Se o operador Cunha não estiver na Lava Jato, desmoraliza-se

Se o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) não estiver na Lava Jato, arrisca-se a se desmoralizar perante os seus.

Ao longo das últimas três décadas, Cunha tornou-se o maior operador da República. Operou para PC Farias. Depois, operou o fundo de pensão da CEDAE, a companhia estadual de águas do Rio de Janeiro. No governo Garotinho, operou a CEHAB, a companhia habitacional. Quando Francisco Dornelles foi Ministro da Previdência, levou Cunha junto com ele para operar. Operou venda fictícia de casa com o traficante Abadia. No Congresso, operou para as empresas de mineração e também para operadores portuários. Fora do governo, operou a indústria de ICMS da refinaria Manguinhos, no golpe das liminares contra a cobrança antecipada dos impostos.

Como supor que esteja fora do maior esquema de financiamento da moderna história política do país, tendo por epicentro o Rio de Janeiro e por principal ator político o PMDB fluminense?

Se Cunha não estiver na Lava Jato sua reputação de operador será gravemente afetada.

 

Luis Nassif

47 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Texto bem do padrão Veja.

    Texto bem do padrão Veja. Acusa-se a torto e direito e não se cita sequer um fato concreto que pudesse dar azo as acusações. 

    1. Padrão Veja é acusar

      Padrão Veja é acusar escudando-se no anonimato, como você. Todas as acusações mencionadas estão em posts já publicados pelo GGN.

      1. Hj. o Nassif chegou com a

        Hj. o Nassif chegou com a corda toda……rsrsrsr.

        Se o E.C. não estiver até o Pescoço nesse treco, aí , cortem-me os pulsos……

      2. Zona perigosa

        Frequento este blog desde 2010, quando, pesquisando no Google, “reencontrei” o Nassif da TV Cultura na incrível série O Caso de Veja. Desde então, acessar o blog é quase um ritual diário. Sempre dou prioridade aos textos de autoria própria do Nassif, tamanha a admiração e credibilidade que lhe confiro.

        Foi por tudo isso que fiquei com um sentimento de enorme incômodo ao ler este post. Assim como o comentarista acima, me pareceu que o Nassif adentrou a zona perigosa do estilo Veja. Não condiz com a índole do jornalista, nem com o propósito deste blog esse tipo de texto.

        Que o Eduardo Cunha é o tipo de político com o qual, por prudência, deve-se conservar os dois pés atrás, não resta dúvida. Mas em nome da ética aguardemos sempre os fatos antes das acusações.

         

        1. Facas, amantes e ironia exigem cuidado e elegância no trato.

          O uso da ironia é sempre um risco. Risco do mal entendido e risco do “bem entendido”.

          Mas esse é um risco que Nassif sabe correr e a Veja não.

          Desde quando o “estilo Veja” substituiu o golpe abaixo da cintura pela fina ironia?

    2. Mais?
      “Ao longo das últimas

      Mais?

      “Ao longo das últimas três décadas, Cunha tornou-se o maior operador da República. Operou para PC Farias. Depois, operou o fundo de pensão da CEDAE, a companhia estadual de águas do Rio de Janeiro. No governo Garotinho, operou a CEHAB, a companhia habitacional. Quando Francisco Dornelles foi Ministro da Previdência, levou Cunha junto com ele para operar. Operou venda fictícia de casa com o traficante Abadia. No Congresso, operou para as empresas de mineração e também para operadores portuários. Fora do governo, operou a indústria de ICMS da refinaria Manguinhos, no golpe das liminares contra a cobrança antecipada dos impostos.”

  2. Prezadíssimo Nassif.

     Ou demais participantes.

    Sinto muito pela pergunta, mas, acreditando mesmo que não seja o único ignorante no assunto, não haveria como explicitar com outros verbos oqual o significado/ações implicadas no verbo operar?

    1. Me parece que significa

      Me parece que significa mexer com grana, bufunfa, cascalho, algum, arame, bagarote, bago, bolada, bufunfa, capim, erva, gaita, grana, luz, massa, milho, papel, trocado, tutu, algo, recurso, bem, caixa, meio, posse, espécie, troco, pacote, proveito, haver, vento, bolsa, chorume, fundo, maquia, meios, prosperidade, bronze, investimento, vinténs, zinco, luca e, por fim, doações de campanha.

    2. Analogia.

      Por exemplo, nas estradas, a empresa que cobra o pedágio é chamada de operadora.

      A operadora recebe o dinheiro dos que têm interesse em se utilizar da estrada, retira uma parte para si, à guisa de remuneração pelo serviço prestado, e repassa o restante para quem de direito.

      Ficou mais fácil, agora?

  3. A informação que se tem é o

    A informação que se tem é o que o PGR está tremendo diante da tanta pressão. Dos procuradores da Lava Jato, da mídia e dos parlamentares que o assediam. Não deveria. Basta apenas retratar os fatos tais como são. Se há indícios sólidos denuncie, senão arquive. Tem que se acabar nesse governo enquanto durar essa estória de indicar PGR em cima de uma lista formada pelo voto da maioria dos Procuradores. A presidenta deveria fazer tal indicação com base nas prerrogativas constitucionais confiadas ao cargo que ocupa, a saber, escolher dentre os procuradores na ativa aquele que for de sua confiança como faz o governador de São Paulo e todos os governadores de Estado. Esse Janot nunca me enganou, é um borrabotas da turma de Gurgel, Fernando, os tuiuiús que fazem todo tipo de jogada na PGR conforme denunciado no livro  negro da Procuradoria Geral da República, vulgo de Faxineiro a Procurador da República, do antipetista Pastana que por sinal removeu da última edição as fortes denúncias que fez aquele antro. A propósito em Junho expira o mandato de Janot, a presidenta voltará a reindicá-lo, uma lástima.

  4. Pois, acho que não vai estar

    Os “operadores” da assim chamada justiça brasileira darão um jeito de só aparecerem na lista os nomes, digamos, inofensivos.

    Não aparecerão, além de Cunha, os nomes de Aécio, de Serra…

    Ah, mas como eu gostaria de estar rotundamente enganado!

    1.   Colega, não só não tenho

        Colega, não só não tenho certeza disso como não vejo qual seria a relação causal.

        A Lava-Jato tem sido tocada de forma totalmente alheia ao PT e a Dilma, mais até do que se deveria. Se eu sei disso, esse pessoal todo sabe. Então o que tem a ver a acusação a Cunha e o PT/Dilma? Ele vai se “vingar” de quê?

        Seria a mesma coisa se minha mulher me traísse com o padeiro e eu quisesse bater no sobrinho da vizinha.

      1. Da mesma forma não havia

        Da mesma forma não havia nenhuma relação causal entre a descoberta do esquema do Roberto Jefferson nos correios e o governo, e ainda assim nós sabemos tudo que aconteceu por conta disso.

        O Cunha, se cair, vai cair atirando, quererendo levar muitos com ele.

  5. “Se o operador Cunha não

    “Se o operador Cunha não estiver na Lava Jato, desmoraliza-se”

    E a LAVA JATO, que já não é esse primor, TAMBÉM.

     

  6. Só ironizando mesmo para

    Só ironizando mesmo para aguentar essa Lava Jato, que até agora tem se utilizado da reserva de água da Cantareira para lavar a corrupção. Na Cantareira não tem água e portanto na oposição ao governo não tem ninguém corrupto. Sei…

  7. E é essa figura que, graças à

    E é essa figura que, graças à habilidade de Dilma, é simplesmente a terceira pessoa mais poderosa do Brasil : caso Dilma e Temer não possam continuar no poder, ele se torna nosso presidente. Agora o que é de amargar é compará-lo ao magnifico personagem Frank Underwood, de House of Cards, feito pelo Kevin Spacey. É como você comparar o cigano Igor, personagem de Ricardo Macchi numa novela da globo,  com o Don Corleone feito por Marlon Brando (rs) 

  8. Lavajato X HSBC

    Se não tiver num pode estar noutro, Nassif, deixe de ser ranheta.

