Aldo Fornazieri
Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.
[email protected]

Sensação de desgoverno, por Aldo Fornazieri

Na medida em que o primeiro mandato da presidente Dilma vai chegando ao fim os sinais de que o governo está à deriva ficam cada vez mais evidentes. Com exceção do emprego e da renda, praticamente todos os demais indicadores estão no vermelho. A crise da Petrobras começa a atingir outros setores da economia e outras empresas sem que nenhuma medida significativa para estancá-la seja adotada. Dilma mantém no comando da empresa uma diretoria sem credibilidade, respingada por suspeitas e sem força para restaurar a confiança na estatal. A Petrobras pode perder o grau de investimentos e há especialistas que já falam em possível default.

A margem de manobra financeira da empresa torna-se cada vez mais estreita e as ações derretem no caldeirão das denúncias intermináveis e escandalizantes. Além da importância que a Petrobras tem para a economia brasileira é preciso lembrar que mais de um milhão de trabalhadores compraram ações da empresa usando o FGTS. As perdas são enormes, e passarão anos até que os prejuízos sejam recuperados. Não agir para sanear a empresa e manter uma diretoria desacreditada representa um atentado aos interesses do Brasil e de milhares de brasileiros.

A falta de perícia política de Dilma e de seus principais assessores está fazendo com que a nova equipe econômica comece a ficar velha até mesmo antes de assumir. Ao anunciar a equipe sem trocar os ministros, numa conjuntura de agravamento dos indicadores econômicos, o governo perdeu o benefício das expectativas positivas que os indicados suscitaram. O tempo e a inatividade imposta à nova equipe erodiram parte do impacto positivo contido na promessa de mudança de rumos. Há uma total falta de sintonia entre as ações do governo e os efeitos positivos que deles se poderia esperar. Não há percepção do tempo político e o governo age sem medir ou planejar as conseqüências dos seus atos. Governar significa conferir rumo e sentido ao país, orientando as ações dos agentes econômicos, políticos e sociais. O fato é que nas vésperas de começar seu segundo mandato, a sociedade não consegue vislumbrar para onde o governo Dilma efetivamente pretende ir.

No plano político, a confusão não é menor. No Congresso, a aprovação da manobra fiscal dependeu fortemente dos setores mais fisiológicos que se articulam no controle da ação parlamentar. A fatura será cobrada em termos de forte presença no ministério do segundo mandato. O PT, com a imagem tisnada de partido corrupto, não consegue sair da defensiva. Na Câmara e no Senado apanha cada vez mais da oposição e perde espaço para o ativismo voraz do PMDB. Na sociedade, cresce o antipetismo – fator importante da margem pequena de votos na vitória de Dilma e na derrota eleitoral em alguns Estados.

O ódio ao PT se dissemina na classe média e na própria juventude. Ao invés de buscar as razões dessa rejeição muitos petistas se esmeram em culpar o PIG (Partido da Imprensa Golpista) e a mídia em geral. Esse é o caminho mais curto para o agravamento da crise partidária. Entalado em seus erros, o PT não consegue perceber que precisa mudar de prática, de conduta e de discurso para relegitimar-se politicamente. A falta de humildade, a arrogância e a prepotência de muitas lideranças petistas são atitudes que continuam pontificando e alimentando a rejeição. Culpar os outros, afinal de contas, sempre é mais cômodo, seja para fugir das responsabilidades em face dos problemas e das denúncias, seja para escamotear práticas condenáveis e acobertar interesses pouco ou nada republicanos.

O PT lida mal com o par ser-parecer. Se o partido é honesto precisa parecer honesto. Dessa forma, se o partido parece ser corrupto porque não é honesto há uma coincidência entre o ser e o parecer. Neste caso é preciso agir para extirpar o mal pela raiz, pois ele gangrena toda a estrutura partidária. É espantoso e revoltante, hoje em dia, ouvir petistas justificando práticas corruptas em nome da governabilidade, de vitórias eleitorais e de um realismo político que vai apodrecendo o partido. Mas se o partido é honesto e parece ser corrupto então o erro deve que ser buscado na forma de aparecer do partido, na sua prática e na sua conduta, que o tornam suspeito aos olhos do senso comum.

A contrapartida da imagem de partido corrupto do PT e de sua arrogância é o crescimento da extrema-direita, que se mostra cada vez mais ousada na atividade parlamentar, nas ruas e nas redes sociais. Setores democráticos subestimam o ativismo antidemocrático dessa extrema-direita. Em ambientes de crise econômica e de degradação moral da política a extrema-direita tende a crescer. A sua violência verbal, que se expressou em vários episódios recentes, pode se transformar em violência política. Setores do PSDB – particularmente Aécio Neves – parecem querer brincar com o perigo ao emprestar certa legitimidade a esses grupos. Aécio os estimula com o seu desequilíbrio verbal.

Mas nada reforçará mais a direita e o conservadorismo se a esquerda e os democratas aparecerem como corruptos e se o governo não agir de forma prudente e equilibrada na economia e se não reduzir as desigualdades sociais.  Não se vai a lugar nenhum com o discurso da eficiência tecnocrática, recheado de números, com resultados econômicos e sociais pífios. Um bom governo precisa ser também um centro irradiador de valores. A ética, a cultura da democracia e o sentido civilizatório e humanizador da nossa existência precisam ser alimentados por práticas públicas corretas e por discursos coerentes com os valores que se pretende e se deve reforçar.

Aldo Fornazieri – Cientista Político e Professor da Escola de Sociologia e Política.

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aldo, você anda muito

    Aldo, aprofunde para não repetir o que a midia diz sobre Dilma há muito tempo e responda se a extrema direita tem crescido no Brasil ou no mundo?

    Extrema-direita cresce de norte a sul – Globo

    http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1836328&seccao...

    Extrema direita vence eleição na França, …

    internacional.estadao.com.br/…/geral,extrema-direita-vence-eleicao-na-fran…

    Republicanos vencem eleições para Congresso nos EUA …

    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=779808&tm=7&layout...

    Aldo, faça uma análise conjuntural e globalizada para entender os motivos que a direita tem crescido no mundo

    Pelo seu andar, em breve você estará inserido no vídeo:

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=nHujyAKuDbg%5D

     

  2. Falta

    Falta de perícia política dos assessores da Dima? Duvido. Acho mais provável uma pressão da Dilma sobre os seus assessores para não agirem politicamente, isto é, é poítica? soi contra.

  3. “Ao anunciar a equipe sem

    “Ao anunciar a equipe sem trocar os ministros, numa conjuntura de agravamento dos indicadores econômicos, o governo perdeu o benefício das expectativas positivas que os indicados suscitaram.”

    Aldo anuncia o novo:

    Dar posse aos ministros antes da posse do novo governo.

    rsrsrsrsrrsrs

  4. “No plano político, a

    “No plano político, a confusão não é menor. No Congresso, a aprovação da manobra fiscal dependeu fortemente dos setores mais fisiológicos …”

    Diz aí Aldo, você estranhou a  “confusão” e a “manobra” ?

    Governo resgata episódio em que FHC descumpriu meta …

    g1.globo.com

     Economia – Senado dos EUA aprova plano bipartidário para …

    g1.globo.com

    2 de ago de 2011 – Na segunda, Câmara aprovou … O presidente americano Obama promulgou o acordo que eleva o  limite de endividamento do governo federal

     Congresso dos EUA aprova acordo para reabrir governo e …

    economia.estadao.com.br

    16 de out de 2013 – O acordo aprovado no Congresso eleva o limite de endividamento do governo

    1. Eu ia destacar essa parte

      Eu ia destacar essa parte também, Assis. Isso que ele falou vem de muito tempo é o cerne do problema de nosso presidencialismo de coalisão. O PT aceitou jogar o jogo para ganhar o governo, isso lá em 2002. Como pode ser um sintoma da crise atual?

      Desonestidade intelectual do senhor Aldo, que para pintar seu quadro de “Apocalipse Now”, enxerta problemas estruturais como se fossem específicos do governo Dilma.

  5. Belo artigo.
    Digo, com

    Belo artigo.

    Digo, com respeito, que me parece ser o primeiro sopro de real autocrítica nas hostes petistas.

    Eu já fui governista. Ferrenho. Votei no Lula 2x e em Dilma em 2010.

    No entanto, nas manifestações do ano passado, ficou patente que, para o PT, ser Governo se tornara um fim em si mesmo.

    Não apenas para o Governo, mas para os governistas em geral. Eu vi aqui no blog VÁRIAS vezes comentaristas apoiando a violência da polícia sobre os manifestantes. 

    Ficou patente que a perda de espaço da esquerda “tradicional” (Sindicatos e instituições como a UNE) e dos partidos gerou uma reação conservadora por parte da militância tradicional.

    Não é à toa que vi, várias vezes, aqui, gente dizendo que “é para bater mesmo” e “quem são eles para ficar no caminho dos sindicatos?”.

    Naquele cenário eu mesmo me dediquei a chamar esta militância daquilo que ela se tornou: CHAPA BRANCA.

    O resultado está ai. Dentre os manifestantes, parte aderiu à esquerda mais-à-esquerda que o PT, engrossando o Psol e outros e parte aderiu à direita.

     Mas todos abandonaram o PT. Nas eleições até houve uma aliança tática contra o Aécio (o que é justificável), mas a verdade é que esse apoio foi momentâneo. 

    Vejam nos redes sociais (no Facebook, principalmente). O ânimo dos militantes se esvaiu. Acabou a fase da defesa firme e convicta nos debates com a militância tucana (que apareceu, também firme e convicta). Depois do anúncio da equipe econômica, em evidente contradição com a campanha, os desdobramentos da Lava-Jato, que está desnudando a Petrobras e dando um choque de realidade nas pessoas, o apoio do Governo nos debates mingou. 

    Entre meus amigos petistas só vejo o silêncio constrangedor. Não há sequer clima para “zoação”, mas apenas o clima constrangedor.

    É isso que o Governismo (com “ismo” de patologia) gerou. O PT não é mais a vanguarda. Parou no tempo. Como eu já disse aqui outras vezes, não tem mais o zeitgeist, o espírito do tempo. Tornou-se aquilo que, em certa medida, o PSDB é – um partido de gabinete, que decide ignorando a base, que existe, mas também está diminuindo (não sou eu que está dizendo isso).

    Da minha parte, bom, me tornei liberal, o que é alentador para mim. Me descobri. O interessante foi que não mudei essencialmente. Continuo sendo contra a ditadura, não votei no Bolsonaro (e nem gosto dele) e não defendo golpe nenhum.

    Mas sou oposição até a medula. Para mim, chega. Não me interessa se o PT vai faezr uma autocrítica ou não. Pouco importa. O que importa é que este governo está como uma fruta podre no pé – está lá, apenas aguardando o seu tempo para cair rumo à irrelevância.

    A culpa disso? Do pragmatismo excessivo, ora. Se tudo é justificável em torno do “Projeto”, então que sofram as consequências.

    O curioso é que agora o tal “Projeto” (seja ele qual for) está em perigo.

    Na realpolitik dos “fins que justificam os meios”, os fins estão sendo sacrificados por conta dos meios entusiasticamente adotados pelo Partido dos “Trabalhadores”.

    Enquanto isso, eu assisto ao fim com um pote de pipoca na mão. 

  6. “O ódio ao PT se dissemina na

    “O ódio ao PT se dissemina na classe média e na própria juventude. Ao invés de buscar as razões dessa rejeição muitos petistas se esmeram em culpar o PIG (Partido da Imprensa Golpista) e a mídia em geral….”

    Oa invés de buscar as razões dessa rejeição? Ok, Ok. A mídia não tem culpa de nada. A demonização da atividade política de adversários, diga-se de passagem, é algo que realmente não existe. Lendo esse tipo de texto eu me pergunto se a afimração de que é preciso conhecer a História para pensar o presente e o futuro realmente é verdadeira, ou se é dita apenas como masturbação intelectual. A história do nosso país é recheada de eventos de manipulação em massa e assassinato de reputações, mas mesmo assim o Fornazieri ignora essa histório n sentido de obter uma espécie de pena que o PT deve cumprir em praça pública, como escrever 1.000.000 de vezes: “eu errei, eu errei, eu errei”.

    Há algo que vem a cabeça: não é só a verdade que é individual, mas a forma como a punição e o arrependimento devem ser feitos também o são. Há pessoas que só vão cansar da sanha anti-PT quando Lula e o PT se arrependeram da forma que elas desejam, e não na forma da Lei. Assim, mesmo se o PT expulsar todos os quadros que cometeram mal feitos, alguns não estarão satisfeitos. É preciso mais. Talvez a pena capital, não é mesmo? Ou que tal uma surra de vara em praça pública? É patológico! 

    Desejar que o PT busque razões para o ódio que irradia de seus opositores e não incluir a campanha midiática contra governos trabalhistas  soa como querer que o PT se arrependa da forma que o autor do texto quer e nada mais. Quais são as razões do ódio ao PT? Corrupção? Afastamento dos movimentos sociais? Cura da doença do esquerdismo utópico? Mas não, nãos e pode falar em campanha midiática. Afinal, isso nunca ocorreu na História desse país. Onde já se viu a imprensa investindo contra um Governo e acobertando a oposição? Tudo invenção da cabeça petista.

    Aí vem a pérola do verdadeiro afastamento das realidades alteradas:

    Não se vai a lugar nenhum com o discurso da eficiência tecnocrática, recheado de números, com resultados econômicos e sociais pífios. Um bom governo precisa ser também um centro irradiador de valores.

     Resultados sociais e econômicos pífios? Eu não sei, mas isso deve ser verdade. O Governo do PT conseguiu enganar organismos internacionais dando conta da redução da pobreza. Pobreza maior é chamar de pífio a mudança de realidade de milhares de famílias. Vá conhecer o Brasil senhor autor! Essa adjetivação “pífia” parece vinda do balaio de construções antagônicas do tipo: “40 milhões deixaram de passar fome crônica? Pífio!

    Ah! Mas isso é só número, é propaganda do Governo! Jura? Mas a propaganda anti-governo não existe? Não, claro que não! Como disse : esse negócio de PIG é invenção do PT. A imprensa sempre esteve nas fileiras da redução das desigualdades nesse país, logo, não faz sentido chamar a imprensa de golpista! Ela é o baluarte da democracia desde os tempos mais remotos.

    O ódio ao PT não tem nada a ver com a imprensa, afinal, o que tem a ver anti-petista defenderem apologia ao estupro quando feita por um quadro parlamentar altamente anti-Governo? O que tem a ver pessoas destilarem ódio ao PT e aos petistas quando estes defendem direitos dos homossexuais? O que tem a ver o surgimento espontâneo da lógica dual do pecadinho/pecadão quando oposição e governo são acusados do mesmo crime? Ainda, o que tem a ver pessoas aflorarem seu lado racistas depois da políticas públicas de igualdade racial? Ora, mas o governo não deveria ser um cento irradiador de valores, segundo o autor?

    Todas as políticas publicas do Governo dispararam engrenagens  que agem na contramão de uma sociedade menos conservadoras. Esses tais valores que o autor menciona precisam ser explicitados: que tipos de valores são esses? Existem valores anti-gay, racistas, os quais foram antagonizados por políticas públicas. Mas ao que parece, o autor acredita que isso não é IRRADIAR valores. Ou mesmo, valores irradiados não encontram refração dentro de uma sociedade hipócrita como a nossa.

    1. Isso mesmo, Francy. O autor é

      Isso mesmo, Francy. O autor é tão desonesto que pega carona numa necessária crítica a atual inércia do governo, e do PT, e “sem querer querendo” comete um texto totalmente de oposição e destrutivo, “travestido” de crítica “construtiva”.

      Aí na ânsia de dar cores berrantes a esse quadro, comete absurdos dignos do professor Ariovaldo. Resultados sociais pífios quando o Brasil acaba de sair do mapa da fome!

      Mas o começo acho ser o pior. Como já tinha feito num post anterior, detona a Petrobrás, sem separar o joio do trigo. Incapaz de adimitir tudo que os governos do PT fizeram pela maior empresa do país. Os números comparando a estatal na era FHC e na era Lula/Dilma estão aí para quem quiser ver.

      O “joio” no caso, os cargos preenchidos por corruptos, todos desde do FHC, só agora um governo resolve encarar de frente, enfrentando as consequências da reação de um sistema viciado e poderoso que se arrasta por décadas!

       

  7. Análise que falta dentro do

    Análise que falta dentro do próprio partido.

    Acho que chegou a hora de assumir suas responsabilidades e deixar se estimumular discursos defensivos atribuindo todas as responsabilidades a imprensa.

    O estimulo a esse discurso de tentativa de impechmant pega muito mal ao partido, porque parte do pressuposto que ele não tem qualquer responsabilidade pelos equivocos na Petrobras, resumindo tudo a uma tentativa de golpee

  8. Gostei desta parte…

    “Com exceção do emprego e da renda, praticamente todos os demais indicadores estão no vermelho.”

    Para quem não é assalariado, a queda das ações da Petrobras é um horror. Mesmo que as perspectivas de lucro sejam cada dia maiores.

    É a fábula do padeiro que compra a padaria pra viver da venda da padaria, e não da venda do pão.

    Um dia ainda vou entender como os capitalistas defendem um sistema que pouco entendem.

  9. “O ódio ao PT se dissemina na

    “O ódio ao PT se dissemina na classe média e na própria juventude. Ao invés de buscar as razões dessa rejeição muitos petistas se esmeram em culpar o PIG (Partido da Imprensa Golpista) e a mídia em geral. Esse é o caminho mais curto para o agravamento da crise partidária. Entalado em seus erros, o PT não consegue perceber que precisa mudar de prática, de conduta e de discurso para relegitimar-se politicamente. A falta de humildade, a arrogância e a prepotência de muitas lideranças petistas são atitudes que continuam pontificando e alimentando a rejeição. Culpar os outros, afinal de contas, sempre é mais cômodo, seja para fugir das responsabilidades em face dos problemas e das denúncias, seja para escamotear práticas condenáveis e acobertar interesses pouco ou nada republicanos.”

    O autor praticamente repetiu o que eu disse em artigo publicado no GGN em 08/12/2014:

    “O que está ficando evidente para mim é que o PT envelheceu. O partido está se autodestruindo, quer porque passou a fazer o que os outros partidos fizeram e fazem, quer porque se recusa a retomar os princípios virtuosos sobre os quais foi criado. Dizer que o PT está sendo vítima da mídia tucanizada não basta, não convence, não retira o partido do buraco de areia em que o mesmo enfiou sua cabeça. Os partidos políticos existem para agir, quando apenas reagem ou ficam paralisados eles apenas demonstram cansado, impotência ou, pior, disposição para deixar o adversário vencer a disputa no campo que escolheu.”

    http://www.jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/pt-um-gigante-com-os-pes-de-barro

     

  10. É preciso perceber três

    É preciso perceber três espécies de possíveis análises do governo se queremos escapar à crença de que Dilma, assim como nos é apresentada, é a única opção verdadeira:

    Há o governo tal como nos fazem vê-lo, com as realizações como fábula; o segundo é o governo como ele é; e o terceiro, o do governo como ele poderia ser.

    É uma fábula, na medida em que fantasia-se acerca de mitos da comunicação hegemônica, que prega a diminuição do Estado e as demais políticas neoliberais.

    O outro lado é a política que ataca a miséria e a fome, e aumenta a geração de empregos.

    Poucos se arvoram a analisar como o governo poderia ser.

  11. Oportunidade

    Infelizmente o governo da Presidenta se deixa pautar pelo PIG e pelo mercado.Só que ela foi reeleita pelo povo. Aparentemente o povo está onde sempre esteve: fornecendo votos, nada mais.

    Dilma perdeu uma chance de mostrar quem tem a iniciativa do jogo ao indicar a nova equipe econômica. O PT idem ao não formular junto com a presidência a sua política para o Brasil. Outro erro político dos maiores foi a declaração que a lei de mídia ficaria para o segundo semestre de não sei qual século. Para falar isso, melhor tivesse se calado.

    Agora a presidència da Petrobras. Acredito que se Dilma entregar a cabeça da Graça, o segundo mandato acaba antes de começar.

  12. Asneira

    Aldo,

    A sensação de que determinadas pessoas não têm a menor idéia sobre o que escrevem é total.

    Como fica evidente que você não se preocupa com uma boa informação, procure ao menos sobre o que acontece de fato na Petrobras, e não neste troloó diário, verdadeiro massacre que a grande mídia e o capital multinacional estão cometendo sob o olhar sempre complacente da direção e entidades de funcionários da empresa, que não sabe se defender ( não basta ser excelente na extração de petróleo), e do governo federal, os dois  principasis alvo destes ataques permanentes. 

    Quanto às enormes perdas dos trabalhadores que usaram o FGTS para comprar ações, quase que a totalidade comprada em 2002 e 2003, argumento à moda da midiona, esta afirmativa não passa de uma asneira daquelas.

    Se você conhece as quatro operações de matemática, vá se informar, é o mínimo que você deve fazer antes de escrever sobre algo que não tem a mais pálida idéia do que seja. 

    1. Alfredo asneira

      Alfredo,

      Eu, pelo menos sei do que falo. Tenho ações da Petrobras desde 2000 e ainda entrei no processo de capitalização em 2010. Nas duas ocasiões em lançamento no mercado primário. Isso quer dizer que o dinheiro vai direto para a Petrobras e não para um vendedor no mercado secundário. Pois fazendo uma simples operação matemática – como você doutamente recomenda como se fosse um Einstein – de juros compostos, verifica-se que, no fechamento do último pregão, a R$ 9,46 a ação ON (vendida aos trabalhadores via FGTS e compra direta) perde em valorização para a poupança.

      Sim, sr. Asneira, perde para a poupança. Sabe quanto tempo vai demorar para retornar pelo menos aos R$ 26, que foi o preço da capitalização para o pré-sal? E aos R$ 47,00 que foi o seu topo histórico?

      Então sr. Alfredo Asneira, vá o sr. se informar, ao invés de ficar defendendo o indefensável.

      Cabe o registro: também votei na Dilma. Não tinha outra escolha.

      1. Só por curiosidade.

        Quando você comprou as ações, você olhou quanto ela pagava de dividendos e as perpectivas de lucro ou só pensava em revender a padaria, digo, as ações?

        1. É interessante como certas

          É interessante como certas pessoas estigmatizam o investimento em bolsa no Brasil. Condenam como especuladores aqueles que investem em empresas, mas acham natural que o governo sustente o rentismo a 13% ao ano, entregando 42% da arrecadação a eles. Chamam de investidores os rentistas do dinheiro público e de especuladores quem tenta constituir uma poupança através do lucro das empresas, correndo risco, como é natural do capitalismo.

          Comprei para constituir um fundo para aposentadoria. Quanto aos dividendos, o yeld da Petr é baixo, o que significa que ela distribui pouco e utiliza o lucro para se capitalizar. Quanto a essa história de pão e padaria é bobagem de quem nada conhece do mercado de bolsa. Estou há 14 anos com as ações, se vc quer saber. Isso não é curto prazo.

          Se o governo capitalizou a empresa com dinheiro de pessoas físicas e jurídicas, deve a elas explicação e garantia de governança. Se não quiser, que recompre as ações ou capitalize a empresa via Tesouro.

          O PT tem 12 anos de governo. Nesse período não teve coragem de mexer no tripé macroeconômico neoliberal. Mas quer fazer política anti-inflacionária usando a Petrobras. É mais simples, não precisa enfrentar o capital financeiro. E ainda dá chance para os especuladores auferirem altos lucros operando na venda a rodo das ações. Isso, sim é incentivar a especulação.

          1. PETR4 &FGTS

            Vinvel,

            Descrevi o conceito do termo Especular – o fulano pode entrar e sair a qualquer momento, assim como o termo Manipular se refere diretamente àquele ente que provoca ( ou tenta) oscilações ao seu bel prazer, ambos são conceitos universalmente aceitos.

            Quanto ào governo federal dever explicações a alguém que se decidiu pela quisição de açoes ao invés de ficar no FGTS, o que é isto ? Sabe por que estas mesmas pesooas não venderam quando estavam ganhando uma barbaridade ? GANÂNCIA. 

            Quanto ao governo do PT, use a memória, pois tal operação começou no governo entreguista de FHC, o mesmo grupo de pilantras que, atualmente, dormem e acordam pensando em golpe. Veja o quera a petroleira na mão dos tucanos e no que se transformou no governo atual, mais de 40 bilhões de barris como rerervas confirmadas. Sempre existirá quem acredite que uma refinaria com a de Pasadena possa ter custado, em um dia qualquer, U$ 42 bilhões, pois a etupidez humana é ilimitada. 

            Conheço quem não quis comprar ações em 2002, assim como conheço quem comprou, vendeu no meio do caminho com ótimo lucro e comprou um ótimo imóvel, que depois valorizou bastante.

            Se não entender a dinâmica do mercado, a pessoa deve ficar bem longe dele.

          2. Obrigado!

            Obrigado pela resposta.

            E, só pra esclarecer, não acho natural o governo pagar 13% de juros ao ano.

            “Quanto a essa história de pão e padaria é bobagem de quem nada conhece do mercado de bolsa.” —> Pois é! Eu ainda vou conseguir que alguém me explique o valor de bolsa descolado de lucrativade ou de, pelo menos, expectativa de lucravidade. Enquanto isso, vou acreditando na minha bobagem.

        2. Mais o assunto é a

          Mais o assunto é a volatilidade do mercado de ações ?

          Achei que o articulista citava a administração perdulária e corrupta da Petrobras como causa da baixa do preço das ações ?

          Mais afinal, o preço das ações ter desabado tem relação com a administração corrupta ou isso tudo é culpa da imprensa branca elitista ? 

      2. PETR4

        Vinvel,

        Falei a respeto das compras realizadas com osrecursos do FGTS.

        De 2002 a 2012, a valorização da ação foi superior a 1.000%, é o que o sr.Asneira aqui afirma, versus os 6% aa da poupança ou a atualização do FGTS. E não estou considerando os dividendos pagos no período

        Se você comprou a ação em  2010, você perde. 

        Mercado de bolsas é especulativo, já que a pessoa pode entrar e sair a qualquer momento, se quiser, trez ou mais vezes num só pregão. Além do mais, nunca vi ninguém ser obrigado a comprar ações em bolsa, todos compram porque querem ganhar $$$$, qual pode ser a dúvida a respeito disto ? 

        Se a pessoa não tem perfil para risco, o que não é o teu caso, que se restrinja à posição de investidor, aplicando em título com remuneração pré-estabelecida e data certa de resgate, como o Tesouro Direto. Isto feito ( até mesmo com o gerente do banco da esquina), vá prá casa fazer tricô. 

        1. Alfredo
          Fazendo tricô eu


          Alfredo

          Fazendo tricô eu conheço melhor o mercado que vc.

          Primeiro: o topo histórico foi em 2008, não em 2012. No ano de 2012 ela abriu em R$ 27,50 e fechou em R$ 17,36. Abaixo do preço da capitalização de 2010.

          Segundo: estamos em 2014 e vc está acenando com uma valorização até 2012. Vc é um excelente “operador de mercado passado”. Além disso, vc sugere que eu tivesse vendido em 2012, tal qual um operador e não como investidor de longo prazo.

          Terceiro: quando uma empresa faz um lançamento no mercado primário, ela se compromete por escrito com uma política de governança. Isso é feito justamente para dar garantias ao investidor de longo prazo. O especulador não perde com a queda. Ao contrário, ela ganha muito mais com ela porque não precisa comprar a ação, apenas vender opções ou alugar para venda, ou mesmo a descoberto. Operador olha o gráfico, não a empresa.

          Por último, Alfredo, não são só “especuladores” que perdem com a atual situação da Petrobrás. A empresa também. Seu custo de captação sobe, o que leva a perda da sustentabilidade financeira, entre outras consequencias.

          Como aplicador voce confirma o que eu disse no post anterior: melhor ser rentista do tesouro direto e mamar na grande e generosa teta do governo, do que incentivar a formação de uma prática de investimento em títulos privados sustentável no longo prazo. É o capitalismo patrimonialista sem risco o que você recomenda. Por isso, no Brasil, não há investimento de longo prazo que não seja bancado pelo governo. O capital está comodamente bem remmunerado pelas taxas de juros mais altas do planeta.

           

          1. Garantias em Bolsa de Valores

            Vinvel,

            Quanto ao período compreendido entre 2002 e 2012, escolhi por ter 10 anos exatos, topo histórico é para quem gosta de maquiar resultados. Atualize a partir dali.

            Quanto a eu ter recomendado atuar como investidor, assim é demais rsrsrs, tanto que nem vou comentar sobre a Selic. 

            E a “….ela se compromete por escrito… para dar garantias…”, ai ai ai, nesta você pegou pesado. As X de Eike Batista também deram garantias de longo prazo, os acionistas estão sentados aguardando. 

            Fico por aqui

             

          2. Escolheu de maneira tão

            Escolheu de maneira tão arbitrária quanto o é seu comentário. As ações foram lançadas em 2000. Dez anos daria 2010. De 2002 a 2012 não valorizaram 1000%. É só calcular. Maquiar resultados!! Topo histórico é o maior valor atribuido pelo mercado a uma ação em toda a sua existência, não tem nada de maquiar resultado, valha-me Deus.

            O seu relativismo ético também é interessante. Se foi o FHC que vendeu as ações aos trabalhadores via FGTS, por que a empresa, sob um governo do PT teria responsabilidade sobre isso? E sobre a parte vendida na capitalização de 2010, foi entreguismo também?

            É boa a sua menção ao Eike. Significa que ele é, para vc, uma referência de comportamento para a Petrobras. Se o Eike ferrou os acionistas, por que a Petrobras não pode? Afinal, o mercado não é uma selva? Por que não ferrar quem comprou ações com o FGTS? O fizeram por escolha, ninguém é obrigado. Vc recomenda que a direção da Petrobrás seja responsabilizada e processada como Eike está sendo?

            Também encerro por aqui, Alfredo Machado. Guardei bem seu nome, nunca se sabe. Como dizem os americanos, voce parece ser uma daquelas pessoas de quem se deve evitar comprar um carro usado.

    2. Se a militância trata assim

      Se a militância trata assim mesmo os que graciosamente sugerem uma autocritica, é por que a coisa está feia mesmo.

      To falando que o petismo virou uma seita religiosa…

      1. A minha opinião

        Rodrigo,

        Não sou petista, aliás, para cada elogio, faço dez críticas ao PT, basta conferir.

        Também critico o governo federal, muito embora goste muito de DRousseff, e quanto à minha opinião a respeito do ponto de vista do cientista político, é apenas a minha opinião.

  13. Aldo se diz cientista político ao publicar

    Aldo se diz cientista político  ao publicar mas seus textos são geralmente empíricos, não tem base nos dados concretos, ele não consulta estatísticas, números. Tudo bem que ele possa dizer o que vem na telha, só não pode dizer-se cientista político. O Marco Antônio Villa também é “cientista político”…rsss

    Seu Aldo, antene-se por favor

    http://www.sul21.com.br/jornal/os-numeros-do-crescimento-economico-em-2014-afinal-a-economia-brasileira-esta-tao-ruim-assim-como-dizem-algumas-manchetes/

    1. Questão metodológica elementar

      Para alguém ser cientista social não precisa fundamentar compulsivamente suas deduções em números.

      Na verdade, os números produzem recortes sempre muito parciais, que nunca vão funcionar em termos de causalidade se não forem arranjados em contextos de significação. Essa, sim, é a verdadeira empiria dos cientistas sociais.

      O que se trabalha ao eventualmente colocar dados quantitativos em contexto é uma interpretação que ultrapassa a simples dedução. Como as relações nas dinâmicas sociais são multicausais, é possível trabalhar com modelos interpretativos a partir delas, e não da reificação quantitativa.

      Contexto, meu caro! Contexto!… Isso vai muito além dos números.

  14. Se Dilma mandar às favas todo

    Se Dilma mandar às favas todo denunciado por recalcadas demitidas por sua “santidade” nos serviços prestados, malandras e oportunistas que a mídia escolhe a dedo, então, sim, estaremos em perigo. O Lula só permitiu o que permitiu (demissão em massa de todo denunciado pela máfia sem provas), para preparação do terreno para a Dilma governar com maior apoio do corrupto e prostituto eterno pmdb(infelizmente, democracia tem disso). Venceu uma etapa, mas estamos agindo como a direita, pra variar, quer, sangrando o próprio governo eleito, divulgando textozinhos de merrecas direitosos. O partido dos trabalhadores só conseguiu ser forte, derrotar os merrequentos de sempre, porque, nós, eleitores do partido, é que dávamos a sustentação necessária. Se, como as heloisas helenas, osmarinas, etc. diluirmos o poder do partido que conseguiu derrotar os escravocratas, preconceituosos, excludentes, usurpadores dos cofres desse país, então, meus colegas, conseguiremos isso. Qual outro partido dessa nação poderia representar quem luta pela justiça social? O psol, só quer governar para uma banda da sociedade, conceitos de “pureza absoluta”(acho meio hitlerista)? Almejamos o poder para que o país usufrua das riquezas, e não só os amiguinhos do princípe como na era tenebrosa do governo fhc. Percebam que as denúncias que por acaso escapam sobre o psdb e aliados, desaparecem nos blogs “sujos” rapidinho e ficamos só discutindo sobre as denúncias que a máfia midiática quer que sejam disseminadas. Quando resolveremos manter o foco na prodridão dos “santos” e deletatores envolvidos em corrupção desde sempre que a mídia escolhe? A podridão da direita passa voando por aqui. Os aviões fantasmas parecem ser brancos e puros. Mas, uma tapióca vira tapiocão, e o cara mais corrupto é o que comprou uma tapióca e não um que adquiriu avião fantasma. Mayjésus.

  15. grande artigo para dar uma

    grande artigo para dar uma ajudazinha pra direita

    viabilizar seu golpe inominável.

    parece mais um artigo do merval do que de

    um cientista político que adote um método histórico que

    busque no passado as ruínas da ditadura e da era fracassada do fhc para

    chegar ao govern o progressita que transformou o país nos últimos doze anos.

    joga no lixo todas essas transformações? joga no lixo o pleno emprego etc e tal.?

    joga no lixo a crise intrernacional?

    tá bom, o pt merece críticas, mas é analisado como se não houvesse

    uma poderosa força direitista que quer descontruí-lo, destruí-lo desde sempre.

    1. arcaico e surrado “fazer o jogo da direita”

      alguém (que não li diretamente) disse que a verdade é revolucionária. Em tempos de guerra, deve haver, sim.Mas se tentamos democracia a passos de tartaruga, não é com velhos chavões que daremos passos, isso, sim, é que é “dar munição para a direita”.

  16. caraca!
    Nao creio q seja somente por este desgoverno. Sabemos que o Brasil esta num impasse politico e economico. Impasse conjuntural e de desenvolvimento.
    Nunca a direita e os conservadores estiveram dominando o mundo como agora. Eh a midia e as informacoes as suas armas.
    Nao meu caro. O mundo do norte ao sul esta num impasse politico e economico. Seja aos socialistas, comunistas e capitalistas. O mundo e a sua sobrevivencia necessita ir alem dos pensadores e lideres. O mundo partiu.
    A direita, a global financeira, os investidores, luberais e os paises com suas fronteiras, nacionalismo, homens precisam ir alem dos seus proprios controles.
    A sensacao de descontrole, descaminho, da perda do sistema capitalismo em se sustentar, da pobreza aumentando, dos 1% ganhando mais, das importacoes e exportacoes sem moeda padrao, do envelhecimento mundial, etc.
    Senhor a marola encheu. A eleicao e os radicais apareceram, o Brasil nao eh uma ilha e a mare esta enchendo.
    Dilma sim continua com o mesmo discurso.
    O Brasil e o mundo esta desgovernado.
    Nao podemos desesperar, os pensadores tem q criticar e apontar, discutir o caminho, apontando direcoes.
    Nao podemos somar desgoverno somente.

    1. nosso analfabetismo e colonizados

      prontamente usamos termos do plim-plim moralista, bum-buns, ao invés de bunda; caraca, ao invés de caralho. Sei q pra muita gente parece ser acompanhar a moda, parecer ser moderno, mas pobre vocabulário, cada vez pior. A educação formal é mesmo pior do que minha santa ignorância poderia imaginar. Imagina ler entrelinhas? Imagina ler os duplos sentidos? Imagina entender um pouco, basta um pouco das nucances do prop´rio vocabul´qario da cidade e do estado onde se mora? (Nem tô falando de regiões muito distantes do imenso país). Temos mais é que nos adequar a esse distinto público.

  17. Conselhos da Transparência Internacional no JN?

    Dilma, cercada de Incompetentes – Zé da PF, Lobão, etc., e, agora o Luiz Alberto Figueiredo:

    http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/politica/2014/12/15/interna_politica,549054/itamaraty-tera-novo-vendedor-do-brasil-no-comercio-exterior.shtml

    Claro que existe algo errado.

    O Brasil sofre um Apagão em seus Think Tanks, Banco de Talentos, Empresários e Homens Públicos.

    Acadêmicos como o Prof. Aldo são capazes de gastar “bits” criticando e sugerindo ações dignas do JN em seu Receituário contra a Corrupção:

    O JN sugere cinco medidas (Infalíveis):

    Não pagar suborno;
    Não receber;
    Se engajar na luta contra a corrupção;
    Denunciar abusos;
    E não apoiar políticos corruptos.

    Será que o Prof. Aldo sabe como funciona uma Negociação do Executivo com o Congresso?

    Saberia como a Corrupção afeta Empresas Plúblicas ou Privadas?

    Substituir a Diretoria por quem?

    Por figurinhas carimbadas frequentadores das Capas da Exame e Valor? (Não é à toa que o Brandão não abre mão do tecnocrata Trabuco).

    Será que ele sabe que quem é, atualmente, o “verdadeiro” CEO da GM é o Obama?

    http://www.forbes.com/sites/louiswoodhill/2012/08/15/general-motors-is-headed-for-bankruptcy-again/

    Claro que sabe disso tudo…

    Pessoalmente, acredito tratar-se de puro oportunismo junto aos leitores mais inocentes.

    Então, prefiro ficar com as Sugestões Práticas do Fernando Rodrigues:

    http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/

    Não é uma decisão fácil a de Rodrigo Janot. Se enviar já as denúncias para o STF, fará a festa do noticiário com a revelação oficial de todos os políticos acusados de envolvimento com corrupção na Petrobras. O cenário também ficará mais claro para a presidente Dilma Rousseff nomear seus ministros e para o Congresso eleger seus dirigentes da próxima Legislatura.

     

     

    1. Com Kátia Abreu e Levy no

      Com Kátia Abreu e Levy no ministério não me causaria espanto se a Dilma colocasse na diretoria da Petrobrás ‘figurinhas carimbadas frequentadores das Capas da Exame e Valor’

       

  18. Sensação de desgoverno

    O ódio ao PT se dissemina na classe média e na própria juventude.

    Se o partido é honesto precisa parecer honesto. Dessa forma, se o partido parece ser corrupto porque não é honesto há uma coincidência entre o ser e o parecer.

    Mas se o partido é honesto e parece ser corrupto então o erro deve que ser buscado na forma de aparecer do partido, na sua prática e na sua conduta, que o tornam suspeito aos olhos do senso comum.

    Mas nada reforçará mais a direita e o conservadorismo se a esquerda e os democratas aparecerem como corruptos e se o governo não agir de forma prudente e equilibrada na economia e se não reduzir as desigualdades sociais.  Não se vai a lugar nenhum com o discurso da eficiência tecnocrática, recheado de números, com resultados econômicos e sociais pífios. Um bom governo precisa ser também um centro irradiador de valores. A ética, a cultura da democracia e o sentido civilizatório e humanizador da nossa existência precisam ser alimentados por práticas públicas corretas e por discursos coerentes com os valores que se pretende e se deve reforçar.

    A Dilma só não foi retirada do governo pelas urnas, porque a oposição como sempre foi da incapacidade conhecida ao patrocinar as manifestações preconceituosas fazendo que uma parcela dos que anulam o voto exercessem o famigerado voto de se escolher o menos pior.

    Por uma margem diminuta manteve o poder, eleitores indignados com o show de horror que se tornou a campanha eleitoral no ultimo momento resolveram alavancar a situação, não por mérito proprio e sim para evitar que a oposição raivosa o tomasse pelas urnas.

    A situação da Dilma continua extremamente fragil, se não houver iniciativas que demonstrem que o governo esta sob o controle firme de uma verdadeira estadista a onda anti governo mantem a mesma força e a ameaça de inviabilizar o governo continua com o mesmo poder.

    Textos lucidos como o do Aldo deveriam ser lidos durante as reuniões dos atuais mandatarios encastelados em Brasilia.

     

  19. Nao sei o q o Nassif vê nesse cara. Guru de terceira

    Só fica agourando. O segundo mandato AINDA NAO COMEÇOU. Pára de repetir a mídia, Aldo. 

    1. “Guru de terceira”

      É engraçado como os militontos partem para a desqualificação pessoal quando as divergências não lhes agradam!

      O tamanho dos antolhos que vestiram realmente não os deixa ver muita coisa no horizonte.

      Não os deixa ver sequer que um novo mandato não vai “zerar” um modelo de governo que, em essência, continua.

      Poderia, sim, ser reformado, mas a sensação irremediável é que ele realmente está chafurdando na reiteração compulsiva das suas limitações.

      Os militontos não querem ver isso de jeito nenhum.

      1. Militontos sao esses esquerdistas voluntaristas

        que acham que president@ tem varinha de condao. E nesse seu comentário, vc é quem parte para a desqualificaçao pessoal. Vá ver se estou na esquina, tá? Passe bem. 

  20. Guru de terceira,mas nós somos de quinta(provoco no bom sentido)

    E persistimos.Todos temos fé(uso no sentido amplo,de esperança),p/isso desisti 2 X,e cá tou pela 3 vez,Tem importante papel a forminguinha,tb a cigarra,TODOS aki,e a blogosfera crítica,destacando-se de loooonge o GGN.Aldo tb acho dizer o óbvio,mas tb pra ponderarmos.tb acho óbvias(algumas)contribuições do Nassif,no meu vocaulário às vezes troll(ou q se entendem assim).Fornazieri é importante.Alguém já disse(um desses filósofos ou literatos antigos tão atuais)q às vezes é necessário dizer,escancarar o óbvio.Parabéns ao Nassif/GGN (Ai,meu Deus, qdo vão consertar os variados bugs do Blog ? Será q pouca gente reclama ou comunica isso?A equipe tem muito a fazer,mas os bugs são das urgencias.Algumas sugestoes q dei, simplezinhas,e a de outros,poderiam ao menos receber uma satisfação pública. E uma lei de “media”., não o vago “bom senso” q cada um pode ter o seu e a torre de babel nos torna aas vezes adversários até a xingar

    1. comecei a ler alguns comentários, é de quinta, mesmo, exceções

      se fosse eu a dizer pelo menos alguns trechos, logo o mundo cairia abaixo, me poriam no ostracismo total, no mínimo chamariam o fácil jargão de troll (que deve dar sensaçãode superioridade a quem os usa, nos seus julgamentos). Soda cáustica, repeti o que o velho Brizola dizia (sobre outro assunto, acho),. Aqui não vou a outro assunto. Soda caústica do menor ao maior de qq agrupamento partidário. Eu já tentei 2 vezes, em jornal nacional de esquerda legalizada, impedir a eleição de R Freire (a segunda vez um companheiro me emprestou o nome, pois só poderia se assinar com um nome, uma autoria).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador