newsletter

Assinar

Sem acusação ou suspeita, imprensa torna Lula alvo da Lava Jato

 
Jornal GGN - "Nos últimos 40 anos, nenhum líder brasileiro teve a vida particular e partidária tão vasculhada quanto Lula, e jamais encontraram acusação válida contra ele", reagiu o Instituto Lula, sobre as recentes tentativas de envolvimento do ex-presidente no esquema de corrupção da Petrobras.
 
Para a entidade, que vem respondendo a todas as acusações contra Luiz Inácio Lula da Silva, "não será investigando um apartamento – que nem mesmo lhe pertence – que vão encontrar uma nódoa em sua vida". "Lula foi preso, sim, mas pela ditadura, porque lutava pela democracia no Brasil e pelos direitos dos trabalhadores", afirmou, em nota oficial.
 
O Instituto explica que o ex-presidente "nunca escondeu que sua família comprou, a prestações, uma cota da Bancoop, para ter um apartamento onde hoje é o edifício Solaris". "Isso foi declarado ao Fisco e é público desde 2006. Ou seja: pagou dinheiro, não recebeu dinheiro pelo imóvel", frisou.
 
O ex-presidente, contudo, para adquirir o apartamento, precisaria pagar a diferença entre o valor da cota e o valor do imóvel, seguindo as modificações e acréscimos ao projeto original. A família de Lula optou por não exercer esse direito. Dessa forma, desistiu da efetivação da aquisição do triplex. As informações foram amplamente divulgadas à época.
 
A nova fase da Operação Lava Jato, deflagrada na manhã desta quarta-feira (27), tinha como foco investigar a lavagem de dinheiro da empreiteira OAS, por meio de negócios imobiliários para supostamente favorecer o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, preso desde abril de 2015. Entretanto, indiretamente, a fase também tentou influir possíveis relações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o esquema.
 
De todos os 15 mandados de busca e apreensão, 6 de prisão temporária e 2 de condução coercitiva, nenhum tinha relação com o ex-presidente Lula. O Jornal GGN mostrou, também, que nas mais de 60 páginas de indícios levantados pela Polícia Federal nessa etapa da Lava Jato, em nenhum momento o nome do ex-presidente é mencionado.
 
A única possível conexão estava inserida em um diagrama ilustrativo para elencar dúvidas quanto aos reais proprietários de imóveis, sobretudo aqueles cujos donos eram a Murray, empresa apontada como offshore para lavagem de dinheiro proveniente de corrupção da Petrobras, e outros três que estavam registrados em nome da empreiteira OAS, uma das empresas na mira da Operação. 
 
Um desses três apartamentos era o suposto triplex da família de Lula, que foi negociado com a Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo), em 2006, conforme explicou a nota do Instituto. O condomínio na praia de Astúrias, no Guarujá foi construído pela Cooperativa, que já foi presidida por Vaccari Neto, e que transferiu o empreendimento para a empreiteira OAS em 2009.
 
Mais de 50 páginas do documento da Polícia Federal que estimulou e trouxe sustentação para os pedidos de prisões e mandados de buscas e apreensões são dedicadas a outro apartamento: 163-B, de aquisição de Eliana Pinheiro de Freitas, representante da offshore Murray Holginds LLC. Os investigadores teriam indícios de que o imóvel foi resultado de lavagem de dinheiro da offshore, a título de propina pela OAS, em troca de benesses junto aos contratos da Petrobras.
 
 
Essas outras 50 páginas, contudo, não tiveram o mesmo destaque nas publicações dos jornais desta quarta e quinta-feira [confira, abaixo]. "Lula não ocultou patrimônio, não recebeu favores, não fez nada ilegal", concluiu a nota oficial da entidade.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Média: 4.3 (17 votos)
32 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

A terra por onde Lula pisou

A terra por onde Lula pisou deverá ser salgada, o ex-presidente deverá ser degolado e partes do seu corpo arrastadas pela cidade para que sirvam de lição sobre o quanto é perigoso desafiar o 1% de nababos deste pais, tipo Globo, PSDB e cia. Como ocorreu no Tribunal de Exceção (o Alçada) que degolou Tiradentes, a caçada a Lula é pelo que ele fez de bom por esse pais, e assim a novela continua, as praías por onde Lula pôs os pés também serão salpicadas de sal, mãos à obra promotores tucanos de SP Blat e Casserino e seus cães de guarda, o MPSP é o mesmo que engavetou o trensalão tucano, o apto de FHC em Paris, a fazenda de FHC em SP que o tucano pôs no nome de laranjas, enfim, mas como tucano goza de inimputabilidade penal não vem ao caso....

 

Este texto do ex-governador Tarso Genro sobre essa máfia midiático-penal é bastante ditático, boa leitura http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Estamos-vendo-a-construcao-de-um-Estado-de-Direito-fast-food-/4/35372

Seu voto: Nenhum

 

...spin

 

 

imagem de Cris Kelvin
Cris Kelvin

Futuro do pretérito...

...é o tempo verbal inexistente e que orienta o noticiário da grande mídia, o trabalho  do MP e da PF. Seria , teria, receberia... Em vez de fatos concretos:  ilações, acusações sem prova. É sintomático como é porque o denuncismo especulatório e vazio ocupa exageradamente o tempo e o espaço das publicações.  "Se" tivessem compromissos com os fatos e a verdade a conjugação seria outra..

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Estadão (OESP), Globo, Veja

Estadão (OESP), Globo, Veja (Abril) , Folha e assemelhados... sinceramente sinto pena de quem compra ou simplemente crê nos produtos dessas empresas... Tem aquela história, "se voce não compra - portanto não é o cliente - você é o produto" que essas empresas produzem.

Muita pobreza... é lamentável...

Ainda se dissesse que no Brasil tem algum grupo que, com projeto sério se oponha às realizações do PT, essas empresas que produzem imprensa marrom teriam seu lugar no mercado... o Notícias Populares e o Diário Popular prestavam-se bem às baixarias e exageros de que a gente gosta, mais do que de acreditar, de rir, tirar uma, zoar mesmo. Mas vendidos assim, como se fossem de alguma qualidade... pena desses consumidores. Ou produtos, vai saber...

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Trate-se pelo menos tão bem quanto você trataria seu melhor amigo ou sua melhor amiga.

imagem de Ozeias Souza
Ozeias Souza

O apartamento alvo da

O apartamento alvo da LavaJato é o de número 163B cuja proprietária é Eliana Pinheiro de Freitas, representante da offshore Murray Holginds LLC., que tem negócios com a Mossack Fonseca e a OAS.
O apartamento que dizem seria destinado a Lula seria o 164A, que dizem, foi reformado pela OAS e tem mobília instalada em R$300mil (armários embutidos e cozinha planejada.

Lula nunca quis triplex algum e não exerceu a opção de compra. Ele nunca sequer apareceu para ver as obras e nem pegou chaves. Nem ele nem sua mulher.


Eles continuam com sua carta de credito, comprada em 2005 e paga com seu salario de presidente da república, sendo quitada em 2010. A obra seria entregue em 2007 e com o atraso, TODOS os mutuários decidiram em assembleia, no final de 2009, transferir a conclusão do empreendimento à OAS. A obra foi entregue pela construtora em 2013. Neste processo, todos os cooperados puderam optar por pedir ressarcimento do valor pago ou comprar um apartamento no empreendimento. À época, Lula e Dona Marisa não optaram por nenhuma destas alternativas esperando a solução da totalidade dos casos dos cooperados do empreendimento primeiro para que depois pudessem decidir. Em 2015 eles desistiram do negócio. Preferiram reaver o dinheiro da carta de crédito do que pagar a enorme diferença cobrada pela Bancoop e OAS entre o valor da carta de crédito paga peço mutuário e o valor final do apartamento.

Por outro lado, tem apartamento de 11 Milhoes de euros na lista de bens de um ex-professor e ex-presidente da república que ninguém consegue explicar como foi pago e não aparece um PF pra investigar... Dá-lhe Moro! SQN

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de j@iro, de sp
j@iro, de sp

Ora, meu caro Ozéias, é

Ora, meu caro Ozéias, é impressionante como "vocês petistas"  gostam de distocer as coisas.

O assunto em pauta é o "triplex do Lula".

Entendeu ou quer que eu desenhe?

Quanto ao tal apartamento em Paris do ex-professor da USP e ex-presidente da República?

Veja bem, meu caro, "isso não vem ao caso".

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de sersikera
sersikera

Semelhança

Esta história do Lula que compra e supervisiona toda a reforma do triplex, do qual diz não ser dono, está me lembrando a lorota do Cunha, que jura não é dono das contas onde das quais é o beneficiário.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Jadir Rocha
Jadir Rocha

Quanta besteira, hem! Vamos

Quanta besteira, hem! Vamos pensar um pouco mais, principalmente, quando deixa algo por escrilto.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Só que existiam extratos da Suíça...

...que comprovavam as contas de Cunha.

Não tem nada a ver essa comparação.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

"Se você não for cuidadoso, os jornais farão você odiar os oprimidos e amar os opressores." - Malcom X

"Com o tempo, uma imprensa cínica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." - Pulitzer

A imprensa acusa mal, o

A imprensa acusa mal, o Judiciário julga mal e o povo decidirá bem nas próximas eleições. Nada que os jornalistas e os juízes disserem irá interferir no voto popular. Isto certamente fará uns e outros ficarem mais frustrados e cheirarem mais cocaína. Pequena perda direi quando eles começarem a tombar de overdose. Ha, ha, ha...

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Henrique O
Henrique O

Por que nossa burguesia nunca se queixou do custo dos aparelhos

repressivos, cujos membros recebem até 180 mil/mes?

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Pelo vídeo no site do

Pelo vídeo no site do Estadão, o tal triplex nababesco é bem mequetrefe. Esquadrias de alumínio bem comuns, uma pia de terceira na área de serviço, rodapé simples, sem gesso no teto.

Se custou R$ 700 mil pra ficar assim, imagino como era antes, hehehe.

Só vale pela vista, mesmo. Mas acho que a vista não foi reformada, ou foi?

Não me admiro Dona Marisa ter desistido depois de visitar.

Seu voto: Nenhum (12 votos)
imagem de luiz valentim
luiz valentim

Sacanas deram o nome de TRIPLO agiram logodepois do MP paulista

Lavajato pratica auto-desmoralização, uma pena que as autoridades superiores deixam isso acontecer.

Tinham que acabar com vaszamentos seletivos e operações seletivas.

Acho que a Receita federal gostaria de ver Operação Zelotes investigando os grandes sonegadores beneficiários do esquema CARF, Que preguissa é essa?

Que mudança de foco tão suspeita?

Que força tem essas grandes corporações ? Será que a influência deles estrapola do CARF para outras repartições da República Federativa do Brasil?

Seu voto: Nenhum (11 votos)

Para tirar do jogo de 2018

Tentativa de Homicídio POLITICO TRIPLAMENTE QUALIFICADO PELO MP E PF CONTRA LULA!

VERGONHA!

canalhice pura!

ELes querem um Brasil de miséria, é isso que no fim eles estão lutando - um Brasil para previlegiados!

Vergonha ministério público e policia federal!

Que devem ao LULA muito do poder que têm hoje....

Seu voto: Nenhum (11 votos)

"As notícias do PIG são cheias de: vírus, malwares, worms e spywares - você tem que ter muito cuidado para NÃO SER CONTAMINADO!"

"Os dois mais importantes dias em sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que você descobrir o porquê... - M

Judiciário brasileiro (cuspe!)

(Só pra lembrar Chico Anísio)

Cara, daqui a pouco vão investigar aquele menino que aparece numa das fotos emblemáticas de Lula, nos braços do pai recebendo um beijo do nosso melhor presidente!

Nessas horas que sinto vergonha de pertencer à raça, dita, humana!

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Impítiman é meuzovo!

Arte é Luz - União e Olho Vivo

imagem de anarquista sério
anarquista sério

''SEM SUSPEITA'' ? Fala sério

''SEM SUSPEITA'' ?

Fala sério !

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de Roberto Monteiro
Roberto Monteiro

Eu suspeito que tu és um mequetrefe.

Mas é apenas suspeita.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de altamiro souza
altamiro souza

o agente, porcurador, sei lá,


o agente, porcurador, sei lá, e o tituleiro do jornal, da grande mídia,

parece que trabalham e inventam juntos...

o cara supõe que o apartamento poderia ser para lula - im desejo dele, jamais realidade -

 e usa a palavra seria, que dá a impressão de suposição,,,,

mas é a suposição da suposição, do sonho, do desejo, da ansiedade,

 da cabeça golpísta de quem inventou....

é a suposição de uma invenção....

é o cumulo do teatro do absurdo...

nem ionesco nem bechett imaginariam absurdos maiores...

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de Schell
Schell

E o (des)ministro da

E o (des)ministro da (in)justiça, ó, tocando pianinho pela madrugada. Já a dona Dilma, fechada em políticas ultra-pessoais. Pobre Lula tendo de segurar todos esses pinguentos merdiáticos, mais os pf (sim, prato feito) e os procuradores-de-coisa-alguma. Aliás, diga-se, até "encontrarem" o (des)moro(nado) esses procuradores eram motivo de chacota e irritação por parte do judiciário: de cada dez denúncias, nove (ou mais) eram arquivadas por inépcia, preguiça, falta de indícios eou inconsistências totais. Então, para eles, e os golpistas, entre bilhões sonegados na zelotes e o apartamento que um dia o Lula comprou cotas (do prédio), fica-se com a merreca do apartamento (que o juiz, em 2009, conivente, entregou para a OAS terminar). Dão nojo em lesmas.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de CB
CB

globo, abril, folha e estadão

globo, abril, folha e estadão são os mais perigosos inimigos do Brasil. Nem justiceiros do Paraná, nem tucanos & cia teriam toda esta capacidade de paralisar o país sem o trabalho desta imprensa. O pior e mais danoso dos partidos de oposição AO Brasil, sem dúvida, é a mídia.

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de Jadir Rocha
Jadir Rocha

Ainda bem que, temos à

Ainda bem que, temos à internet, os Blogs e, com isto, a gtrande mídia mentirosa e manipuladora constituida, principalmente, pela Globo, Veja, Folha e Estadão não estão conseguindo enganar tantos brasileilros como antigamente. 

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de andre sousa R S
andre sousa R S

A Gestapo de Curitiba já usou

A Gestapo de Curitiba já usou de todos os métodos: prisões arbitrárias; chantagens contra familiares de presos; uso de policial expulso da corporação, por contrabando na fronteira, posteriormente reintegrado pelo mesmo Judiciário ao qual voltou a servir; omissão de depoimentos que inocentam, como aconteceu com Marcelo Odebrecht; vazamento seletivo de depoimentos que correm em segredo de justiça, quando não da VENDA de vídeos de depoimentos, por policiais federais, para a mídia; blindagem de citados mas que pertencem ao grupos dos investigadores e julgadores, onde vale tudo, desde o juiz recusar a denúncia do depoente, afirmando “isso não vem ao caso”, até colocarem tarjas pretas sobre os nomes de denunciados amigos, como aconteceu com o nome de José Serra; com o juiz mandando que se invada escritórios, para apreender as peças de defesa, elaboradas pelos advogados do réus; considerar ou desconsiderar documentos de açordo com os interesses políticos do juiz...
Na SS-TF, em Brasília, a banda não tem tocado muito diferente, quando não repetindo o mesmo repertório, dando salvo conduto para que o macabro concerto continue.
A polícia federal está investida de mais poderes que o Ministério da Justiça, ao qual está subordinada, fazendo o que quer, como quer, onde quer e quando quer; determinando quais presos deverão ficar incomunicáveis ou não, um atribuição dos juízes; e até colocando em isolamento, numa cela sem janela e sem sanitário, uma cadeirante em fase de recuperação pós operatória.
Mas isto é pouco, a justiça brasileira tem que se superar na arte do arbítrio e da manipulação, fazendo com as leis o que os militares fizeram com as baionetas, em 64.
A nova modalidade de embuste jurídico, de crime institucional, é a investigação paralela, o inquérito paralelo, não oficial, sem autorização judicial e nenhum controle de qualquer autoridade.
E como funciona este despautério?
Imagine que você comece a ser investigado por um juiz, com a polícia realizando diligências, o juiz ouvindo testemunhas, a perícia avaliando os documentos apreendidos...
Seus advogados estarão permanentemente atentos, inserindo nos autos do processo documentos que contradigam os que lhe incriminam, contestando depoimentos, “farejando” contradições e inconsistências nos depoimentos, pedindo detalhamentos de laudos, mostrando álibis... Como deve ser, para que o juiz tenha dados suficientes para formar juízo e pronunciar uma sentença.
Agora imagine que, enquanto tudo isto acontece, secretamente a polícia federal lhe investigue, sobre a mesma acusação que lhe fizeram, pegando depoimentos, apreendendo documentos... Sem que os seus advogados saibam, de maneira a lhe defender.
Ao fim do processo as duas investigações são juntadas, tendo já se exaurido o período de recursos da defesa, de maneira que apareçam muitos dados novos, contra você, sem chance de defesa, sejam eles verdadeiros ou não.
Assim, através desse mecanismo, a justiça brasileira está condenando.
E antes que eu dê o artigo por terminado, temos um novo herói na praça, um novo mito, o “japonês bonzinho”, o ex contrabandista, agora vendedor de depoimentos secretos para a mídia, segundo o Senador Delcídio Amaral.
Não demora a Globo vai premiá-lo, como fez com Joaquim Barbosa e Sérgio Fernando Moro.
O japa passa o dia fazendo selfies com coxinhas e paneleiros.
O jornal The Economist, um dos municiadores da Globo, e porta voz do capital internacional, trata o Moro como brazilian hero (herói brasileiro), enquanto o sério e independente jornal francês “Libération”, trata o “japonês bonzinho” como “a piada do momento”, o herói dos coxinhas e paneleiros.
Ou os defensores dos réus da Lava Jato e os departamentos jurídicos dos partidos progressistas recorrem às Cortes Internacionais, para mostrarem em que se transformou o Judiciário brasileiro, ou abrem mão dos julgamentos, encaminhando-se para as celas, passivamente.

Francisco Costa
Macaé, RJ, 28/01/2016.

 

  •   

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"Querem Lula? Mas Lula é o

"Querem Lula? 
Mas Lula é o cara chato que cobrava propina da UTC? Não. Este era o Aécio.
Lula pegou emprestado o jatinho do Youssef? Não. Este era o Álvaro Dias.
Lula foi o cara que montou o esquema dentro da Petrobras com Cerveró, Paulo Roberto Costa e Delcídio? Não. Este era o FHC. 
Lula é o amigo do banqueiro André Esteves? Não. Este era o Aécio, de novo.
Lula é meio-primo de Gregório Marin Preciado, aquele que levou US$15 milhões na venda de Pasadena? Não. Este é o Serra. Aquele que a Lava Jato apresenta com discreta tarja preta pra imprensa. 
Lula foi descoberto com uma dezena de contas no exterior, ameaçou testemunhas, prejudicou alguma investigação? Não. Este é o Cunha.
Lula ameaçou empresários, exigiu 5 milhões de dólares, só de um deles? Não. Este também é o Cunha." 

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

 

...spin

 

 

imagem de Gabriel Braga
Gabriel Braga

Vc resumiu bem o escândalo

Vc resumiu bem o escândalo que é essa perseguição com o Lula.

Querem de qualquer forma achar a mais tênue ligação dele com a roubalheira da Petrobrás,mas como não conseguem,estão indo atrás da história desse triplex,que nem de Lula é.

Enquanto isso Cunha tem contas na Suíça abastecidas com dinheiro de corrupção,e isso não é mera suspeita,mas fato,e continua no comando da Câmara.Já Aécio foi citado pelo Youssef lá atrás como beneficiário de dinheiro sujo e agora pelo delator da UTC mas continua por aí escrevendo suas platitudes na Folha como se nada tivesse acontecido.

E ainda querem nos convencer que a Lava Jato não tem fins políticos,ou pelo menos que não foi desviada para isso.

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Jairo Fonseca
Jairo Fonseca

Faltou um pequeno detalhe

José Carlos Lima - Spin. Faltou um pequnino detalhe a ser declarado:

Lula era o dono do helicóptero e da meia tonelada de pasta pura de cocaina na fazenda dos Perrelas? Não!!!!!!!! O que a polícia federal e o poder judiciário fizeram com o helicóptero e a meia tonelada de cocaina pura? Lula sabe? Não!!!!!! O processo criminal do negócio foi aberto? Quem foi responsabilizado? O helicóptero está apreendido para ir a leilão? Quem era dono da cocaína pura que depois de pronta renderia por volta de uma tonelada e meia???????

Alguém sabe se a polícia federal e o poder judiciário estão procurando o dono do jatinho que caiu em agosto do ano passado em Santos, matando o então candidato a presidente, Eduardo Campos, ex governador de PE e mais 5 pessoas? Será que vão culpa o Lula!!!!!

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Silvio Torres
Silvio Torres

Como diria o histórico

Como diria o histórico personagem Bento Carneiro, de Chico Anísio: "justiça brasieira...humpft!" (som de cusparada no chão).

Ou então o Bento diria: "polícia federal brasileira....humpft" (som de cusparada no chão)

Ou ainda o Bento: "imprensa brasileira...pôôômmmmm (som de um longo flato)

 

 

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Acho que Lula, PT, e

Acho que Lula, PT, e simpatizantes estão sendo levados numa onda.
Esse pessoal da Lava Jato nada tem de firme contra Lula.
Cão que muito late não morde !
Estão fazendo barulho, perturbando, tirando o sossego e a concentração de Lula.
Estão conseguindo manter uma espada sobre Lula e isso perturba.
Acho que está na hora de Lula passar a falar bastante sobre o que pretende fazer se eleito em 2018.
È hora, tambem, de seus apoiadores se juntarem a ele nessa questão.
Isso vai fazer esse pessoal da lava jato se precipitar e cometer erros.

Seu voto: Nenhum (12 votos)

Jane Pita

imagem de Jadir Rocha
Jadir Rocha

Muito correto o seu

Muito correto o seu raciocínio. Apoio total ao Lula

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Ufa! Tenho que agradecer ao

Ufa! Tenho que agradecer ao PIG. Estava pensando em adquirir um apartamento na planta, pagando parcelas mensais. Mas descobri que isso é crime, então já desisti.

Só que agora fiquei confuso. Aparentemente, NÃO SER proprietário de apartamento também é crime.

Merval, me ajuda!

 

Seu voto: Nenhum (18 votos)
imagem de mclane
mclane

Depende, colega. Se o seu

Depende, colega. Se o seu apartamento for entregue com uma reforma de 700 mil que você pessoalmente inspecionou, reforma quitada por uma empreiteira que despejou propina em uma empresa pública para "ganhar" obras, já se prepare para a visita do japonês da PF. Espera o desenrolar. Vamos descobrir quem é o dono da Murray Holdings, quem sabe não rola mais uma delação por aí, né? 

Seu voto: Nenhum (16 votos)

Duro de matar

Caro Detetive  Mclane Duro de matar.

Noto em sua colocação um pouco de inveja, afinal parece que por aqui quem é duro de matar não é você.

 

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Então, o apartamento foi

Então, o apartamento foi entregue? A escritura foi passada? Lula está morando lá?

Tsc, tsc, tsc. Seu texto não resiste ao Google.

Seu voto: Nenhum (14 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.