    Desmoralizado ficará se não tiver em nehum dos dois.

    Vamos aguardar e apostar em qual das duas ele aparece 

    Aqui minha aposta.

    Lavajato –

    HSBC –

    Nas duas –

    Em nenhuma – X 

     

     

    Edivaldo Dias de Oliveira

  9. Eu espero que a aprovação,

    Eu espero que a aprovação, dita pelo PMDB, do ajuste fiscal, não esteja influenciando em nada a famosa e tão aguardada LISTA. Seria o cúmulo !

  10. Nassif
    Já lhe disse, o

    Nassif

    Já lhe disse, o objetivo da Lava Jato era enquadrar a “Base Alienada” .

    Como o PGR esta protelando a divulgação, continua-se as negociações.

    Quem se enquadrar, será salvo.

    Pizza assando…….. 

  11. Esse aí aprimorou um dos

    Esse aí aprimorou um dos fundamentos da ética aóciana. Ele suga o mais que pode e, depois, VAI PRA QUALQUER LADO. 

  12. Que enrolação para apresentar

    Que enrolação para apresentar a tal lista, e o tal instituto alemão que iria concorrer com o ibope onde está? E a lista do hsbc, e o resultado da auditoria em MG? È um falatorio e as coisas não andam, haja paciencia!!!

  13. Frase que ouvi do Macaco

    Frase que ouvi do Macaco Simão= “A base aliada é aliada naquela base!” Uma grande definição do que é a política brasileira.  

  14. puta ironia. o malandro tem

    puta ironia. o malandro tem de manter a “dignidade”

    do que prometeu a seus aliados (alienados tb é uma grande sacada)…

  15. Opa, olha essa imprensa

    Opa, olha essa imprensa querendo dar um golpe no legislativo, onde o Eduardo Cunha foi eleto democraticamente.

    è golpe de lá, golpe de cá. Bem falado mesmo Pontara

  16. Tem que estar

    O Cunha tem um nome a zelar. Só fica de fora se houver boicote, sabotagem. Aí ele processa o Janot por danos morais. Te cuida, PGR!

  17. Ou seja, para o sucesso dos

    Ou seja, para o sucesso dos futuros negócios do Eduardo Cunha, ele tem que constar na lista.

    E mais, tem que ser um nome de destaque.

    Acredito que ele deve está rezando para que isso aconteça.

    Afinal, como diz o texto, como ficaria a sua reputação.

    pdp, é dose para mamute !

  18. seu nassif caprichou tanto!

    seu nassif caprichou tanto! ao carregar à exaustão de operações dadivosas e curas milagrosas a al-cunha no meio do caminho da lava jato, que parece que seu nassif queira patrocinar na mídia a gosto popular um zé arigó renascido…

  19. Eu tenho o pé atrás com esse

    Eu tenho o pé atrás com esse Eduardo Cunha, ele não me transmite ser um homem honesto, tudo o que eu menos queria era sua vitória… sabe, ele me parece raposa de galinheiro… não confio nele… 

  20. E AINDA TEM GENTE CONTRA O RECALL!

    Um sujeito como esse seria fulminado com mais de 90% de rejeição no REFERENDO REVOCATÓRIO DE MANDATO. Ele não teria como explicar nas TVS suas falcatruas.

    Por outro lado, a Dilma, por exemplo, se conseguissem assinaturas par seu RECALL, ganharia espaço na TV, se defenderia de tudo, e garantiria a eleição de seu sucessor no primeiro turno.

    Saiba mais sobre o RECALL:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/303097703159232/?type=3&theater

  21. Se o PIG fosse IMPRENSA, esse

    Se o PIG fosse IMPRENSA, esse NUNCA seria presidente da Câmera dos Deputados!

    Mas, para PIG TRAMBIQUEIRO sempre tem um porta-voz de OCASIÃO…

    E como os porta-vozes do PIG NÃO VALEM NADA, são descartados em nome da sobrevivência do PIG!

    Só o FHC sobrevive!

    A ajuda deve ter sido grossa e com prestações vincendas…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador