “niguém me derruba”. Tá parecendo o Collor.

      Repare sua trajetória. Luta contra a ditadura e se filia no PDS. Tem lá sua explicação, mas… é complicado. Na “mesma situação”, Lula fundou um partido. Depois, se filia no PSDB e diz que foi traído pelo FHC e cia, em relação ao ideal de uma política nacionalista e desenvolvimentista social e econômica. Ora, quem ele pensavam que era essa turma? Tudo bem, podia ter suas exceções, vide o Bresser Pereira, por exemplo. Mas crer nas boas intenções, nacionalistas e sócio-desenvolvimentistas, do núcleo duro do PSDB? Depois, filiou-se no PPS do Roberto Freire!!! Depois, no PSB, acreditando que o cara do “jatiinho sem dono” ia lhe ceder o partido para ele ser (candidato a) Presidente da República em detrimento do “neto do Arraes”. Agora, se filia no PDT e combate o golpe quando a maioria dos deputados e senadores desse partido votam e defendem o golpe. E ainda acha que, caso eleito pelo PDT, ninguém será capaz de derrubá-lo. Tudo bem, é retórica, mas para mim isso mais uma vez soa como ingenuidade. Por fim, para corroborar com minha análise, tem as críticas ao Lula que você muito bem apontou.

      Para encerrar, contrariando a poesia, para não dizer que só falei de coisas ruins, ele tem capacidade política, demonstra lealdade as forças populares e progressistas. Suas mudanças de partido, apesar da questão da ingenuidade, guarda coerência com esse conteúdo programático – soberania, desenvolvimento e inclusão social, que é o que interessa. 

      Em suma, Ciro é um excelente quadro. E é muito melhor ter dois fortes candidatos (caso acertem os ponteiros, e o Brasil sonha com isso) do que nenhum.

      1. Covergência X divergências

        É disso que precisamos.

        O saldo final é a convergência.

        É o resultado do seu comentário.

        Se as forças progressistas não se unirem, nada acontece, ou melhor, tudo acontece para a direita, como está ocorrendo agora.

        Com todo esse caos político eles estão lá destruindo o país.

        Não é isso que queremos.

        Só para lembrar o caro colega, o ex senador Teotônio Vilela foi apoiador da ditadura se filiando na ARENA, mas se tornou o mais combativo e ilibado político ao lado de Ulisses Guimarães no MDB.

        Não encontro ninguém do antigo MDB, ao lado de Ulisse figura mais notória.

        E não se esqueça que naquele MDB, tinha Roberto Freire, Serra, Covas.. bons exemplos para se comparar.

  8. Já desenhei

    Essa estratégia no artigo do Bitencourt.

    Se o momento é de unir as forças de esquerda, e Ciro, inteligente como é, sabe que esse é o caminho, por isso se nega a ser candidato se Lula for.

    Vou além, e Ciro  sabe que numa chapa com Lula é invencível e muito mais do que isso, inatingível como político ilibado.

    O tresloucado Moro continuará até o fim a perseguir Lula, com convicção ou sem convicção. Qualquer réstia de denúncia, qualquer coisa do gênero, do tipo, “ouvi dizer que eu acho que o Lula está envolvido no desvio das águas do São Francisco para a sua propriedade”. Mas o Lula não tem propriedade no nordeste. Isso é o de menos. A gente arruma uma.

    Vai ser assim até o fim, e a campanha presidencial correndo.

    Ciro tem que pensa no seguinte:

    1- Lula eleito, Ciro será seu vice de luxo num governo de revolução.

    Não é isso que Ciro quer?

    Resgatar os valores do povo brasileiro, tomar de volta todas as empresa da Petrobras vendidas paro os estrangeiros, e isso ele já afirmou que faria. Pois então Ciro, pense nisso e você terá todo o apoio do povão. Ou vamos ficar esperando que apareça um Raduan Nassar por mes para tocar fogo nesses golpistas?

    Raduan, que fiquei conhecendo-o a pouco tempo e nem imaginava qual era a sua postura política, está sendo uma surpresa agradabilíssima. Isso me diz muita coisa. O Brasil tem jeito sim porque tem brasileiros como Raduan.

    Fiquei encantado quando vi um vídeo em que ele era objeto da reportagem que contava a historia da doação da sua fazenda para a UFscar.

    Nós precisaremos de quantos Raduan, de quantos Eugênio Aragão para demolir esses trombadões?

    2- Se, por acaso, Lula se tornar impedido em plena campanha presidencial muitas coisas já terão desenrolado e Ciro será o herdeiro natural da chapa a presidente e o programa apresentado já estará com o pleno conhecimento da população e Ciro, ai sim, poderá ser eleito presidente. Se sai isoladamente numa outra chapa, não terá a menor chance. Por isso ele diz que não será candidato se Lula entrar na disputa.

    3- Lula tem hoje 71 anos, eleito, ele preparará para a proxima eleição em 2022, Ciro como seu sucessor.

    4- Esse governo deverá ser radical nas suas ações. Tomar de volta o país para os brasileiros.

    Ciro costura o seu entusiamo pelo país com os seus eleitores, com seu espírito aguerrido incendeia corações e mentes do povão com uma política agressiva sem rodeios. E Lula com seu jeito conciliador, nos bastidores trava a batalha com os desafetos.

    Lula é internacionalmente reconhecido. Será embaixador de luxo com suas falas de improviso e expressão das suas emoções em todos os países que percorrer.

    É preciso audácia, enfrentamento de verdade para botar para correr todo o grupo de golpista: os Renas, Cunhas, Temer, Gilmar Mendes, Aécio, Serra…a mídia venal, o judiciário cooptado, mpf, com Janot, PF aecista. Selar de vez o baú e atirá-los em alto mar, para nunca mais aparecer no país.

    É fácil fazer isso? Não é. Mas se não tentar, nunca saberemos.

  9. Lula presidente e Ciro vice.

    Lula presidente e Ciro vice. Acho que isso seria uma pá de cal na direita. Com uma condição: enquadrar a GLOBO…Se não fizer  vai pro saco e novo

  10. Em primeiro lugar, faço

    Em primeiro lugar, faço questão de voltar ao tema que tanto venho colocando no meu íntimo todos os dias, e pelas redes também, é que essa conjungação de STF, Procuradores em geral, parlamentares em maioria, e, principalmente, a imprensa generalizada, há grandes chances de não haver eleições de jeito nenhum em 2018. Querer, eu quero, mas o quadro enigmático político que nos é apresentado parece dizer que tem mais coisas por debaixo dos panos que a gente não consegue enxergar. 

    Sob hipótese, ainda que remota, de que haja essa eleição, essa de Ciro ora esculhambar com Lula, depois dizer que a uma iminente prisão de Lula ele, Ciro, vai comandar um levante para que uma embaixada o acolha, entre tantas, são apenas algumas das falas do ex-governador, do ex-ministro, do ex-muitas coisas que o próprio precisa citar a cada entrevista.

    O que, em verdade, ainda não entendi, é o que Ciro quer pra sua vida política, com ou sem Lula na jogada.

    Eu, de minha parte, torço muito para que ele se candidate. Por quê. Porque eu acharia muito importante o seu jeito de bater nos outros num debate qualquer, senão por ter as costas largas no sentido de nunca ter sido investigado em coisa nenhuma; mas por ele ser realmente conehcedor dos bastidores da politicagem nojenta que vem lá de trás. Independetente de vencer ou ser derrotado, a presença dele nos debates há de ser muito produtiva.

    Quanto a essa de se vincular a Lula, eu, que não como m,. sei que tem mais a ver com vaidade, e falta de posição. Ciro quer ser uma coisa, mas não diz ao certo que coisa é essa, Em cima do muro vai deixando muito a desejar. Esclarecer-se melhor seria pra ele um ótimo remédio.

  11. Só o que faltava

    Querem empobrecer as eleições presidenciais. Não basta a direita querer tirar concorrentes da disputa, agora a esquerda quer tirar também os seus concerrentes. Cadê a democracia ? a democracia só é defendida pela esquerda quando interessa…

    Lula se candidatou uma meia dúzia de vezes, mas agora querem negar a Ciro o direito de se canditatar pela terceira vez…

    Nas eleições de 89 teve 42 candidatos à presidencia, mas hoje se tiver um que ameace Lula, e ele não se garante, eles querem ” sugerir ” que ciro desista, para ajudar Lula a ganhar e reconduzir Janot para a procuradoria geral da republica, afinal ele tem mais empresas para detonar. Tenha dó…

    ————–

    O plano da direita é outro, eles vão deixar Lula ganhar para destruir ele. Com a PEc da morte, Lula terá orçamento engessado enada poderá fazer. Lula será um saco de pancadas do Ministério Público, pois ele deu liberdades ao Ministério que não podem ser tiradas facilmente; Lula será espancado pela midia, pelo judiciário, pelo congresso, que promete ser  mais conservador do que o atual; E empreiteira nenhuma fará obra nenhuma para Lula, nenhum partido vai se aliar a Lula, por medo da Lava Jato. Loucura total…

    Lula sozinho, espancado por todos os lados, é uma emboscada! Qualquer enxadrezista, qualquer leitor de Maquiavel perceberá isto. Farão isto porque estão mordidos com a alta popularidade de Lula, que a Lava Jato não conseguiu destruir, e agora querem que ele se reeleja para destruirem de vez esta popularidade, com sabotagens.

     

    O negócio é que o maior número possível de candidatos peso pesados de esquerda concorram, Ciro, Lula, Haddad, e o que tiver mais, para desviar a atenção da midia e confundir os eleitores coxinhas. E que não se assumam de esquerda propriamente, assim como os candidatos ,” evangélicos ” não se assumem reaças, e passam desapercebidos pelos eleitores.

    E o melhor ainda, quanto mais candidatos e partidos de esquerda se candidatarem, mais cadeiras no legislativo, sendo que se só o Lula se candidatar, não terá base aliada suficiente, para governar. E um candidato de esquerda precisa mais do que tudo de apoio no congresso, sem o qual, a guerra seria perdida.

    Aí no segundo turno um candidato de esquerda não assumido que conseguir vencer, terá o apoio dos outros para ganhar o primeiro turno.

     

  12. Esses analistas não acertam

    Esses analistas não acertam uma.

     

    Cabe Lula e Ciro em 2018, o foco de Ciro não é os votos do Lula, prioritariamente, e sim os da Marina, indecisos e até mesmo uma porção minima da direita, Com um nome forte da industria como Vice, Ciro tem chances inclusive de ir ao segundo turno com Lula, tomando o lugar da marina.

  13. EU ADORARIA…

    EU ADORARIA VER LULA E CIRO GOMES JUNTO SERÃO DUAS FORÇAS BOAS PARA O PAÍS O CIRO SÓ PRECISA SER MAIS CALMO E NÃO SE DEIXAR ENRAIVECER O RESTO ESTARÁ PERFEITO.

  14. Lula tem 71 anos, Ciro tem 59!

    Nas eleições Lula terá 73 anos de idade, Ciro ainda 61, ou seja, se Ciro conseguir entrar como vice estará certo mais dois mandatos para o mesmo e ainda podendo ter uma atuação notável como vice não decorativo.

    Afinal ele pode simplesmente pleitear um ministério como da fazenda ou um fazenda+planejamento. Querem mais poder e expectativa de poder?

  15. 2018 é longe, muito longe

    Ainda estamos em outubro de 2014, o ano em que o Brasil emperrou.

    Até 2018, pelo andar dessa carruagem, vai ser uma eternidade.

    E o Ciro, o Ciro Gomes fala demais!

  16. Ciro barata voa

     O dia em que Ciro entender que nunca vai ganhar a presidencia por ser radical ele estará proximo da presidencia, nem Lula gabhou sendo radical, quando se tornou moderador, ganhou todas as eleiçoes, Ciro é a segunda opçao depois do Lula, acredito que Lula não poderá disputar 2018 então Ciro aquieta-se e seja moderador.

  17. O PT foi cabeça de chapa em

    O PT foi cabeça de chapa em todas as candidaturas desde 89, deve ceder a vez.

    O presidente Lula deu sua contribuição, mas hoje (também por uma questão de idade), representa o passado. Ciro, o futuro.

    Penso que a chapa ideal seria Ciro como presidente e Haddad como vice.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador